Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados white bugs on euphyllia

white bugs on euphyllia

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 06/dez/2016, 19:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
.. ou em português... bichinhos brancos-do-demo nas euphylias. Tenho verificado que as minhas 2 euphylias não têm aberto como de costume. Ainda pensei que fosse por cause de ter a água mto limpa - os sps estão todos OK, mas após verificação constatei que estão repletas de uns bichinhos minúsculos brancos que se movimentam rapidamente nos pólipos. Parecem copepods mas acho que não são... estão a afectar 2 torches que mantenho e só os vejo nas euphylias.

É estranho pois eu acho que esta bicharada só afecta euphylias e não adiciono nenhum LPS à q tempos.. só SPS. o único DIP que tenho é uma coisa chamada "CORAL DIP & CONDITIONER" de uma empresa "Warner Marine Research". Normalmente todos os corais que entram passam por uma banhoca aqui.

Para mim é mto chato pois vou ter de as retirar do layout para as tentar tratar o que não vai ser mto simples... mas tb.. ninguém disse q isto ia ser fácil :)

portanto.. Já apanharam disto..? qual será a melhor forma de tratamento?

Obrg e um abraço!
PG

Mensagem 07/dez/2016, 02:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Pedro,

Depois cá uma vista de olhos neste tópico. Talvez esteja relacionado com o teu problema.

https://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=1268

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1776624
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/dez/2016, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora viva! Muito obrigado pela resposta.. eu de facto já tinha passado por esse tópico do RC.. não queria nada q fossem desses bichos mas secalhar.. é o q eu tenho. Hoje já o retirei do sítio e dei-lhe um banho com o DIP q cá tinha em casa.. mas não sei se ajudou em alguma coisa pois ainda consigo ber estes bichos na euphyllia mais afetada. Vou tentar mais uns banhos durante uns dias para ver se ajuda ou não..

Eu sei que para os zoas eu dou um banho diluído de água do aqua + água oxigenada e toda e qq bicharada sai dali.. já alguem tentou fazer o mesmo com euphyllias?

Fica uma foto de ontem do animal mais afectado, antes do banho de hoje:
Imagem

Eu uma foto de como ela estava normalmente:
Imagem


É estranho pois não adicionei nenhum LPS que pudesse trazer essa bicharada e esta euphyllia já cá está quase desde o início deste aquário.. enfim

Abraço e obrigado!
PG

Mensagem 09/dez/2016, 18:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Boa tarde todos,

só para dar ponto de situação destes White Bugs: já sabemos que só afectam as euphyllias. Tenho neste momento:

2 euphyllia glabrescens
1 euphyllia paradivisa
1 euphyllia parancora

A única que neste momento eu não vejo qualquer WB é a parancora - que tb está afastada das outras euphyllias afectadas.

A mais problemática é uma das glabrescens se bem que consigo ver desta bicharada igualmente na outra glabrescens e na paradivisa - se bem que estas aparentam estar ok (provavelmente ainda).

Pelo que li, o princípio ativo que procuramos para dar cabo disto é o "milbemycin oxime" - existem pelo menos 2 produtos que poderia usar: Interceptor e Program Plus. O problema destes é a dificuldade que temos em arranjá-los por terras lusas. Pelo que cheguei a um outro que se chama MILBEMAX. A grande diferença deste para os acima referidos é que, para além do "milbemycin oxime, tem igualmente o praziquantel (também conhecido e utilizado para o hobby) se bem que em dose bastante menor.

Este medicamento é mto mais simples de encontar cá em PT... qq VET o tem e a coisa boa é que pode ser vendido à unidade, ficando bastante mais em conta.

Portanto.. e tendo em conta que nenhum dos DIPs funciona para este problema de white bugs específico.. vou tentar este MILBEMAX, estou ainda a tentar descobrir dosagem.

Vou colocando updates sobre isto.

Cumps
PG

Mensagem 09/dez/2016, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Da-lhes uns banhos de 15 segundos em água de osmose; agita para as fazer sair.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 09/dez/2016, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Viva César! Sim eu ja tinha pensado nisso tb mas tenho um pouco de receio.. sei q para zoas funciona mto bem mas para lps tinha bastantes duvidas. De qq forma eu consegui encontrar o milbemax referido acima. Um comp. De 4mg custou cerca de 3 euros e trata tioo 60 ou 70 litros de agua. Secalhar tento 1 esse choque osmotico brutal.. espero q a euphyllia nao se ressinta. Obrg e um abraco
PG

Enviado do meu P01M através de Tapatalk

Mensagem 09/dez/2016, 20:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Eu já fiz isso com LPSs, inclusive com euphyllias, sem problemas ; tenta com uma e depois vê a reacção.
Os zoanthus são ainda mais resistentes, até porque conseguem fechar completamente, mas os outros LPSs, também reagem bem desde que não se abuse no tempo do banho.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron