Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/mar/2014, 15:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D

Hugo Figueiredo Escreveu:
Óh Rui agora aqui para nós que ninguém nos houve: Porque raio queres tu controlar (ainda mais) isso?

Tens 2 calhas.
Ligas 1º os azuis de uma.
Depois os azuis de outra.
Depois os brancos de uma delas.
E por fim os brancos da última!
E depois ao contrário para o rump down!

Como já comentei aqui várias vezes, às vezes metemo-nos em mariquices que de pouco ou nada servem... a não ser pelo gosto de fazer o projeto, sinceramente não vejo necessidade de estares a controlar mais isso. Como disseste anteriormente mantiveram-se e continuam a manter-se, aquários com HQI e T5 (e mesmo Leds) sem essas mariquices.

Mesmo o consumo pode ser +/- o mesmo porque ligando as luzes no pico, podemos diminuir o fotoperíodo e a coisa fica ela por ela!

My 2 cents! :D

Eu sei Hugo ... mas o bichinho não nos larga ... :D

Agora fora de brincadeiras. Eu quero um controlador que possa aceder de fora pois estou como sabem alguns dias por mês fora do país em trabalho.

Por isso ando à procura de soluções para poder controlar e monitorizar o aquário de longe.

Queria mesmo um profilux mas é muito caro e este Reef Angel faz tudo o que quero Out-of-the-box e ainda por cima com um preço de 270USD + 100USD para o módulo Wireless.

Já que está planeado para aquisição futura e sendo que aquilo é tirar 2 fios do potênciómetro e ligar directamente ao Reef Angel ... Não me parece que dê muito trabalho. Claro que só terei a certeza disto no dia que abrir a calha para trocar as ventoínhas.

Entretanto se meter mesmo a terceira calha (ainda não decidi) é mesmo para fazer a acender azul esquerda, azul centro, azul direita e a seguir todos os brancos. E para desligar brancos, azul esquerda, azul centro e azul direita.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2014, 17:44

Boas :D ,

Entretanto uma foto para referência de crescimento.

Marco ... Lembras-te?

A dia 7 de Outubro de 2013
Imagem

Hoje, 3 de Março de 2014
Imagem

A côr parece diferente porque entretanto mudaram os LEDs!

Abraços,
Rui

Mensagem 03/mar/2014, 17:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Bem... mesmo com alguns problemas que tens tido isso creceu muito bem!! É continuar... ;)

Mensagem 04/mar/2014, 18:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Que grande recuperação Rui :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

estas de volta e em força ;) ;) ;)

Ando a ver umas calhas iguais as tuas mas já estao esgotadas no armazém UK ~x( ~x(

E um video dessas calhas a trabalhar não se arranja :-? :-? :-?

Abraço

Mensagem 05/mar/2014, 14:01

Boas :D

Marco Madeira Escreveu:
Bem... mesmo com alguns problemas que tens tido isso creceu muito bem!! É continuar... ;)

Yep ... Ver se isto agora entra nos eixos mesmo ...

Ricardo Maia Escreveu:
Que grande recuperação Rui :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

estas de volta e em força ;) ;) ;)

Ando a ver umas calhas iguais as tuas mas já estao esgotadas no armazém UK ~x( ~x(

E um video dessas calhas a trabalhar não se arranja :-? :-? :-?

Abraço

Obrigado Ricardo.

Ver se consigo (arranjo tempo) fazer um video das calhas a trabalhar.

Entretanto muito tenho pensado na população de peixes e acho que finalmente me decidi de vez.

• Acanthurus japonicus (a adquirir)
  • Acanthurus triostegus (a adquirir)
  • Siganus magnificus - para trocar com o Siganus unimaculatus que aqui tenho
  • Chelmon Rostratus - Já existente e a comer de tudo. Até já prova comida seca.
  • Pseudanthias squamipinnis - Um grupo de 5 ou 7
  • Ecsenius midas - Já existe. Foi o único peixe que sobreviveu à razia que tive no aquário que me matou quase tudo.
  • Centropyge potteri - Mais tarde quando as colónias de coral estiverem bem grandes e o aquário bem estabelecido.
  • Synchiropus splendidus - Um casal. Talvez daqui por um ano ou assim se conseguir fazer criação de copépodes.
  • Amblygobius rainfordi - A adquirir
  • Amblyeleotris guttata ou Elacatinus multifasciatum - Um deles mas em simbiose com um camarão.

E pronto. Vou-me cingir a isto e lembrar-me desta lista sempre que me der um impulso.

Sei que sou capaz de levar um pouco na cabeça por causa do Chelmon, mas tive o cuidado de o deixar praticamente sózinho no aquário enquanto ele se ambientava e começava a comer. Come Artémia, Mysis, Krill e pedaços de ameijoa para além de aiptaisas e estou a tentar que ele coma secos também para poder variar mesmo na alimentação.

Entretanto tenho também um Zebrassoma Scopas e um Flavescens mas estão no aquário de 1,5m sózinhos pelo que não atrapalham no display principal.

Abraços,
Rui

Mensagem 05/mar/2014, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
boas nessa lista só falta um casal de palhaços .... :D

Mensagem 05/mar/2014, 15:26

Paulo Bio Escreveu:
boas nessa lista só falta um casal de palhaços .... :D

Não me fales em palhaços que ainda não perdi a esperança de um dia ter uma bateria de aquário pequenos para meter um casal de cada espécie ...

Abraços,
Rui

Mensagem 05/mar/2014, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Eu também gosto bastante dessa espécie, tenho um clarki e um parecido mas não sei agora o nome , as vezes andam as turras mas lá passa ... Se podesse tinha mais mas era a batalha campal eheeh

Mensagem 05/mar/2014, 19:33

Aqui fica um pequeno video da coisa a trabalhar ... Não está grande coisa o video mas é o que o telefone permite!

Abraços,
Rui

Mensagem 05/mar/2014, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Está bom, mas prefiro as minhas lentes de 120º ainda que tenha menos PAR e menos espaço entre a água e as calhas, a luz fica mais espalhada. Mas é uma questão de gosto pessoal.
Se calhar ao vivo é diferente.

Abraço
Miguel

Mensagem 05/mar/2014, 21:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Eu até gosto das sombras fica um ambiente mais natural, mas claro ao vivo deve se ter outra ideia...

Tens muitos frags Rui isso quando estiver tudo com mais corpo vai ficar brutal essas ilhas...

Abraço

Mensagem 05/mar/2014, 23:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Está com bom aspeto, Rui!!! ;;)

Mensagem 06/mar/2014, 09:07

Miguel Pinho Escreveu:
Está bom, mas prefiro as minhas lentes de 120º ainda que tenha menos PAR e menos espaço entre a água e as calhas, a luz fica mais espalhada. Mas é uma questão de gosto pessoal.
Se calhar ao vivo é diferente.

Abraço
Miguel

Ao vivo é bem diferente. O shimering é mais suave. O que vês amplificado é o telemóvel a compensar.
No entanto as sombras estão lá e sinceramente até gosto de ver. Vou tentar reduzi-las um pouco mas vai sempre haver.

Ricardo Maia Escreveu:
Eu até gosto das sombras fica um ambiente mais natural, mas claro ao vivo deve se ter outra ideia...

Tens muitos frags Rui isso quando estiver tudo com mais corpo vai ficar brutal essas ilhas...

Abraço

Pois é Ricardo. Neste aquário não entram colónias. Este está a ser construído para daqui a dois anos e não para já embora a jornada dê imenso gozo.

Já tenho é pouco espaço para meter corais e ando sempre a inventar para arranjar mais espaço! :p

Está com bom aspeto, Rui!!! ;;)

Obrigado Hugo. Também estou a gostar do rumo que as coisas estão a levar. Ainda tem muito para recuperar mas .... devagar chegamos lá!

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mar/2014, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ao vivo nao tem nada a haver e as sombras não são tao carregadas como no video, tem sombras mas nao se nota muito como no video.

Parabens Rui, deixa isso crescer ;)

Mensagem 06/mar/2014, 10:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu por acaso gosto de sombras :- :ymdaydream:

No novo aquário do Marco vi uma coisa que nunca tinha visto e que achei BRUTAL que é verem-se sombras dos peixes no areão!

Fantástico!!! ;;)

Mensagem 06/mar/2014, 11:15

No novo aquário do Marco vi uma coisa que nunca tinha visto e que achei BRUTAL que é verem-se sombras dos peixes no areão!

Fantástico!!! ;;)

Neste também vês ... :D Ora para lá o vídeo no minuto 0:49 ....

No Marco é mais fácil isso acontecer porque os leds tinham lentes de 60º aqui tens 90º, no meu só quando estão a bicar na areia porque tenho lentes de 120º.

Abraço
Miguel

Mensagem 06/mar/2014, 12:19

Joao Tomas Escreveu:
Ao vivo nao tem nada a haver e as sombras não são tao carregadas como no video, tem sombras mas nao se nota muito como no video.

Parabens Rui, deixa isso crescer ;)

É isso mesmo. Ao vivo não tem nada a ver. Ainda vou tentar a técnica do Ricardo de reduzir um pouco os azuis para tirar fotos e filmar.

Obrigado João, sabes que o teu apoio é muito importante e grande parte disto também se deve a ti.

Fantástico!!! ;;)

Aqui também tens sombras dos peixes. A porcaria do telefone é que não deixa ver pois a luz reflectida no areão é muita!

Miguel Pinho Escreveu:

Neste também vês ... :D Ora para lá o vídeo no minuto 0:49 ....

No Marco é mais fácil isso acontecer porque os leds tinham lentes de 60º aqui tens 90º, no meu só quando estão a bicar na areia porque tenho lentes de 120º.

Abraço
Miguel

Miguel, estás enganado. As lentes destas calhas são de 60º. Senão tb não as conseguia ter a 42cm de altura.

Entretanto um update da SUMP que está ligeiramente diferente com a adição de dois tubos furados para fazer a circulação interna na SUMP. Estão juntos à divisória a mandar água junto ao chão ...

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mar/2014, 12:54

Eu bem que achava estranho teres as calhas tão altas sem mandares luz para os lados.... Está tudo explicado. Eu só disse que as lentes eram de 90º porque a maioria das calhas desse género são assim. Tens sorte em estares a 300km de distância se não ía ver isso ao vivo :D

A tua sump está nomeada para Óscar do Recife.pt :-bd

Abraço
Miguel

Mensagem 06/mar/2014, 12:58

Miguel Pinho Escreveu:
Eu bem que achava estranho teres as calhas tão altas sem mandares luz para os lados.... Está tudo explicado. Eu só disse que as lentes eram de 90º porque a maioria das calhas desse género são assim. Tens sorte em estares a 300km de distância se não ía ver isso ao vivo :D

A tua sump está nomeada para Óscar do Recife.pt :-bd

Abraço
Miguel

Sorte???? Epá isso é mas é azar ...
Olha que é capaz de ser um pouco menos que estou em Torres Vedras.
Quando vieres para estes lados apita.

Quanto à SUMP? há bem melhores por aqui ... Anthony, a montagem do Armando ... Exemplos de boas SUMPs é o que não falta!

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mar/2014, 13:04

A minha leva medalha de lata... nem me atrevo a colocar fotos =)) =)) =)) =)) =)) É a pior Sump do Recife.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros