Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Pico Reef 20l

Pico Reef 20l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/mar/2017, 00:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, o que acham da iluminação Maxspect Celestial, estava a pensar comprá-la ou umas Par38 como me aconselharam?...


Pelo que já pesquisei julgo que as PAR 38 não tem como simular o fotoperiodo do dia, pelo menos não vi em lado nenhum na net a não ser com tomadas temporizadoras e aí terias que ter mais do que uma.

Quanto ás Maxpect Celestial já tem programador e dá para simular, só não sei se tem potência/intensidades suficientes, mesmo para picos e manos .

Mas deve haver cá no fórum quem possa ajudar melhor

Mensagem 15/mar/2017, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo R Oliveira Escreveu:
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, o que acham da iluminação Maxspect Celestial, estava a pensar comprá-la ou umas Par38 como me aconselharam?...


Pelo que já pesquisei julgo que as PAR 38 não tem como simular o fotoperiodo do dia, pelo menos não vi em lado nenhum na net a não ser com tomadas temporizadoras e aí terias que ter mais do que uma.

Quanto ás Maxpect Celestial já tem programador e dá para simular, só não sei se tem potência/intensidades suficientes, mesmo para picos e manos .

Mas deve haver cá no fórum quem possa ajudar melhor

Quanto à Maxpect chega bem para o teu aquário, mas para quem parece não querer gastar muito dinheiro parece-me um desperdicio comparado com outras luzes...
A simulação do nascer e por do sol é apenas um show-off, não faz nada pelos corais. é apenas gastar dinheiro para ficar bonito.
Parece-me que duas PAR38 aí chegam perfeitamente
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/mar/2017, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Como disse Diogo Gomes há colegas de Hobby que podem ajudar melhor :-)

E irás ter a oportunidade de constatar que cada cabeça é uma sentença :-)

Há quem diga que é importante luzes azuis entre a luz do dia e a noite sem luz, outros que não

Eu como disse, não sou a pessoa indicada para dar opiniões e por isso disse que havia gente mais qualificada para as dar :-)

O que faço para além de ouvir e ler as experiências pessoais de cada um, tendo em consideração que o que corre bem a um já não correu bem a outro é procurar informação na net tendo também a noção de que nem tudo o que lemos pode estar correcto

Encontrei este artigo em Inglês que achei interessante mas como digo, sempre considerando que este Hobby não é uma ciência exacta com soluções standard que resultam sempre e nem tudo o que encontramos a net pode resultar



http://successfulreefkeeping.com/learn/ ... hting-101/

Mensagem 15/mar/2017, 13:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Euphyllias não comem aquilo que damos. Mantem-se essencialmente a luz. O mesmo ocorre com a sinularia e os zoanthus, se bem que estes consomem algo da agua, não será comida colocada intensionalmente, nem o que fara diferença, não ajuda o aquario, tanto que se nota falta de vitalidade da Euphyllia na imagem e o mesmo nos zoanthus, uma imagem perto destes pode ajudar a perceber como está o aquário. Pelo aspecto parece sindroma de aquario novo.

O que chamas de disco verde é um rhodactis verde, esses são capazes de comer, se bem que vivem bem sem comer. Como não vês resultados culpas a falta de comida, mas estás a ir pelo caminho errado.

Quanto a ajudas e info má na internet, uma solução boa é não ouvir o que outros novatos (pessoas com menos de um ano no hobby) te dizem. Aceita opiniões de quem ves o aquario e que já tenha experiencia superior a um ano. Não quer dizer que toda a gente com experiencia e corais seja um guru, mas por regra juntou sabedoria (que advem de dados, observações e informação).

os corais que tens nenhum deles precisa de grande iluminação na verdade, alguma. A que tens pode ser infuciente.

@Paulo: Quanto a este hobby não ser uma ciencia exacta é treta... não há um unico caminho, existem várias variaveis, informações e desinformações, mas tudo é mais ou menos exacto e bem estudado, se bem que alguns factores são pouco conhecidos, mas sabe-se como se processa... Podes é necessitar de um cabaz de conhecimento que possas não ter.

Mensagem 15/mar/2017, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, obrigado pelas respostas. :) Alguém sabe alguma forme de diminuir a intensidade da bomba de circulação, neste caso Jebao RW-4, eu já vi no Youtube a fazerem isso só que não sei como. Agradeço a quem me puder ajudar com isso.

Abraço,
Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 15/mar/2017, 16:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, obrigado pelas respostas. :) Alguém sabe alguma forme de diminuir a intensidade da bomba de circulação, neste caso Jebao RW-4, eu já vi no Youtube a fazerem isso só que não sei como. Agradeço a quem me puder ajudar com isso.

Abraço,
Diogo.

A bomba não tem controlador de velocidade?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/mar/2017, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Pedro Vidal Escreveu:
@Paulo: Quanto a este hobby não ser uma ciencia exacta é treta... não há um unico caminho, existem várias variaveis, informações e desinformações, mas tudo é mais ou menos exacto e bem estudado, se bem que alguns factores são pouco conhecidos, mas sabe-se como se processa... Podes é necessitar de um cabaz de conhecimento que possas não ter.


Como eu disse anteriormente, precisamente por ser uma pessoa das que têm menos de um ano disto, pois nem sequer uma lata de atum tenho fará um cabaz de conhecimentos, eu não sou a pessoa indicada para ajudar quem quer que seja e disso mesmo alertei quem estava a pedir ajuda para não ficar pelas minhas palavras.

Agora, eu vejo constantemente aqui neste fórum e noutros, muitos dos que já tem muitos anos de Hobby e vários cabazes a entrar em desacordo sobre diversos e inúmeros temas e até julgo ser esse o motivo pelo qual nem sempre se recebe ajuda.

Já todos devem ter passado pela vergonha de serem contestados sobre o que sugeriram na boa intenção de ajudar e apreenderam da pior forma que é melhor deixar de tentar ajudar e por isso por vezes levantamos questões e dúvidas nos fóruns que ficam sem uma única linha de resposta

Mas isto é só o sentimento de quem nem sequer tem um ano de Hobby e que cá veio parar por acidente mas que se tem esforçado por aprender

Mensagem 15/mar/2017, 16:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo
Peço desculpa por este "desabafo" no teu tópico e desejo sinceramente que encontres boa ajuda e muita sorte com o teu aquário

Só tentei alertar para as dificuldades que nós novatos nos deparamos quando pedimos ajuda

Mensagem 15/mar/2017, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Paulo R Oliveira Escreveu:
Diogo
Peço desculpa por este "desabafo" no teu tópico e desejo sinceramente que encontres boa ajuda e muita sorte com o teu aquário

Só tentei alertar para as dificuldades que nós novatos nos deparamos quando pedimos ajuda


Boas Paulo, não há problema :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 15/mar/2017, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
André Jorge Silva Escreveu:
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, obrigado pelas respostas. :) Alguém sabe alguma forme de diminuir a intensidade da bomba de circulação, neste caso Jebao RW-4, eu já vi no Youtube a fazerem isso só que não sei como. Agradeço a quem me puder ajudar com isso.

Abraço,
Diogo.

A bomba não tem controlador de velocidade?


Boas, ela tem sim só que o controlador vai só até uma velocidade, não há uns controladores da intensidade da corrente eléctrica ou assim, eu já vi no youtube a fazerem isso com a mesma bomba que eu tenho... Desculpem se estiver a dizer mal...

Para quem entende melhor inglês, eu encontrei este comentário num video do Youtube sobre uma bomba.

Imagem 6760
Ele fala de um '' lesser voltage power supply'' para reduzir o caudal (flow)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 15/mar/2017, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Diogo Gomes Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, obrigado pelas respostas. :) Alguém sabe alguma forme de diminuir a intensidade da bomba de circulação, neste caso Jebao RW-4, eu já vi no Youtube a fazerem isso só que não sei como. Agradeço a quem me puder ajudar com isso.

Abraço,
Diogo.

A bomba não tem controlador de velocidade?


Boas, ela tem sim só que o controlador vai só até uma velocidade, não há uns controladores da intensidade da corrente eléctrica ou assim, eu já vi no youtube a fazerem isso com a mesma bomba que eu tenho... Desculpem se estiver a dizer mal...

Para quem entende melhor inglês, eu encontrei este comentário num video do Youtube sobre uma bomba.

Imagem 6760
Ele fala de um '' lesser voltage power supply'' para reduzir o caudal (flow)

Compraram um transformador de 15 volts em vez de 24 volts e diminuiu a velocidade da bomba.
é capaz de funcionar, mas de electricidade não percebo nada.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/mar/2017, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Tenho ideia que já vi fotos de controladores com potenciómetros para fazer esse efeito...

Vou procurar a ver se encontro...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 15/mar/2017, 21:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas Paulo, obrigado pela ajuda, se encontrares avisa por favor!
Abraço, Diogo :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 16/mar/2017, 04:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa

Mensagem 16/mar/2017, 11:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Paulo R Oliveira Escreveu:
Como eu disse anteriormente, precisamente por ser uma pessoa das que têm menos de um ano disto, pois nem sequer uma lata de atum tenho fará um cabaz de conhecimentos, eu não sou a pessoa indicada para ajudar quem quer que seja e disso mesmo alertei quem estava a pedir ajuda para não ficar pelas minhas palavras.

Agora, eu vejo constantemente aqui neste fórum e noutros, muitos dos que já tem muitos anos de Hobby e vários cabazes a entrar em desacordo sobre diversos e inúmeros temas e até julgo ser esse o motivo pelo qual nem sempre se recebe ajuda.

Já todos devem ter passado pela vergonha de serem contestados sobre o que sugeriram na boa intenção de ajudar e apreenderam da pior forma que é melhor deixar de tentar ajudar e por isso por vezes levantamos questões e dúvidas nos fóruns que ficam sem uma única linha de resposta

Mas isto é só o sentimento de quem nem sequer tem um ano de Hobby e que cá veio parar por acidente mas que se tem esforçado por aprender


Diogo, desculpa o off-topic.

Boas Paulo,
Já tenho uns anos disto e basicamente os mesmos anos de foruns de Reef. Aprendi muito no principio em Foruns e Blogs Brasileiros e ainda bem que os havia e ainda bem que havia disacordos e várias opiniões.
Não deixes de ajudar por vergonha ou qualquer outro sentimento... não podes sentir vergonha por tentar ajudar o próximo mesmo que não seja da forma mais correcta ou mais indicada. Mas na altura que ajudaste foi de certeza com as melhores das intenções e provavelmente opinião formada por leituras em foruns ou mesmo experiencia empirica... e não há nem pode hver vergonha nenhuma acerca disso.

O real problema dos foruns são as pessoas não saberem responder de forma educada e constuctiva e realmente debaterem os assuntos com civismo e com bases e fundamentos válidos e não apenas porque alguem disse ou porque naquele dia é melhor respoder assim porque vi um video que disse que sim...., faz lembrar o video do falam falam falam do gato fedorento. Se as pessoas forem educadas, souberem esponder com critica constructiva, respeitarem e perceberem os prós e contras das 1000 maneiras de manter um reef, então seria mais facil não haver pessoas a pensarem como tu.

Cabe a nós moderadores, fundadores, administradores e pessoas com mais anos disto andarmos aqui também a tentar regrar observar e responder devidamente as duvidas das pessoas, tentar ajudar da melhor maneira as pessoas que agora começam, que no fundo são o futuro deste magnifico hobby.

Não existe a melhor maneira... existem várias maneiras, todas com os seus pros e contras.... e quem pensa que tem a formula mágica, até a pode ter, mas é apenas a SUA formula mágica que pode até nem funcionar muito bem no próximo aquário que monte.

Por favor continua a contribuir, aliás todos nós!, para que o forum continue a ser um bom Site a visitar quando necessitamos. ;)

Mensagem 16/mar/2017, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Marco Madeira Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Como eu disse anteriormente, precisamente por ser uma pessoa das que têm menos de um ano disto, pois nem sequer uma lata de atum tenho fará um cabaz de conhecimentos, eu não sou a pessoa indicada para ajudar quem quer que seja e disso mesmo alertei quem estava a pedir ajuda para não ficar pelas minhas palavras.

Agora, eu vejo constantemente aqui neste fórum e noutros, muitos dos que já tem muitos anos de Hobby e vários cabazes a entrar em desacordo sobre diversos e inúmeros temas e até julgo ser esse o motivo pelo qual nem sempre se recebe ajuda.

Já todos devem ter passado pela vergonha de serem contestados sobre o que sugeriram na boa intenção de ajudar e apreenderam da pior forma que é melhor deixar de tentar ajudar e por isso por vezes levantamos questões e dúvidas nos fóruns que ficam sem uma única linha de resposta

Mas isto é só o sentimento de quem nem sequer tem um ano de Hobby e que cá veio parar por acidente mas que se tem esforçado por aprender


Diogo, desculpa o off-topic.

Boas Paulo,
Já tenho uns anos disto e basicamente os mesmos anos de foruns de Reef. Aprendi muito no principio em Foruns e Blogs Brasileiros e ainda bem que os havia e ainda bem que havia disacordos e várias opiniões.
Não deixes de ajudar por vergonha ou qualquer outro sentimento... não podes sentir vergonha por tentar ajudar o próximo mesmo que não seja da forma mais correcta ou mais indicada. Mas na altura que ajudaste foi de certeza com as melhores das intenções e provavelmente opinião formada por leituras em foruns ou mesmo experiencia empirica... e não há nem pode hver vergonha nenhuma acerca disso.

O real problema dos foruns são as pessoas não saberem responder de forma educada e constuctiva e realmente debaterem os assuntos com civismo e com bases e fundamentos válidos e não apenas porque alguem disse ou porque naquele dia é melhor respoder assim porque vi um video que disse que sim...., faz lembrar o video do falam falam falam do gato fedorento. Se as pessoas forem educadas, souberem esponder com critica constructiva, respeitarem e perceberem os prós e contras das 1000 maneiras de manter um reef, então seria mais facil não haver pessoas a pensarem como tu.

Cabe a nós moderadores, fundadores, administradores e pessoas com mais anos disto andarmos aqui também a tentar regrar observar e responder devidamente as duvidas das pessoas, tentar ajudar da melhor maneira as pessoas que agora começam, que no fundo são o futuro deste magnifico hobby.

Não existe a melhor maneira... existem várias maneiras, todas com os seus pros e contras.... e quem pensa que tem a formula mágica, até a pode ter, mas é apenas a SUA formula mágica que pode até nem funcionar muito bem no próximo aquário que monte.

Por favor continua a contribuir, aliás todos nós!, para que o forum continue a ser um bom Site a visitar quando necessitamos. ;)


Boas Marco, não há problema, abraço. :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 16/mar/2017, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, em breve introduzirei um peixe, o que acham da comida "Rods Food" , estou a pensar arranja-la... Abraço, Diogo. :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 16/mar/2017, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, em breve introduzirei um peixe, o que acham da comida "Rods Food" , estou a pensar arranja-la... Abraço, Diogo. :)


boas Diogo não conheço essa comida.. eu uso a da ocean nutrition em flakes e pellets. e uso as varias formulas deles para ir variando a comida ao peixes.. de vem em quando la coloco uma folha de alga nory.. sempre me dei bem com esta comida para os peixes.

Mensagem 17/mar/2017, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Resposta a :

Diogo Gomes Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Como eu disse anterio
...
...Diogo, desculpa o off-topic.

Boas Paulo,
Já tenho ...

...Por favor continua a contribuir, aliás todos nós!, para que o forum continue a ser um bom Site a visitar quando necessitamos. ;)


Boas Marco, não há problema, abraço. :)




Aquarista por acidente

viewtopic.php?f=7&t=6889&start=160#p63230

Mensagem 17/mar/2017, 17:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Paulo R Oliveira Escreveu:

Como eu disse anteriormente, precisamente por ser uma pessoa das que têm menos de um ano disto, pois nem sequer uma lata de atum tenho fará um cabaz de conhecimentos, eu não sou a pessoa indicada para ajudar quem quer que seja e disso mesmo alertei quem estava a pedir ajuda para não ficar pelas minhas palavras.

Agora, eu vejo constantemente aqui neste fórum e noutros, muitos dos que já tem muitos anos de Hobby e vários cabazes a entrar em desacordo sobre diversos e inúmeros temas e até julgo ser esse o motivo pelo qual nem sempre se recebe ajuda.

Já todos devem ter passado pela vergonha de serem contestados sobre o que sugeriram na boa intenção de ajudar e apreenderam da pior forma que é melhor deixar de tentar ajudar e por isso por vezes levantamos questões e dúvidas nos fóruns que ficam sem uma única linha de resposta

Mas isto é só o sentimento de quem nem sequer tem um ano de Hobby e que cá veio parar por acidente mas que se tem esforçado por aprender

è simplesmente um conselho que hoje em dia se recomenda no hobby a nivel internacional, não algo pessoalizado. Logo não se dirigiu a ti, mas uma recomendação para quem está a começar. Inicialmente também aprendi em foruns anglofonos e segui conselhos de outros novatos na nossa praça, que hoje sei que foram profundamente errados e me prejudicaram no inicio há uns anos atrás, muitos tabus que se reveraram falsos, e dicas que se revelaram desastrosas e também eu tinha ideias que não seriam muito correctas. Também noto que muitos casos semelhantes ao aqui reportados, acabam por desaparecer do hobby e isso tem motivos, pois este hobby é bem mais interessante que agua doce e sustentavel (excepto financeiramente, por ser algo caro).

A sério aprendi com artigos de cariz cientifico em ingles de hobbyistas académicos e com um criador de corais - milhares de corais, alguma coisa sabe. tento também ver o que se faz pela Alemanha (mas aí há a dificuldade da lingua) e claro a mionha experiencia e espirito critico/curioso. As discussões são boas e recomendadas em qualquer área, por muito que aqueçam, desde que não se tornem em ataques pessoais. Com conhecimento e tempo, este hobby é relativamente simples: ou seja, moles, LPS e SPS, sendo os NPS mais dificeis a longo prazo devido à questão alimentar.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros