Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Guia Doencas

Guia Doencas

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 03/jan/2015, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos,

Devido ao meu recente problema de mortes com os peixes, pesquisei muito sobre doencas e achei um topico noutro forum sobre o tema que achei porreiro publicar aqui, nao sei se ja havia algo deste genero se houver peço desculpa

Espero ajudar alguem quem precise no futuro, alguns tratametos podem estar obsoletos, sintam-se a vontade de corrigir.

aqui vai:

Citando as doenças mais comuns encontradas em nossos aquários:

1- OODINIUM - Amyloodinium ocellatum
2- ICTIO MARINHO - Cryptocaryon irritans
3- BROOKYNELLA - Brookynella hostillis
4- DOENÇA DO COUVE FLOR - Virus Lymphocystis
5- ÚLCERAS (BACTÉRIAS) - Pseudomonas sp.
6- VIBRIOSE - Vibrio anguillarium
7- DOENÇA DOS FUNGOS - Ichthyosporidium hoferi
8- HLLE (DOENÇA DA LINHA LATERAL)
9- ICTIO NEGRO (TANGS) - Vermes Turbelários
10- POPS EYE



Sendo assim temos nessa lista, as principais causas de mortes de peixes no dentro do aquariofilismo marinho, e com isso podemos buscar saber oque está acontecendo com seu peixe, por isso, colocarei uma foto de cada doença ou uma descrição, a fim de facilitar a você reconhecer oque tem seu animal.


Junto com a foto caracterizando os sintomas da doença, colocarei o tratamento mais utilizado entre criadores, bem como os métodos mais aceitos pelos aquaristas.



Lembrando que não quero aqui começar uma discussão sobre qual tratamento é melhor, qual é pior, qual serve e qual não serve, estou apenas citando oque já é conhecido, se por algum acaso você tenha um tratamento melhor, por favor, nos oriente, aprender é sempre bom :)

1- OODINIUM - Amyloodinium ocellatum

Imagem

Uma das doenças mais perigosas e na maioria dos casos mortal, o peixe morre em pouquíssimo tempo, considerada a mais contagiosa e devastadora das doenças em peixes marinhos, as vezes tão devastadora, que ao descobrir a doença já é tarde e muitos aquaristas perdem os peixes para essa doença por não iniciarem o tratamento de forma imediata.

Sintomas:

Olhos opacos, Respiração ofegante, pontos escuros dourados, pele descamada, Peixes se esfregam em rochas e substrato, Pontos brancos, não reação a estímulos físicos.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Banho de água doce com temperatura adequada, banhos com duração de 20s, juntamente com a manutenção do peixe em aquário quarentena com cobre 1mg/L.

Peixe em estado deprimido:

Manutenção do peixe em aquário quarentena com densidade em 1009 + cobre 1mg/L + Azul de metileno 1g/100L

Lembrando que o peixe deve ter sempre alimento a disposição a fim de começar a reforçar o seu sistema imunológico.

Rações de extrema qualidade nessas horas fazem a total diferença.

Oque diferencia um peixe em bom estado para um peixe em estado deprimido seria o fato de ele estar ou não se alimentando.

Peixe que não se alimenta, possivelmente já está em um estágio mais avançado da doença, onde podem ocorrer hemorragias internas. Dica pessoal, um ótimo medicamento a base de cobre seria o Cupramine.

2- ICTIO MARINHO - Cryptocaryon irritans


Imagem


Doença grave, porém com progressividade lenta, oque possibilita mais tempo ao aquarista para realizar um tratamento bem pensado e eficaz. Os sintomas se desenvolvem muito mais lentamente do que no caso do Oodinium, bem como o estado do peixe pode continuar saudável por um bom período.

Sintomas:

Olhos opacos, Pontos brancos pelo corpo, Respiração ofegante, Peixes se esfregam em rochas e substrato, pele descamada.

Detalhes, a pele não descama tanto quanto no Oodinium, Peixes continuam se alimentando por mais tempo, ao contrário do Oodinium que pode levar um peixe saudável a morte em apenas três dias.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

- Banhos de formol diários com duração de 30 a 60min, dependendo da resposta do peixe. Usar Formaldeído a 40% 250mg/L. Banhos devem ser feitos 1x ao dia durante 7 dias.

Peixe em estado deprimido:

Manutenção do peixe em aquário quarentena com cobre 1mg/L
Ou
Manutenção do peixe em aquário quarentena com densidade em 1009 durante um Mês

Ambos os tratamentos para ictio devem ser iniciados caso o peixe não esteja mais se alimentando ou comece a se mostrar indiferente aos estímulos, antes disso apenas um bom reforço na alimentação já se mostra bastante eficaz.

3- BROOKYNELLA - Brookynella hostillis

Imagem

Doença comum em clownfishs, porém é possível ser transmitida para outros peixes, visto que o parasita pode viver na coluna dágua durante muito tempo.

Sintomas:

Principal, perda de cor extremamente rápida, revestimento branco, liberação excessiva de muco, podendo levar o peixe ao fundo de tanta secreção, barbatanas com aspecto corroído, peixe ofegante, Peixe sempre no fundo ou sempre no espelho dágua, perda de massa corpórea devido a perda de líquidos, peixe morre de desidratação.

Atenção, diferença entre BROOKYNELLA e OODINIUM:

Quantidade de muco secretado é extremamente maior no caso da BROOKYNELLA, também a corrosão nas nadadeiras.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Banhos de água doce, o banho deve ser feito em água com temperatura controlada, Ph alcalino entre 8 a 8.4, banhos devem durar algo em torno de 40 segundos. Após o banho o peixe pode ser devolvido ao reef ou quarentena.

Peixe em estado deprimido:

Banhos em formaldeído a 40% 250mg/L durante 1 hora e manutenção do peixe em aquário quarentena com Formaldeído a 40% 25mg/L.

Ou

Manutenção em aquário quarentena com Flagyl 40mg/L

4- DOENÇA DO COUVE FLOR - Virus Lymphocystis

Imagem

Doença viral, muitas vezes já relacionada a peixes com sistema imunológico abalado por captura via cianureto, acarreta a hipertrofia celular normalmente na pele e nadadeiras do peixe. Não mata, porém abre portas para infecções e ataques bacterianos pesados, oque acaba por matar o peixe. Por tanto, o peixe requer total atenção.

Sintomas:

Algo com aspecto de um couve-flor grudado nas barbatanas, pele, corpo do peixe. Aspecto de bolor, Corrosão nas nadadeiras.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Manutenção do peixe no próprio aquário, atenção total para que o peixe não se sinta estressado por nenhum motivo, ou seja, nessas horas se faz necessários testes de Amônia, que é algo extremamente estressante aos peixes, por tanto, certifique-se de que sua amônia esteja em zero.

Alimente o peixe constantemente com rações de excelente qualidade (faz muita diferença). Procure manter o peixe sem ataques de outros peixes. Procure não adicionar novos animais ao aquário até que o ataque viral se interrompa.

Peixe em estado deprimido:

Procedimento cirúrgico, que consiste na remoção do ‘’bolor’’ encrustado nas nadadeiras, para isso se usam cotonetes ou pinças com algodão, raspando com muito cuidado o local afetado a fim de remover a lesão da pele. O procedimento deve ser feito rapidamente e após a raspagem, deve ser gotejado no local iodo a fim de ajudar na cicatrização.

5- ÚLCERAS (BACTÉRIAS) - Pseudomonas sp.

Imagem

Infecções causadas por ‘’portas abertas’’, basicamente se inicia um ataque bacteriano que se originou por alguma ferida ou alguma briga entre peixes que deixa uma ferida aberta causando a possível entrada de bactérias que irão infeccionar o local. Pode levar o peixe a morte por perda do apetite.

Sintomas:

Feridas abertas não cicatrizadas.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Manutenção do peixe em aquário quarentena, com adição de Quemicetina 500mg para cada 80L. + Melafix 5ml/30L

Pode-se usar Azitromicina ou Eritromicina em dosagem de 250mg para cada 80L também em conjunto com Melafix na mesma proporção.

Peixe em estado deprimido:

Em casos extremos é aconselhado intervenção de limpeza manual, com auxílio de algodão e pinça a fim de remover secreções que podem abrigar bactérias, essa limpeza deve durar pouco tempo e deve ser feita em último caso ou casos de feridas extremamente abertas, com auxílio de iodo e água oxigenada para realizar uma correta desinfecção do local.

Muito cuidado com medicamentos nesses procedimentos, sempre cobrir as guelras dos peixes com plástico fino afim de não introduzir acidentalmente medicamento nesse local. (escorrer).

6- VIBRIOSE - Vibrio anguillarium

Imagem

Doença bacteriana não muito conhecida, porém bastante comum em peixes de água salgada, causa severas úlceras sem explicação.

Sintomas:

Mudança de cor local, nadar descontrolado, Distensão gástrica, áreas avermelhadas pelo corpo, perda do apetite, úlceras.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Manutenção do peixe no próprio aquário, com uma seringa, injete um pouco de cloranfenicol (Antibiótico) em um pedaço pequeno de camarão, forneça ao peixe, também pode-se embeber a ração em cloranfenicol e também enriquecer artêmias com cloranfenicol e servir ao peixe debilitado.

Peixe em estado deprimido:

Banho de 24h em antibiótico tetraciclina 250mg, usando 1g para cada 100L de água.

Nesse caso continue mesmo assim forçando a alimentação com cloranfenicol.

7- DOENÇA DOS FUNGOS - Ichthyosporidium hoferi

Imagem

Doença devastadora, rara, porém trata-se de um fungo que ataca o peixe internamente, ou seja, sem deixar sinais, quando começam sintomas externos o peixe normalmente já está para ir a óbito.

Sintomas:

Possivelmente não dará tempo de observar mas em teoria – Olhos esbugalhados (pressão no cérebro) – não confundir com Pops Eye, Protuberâncias na boca, Perda da cor, perda da energia devido ao ataque do fungo no coração e morte sistêmica e inexplicável de vários peixes do aquário em períodos diferentes. (no caso sistema comprometido) Perda total do apetite, nada em círculos, perda do controle motor devido ao ataque do fungo no cérebro.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Manutenção do peixe em aquário quarentena com filtro UV 24h ligado.

Adição de permanganato de potássio a cada 48 horas no aquário quarentena, afim de manter uma ORP extremamente elevada, ou, uso do ozonizador, mantendo a ORP em 400.

Peixe em estado deprimido:

Manutenção do peixe em aquário quarentena com adição de Nitrofurazone 25mg/L

Ou

Manutenção do peixe em aquário quarentena com adição de Azitromicina 500mg/L + Melafi x 5ml/

8- HLLE (DOENÇA DA LINHA LATERAL)

Imagem

Doença caracterizada como um sinal clínico de que algo não está bom no aquário, algo está estressando os peixes, seja:

Má nutrição, Superpopulação, Má qualidade da água, Ataques de parasitas internos no peixe, Infecções bacterianas constantes, Carência de vitamina C.

Muitos tem relacionado a aparição deste sinal clínico em tangs com adição de carvão ativo de má qualidade na água, oque causa a liberação do pó do carvão na água, e consequentemente traz o HllE...

Sintomas:

Cavidades ao redor dos olhos, lesões na linha lateral do peixe, lesão ‘’buracos’’ próximos a cabeça.

Peixes enfraquecidos pelo HllE podem sofrer por ataques parasitários do gênero Hexamita. Por tanto, a busca da melhora do estado geral do peixe deve ser feita logo.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Remova o carvão ativo da água, e passe a alimentar o peixe afetado 4x ao dia com rações de boa qualidade, patês caseiros nesse caso ajudam e muito.

No caso do patê, adicione vitaminas A, C e D durante o processo de preparo, isso irá ajudar muito. (Blasiola 1992)

9- ICTIO NEGRO (TANGS) - Vermes Turbelários

Imagem

Ictio negro, infecção por Turbelários. Turbelários são de um filo de vermes de vida livre relacionado com os trematoda. Os estudos sobre estes parasitas tem se concentrado em peixes da família dos Acanthurus (Tangs) onde há maior ocorrência. Mas também pode ocorrer em outros peixes.

Devido a alta reprodutividade, peixes podem se contaminar com 4500 parasitas em apenas 20 dias.

Sintomas:

Essa infecção resulta na indução da hiper-melanização o que resulta em pequenos focos pretos na pele do animal, assim como dermatites locais e hemorragia.

Tratamentos possíveis:

Peixe em bom estado:

Banho em água doce por 40 segundos e devolução do peixe ao aquário.

Ou

Banhos de formol diários com duração de 30 minutos, dependendo da resposta do peixe. Usar Formaldeído a 40% 250mg/L. Banhos devem ser feitos 1x ao dia durante 7 dias.

Peixe em estado deprimido:

Manutenção do peixe em aquário quarentena com cobre 1mg/L

Ou

Manutenção do peixe em aquário quarentena com densidade em 1009 durante um Mês

Ambos os tratamentos para ictio devem ser iniciados caso o peixe não esteja mais se alimentando ou comece a se mostrar indiferente aos estímulos.

10- POPS EYE

Imagem

Doença aparece normalmente como um sintoma de ataque bacteriano interno no peixe.

Não é fatal, porém como nas outras doenças não fatais por si, podem acarretar a perda do apetite do animal, levando a uma reação em cadeia, o animal se estressa, para de comer, o sistema imunológico entra em depressão, e o peixe fica suscetível a ataques de parasitas ou outras doenças mais graves, por tanto o certo é tratar o mais rápido possível.

Sintomas:

Olhos esbugalhados, perda do apetite, não reação a estímulos, perda do controle motor.

Tratamentos possíveis:

O tratamento pode ser feito em um coquetel de antibióticos com antiparasitários, porém sinceramente, não vi até hoje tratamento mais eficaz contra essa doença do que o uso do Melafix.

É extremamente simples:

Colocar o peixe em aquário quarentena de preferencia com uma dosagem de 5ml/30L de Melafix, dosar conforme recomendado na bula nos dias posteriores e aguardar a melhora dos sintomas (olho pra fora), deixe o peixe nessa quarentena até que volte completamente ao normal tanto nos sintomas quanto no interesse por alimentação.

E pronto é isto!

Mensagem 04/jan/2015, 21:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


sem duvida uma mais valia para todos os membros,obrigado pela partilha,tópico posto como anuncio ;)


,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 05/jan/2015, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Obrigado pela partilha


Sent from my iPad using Tapatalk
//Nuno Ferreira


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron