Gil, obrigado pelos elogios.
Sobre corais NPS não sou nenhum expert mas gosto do tipo de corais que são e do seu comportamento. Fruto da minha inexperiência e das muitas experiências (mais/menos luz, mais/menos circulação, mais/menos alimentação) que já fiz já perdi alguns corais ao longo do percurso. Isso fez-me à uns tempos atrás repensar um pouco o meu objetivo e voltar-me a refocar-me no que queria atingir.
Assim, as conclusões que tirei são muito similares a alguns especialista com aquário lindos só com NPS, é preciso dar-lhes de comer diariamente como se fossem peixes e misturar as comidas todas não tem mal. Neste momento dou H2Ocean Pro Clam and Filter Feeder, a comida congelada mysys/artémia/krill, 2x ou 3x por semana com o auxílio de uma palhinha Ultra LPS Fauna Marin. Mas quero começar a experimentar outros e voltar a dar Phytobloom.
Depois cada coral tem as suas especificações em relação à corrente. O tubastrea gosta de corrente intensa já outros gostam só de média a fraca intensidade. Aparentemente depende um pouco do tipo de corpo do coral. Os que são muito moles não gostam de muita corrente já o tubastrea como tem o corpo com parte rochosa já suporta bem a corrente.
No meu sistema eles mal sentem comida no aquário, mesmo os flocos para os peixes, começam logo a abrir e a filtrar água.
A comida é mesmo indispensável porque tive alguns corais que se foram muito abaixo e eu julgo que foi por falta de alimento que agora já estão em grande recuperação e crescimento.
O mal disto é que continuo sempre em batalha com as aptásias que também aproveitam toda essa comida em circulação para crescerem e multiplicarem-se. Muitas injeções de vinagre que já dei mas estão sempre a surgir novas noutros sítios e algumas que estão dentro da rocha que também vão sendo difíceis de matar. O peixe folha continua sem lhes pegar embora o peixe coma bem flocos.
Para outras informações um artigo que gosto particularmente
http://reefkeeping.com/issues/2008-02/feature/index.phpCom tudo isto, tenho gostado bastante de todo este tempo que passou no meu reef e espero que agora consiga mantê-lo estável para ver os corais a crescerem saudáveis.
Entretanto, esta semana devem então chegar mais dois da Ecorecife (obrigado Gil) e quando já estiverem adaptados colocarei aqui as fotografias respetivas.