Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/mar/2015, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Nelson Alcobia Escreveu:
Ola Nuno,
Antes demais parabéns pelo projeto, pois está muito fixe.
uma pergunta essas fichas triplas, compras te onde ? queria umas iguais para por no meu :)

Olá Nelson
Obrigado :)

Quanto ás tomadas, foi o João Tomas que postou o link da Robert Mauser no post dele.

http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... uantokusta

são de boa qualidade, estou super contente com elas.

Mensagem 10/mar/2015, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

Boas Nuno,
Obrigado, já vem a caminho ;)
Imagem

Mensagem 19/mar/2015, 01:29

Boa noite amigos, apresento o layout, neste momento ando a eliminar alguns erros na montagem... troquei a bomba de retorno por uma jebao 12000 porque a que tinha não aguentava com o que debita o escumador.
Quando poder já actualizo as fotos. As que se seguem são do dia da montagem do layout e quando ele foi cheio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 19/mar/2015, 03:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
finalmente a ganhar forma. :)
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 19/mar/2015, 12:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Nuno Lima Escreveu:
Ivogomes Escreveu:
Tb tenho 2 calhas dessas e o feedback e ótimo...estou a gostar...

Ainda bem Ivo gomes, eu sempre tive em mente estas calhas, espero me dar bem :D
Obrigado pelo teu comentário
:-bd
abraço

Boas Nuno

Consegues dar alguma referências das calhas (marca /modelo) para pesquisar no ebay para talvez comprar umas iguais.
Estou interessado em 2 dessas.
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 19/mar/2015, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Nuno Lima Escreveu:
Boa noite amigos, apresento o layout, neste momento ando a eliminar alguns erros na montagem... troquei a bomba de retorno por uma jebao 12000 porque a que tinha não aguentava com o que debita o escumador.
Quando poder já actualizo as fotos. As que se seguem são do dia da montagem do layout e quando ele foi cheio.
através de Tapatalk

Como assim?

Por ex eu tenho um Custom reef com 2 bombas 2000lh ou seja 4000lh, e tenho a DC 9000 no mínimo, calculo que faça cerca de 1500lh, deveria aumentar a DC9000?

abc

Mensagem 19/mar/2015, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Pedro

Terá a vêr com a passagem pelos furos / durso, não ser tão rápida como a descida de água, o que leva o escumador (senão tiver com a saida para a mesma divisória) a não ter água suficiente para trabalhar, é isto Nuno? É que nas fotografias não é claro.
Eu pelo menos tinha este problema numa fase inicial num projecto anterior com os vasos comunicantes entre 2 sumps.

Senão tens este problema Pedro, deixa estar como está, poupas energia e a eficiência da escumação aumenta bastante.

Nuno
Está tudo bastante bem no global :), a unica coisa que eu alterava era a posição da pedra da ilha do lado esquerdo á frente, pelo facto ser mais alta que as laterais, penso que estéticamente ficará melhor deitada, é que corais a crescer nessa zona poderá tapar pelo menos parcialmente, os que ficarem nas rochas atrás.

Abraço
Gil

Mensagem 21/mar/2015, 00:13

Pedro Ales Escreveu:
Como assim?

Por ex eu tenho um Custom reef com 2 bombas 2000lh ou seja 4000lh, e tenho a DC 9000 no mínimo, calculo que faça cerca de 1500lh, deveria aumentar a DC9000?

Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro

Terá a vêr com a passagem pelos furos / durso, não ser tão rápida como a descida de água, o que leva o escumador (senão tiver com a saida para a mesma divisória) a não ter água suficiente para trabalhar, é isto Nuno? É que nas fotografias não é claro.
Eu pelo menos tinha este problema numa fase inicial num projecto anterior com os vasos comunicantes entre 2 sumps.

Senão tens este problema Pedro, deixa estar como está, poupas energia e a eficiência da escumação aumenta bastante.

Olá amigos,
quanto ao tubo é suficiente na descida e subida que com a bomba de Jebao 12000 ao máximo não dá problemas...

O meu problema foi mais ou menos o caso que o Gil mencionou, foi mesmo a divisória que separa a secção do escumador com a secção da bomba de retorno, porquê?
Porque era bastante alta, e não conseguia evitar o barulho, da água a cair para a secção da bomba, parecia que tinha uma cascata dentro da sala, e passado alguns minutos, as bombas do escumador deixavam de ter agua suficiente para escumar... Pensando eu que só podia ser da bomba, uma Eheim 1103 com rotor alterado para pás, e mesmo, apesar de ter bom caudal era insuficiente para as duas bombas do escumador, só com uma ligada aguentava-se minimamente #:-s
Comprei então a Jebao pensando eu que resolvia... que nada... o problema inverteu-se, agora era o escumador que não dava conta do recado... mesmo com a Jebao no mínimo... e com isto apareceu o barulho, uma autentica cascata na sala :)
Caso que subisse o nível até passar o vidro separador, o escumador deixava de escumar... ao subir o escumador, vinha novamente o inferno barulho...
Resolvi remover o vidro separador e por a bomba e escumador juntos... resolvido.

Agora ainda fiquei mais contente quando li as palavras do Gil "deixa estar como está, poupas energia e a eficiência da escumação aumenta bastante"...

Gil, quanto ao layout, tenho mais duas rochas a lavar, que eu gosto, e que quero ver se consigo incluilas no layout, vamos ver como vai ficar, mas aquela pedra de que falas, não iria ter corais, poderia ter sim, uns corais não fotossintéticos junto ao areao.

abraço amigos, quando poder actualizo o post...

Mensagem 21/mar/2015, 00:18

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
finalmente a ganhar forma. :)

Verdade... estava demorado ;)
agora vamos ao melhor... ciclo :-s

abraço e obrigado

Mensagem 21/mar/2015, 00:24

Luis M Carrilho Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Ivogomes Escreveu:
Tb tenho 2 calhas dessas e o feedback e ótimo...estou a gostar...

Ainda bem Ivo gomes, eu sempre tive em mente estas calhas, espero me dar bem :D
Obrigado pelo teu comentário
abraço

Boas Nuno

Consegues dar alguma referências das calhas (marca /modelo) para pesquisar no ebay para talvez comprar umas iguais.
Estou interessado em 2 dessas.

Boas Luís,
Estas comprei-as a um amigo que desligou o aquário, mas no ebay encontras... e pelo que já li, já as vendem em Espanha a bom preço.

no Ebay penso que são iguais a estas http://www.ebay.co.uk/itm/Dimmable-165W ... 1e8d52660a

abraço

Mensagem 22/mar/2015, 19:54

Boas Amigos,
Depois de detetados alguns erros, despejei o aquário e hoje, já com alguns pormenores corrigidos, voltei a encher, segue duas fotos agora tiradas neste momento. A minha grande luta agora é afinar o escumador, pois ainda não percebi a que altura deve trabalhar, já li que deve ter a agua a 17cm, já li que a zona de conforto é entre os 18 e os 22cm, e já li que é entre os 22 e os 28cm.... ando aqui numa batalha, quem conhece bem este escumador, se quiser me deixar umas dicas, eu ficaria bem agradecido...
abraço

Imagem 4320

Imagem 4321

Imagem 4322

Imagem 4323

Imagem 4324

Imagem 4325

Agora as medidas a que o escumador está para quem me poder ajudar, perceber melhor a que alturas ele está

Imagem 4326

A= 26cm B= 22cm C= 10cm

Mensagem 22/mar/2015, 20:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
1º Tens uma aba muito pequena de proteção na sumo onde descarrega o bean animal, 2/3 cm, vai salpicar tudo para fora.
2º O escumado deve estar no 1º ou segundo compartimento onde o nível da agua nunca muda.
3º Andaste a mexer o areão é muito normal o escumado estar uns dois dias a tirar espuma e água.

Sobre o nivel nao te posso ajudar

Mensagem 22/mar/2015, 20:42

Tiago Grego Escreveu:
1º Tens uma aba muito pequena de proteção na sumo onde descarrega o bean animal, 2/3 cm, vai salpicar tudo para fora.
2º O escumado deve estar no 1º ou segundo compartimento onde o nível da agua nunca muda.
3º Andaste a mexer o areão é muito normal o escumado estar uns dois dias a tirar espuma e água.

Sobre o nivel nao te posso ajudar

Olá Tiago,
Obrigado pela tua ajuda, tens razão quanto ao 1º problema que apontas, mas vou ter que manter isso assim, foi um erro que detetei logo quando enchi o aquário, mas vou falar com a casa onde mandei fazer o aquário, para saber se á alguma maneira de cortar o vidro sem o descolar, pois iria me dar muito trabalho, caso seja negativo, pode ser que consiga regular a queda muito bem, pondo uma torneira no tubo que não tem, pois é por esse que saí muitas micro bolhas, e a sump vai levar tampa também, pode ser que ajude.

Quanto ao Segundo ponto, caso tenhas lido os meus posts anteriores, sabes que tinha uma divisória entre o escumador e o retorno, mas tive que a remover, vou tentar que o nível não varie muito... obrigado pelo alerta.

sobre o terceiro ponto, não mexi no areão, é uma instalação nova, acabei de o encher :-bd

obrigado uma vez mais
abraço

Mensagem 22/mar/2015, 22:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
O quê?????
Micro bolhas num Bean animal simplificado?
Isso é porque a torneira do tubo de descarga está demasiado fechada e está muita água a sair pelo durso.
Tens que regular a torneira de queda a que a água suba dentro da coluna seca o mais devagar possivel.
Afinei o sistema do Pedro Ferrer de modo a que a coluna seca dele demora meia hora a encher. Ou seja pelo tubo to durso sai tipo uma ou duas gotas por segundo ...

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/mar/2015, 00:13

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
O quê?????
Micro bolhas num Bean animal simplificado?
Isso é porque a torneira do tubo de descarga está demasiado fechada e está muita água a sair pelo durso.
Tens que regular a torneira de queda a que a água suba dentro da coluna seca o mais devagar possivel.
Afinei o sistema do Pedro Ferrer de modo a que a coluna seca dele demora meia hora a encher. Ou seja pelo tubo to durso sai tipo uma ou duas gotas por segundo ...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Como eu gostava que desses um passeio até Braga :)) :))

Agora que o aquário está já a funcionar, estou a proceder a certas afinações. Eu consigo que o durso não crie micro bolhas, e a agua corre sem fazer salpicos, mas para isso, a queda de agua junto ao pente faz barulho... devo ter que subir o durso, amanhã já compro um metro de tubo e vejo se o barulho desaparece, ou então ponho uma camada de silicone para a agua correr sem ser em queda.

Não passas por Braga? :ympray:

abraço Grande Rui

Mensagem 23/mar/2015, 10:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Está a evoluir muito bem!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 23/mar/2015, 22:46

Pedro N Torres Escreveu:
Está a evoluir muito bem!

Obrigado Torres,
Vamos ver daqui para a frente se me aguento às dificuldades

e agora eu não faço mais nada que estar sentado à espera que o escumador estabilize... pois parece que não quer...
Tive que por um balde que por vezes, dá-lhe na cabeça e manda espuma e agua que enche o copo num minuto...

umas fotos

Imagem 4327

Imagem 4328

Imagem 4329

Mensagem 23/mar/2015, 23:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Boas,

Penso que deves baixar o Skimmer 5 a 7 cm, não me parece que esteja na altura certa, coloca ele com a entrada de ar no máximo, tenta tirar esse Bag que tens no skimmer, vai saturar rapidamente !
É normal existir muitas micro bolhas nesta fase inicial, o sistema ainda não afinou !

o porque de uma UV?
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 24/mar/2015, 23:07

Ricardo Prata Escreveu:
Boas,

Penso que deves baixar o Skimmer 5 a 7 cm, não me parece que esteja na altura certa, coloca ele com a entrada de ar no máximo, tenta tirar esse Bag que tens no skimmer, vai saturar rapidamente !
É normal existir muitas micro bolhas nesta fase inicial, o sistema ainda não afinou !

o porque de uma UV?

Olá Ricardo,
Obrigado pela ajuda.
Pois, isto tem sido uma luta com o escumador, pois ele teimava em não me querer feliz :)
Mas fiz o que disseste, subi-o até aos 16cm hoje de manhã e fui trabalhar, quando cheguei (17h) ele parece querer estabilizar, mas encheu-me meio balde de agua um pouco acastanhada bem clara. :-o
Hoje já comprei o reservatório para a reposição e finalmente liguei os termostatos para colocar a agua a 25,5Cº,
Estou pouco a pouco a baixar a salinidade para 1.024 , porque está a 1.0265 (medido ontem com refratómetro)
Voltando novamente ao escumador, agora apresenta-se mais normalizado, com as bolhas maiores e mais calmas na superfície...
Removi o filter bag tal como recomendaste, saí muitas micro bolhas, mas a bomba de retorno já não as apanha, por isso, está tudo a estabilizar, espero :)

abraço

Mensagem 24/mar/2015, 23:12

Ricardo Prata Escreveu:
o porque de uma UV?

Passou-me esta pergunta,
o UV não está ligado, está lá incorporado na instalação só mesmo para se um dia precisar, pois foi-me oferecido.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros