Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/mai/2014, 12:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

A minha esposa anda a melgar-me o juízo que o meu espaço está muito bruto, desarrumado e que precisamos de fazer uma coisa bonita ...

Ainda não tinha ela acabado a frase já eu tinha o plano todo montado na minha cabeça e vai de pegar no SketchUp para materializar visualmente a coisa. :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Assim vou começar com a parte de pedidos de orçamento para obras e novo aquário. Abdico daquilo que seria o espaço de fragário mas assim como assim está inactivo e não tenho tempo para isso.

Quando mostrei o desenho à Carla ela disse logo que sim embora ache que estou a fazer isto tudo não para ter um espaço agradável mas sim pelo aquário e que tudo foi desenhado à volta dele ... Como nos compreendem as mulheres .... =)) =)) =))

Vista geral.
Imagem

Vista do aquário.
Imagem

Aquário própriamente dito.
Imagem

Promenor das colunas secas mais as caixas para as Tunze.
Imagem

A linha vermelha representa o nível de água em caso de falha da bomba de retorno.
Assim espero ter sempre água dentro das caixas que estão completamente isoladas do retorno.

Os furos do fundo das caixas da Tunze servirão apenas para limpeza e estarão sempre fechados.

Os furos das laterais da coluna seca garantem que o retorno cai nas caixas das tunze e a água vinda da SUMP será espalhada directamente no aquário.

Ainda tenho que testar isto no aquário que tenho actualmente com uma simples caixa de acrilico mas neste momento não estou a ver nada que possa fazer falhar a coisa. Alertas precisam-se.

O Objectivo último é não ter fios nem bombas à mostra e se o esquema resultar consigo isso mesmo.

Entretanto o setup será:

Aquário: 200x75x60 (900l Brutos)
SUMP: Ainda não desenhei
Iluminação: 4x 165W Chinese Leds (faltam duas)
Circulação: 4x Tunze 6095 (38.000l/h) mais o retorno
Retorno: Jebao 12.000l/h
Escumador: ATI PowerCone 250iS
Aquecimento: 3x 300W Jagger

O Layout vai ser montado com rocha morta (Pukani) e areão sugar size (a entrar depois do ciclo feito)

Não penso fazer zeovit neste aquário. Só TPA semanais de 100l. Vou acompanhando e vamos ver mais para a frente como corre. Provávelmente vou ter que ponderar um reactor de cálcio pois não me parece muito viável só fazer balling para um aquário deste tamanho.

Mas pronto ... este devaneio todo também vai depender muito do valor dos orçamentos para isto!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mai/2014, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Sim Senhor Rui, isso é que dar-lhe!!!! Esta tudo muito fixe, se conseguires passar para o terreno ficas com espaço maravilhoso para se poder desfrutar, tanto nas horas de lazer com em quando esta a trabalhar.
Gostei, espeo ver isso a sair do papel rápido!!!
Um grande abraço
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 15/mai/2014, 13:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Carrega Benf... ups, carrega Rui! ;)
Tudo bem pensado!, de acordo com a experiencia que tenho tido com as minhas caixas para as Tunze, isso vai funcionar muita bem, ainda melhor do que o meu sistema. O pormenor do retorno cair nas caixas também é muito bem visto!

Os 60 de altura é que pode ser muito se apenas tiveres acesso ao aqua pelo vidro de trás... fala com pessoal que tenha o mesmo tipo de aqua, para ver se é facil mexer lá dentro com essa altura vs a largura do aqua.

Belo projecto!

Mensagem 15/mai/2014, 14:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Isso promete!!!

E a melhor parte é que um aquario de 2 metros é apenas para agradar à esposa!!!
O que um homem não faz para agradar às Caras Metade!! =)) =)) =))

Abraço e Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 15/mai/2014, 15:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Paulo Bravo Escreveu:
Sim Senhor Rui, isso é que dar-lhe!!!! Esta tudo muito fixe, se conseguires passar para o terreno ficas com espaço maravilhoso para se poder desfrutar, tanto nas horas de lazer com em quando esta a trabalhar.
Gostei, espeo ver isso a sair do papel rápido!!!
Um grande abraço


Vamos ver Paulo ... Depende dos preços ...

Marco Madeira Escreveu:
Carrega Benf... ups, carrega Rui! ;)
Tudo bem pensado!, de acordo com a experiencia que tenho tido com as minhas caixas para as Tunze, isso vai funcionar muita bem, ainda melhor do que o meu sistema. O pormenor do retorno cair nas caixas também é muito bem visto!

Os 60 de altura é que pode ser muito se apenas tiveres acesso ao aqua pelo vidro de trás... fala com pessoal que tenha o mesmo tipo de aqua, para ver se é facil mexer lá dentro com essa altura vs a largura do aqua.

Belo projecto!


Epá eu experimentei no meu que tem 70 de profundidade e 55 de altura e consigo chegar na boa a todo o lado em cima de uma escadinha pequena. Para limpar os vidros é de Kent na mão por isso ... não me parece que seja complicado. Posso sempre fazer como o mota e comprar uma máscara de mergulho e um tubo ... :D

Ainda vais a tempo de fazer isto no teu aquário ... é só prolongar as caixas e aumentar o pente na zona da coluna seca.

Entretanto Marco como é que puseste a imagem entre os vidros? 6+6mm?

Onde mandaste imprimir?

E se ficou muito mais caro o teu aquário por causa disso tens ideia?

Pedro N Torres Escreveu:
Isso promete!!!

E a melhor parte é que um aquario de 2 metros é apenas para agradar à esposa!!!
O que um homem não faz para agradar às Caras Metade!! =)) =)) =))

Abraço e Boa sorte!


Epá ... A minha cara metade já se apercebeu que é um aquário novo. Acho que ainda não se apercebeu é que é quase o dobro do actual .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mai/2014, 18:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva,


Já andava a estranhar que estavas muito parado. :)) :)) :))

É como digo.. gostas mais de mudanças do que dos aquários

Muitas fotos para eu tirara ideias :D


Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 15/mai/2014, 20:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


gostei bastante,vou acompanhar com interesse,não dou bitaite nenhum porque acho que tens tudo pensado :)





.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 16/mai/2014, 00:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Rui,

Gosto muito do projecto. Boas medidas para o aquário, mas teria em atenção aquilo que o Marco alertou. As colunas secas com as bombas escondidas ficará muito fixe também! ;)

Quanto ao Reactor de Ca vs Balling, sim a médio prazo com essa litragem o Balling começa a ficar pouco viável.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 16/mai/2014, 01:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Rui!

só um reparo ( que não é bem um reparo, será mais uma questão de gosto), nao te chateia o facto de perderes as 2 laterais do aquário com as caixas?

Digo isto porque com 75 cm de largura é mais uma frente que tens, as caixas apenas num dos lados não seria suficiente, bastando colocar 2 bombas um pouco mais potentes em conjunto com o retorno?

Como tens a lateral direita encostada ou quase, conseguias ficar com fios e tubagens todas escondidas por essa lado.

Assim poderias tambem alterar o acesso (porta?) para o lado da lateral, ficando com 2 frentes visiveis do resto do espaço :)

É só uma sugestão! :)


Em relação á altura tambem sou da opinião dos 55 cm, com 2 metros de comprimento podes ter sérias dificuldades no acesso á frente do aquario na parte central.
Poderias compensar essa diminuição de altura com mais 5 cm de largura (mais uma vez uma questão de gosto)

Não querendo diminuir a altura, podes fazer umas "portas de acesso" por cima do aquario na parede frontal ao centro.


Abraço!

Mensagem 16/mai/2014, 08:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ora vivas,

Realmente tu não paras... e tens tudo bem pensado =)

Alguma coisa que precises já sabes.

Abraços,
Armando

Mensagem 16/mai/2014, 09:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Já andava a estranhar que estavas muito parado. :)) :)) :))

É como digo.. gostas mais de mudanças do que dos aquários

Muitas fotos para eu tirara ideias :D

Abraço


:ymblushing: :ymblushing: :p

Carlos Mota Escreveu:
boas

gostei bastante,vou acompanhar com interesse,não dou bitaite nenhum porque acho que tens tudo pensado :)

.


Epá Carlos ... Longe ... mas muito longe de ter tudo pensado.

Aquilo que tento fazer é aplicar os conhecimentos do aquário anterior e corrigir erros.

Neste que tenho actualmente o meu problema era esconder as bombas e ainda tentei antes de mandar fazer o aquário pensar numa solução como estas caixas para isso.

Mas na pressa de o montar (não podia mesmo esperar mais por tudo o que tinha) não deu para investigar mais a coisa.

Com a tua ajuda e a do Marco Madeira (sendo vocês os pioneiros das caixas) estou a tentar consolidar os conhecimentos e aplicar tentando lembrar-me do que aprendi na escola sobre dinâmica de fluidos.

Agora bitates são sempre muito bem vindos até porque como tenho tempo para fazer isto e como provávelmente será mesmo o último aquário (acabou-se o espaço) (eu sei que já disse isto três vezes ... :p ) quero mesmo garantir que não me estou a esquecer de nada.

E ainda me falta pensar na SUMP. Quero uma coisa simples mas tenho que garantir o correcto fluxo de água por causa dos aquecedores e como o espaço atrás é pequeno a facilidade de limpeza e manutenção.

Outra coisa em que podes dar uma forte ajuda pois aí a tua experiência é bem mais vasta que a minha é na parte da desnitrificação. O que é que quero dizer com isto???

* Só quero usar rocha Pukani (extremamente leve e porosa e pratica para modelar)
* Quero evitar ao máximo a utilização de Siporax (devo usar o que tenho no inicio apenas para ajudar ao ciclo)
* Queo um layout não muito carregado

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,

Gosto muito do projecto. Boas medidas para o aquário, mas teria em atenção aquilo que o Marco alertou. As colunas secas com as bombas escondidas ficará muito fixe também! ;)

Quanto ao Reactor de Ca vs Balling, sim a médio prazo com essa litragem o Balling começa a ficar pouco viável.


Presumo que estejas a falar da altura do aquário ... hummm 55cm não me chateia e até será mais simples para a iluminação. Tenho estado a magicar nisto desde que o Marco o referiu.

O teu aquário tem que altura? Sentes dificuldade na hora de limpar?

Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui!

só um reparo ( que não é bem um reparo, será mais uma questão de gosto), nao te chateia o facto de perderes as 2 laterais do aquário com as caixas?

Digo isto porque com 75 cm de largura é mais uma frente que tens, as caixas apenas num dos lados não seria suficiente, bastando colocar 2 bombas um pouco mais potentes em conjunto com o retorno?

Como tens a lateral direita encostada ou quase, conseguias ficar com fios e tubagens todas escondidas por essa lado.

Assim poderias tambem alterar o acesso (porta?) para o lado da lateral, ficando com 2 frentes visiveis do resto do espaço :)

É só uma sugestão! :)


Em relação á altura tambem sou da opinião dos 55 cm, com 2 metros de comprimento podes ter sérias dificuldades no acesso á frente do aquario na parte central.
Poderias compensar essa diminuição de altura com mais 5 cm de largura (mais uma vez uma questão de gosto)

Não querendo diminuir a altura, podes fazer umas "portas de acesso" por cima do aquario na parede frontal ao centro.


Abraço!


Gil ... portas à frente está fora de questão. Não gosto de ver nos aquários o espaço entre as portas e a iluminação a sair por ali ...

Quanto às duas frentes vou ter mesmo que as perder por duas razões:

Nesta vista nota-se aquilo que não se via antes. Do lado esquedo do aquário tenho um pilar.

Imagem

Segundo que também se nota na imagem é o pouco espaço que existe para trás. Atrás do aquário só tenho mesmo espaço para eu estar e fazer manutenção. Do lado junto à porta é onde vou ter que arrumar os depósitos de água, um tanque com água e esgoto para limpezas (farto de andar com o copo do escumador para cima e para baixo para o lavar) e toda a tralha que tenho de aquários: equipamento, testes, comidas, etc ...

Não posso mesmo sacrificar esse espaço senão a patroa põe-me as malas à porta ... quer dizer ... fazer este investimento todo para não ter nada à vista e depois continuar com tralha espalhada está absolutamente fora de questão. :D :D :D

Armando Fernandes Escreveu:
Ora vivas,

Realmente tu não paras... e tens tudo bem pensado =)

Alguma coisa que precises já sabes.

Abraços,
Armando


Obrigado Armando ... Vou precisar de certeza de braços para meter o aquário no sítio.

Quando ao pensado ... pois já falamos sobre isso.


Entretanto outra questão é a estrutura para o aquário. Onde mandar fazer e mais ou menos quanto custará?

Os blocos de cimento e as vigas são engraçados e muito baratos mas para um vão de 2m e uma tonelada de peso não tenho muita confiança.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mai/2014, 09:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Espetáculo é disto é que a malta gosta! :)

Quanto ao aquário só posso dar a minha experiência e dizer que se fosse hoje teria ou feito acesso pela frente ou não ter 1 metro de profundidade, porque muito dificilmente chego ao vido da frente...

Em relação ao projeto todo, só não gosto do facto de ficares de costas para o aquário quando estás no "escritório"! :(

Porque não metes o aquário na parede da TV ao lado do "escritório" ou outra coisa qualquer?
Tens espaço para "brincar" com isso tudo e se fosse eu queria estar a trabalhar e a ver o aquário e não de costas para ele...

Outra coisa, como pensas resolver a questão da condensação? Vais ter de abrir furo para fora ou vais fazer com tubagem, ou como vais resolver? Se bem me recordo esse espaço é totalmente fechado, certo?

De resto, já sabes que qualquer coisa que precisares, apita! :ymapplause:

Mensagem 16/mai/2014, 10:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Entretanto outra questão é a estrutura para o aquário. Onde mandar fazer e mais ou menos quanto custará?

Os blocos de cimento e as vigas são engraçados e muito baratos mas para um vão de 2m e uma tonelada de peso não tenho muita confiança.

Abraços,
Rui


Porque não uma estrutura em madeira como fazem nos estados unidos? Bem feita, se calhar poupas ainda uns cobres. Ou então estrutura de ferro, visto que não vais ficar com nada que afecte o aspecto visual.

Mensagem 16/mai/2014, 10:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas amigo ...

So tenho uma coisa a dizer .. OUTRA MUDANÇA ?? nunca chegas a acabar o ciclo , assim que ele está mesmo para acabar , ha e tal ja nao tem piada vamos montar outro :D :D :D

Agora fora de brincadeiras ...

amigo vais te ver F***** para chegar ao fundo do aquario assim , vais mesmo ter que mergulhar , ainda por cima vais ter 2 caixas nas laterais o que vai estorvar ainda mais o acesso pelos lados , mas isto é a minha opinião que gosto de quando vejo um coral caido ou o que seja arregaçar a manga e meter la a mão sem escada nem nada por isso um requisito dos meus aquas é eu ter de chegar com a mão ao fundo sem ter que subir a nada e acredita que facilita muito a manutenção ...

quanto ao resto , como é normal ja tens tudo estudado ou pelo menos "na cabeça" , alguma ajuda que precises ja sabes é so avisar ..

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mai/2014, 10:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Espetáculo é disto é que a malta gosta! :)

Quanto ao aquário só posso dar a minha experiência e dizer que se fosse hoje teria ou feito acesso pela frente ou não ter 1 metro de profundidade, porque muito dificilmente chego ao vido da frente...

Em relação ao projeto todo, só não gosto do facto de ficares de costas para o aquário quando estás no "escritório"! :(

Porque não metes o aquário na parede da TV ao lado do "escritório" ou outra coisa qualquer?
Tens espaço para "brincar" com isso tudo e se fosse eu queria estar a trabalhar e a ver o aquário e não de costas para ele...

Outra coisa, como pensas resolver a questão da condensação? Vais ter de abrir furo para fora ou vais fazer com tubagem, ou como vais resolver? Se bem me recordo esse espaço é totalmente fechado, certo?

De resto, já sabes que qualquer coisa que precisares, apita! :ymapplause:


Epá não posso ... por trás dessa parede há um monte de terra ... é o fim da casa.

Isso já está tratado. No tecto no canto junto ao aquário atrás tem um furo (tipo chaminé) até fora e tem também tubagem directa ao quadro eléctrico. Vou poder montar uma fase só para o aquário e com um extractor de ar (S&P que já tenho) vou ter aquilo a trabalhar ligado a um sensor de humidade.

E digo-te ... estar de costas para o aquário é menos uma distração sendo que posso sempre pegar no portátil e sentar-me no sofa ... :D

Armando Fernandes Escreveu:

Porque não uma estrutura em madeira como fazem nos estados unidos? Bem feita, se calhar poupas ainda uns cobres. Ou então estrutura de ferro, visto que não vais ficar com nada que afecte o aspecto visual.


Epá ... sinceramente estou com pouco tempo para bricolage ... Além disso estamos a falar de uma tonelada. Não sei se tenho coragem para tanto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mai/2014, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Manda fazer em Ferro.

Não deve ficar muito acima de 200€, 250€...

O Paulo Oliveira de certo que te recomenda que faça isso bem =)

1 Abraço,
Armando Fernandes

Mensagem 16/mai/2014, 13:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Paulo Oliveira Escreveu:
boas amigo ...

So tenho uma coisa a dizer .. OUTRA MUDANÇA ?? nunca chegas a acabar o ciclo , assim que ele está mesmo para acabar , ha e tal ja nao tem piada vamos montar outro :D :D :D

Agora fora de brincadeiras ...

amigo vais te ver F***** para chegar ao fundo do aquario assim , vais mesmo ter que mergulhar , ainda por cima vais ter 2 caixas nas laterais o que vai estorvar ainda mais o acesso pelos lados , mas isto é a minha opinião que gosto de quando vejo um coral caido ou o que seja arregaçar a manga e meter la a mão sem escada nem nada por isso um requisito dos meus aquas é eu ter de chegar com a mão ao fundo sem ter que subir a nada e acredita que facilita muito a manutenção ...

quanto ao resto , como é normal ja tens tudo estudado ou pelo menos "na cabeça" , alguma ajuda que precises ja sabes é so avisar ..

Abraço


O meu problema é que não gosto de ver as junções das portas / aberturas ... talvez cobrindo a parede com azulejo a imitar pedra consiga disfarçar a coisa. Tenho que ver com quem me fará a obra.

Armando Fernandes Escreveu:
Manda fazer em Ferro.

Não deve ficar muito acima de 200€, 250€...

O Paulo Oliveira de certo que te recomenda que faça isso bem =)

1 Abraço,
Armando Fernandes


Esse valor não é nada do outro mundo. Pensei que ficasse bem mais caro. Esse será mais ou menos o preço que me sairá uma estrutura de madeira com primário e pintura.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mai/2014, 14:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Sim acredita que fazer em madeira ja não compensa ... aquilo é estrutura em ferro galvanizado e depois aplicas primário e silicone liquido e acabaram-se os problemas ...

em relação á luz a sair pelas portas amigo , isso é muito facil , basta teres uma aba numa das portas a fazer de "batente" á outra e ja elimina a luz a sair de dentro para fora ;) ;)

Aguardamos o progresso da coisa .... , se precisares de preço para a estrutura avisa-me que tenho um tio serralheiro :D :D :D so preciso das medidas ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mai/2014, 15:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

Sim acredita que fazer em madeira ja não compensa ... aquilo é estrutura em ferro galvanizado e depois aplicas primário e silicone liquido e acabaram-se os problemas ...

em relação á luz a sair pelas portas amigo , isso é muito facil , basta teres uma aba numa das portas a fazer de "batente" á outra e ja elimina a luz a sair de dentro para fora ;) ;)

Aguardamos o progresso da coisa .... , se precisares de preço para a estrutura avisa-me que tenho um tio serralheiro :D :D :D so preciso das medidas ...

Abraço


Nao te disse? :D

Mensagem 24/mai/2014, 14:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

As coisas evoluem bem mais devagar do que eu queria ... mas pronto. Paciência em aquariofilia é uma virtude.

Já tenho orçamento para o aquário e ainda estou à espera de orçamentos para as obras de pladur para decidir se faço eu ou não. Já me deram um orçamento para a mesma obra de 1000€ e outro de 2000€ ... :D

Quanto à estrutura de suporte do aquário também já está decidido e não vou gastar dinheiro nenhum. Vou mesmo fazê-la com blocos de cimento e vigas e pronto. Só tenho que fazer um pouco de cimento e assentar tijolo.

Como já tenho 4 vigas de 2m (embora só precise de 2) vou mesmo meter as 4 ou pelo menos 3 delas para dormir descansado.

O planeamento continua ... Neste momento a SUMP. Uma das coisas que quero garantir é que consigo colocar 100l dentro da SUMP para a TPA (fica a aquecer para depois seguir para o aquário).

A outra coisa que quero garantir é o percurso da água por causa do aquecimento.

Vejam lá os desenhos e digam de vossa justiça ...

Os dois vidros não são quebra bolhas mas sim o sítio onde vou colocar os aquecedores para garantir que a água passa toda por ali antes de seguir para o aquário.

Imagem

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros