Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Planeamento Reef

Planeamento Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/jan/2016, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Obrigado pelas respostas.
Onde poderei encontrar Pukani? E já agora quais os preços habituais para ela?

Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 15:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 30
Localização: Faro
Se fores a Alfragide tens a aquahobby. Eles têm imensas por onde escolher.
Lá até podes fazer o layout e se precisares de peças mais pequenas também te arranjam.
Saudações aquáticas,
Rodrigo Guimarães

www.exobyo.com // www.flickr.com/rodrigo_guimaraes

Mensagem 05/jan/2016, 15:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Ainda ontem lá estive, mas não liguei muito à rocha, pois estava a pensar ver se conseguia comprar no fórum. :/ Se calhar dou lá um salto amanhã.
Entretanto se alguém daqui tiver para venda, que se acuse! :)
Abraço,

Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 16:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pouco????

Mais uma vez ... tenho um aquário de 200x80x60 e tenho cerca de 15 a 18Kg de Rocha lá dentro.
Compra rocha morta pukani que é super porosa e fácil de trabalhar!

Abraços,
Rui


Rui mas tu secalhar tens siporax e tens outro tipo de filtração que este aquario nao vai ter por não ter sump.

Penso que isso influencia!

Mensagem 05/jan/2016, 16:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pouco????

Mais uma vez ... tenho um aquário de 200x80x60 e tenho cerca de 15 a 18Kg de Rocha lá dentro.
Compra rocha morta pukani que é super porosa e fácil de trabalhar!

Abraços,
Rui


Rui mas tu secalhar tens siporax e tens outro tipo de filtração que este aquario nao vai ter por não ter sump.

Penso que isso influencia!


Boas,

Nahhhh ... nem por isso. Tenho só 6 litros de Siporax e garanto-te que se os tirar agora nem sinto no sistema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Sempre ajuda...

E tens um escumador, no verdadeiro sentido da palavra..

Mensagem 05/jan/2016, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pouco????

Mais uma vez ... tenho um aquário de 200x80x60 e tenho cerca de 15 a 18Kg de Rocha lá dentro.
Compra rocha morta pukani que é super porosa e fácil de trabalhar!

Abraços,
Rui


Rui mas tu secalhar tens siporax e tens outro tipo de filtração que este aquario nao vai ter por não ter sump.

Penso que isso influencia!


Boas,

Nahhhh ... nem por isso. Tenho só 6 litros de Siporax e garanto-te que se os tirar agora nem sinto no sistema!

Abraços,
Rui


Bem....
vamos lá corrigir o post de ontem, depois de ter trocado a resposta com outro tópico.

Para essas medidas 10Kg eventualmente chegará, mas tudo dependerá da rocha que colocares.

Mesmo dentro do tipo pukani, existem umas mais densas, logo mais pesadas do que outras.
Penso que a decisão deverá passar primeiro pelo layout que pretendes, independentemente do peso que necessitarás.

Obviamente não aconselho um layout que te encha o aquario todo, mas também não coloques só uma "pilarzinho"
Coloca rocha a gosto, escolhe bem o formato das mesmas, de maneira a que possas trabalhar melhor o layout.
Sem abdicares de deixar espaço à volta para a circulação de agua e já agora para os peixes, corais e inverts.

Faço apenas um pequeno alerta, as Tunze 6015 2000lts são muito fraquinhas (alias qq uma de 2000 é fraquinho, e até acho que as tunze dentro desta litragem são as melhores e mais fortes).

Sou apologista de iniciar (quando tal é possível), com rocha morta.
É mais barato, livre de pragas, consegues trabalhar com calma e muito melhor o layout.

Toda a rocha seja viva ou morta vai ter porcaria.
Já comprei rocha viva, e dava 0.80 ppm de fosfatos, já comprei morta a dar menos. Isto ahhhh e tal é de um aquario de confiança...
Quantos optimos aquários temos por aqui, em que se vê valónias, aiptasias, algas, asterinas, etc...?

E tratar da rocha morta é fácil, vê o excelente (a meu ver) passo a passo que o Rui Gaspar fez no tópico dele.
Com rocha viva, já não será tão fácil....

Para teres uma ideia, tenho uma dentro de um "fragario" de 50x50x40 CxLxA e acho pouco.
Abc
Editado pela última vez por Nuno Ribeirinho em 06/jan/2016, 15:41, num total de 2 vezes.

Mensagem 05/jan/2016, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Nuno, agradeço todos os conselhos, concordo com tudo e sai todos válidos. No entanto, este não é o tópico do Martin. Lololol
Presumo que esta informação também faça falta no post dele. :)
Abraço,

Bruno Silva.

Mensagem 05/jan/2016, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Nuno, agradeço todos os conselhos, concordo com tudo e sai todos válidos. No entanto, este não é o tópico do Martin. Lololol
Presumo que esta informação também faça falta no post dele. :)
Abraço,

Bruno Silva.


Hehe...
era mesmo aqui, mas como tb estava a ler o outro tópico fiz confusão.
Já ta alterado.
Abc

Mensagem 05/jan/2016, 18:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Nuno, agradeço todos os conselhos, concordo com tudo e sai todos válidos. No entanto, este não é o tópico do Martin. Lololol
Presumo que esta informação também faça falta no post dele. :)
Abraço,

Bruno Silva.


Hehe...
era mesmo aqui, mas como tb estava a ler o outro tópico fiz confusão.
Já ta alterado.
Abc


hehehehehe. 4 MP40 dentro de um aquário de 80x40x40 .... Nem a rocha se aguenta lá ... :D

Epá ... mas 10Kg de Rocha Pukani chega e sobra se tiver areão ... Aquilo é mesmo leve. 10Kg É mesmo muita rocha ....

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Nuno, agradeço todos os conselhos, concordo com tudo e sai todos válidos. No entanto, este não é o tópico do Martin. Lololol
Presumo que esta informação também faça falta no post dele. :)
Abraço,

Bruno Silva.


Hehe...
era mesmo aqui, mas como tb estava a ler o outro tópico fiz confusão.
Já ta alterado.
Abc


hehehehehe. 4 MP40 dentro de um aquário de 80x40x40 .... Nem a rocha se aguenta lá ... :D

Epá ... mas 10Kg de Rocha Pukani chega e sobra se tiver areão ... Aquilo é mesmo leve. 10Kg É mesmo muita rocha .

Abraços,
Rui


É que porra, nao é que misturei mesmo os posts....amanha cortigo o post.

Rui, era da maneira que a materia organica nao assentava, nem a materia nem nada. :D
Abc

Mensagem 10/fev/2016, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá pessoal,

Não tem havido grande progresso por aqui. Tal como indiquei de início, isto é um projecto para levar devagar. Com muita calma, mesmo!
Posto isto e para não deixar o tópico morrer, nem a minha vontade, venho perguntar que peixes poderei colocar num sistema destas dimensões. Recordo que serão 80x40x40 - 128Lts.
Obviamente estarão presentes os típicos Occelaris, que sei que podem entrar, mas e que mais? Também quero fazer entrar um ou dois do tipo góbio (aqui que opções tenho nestas dimensões?). Pode entrar algo maior? Flavescens, por exemplo? Ou já é muito grande para o espaço disponível?
Já encontrei um artigo de compatibilidades, mas com dimensões base, nada...

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 11/fev/2016, 16:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Faço apenas um pequeno alerta, as Tunze 6015 2000lts são muito fraquinhas (alias qq uma de 2000 é fraquinho, e até acho que as tunze dentro desta litragem são as melhores e mais fortes).

Sou apologista de iniciar (quando tal é possível), com rocha morta.
É mais barato, livre de pragas, consegues trabalhar com calma e muito melhor o layout.



Boas...
Pegando ainda nesta resposta do Nuno, pergunto. 2x6015 são 3600Lts/H em 128Lts (brutos) de água... Acham pouco??

Quanto à rocha, pretendo mesmo avançar com Rocha Morta. Ando a reler o tópico do Rui outra vez para ter atenção a esses detalhes, como o tratamento da Rocha.

Estive a pesquisar aqui pelo fórum sobre se davam algum tratamento ao Jerricans e Barricas para armazenar água, mas não encontrei nada. Estive a ver este material, de qualidade alimentar, mas todos têm um cheiro forte a plástico. Não passa químicos para a água? Ou deve dar-se um tratamento qualquer? Não encontrei nenhuma informação acerca disto.

Ab,
Bruno Silva.

Mensagem 08/fev/2019, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Faço apenas um pequeno alerta, as Tunze 6015 2000lts são muito fraquinhas (alias qq uma de 2000 é fraquinho, e até acho que as tunze dentro desta litragem são as melhores e mais fortes).

Sou apologista de iniciar (quando tal é possível), com rocha morta.
É mais barato, livre de pragas, consegues trabalhar com calma e muito melhor o layout.



Boas...
Pegando ainda nesta resposta do Nuno, pergunto. 2x6015 são 3600Lts/H em 128Lts (brutos) de água... Acham pouco??

Quanto à rocha, pretendo mesmo avançar com Rocha Morta. Ando a reler o tópico do Rui outra vez para ter atenção a esses detalhes, como o tratamento da Rocha.

Estive a pesquisar aqui pelo fórum sobre se davam algum tratamento ao Jerricans e Barricas para armazenar água, mas não encontrei nada. Estive a ver este material, de qualidade alimentar, mas todos têm um cheiro forte a plástico. Não passa químicos para a água? Ou deve dar-se um tratamento qualquer? Não encontrei nenhuma informação acerca disto.

Ab,
Bruno Silva.


Boas.

Este projecto esteve adormecido até agora, mas ando com vontade de o reactivar.
Por uma questão de conveniência, durante este período vendi as Tunze 6015. Assim, a minha última pergunta em 2016 relativamente a circulação... 2x6015:2x1800=3600Lts/H. Será pouco? Seria melhor 2x6025:2x2800=5600Lts/H? Ou uma de cada para ficar mais equilibrado? 1x1800+1x2800=4600Lts/H??

Um abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 11/fev/2019, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Isto está mesmo morto por aqui. A malta anda sem paciência para forúns, ou que é que se passa? :-?
Tinha mais dúvidas para discutir com a malta, mas não queria por tudo de uma vez para não dispersar a atenção.

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 14/fev/2019, 12:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Além dos pontos que ainda estão em estudo, tenho já comprada a areia ATI Fiji White Sand e um refráctometro TMC V2.

Deixo aqui mais algumas opções que tenho pensadas e que se não houver feedback em contrário, será o que vai avançar.
Estou bastante convencido, pelas reviews que vi, em avançar com o Escumador Tunze 9004.

Em relação a ATO, estou a pensar comprar o Tunze Osmolator Nano. Parece ser fiável e o sensor(bóia) é pequeno o suficiente para não estorvar dentro do aquário.
O Kalkwasser pode ser adicionado na água de reposição, correcto? Ou seja, pode ser 2 em 1. Repõe a água evaporada e adiciona o Kalk. Ou o Kalk tem que ser doseado em "pinga-pinga" separadamente. De certo modo esta opção faz sentido, já que não vai provocar variações bruscas de pH.

Que vos parecem estas opções?

Abraço,
BS.

Mensagem 15/fev/2019, 10:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Olá Bruno,

Tenho um Tunze Osmolator Nano 3152 a funcionar à 7 meses e até agora zero problemas. Quanto ao kalk, pode ser adicionado na agua de reposição mas há a probabilidade de dares cabo da bomba a médio prazo. O ideal, ao que parece, é pinga pinga durante a noite por causa do pH.

Abraço,

Filipe

Mensagem 15/fev/2019, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
filipesantos Escreveu:
Olá Bruno,

Tenho um Tunze Osmolator Nano 3152 a funcionar à 7 meses e até agora zero problemas. Quanto ao kalk, pode ser adicionado na agua de reposição mas há a probabilidade de dares cabo da bomba a médio prazo. O ideal, ao que parece, é pinga pinga durante a noite por causa do pH.

Abraço,

Filipe
Obrigado pelo feedback Filipe.

E em relação à circulação e escumador? Tens algo a acrescentar?
Importante referir que o objectivo inicial (após reunidas as condições de estabilização do Nano) será a manutenção de LPS's e um ou outro SPS menos exigente.

Abraço,
BS.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Mensagem 16/fev/2019, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Quanto à circulação sinceramente acho que será suficiente, ainda por cima se não é para manter SPS exigentes. O meu tem 80x40x45 e uso apenas uma SW-8 a 25%. O escumador é mais difícil ter uma opinião porque não conheço. Quando tinha um aquário mais pequeno usei um de mochila Bubble Magus QQ1 e só tenho a dizer bem.

Abraço,

Filipe

Mensagem 17/fev/2019, 21:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
filipesantos Escreveu:
Quanto à circulação sinceramente acho que será suficiente, ainda por cima se não é para manter SPS exigentes. O meu tem 80x40x45 e uso apenas uma SW-8 a 25%. O escumador é mais difícil ter uma opinião porque não conheço. Quando tinha um aquário mais pequeno usei um de mochila Bubble Magus QQ1 e só tenho a dizer bem.

Abraço,

Filipe


Mais uma vez, muito obrigado pelas opiniões Filipe.

Deixo outra questão... Estive a ver duas calhas no E-bay e não bem o que escolher. Deixo aqui os links para os entendidos opinarem.
Uma é uma MarsAqua que apenas é "Dimmable", ou seja, apenas permite controlar a intensidade dos canais. 100% útil, mas incompleto pois não permite programar. Link:
1ª Opção

A outra é programável e "Dimmable", e neste pack de 2 até sai com bom preço, sendo que por agora apenas iria usar uma delas. Link:
2ª Opção

Obrigado desde já,

Cumprimentos,
Bruno Silva.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros