Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/jun/2017, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

E tu estás habituado às tradicionais bombas peristálticas que perdem a calibração facilmente!




Para a reposição, eu utilizo uma bóia....não me interessa se a bomba peristálica está calibrada ou não!!!

Quando faço as TPA, retiro toda a agua da sump, aspiro e volto a encher!

Sim, a questão inicial, veio do que aconteceu no sistema do Joaquim!!

Abraço

Mensagem 26/jun/2017, 10:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Joaquim Galinhas Escreveu:
;)

Pois... só que aqui a densidade ronda os 1030 no minimo, e ao fim de 1 ano com tpa em regime diário acumulou.
São estas coisas que dão experiencia e desafios :))


ok. a minha aqui está sempre a 1.028 ...

Além disso de mês a mês meço a salinidade para garantir que isso não acontece.

Ando mais em cima agora com as TPA automáticas para ver se o sistema está a funcionar correctamente.

Pedro Chouriço Escreveu:
Para a reposição, eu utilizo uma bóia....não me interessa se a bomba peristálica está calibrada ou não!!!

Quando faço as TPA, retiro toda a agua da sump, aspiro e volto a encher!

Sim, a questão inicial, veio do que aconteceu no sistema do Joaquim!!

Abraço


Eu também ... boia não. Dois sensores ópticos.

Mas se calhar não me fiz explicar.

Eu também uso uma bomba para reposição de água doce. Também não me interessa a litragem que faz.

Para as TPA automáticas é que estou a usar estas bombas com motor stepper e não peristálticas. O que me garante que elas não descalibram facilmente.

E tenho sempre a informação pelo APEX garantindo-me que se tiro 89ml ... coloco 89ml ao mesmo tempo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jun/2017, 11:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Entretanto ...

Uma das minhas pérolas ...

à 1 ano atrás

Junho.2016
Imagem

Nov.2016
Imagem

Dez.2016
Imagem

Jan.2017
Imagem

Fev.2017
Imagem

Fev.2017
Imagem

Abr.2017
Imagem

Jun.2017
Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/jun/2017, 09:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:D Fixe!!!

Está na hora de fragar isso =)) =)) =))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 27/jun/2017, 10:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joaquim Galinhas Escreveu:
:D Fixe!!!

Está na hora de fragar isso =)) =)) =))



Tá quieto .... =)) =)) =))
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jun/2017, 14:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: São Paulo
Muito bonito o reef, dá pra perceber que está bem saudável!

Mensagem 02/Oct/2017, 10:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Ora bem caros companheiros de hobby ... Desta vez estive quase para desmontar!

Ao fim de 3 anos e muitas pragas heis que surgiu mais uma que me dizimou mais de metade do aquário.

Dinoflagelados.

No final de Julho começaram a aparecer. Eu feito parvo pensei inicialmente que eram algas do ciclo por causa de todas as alterações feitas ... entretanto para não variar tive que sair em trabalho estando cerca de 15 dias fora e perdi a mão no aquário.

Quando voltei comecei em força com TPA e aspiração ... mas quanto mais TPA fazia mais eles se multiplicavam.

Dinoflagelados ... do meu conhecimento alimentam-se de elementos traço, carbono e luz ... e por isso é tão dificil acabar com eles. Como sabem não faço fontes de carbono ...

Como já tive no passado. tentei com água oxigenada para manter o ORP acima dos 400. Nada!

E depois isto é um pau de dois bicos. Se fazes TPA os corais estão mais ou menos bem mas os dinos em força até cobrirem os corais e os matar. Se não fazes TPA eles consomem elementos traço e os corais começam a ressentir-se e fica mais fácil ficarem cobertos de dinoflagelados e morrer ....

Apagão??? é apenas uma solução temporária. Não resulta pois assim que volta a luz ... eles também voltam em força!

Há quem não concorde comigo mas para mim dinoflagelados são endémicos nos nossos aquário. Existem centenas de espécies diferentes e algumas até podem vir de outros aquários ou em frags ou seja como fôr. Mas continuo a dizer que a população de corais e algas normalmente não os deixa invadir pois competem directamente com eles. O problema é que desde à 3 anos a esta parte que mantênho PO4 a zero e nitrato indetectável devido a uma insuficiente população de peixes para a dimensão do meu aquário. E na minha opinião isso foi o rastilho!

Resultado? péssimo ... perdi mais de metade dos corais. Era impressionante chegar ao pé do aquário de manhã e ver tudo a morrer. Colónias inteiras que desapareceram de um dia para o outro.

A minha desalwii com um palmo de diâmetro ... num dia estava linda. no seguinte completamente branca!

Confesso que desmotivei imenso e só graças ao Ricardo Pinto, Sérgio Dantas, Marco Madeira e João Tomás que me convenceram a não desistir é que não me livrei de tudo e desliguei!

Algumas fotos para perceberem a dimensão da coisa.

Quando voltei ao fim de 15 dias de trabalho
Imagem

A desalwii já quase toda morta
Imagem

plana já quase toda morta
Imagem

Estado geral da coisa
Imagem

Os fios que se vê são dinoflagelados na coluna de água e não vidro sujo ...
Imagem

a minha querida spathulata ... :(( :(( :(( :(( :((
Imagem

cervircornis
Imagem

E pronto ...

Agora as coisas estão muito melhores. Os dinos estão quase a desaparecer depois de em desespero de causa começar a dosear DinoX da Fauna Marin.

Finalmente começo de novo a ver areão branco.

Hoje é o segundo dia que chego ao aquário e não vejo branqueamentos em corais ...

Ver se consigo ir postanto actualizações mais frequentes embora o tempo não ajude!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/Oct/2017, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 60
Idade: 50
Localização: Vila Nova da Rainha
Lamento muito o que aconteceu ...

A origem terá sido mesmo a falta de NO3? Não poderá ter sido alguma água a entrar já contaminada?
Tenho lido que era recolher e entrar directo no aquário. Não sei se era feito algum tipo de filtragem mecânica...

Eu passei por uma longa luta com cyanos, e felizmente e até ver, estão controlados. Consegui com Chateo, Life Biofil, BioS e TPA certinha... Tem sido longa, ainda não desapareceram completamente, mas estão localizados na Sump, junto da Chaeto e da iluminação da mesma, que com a TPA sai tudo.

Oferecia alguns frags, mas comparado com o que aí havia, não tenho nada... mas se quiseres um frag de algum dos meus corais, é só uma questão de combinar...

Agora, força com isso... e que tudo corra pelo melhor.
Abraço.
Pedro Godinho

Godinho_Reef

Mensagem 02/Oct/2017, 16:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Boa tarde Rui.

Realmente isso anda enguiçado, e por vezes ficamos sem "forças" e vontade para continuar principalmente com as adversidades que te têm acontecido, mas realmente é difícil manter um reef, por muito equipamento que tenhamos ou empenho quando estamos ausentes por muito tempo.
Fico contente de teres mudado de ideias acerca de desligar tudo pois o aquário que tens e como estava era e ira continuar a ser um aquário de referencia.
Se precisares de alguma coisa estas a vontade acho que sabes isso. um abraço para ti e também para aqueles que nao te deixaram acabar com este vicio.

MM

Mensagem 02/Oct/2017, 18:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade: 59
Localização: Quinta do Conde
Boas Rui

Tenho o teu aquário com um dos reef de referência, é uma pena que isso tenha acontecido. Mas sei que vais dar a volta por cima.
Espero muito em breve ver esse aquário cheio de saúde novamente. Desistir "Nunca". Força, Rui.
Cumprimentos,

Vitor Hugo Rosa

Mensagem 06/Oct/2017, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
^:)^ ^:)^ ^:)^

Calma, Rui

Somos mais fortes que as pragas, agora é dar-lhe luta e seguir em frente.
Os meus aquários também se foram abaixo durante estes 10 meses depois do acidente e agora estou novamente a por tudo no sitio outra vez.
Se puder ajudar em alguma coisa diz, embora coxo mas vale o que vale.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 10/Oct/2017, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Epa!

So tu!

Espero que isso entre no eixos brevemente!

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 10/abr/2018, 10:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Pedro Godinho Escreveu:
Lamento muito o que aconteceu ...

A origem terá sido mesmo a falta de NO3? Não poderá ter sido alguma água a entrar já contaminada?
Tenho lido que era recolher e entrar directo no aquário. Não sei se era feito algum tipo de filtragem mecânica...

Eu passei por uma longa luta com cyanos, e felizmente e até ver, estão controlados. Consegui com Chateo, Life Biofil, BioS e TPA certinha... Tem sido longa, ainda não desapareceram completamente, mas estão localizados na Sump, junto da Chaeto e da iluminação da mesma, que com a TPA sai tudo.

Oferecia alguns frags, mas comparado com o que aí havia, não tenho nada... mas se quiseres um frag de algum dos meus corais, é só uma questão de combinar...

Agora, força com isso... e que tudo corra pelo melhor.


Obrigado Pedro.

Foi um conjunto de factores: PO4 e NO3 zerados demasiado tempo, água de TPA com silicatos e falta de iodo que fez com que os corais não se aguentassem.

Miguel Malheiro Escreveu:
Boa tarde Rui.

Realmente isso anda enguiçado, e por vezes ficamos sem "forças" e vontade para continuar principalmente com as adversidades que te têm acontecido, mas realmente é difícil manter um reef, por muito equipamento que tenhamos ou empenho quando estamos ausentes por muito tempo.
Fico contente de teres mudado de ideias acerca de desligar tudo pois o aquário que tens e como estava era e ira continuar a ser um aquário de referencia.
Se precisares de alguma coisa estas a vontade acho que sabes isso. um abraço para ti e também para aqueles que nao te deixaram acabar com este vicio.

MM


Obrigado Miguel,

Tens que cá vir ver isto. É nesses momentos de falta de força que aparecem os amigos e não nos deixam fazer asneiras

Quanto a ser um aquário de referência ... ui ainda falta bastante. Mas pelo menos se alguem puder evitar os meus erros já valeu a pena!

Vitor Hugo Rosa Escreveu:
Boas Rui

Tenho o teu aquário com um dos reef de referência, é uma pena que isso tenha acontecido. Mas sei que vais dar a volta por cima.
Espero muito em breve ver esse aquário cheio de saúde novamente. Desistir "Nunca". Força, Rui.


Obrigado Vitor.
Infelizmente o trabalho não tem dado muito espaço também para a dedicação que precisava dar ao aquário.
Mas a recuperação aconteceu. Já falo disso!

Como está o teu aquário?

Joaquim Galinhas Escreveu:
^:)^ ^:)^ ^:)^

Calma, Rui

Somos mais fortes que as pragas, agora é dar-lhe luta e seguir em frente.
Os meus aquários também se foram abaixo durante estes 10 meses depois do acidente e agora estou novamente a por tudo no sitio outra vez.
Se puder ajudar em alguma coisa diz, embora coxo mas vale o que vale.

Um abraço


Se somos mais fortes que as pragas não sei ... mas que o aquário fica mais forte a cada uma que supera ... Isso sem dúvida nenhuma!

Podes vir ajudar a comer uma sopa da pedra hombre ... :D

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Epa!

So tu!

Espero que isso entre no eixos brevemente!

Abraço


Obrigado Sérgio. E tu onde andas. Que fazes por estes dias? já temos projecto para novo aquário?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/abr/2018, 10:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Então vamos lá outra vez.

Lembram-se das fotos do dinos uns posts mais acima?

Lembram-se de dizer que estava a dosear DinoX para ver se acabava com os dinos???

Pois bem aqui fica a história!

O Pedro Gomes falou-me numa garrafinha milagrosa para aumentar de forma natural os fosfatos e nitratos no aquário. Na prática é uma simples garrafa de plástico aberta por baixo e coberta com rede onde se coloca comida congelada (a rede é para não deixar escapar) e vai-se pingando água do aquário por cima.

Com isto a comida vai apodrecendo e como estamos a pingar água dentro da garrafa e a garrafa está mergulhada na SUMP e dado que esses restos de comida como estão protegidos pela rede não acabam no escumador a realidade é que se consegue elevar fosfatos e nitratos de forma equilibrada. Comecei com 3 cubos de comida congelada a cada 3/4 dias

Então comecei o DinoX e meti ao mesmo tempo a garrafinha pois continuava com nitrato e fosfato a zero mesmo aumentando a população de peixes e como disse antes a coisa estava a resultar pois estava a ver os dinos lentamente a desaparecer.

Quando acabou a primeira garrafa de DinoX atrasei-me um pouco a mandar vir e estive 2 dias sem fazer tratamento, mas aproveitei para limpar a SUMP e o sistema pois os dinos são tóxicos.

Veio a segunda garrafa e retomei o tratamento para os Dinos doseando de 2 em 2 dias 50ml de DinoX

Ao fim da segunda dose os dinoflagelados que até estavam a desaparecer voltam em força ... mas em muita força mesmo!

Fiquei passado da cabeça. Como é que uma falha de uma dose de DinoX podia fazer-me voltar ao princípio. Ainda pior do que estava?

Abri a fish room e de repente fez-se LUZ !!!! olhei para o chão e a milagrosa garrafinha estava fora da SUMP. Quando fiz a manutenção esqueci-me de a voltar a pôr.

Então tomei a decisão radical que me resolveu o problema. Parei com o DinoX, voltei a meter a garrafa mas em vez de pinga pinga meti mesmo a correr em fio e coloquei 10 cubos de artémia congelada dentro da garrafa!

Posso dizer-vos que em três dias os dinos desapareceram completamente para não mais voltar. Os fosfatos subiram aos 1.8 (sim, 1.8 e não 0.18. Não me enganei não) os corais ficaram uma lástima de castanhos e os dinos desapareceram.

Desde aí ... fiz a última TPA de 200l no dia 4 de Janeiro deste ano, reforcei o refúgio (iluminação e algas) e deixei o sistema rolar por ele.

Tenho feito testes de Triton para saber que elementos traço vão faltando e vou adicionando à medida das necessidades: Iodo, Stroncio, Boro, Potássio, Nickel, Vanádio, Manganês e Molbidénio.

Passados 4 meses fiz uma TPA de 90/100 litros só para limpar a SUMP e pronto.

Os testes do Triton vem muito bons excepto no fosfato que neste momento mantenho nos 0,11 a 0,14

Assim o meu aquário mantêm-se com Reactor de Cálcio e refúgio com chaeto (não cresce muito) e caulerpa (cresce desmesuradamente)

Estou também a alimentar corais com Aquaforest ABEV que tinha aí. 10 gotas de cada a cada 2/3/4 dias. Quando me lembro.

Chega de testamento ... fotos para verem como está a coisa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/abr/2018, 10:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bem ...

Entretanto decidi finalmente ao fim de quase 3 anos acabar as obras que assistiam aqui ...

Provavelmente estar constantemente a levar na cabeça da minha esposa ajudou à motivação. =)) =)) =))

Passando disto:
Imagem

a isto:
Imagem

e aqui já pronto e com tudo arrumado e limpo:
Imagem

Entretanto algumas fotos dos corais. Ainda muito vazio mas com bom aspecto!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e os meus palhaços decidiram começar a fazer desovas:
Imagem

e uma geral de fraca qualidade
Imagem


O que vos posso dizer é que cada vez que o aquário supera mais uma praga ... volta ainda com mais força!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/abr/2018, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Bem ...

Entretanto decidi finalmente ao fim de quase 3 anos acabar as obras que assistiam aqui ...

Provavelmente estar constantemente a levar na cabeça da minha esposa ajudou à motivação. =)) =)) =))

Passando disto:
Imagem

a isto:
Imagem

e aqui já pronto e com tudo arrumado e limpo:
Imagem

Entretanto algumas fotos dos corais. Ainda muito vazio mas com bom aspecto!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e os meus palhaços decidiram começar a fazer desovas:
Imagem

e uma geral de fraca qualidade
Imagem


O que vos posso dizer é que cada vez que o aquário supera mais uma praga ... volta ainda com mais força!

Abraços,
Rui
Ficou porreiro... parabéns

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Mensagem 10/abr/2018, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Rui,

Ainda bem que não desanimaste completamente e conseguiste superar mais uma guerra. Os corais estão com bom aspeto :-bd

A chaetomorpha costumas retirar alguma parte para estimular o crescimento? No aquário anterior quanto mais retirava mais rápido era o crescimento. Tinha é de ter muita circulação.

Muita sorte a partir de agora !!!!

Mensagem 11/abr/2018, 13:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade: 59
Localização: Quinta do Conde
Olá Rui

Fico contente por ver esse aquário novamente no bom caminho.

O meu aquário está indo muito bem, devagar, mas tudo com saúde e sem problemas.

PS: Ainda estou à espera da tua visita.

Abraço
Cumprimentos,

Vitor Hugo Rosa

Mensagem 13/abr/2018, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Fantástico um dia quando eu for grande quero um assim

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 25/abr/2018, 12:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

João Seguro Escreveu:
Olá Rui,

Ainda bem que não desanimaste completamente e conseguiste superar mais uma guerra. Os corais estão com bom aspeto :-bd

A chaetomorpha costumas retirar alguma parte para estimular o crescimento? No aquário anterior quanto mais retirava mais rápido era o crescimento. Tinha é de ter muita circulação.

Muita sorte a partir de agora !!!!


Obrigado João!
A chaeto não cresce. Está por aí uma bola de 5cm. Não dá para cortar para promover crescimento

Vitor Hugo Rosa Escreveu:
Olá Rui

Fico contente por ver esse aquário novamente no bom caminho.

O meu aquário está indo muito bem, devagar, mas tudo com saúde e sem problemas.

PS: Ainda estou à espera da tua visita.

Abraço


Obrigado Vitor,

Temos que combinar isso. Fico contente por saber que o teu aquário está bom!

Alessandro Campos Escreveu:
Fantástico um dia quando eu for grande quero um assim

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


Continua o que estás a fazer com calma e dando tempo ao aquário para se ajustar e vais ter mais cedo do que pensas

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron