Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Matreco's Reef 2.0

Matreco's Reef 2.0

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/nov/2018, 11:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bom dia.
Venho apresentar o meu novo projecto. Ainda está muito no início e ainda há muita coisa a pensar e planear mas para já trechos as dimensões do aquario e as dimensões aproximadas da" sala das máquinas".
O objectivo é ter debaixo do aquário o depósito de osmose, a sump com refugio e o reactor de cálcio. Em cima de bancada, um fragario e uma quarentena.

Para já fica o boneco até ao momento.

Abraço e venham daí dicas, ideias e criticas. Imagem

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 09/nov/2018, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas Andre….belas medidas esse novo aqua..

consegues colocar as medidas da sala ? seria porreiro para te dar um melhor aproveitamento da mesma. com esse espaço traseiro faria as coisas de outro modo.. tendo em conta alguns pormenores..


a sala tem algum local de agua ?

para teres um bom deposito de osmose e sempre a fazer agua automaticamente com um bom resevatorio tanto para o aquario como para outras situações.


o sistema de calha de iluminação com sistema automatico para subir e descer para melhor manutenção do aquario pois com essas medidas vai ser tramado chegar ao meio... ou mesmo as pontas. tens acesso pelo lado de fora aos vidros ?


um deposito para tpa´s com saida logo para o esgoto.. assim ate tpa´s automaticas podes por....

Mensagem 09/nov/2018, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
boas Andre….belas medidas esse novo aqua..

consegues colocar as medidas da sala ? seria porreiro para te dar um melhor aproveitamento da mesma. com esse espaço traseiro faria as coisas de outro modo.. tendo em conta alguns pormenores..


a sala tem algum local de agua ?

para teres um bom deposito de osmose e sempre a fazer agua automaticamente com um bom resevatorio tanto para o aquario como para outras situações.


o sistema de calha de iluminação com sistema automatico para subir e descer para melhor manutenção do aquario pois com essas medidas vai ser tramado chegar ao meio... ou mesmo as pontas. tens acesso pelo lado de fora aos vidros ?


um deposito para tpa´s com saida logo para o esgoto.. assim ate tpa´s automaticas podes por....

Assim é que eu gosto Bruno, um gajo já cheio de ideias :)
Vamos por partes:
As medidas da sala certas só vou ter amanhã. O engenheiro anda a adiar a apresentação da planta final :)
Fazer as coisas de outra maneira... depende do que mudavas, mas mudar o aquário de sitio não dá. Depois mostro-te a planta final, mas basicamente o aquário fica a fazer uma esquina na entrada da sala.

A sala vai ter água, esgoto e extração de humidades.
O depósito de osmose estou a pensar usar o que já tenho - 50x50x70 mas com sistema para fazer a água automáticamente quando falta.
Depósitos para fazer água salinada não vou por, porque nunca usei água salinada e além disso estou a fazer Triton (sem TPA's).

Vou colocar um motor de estore para subir e descer a calha. De qualquer forma, de um dos lados de fora vai ter acesso.

De resto apenas quero por uma lava loiças num dos cantos para lavagens de material e uma bancada para por o fragário (cerca de 60x40x30 e uma quarentena pequena.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 09/nov/2018, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
o refugio faria ao lado do fragario ou quarentena assim poderia ser mais e mais fácil limpar… e um deposito grande para osmose tipo 200 litros assim podias sempre ter agua para colocar no sistema e ainda se existir algum stress tens sempre agua e não poria a osmose a fazer directo para o teu deposito olha se da raia ? em alguma coisa começa a transbordar ou mesmo a injetcar agua de osmose ha bruta para dentro do aquário…..

k depois envia a planta final para dar mais ideias e assim…


coluna seca interior ou exterior ?


como te estas a dar com o triton ?

Mensagem 09/nov/2018, 20:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
o refugio faria ao lado do fragario ou quarentena assim poderia ser mais e mais fácil limpar… e um deposito grande para osmose tipo 200 litros assim podias sempre ter agua para colocar no sistema e ainda se existir algum stress tens sempre agua e não poria a osmose a fazer directo para o teu deposito olha se da raia ? em alguma coisa começa a transbordar ou mesmo a injetcar agua de osmose ha bruta para dentro do aquário…..

k depois envia a planta final para dar mais ideias e assim…


coluna seca interior ou exterior ?


como te estas a dar com o triton ?
Acho que tens razão. Se tiver espaço faco o refugio junto ao fragario. Vamos ver... o depósito de osmose tem cerca de 140 litros. O facto de ligar ou desligar automaticamente nao me parece perigoso. Qualquer depósito de osmose pode descarregar para a sump se as bóias nao funcionarem. Para isso é preciso falharem o óptico e a boia de segurança. Vou ter esgoto na sala para evitar inundações.

A coluna seca vai ser externa. Uma das traseiras praticamente completa.

O triton está a correr bem. Sem stresses.

Segue um rascunho que fiz agora.
Abraço. Imagem

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/nov/2018, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas André, mais um projecto interessante :D pelo que dá a parecer o sistema é todo um só certo ? dai o fragário parece-me bem quanto ao de quarentena no mesmo sistema é que não e tu sabes disso ;)
Se precisares de alguma coisa dispõem.

Saúde para ti e para os teus.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/nov/2018, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
José Santos Escreveu:
Boas André, mais um projecto interessante :D pelo que dá a parecer o sistema é todo um só certo ? dai o fragário parece-me bem quanto ao de quarentena no mesmo sistema é que não e tu sabes disso ;)
Se precisares de alguma coisa dispõem.

Saúde para ti e para os teus.
Olá José,
Muito obrigado pela participação.
É exatamente como dizes. Um sistema único à exceção da quarentena que vai ser um pequeno aquario isolado eventualmente com um escumador de mochila.
Ficam mais dos esboços um pouco mais actuais.
Abraço.
ImagemImagem

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/nov/2018, 11:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
quantos tubos vais ter de descarga na coluna seca ?

Mensagem 12/nov/2018, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
quantos tubos vais ter de descarga na coluna seca ?
4.
3 para o bean animal e 1 para o refugio.

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/nov/2018, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
ha ok boa.

Mensagem 13/nov/2018, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá André,

Antes de mais muitos parabéns pelo novo projeto! Vou gostar de acompanhar :D :D :D

Não percebi uma coisa. Vai ser uma sala só para aquários? Tipo cave?
Estou a perguntar porque sempre imaginei, no caso eu de mudar para uma vivenda, ter o aquário na sala e todo o equipamento por baixo, mas na cave, com uma boa bomba de retorno.

Vais fazer 120*120 por alguma razão especial? Concordo com o Bruno numa coisa. Parece-me que terás muita dificuldade a chegar ao fundo do aquário para qualquer tipo de manutenção.. Já nem falo se fores caçar um peixe =))

Boa sorte e se precisares de alguma coisa apita !

Mensagem 13/nov/2018, 14:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
João Seguro Escreveu:
Olá André,

Antes de mais muitos parabéns pelo novo projeto! Vou gostar de acompanhar :D :D :D

Não percebi uma coisa. Vai ser uma sala só para aquários? Tipo cave?
Estou a perguntar porque sempre imaginei, no caso eu de mudar para uma vivenda, ter o aquário na sala e todo o equipamento por baixo, mas na cave, com uma boa bomba de retorno.

Vais fazer 120*120 por alguma razão especial? Concordo com o Bruno numa coisa. Parece-me que terás muita dificuldade a chegar ao fundo do aquário para qualquer tipo de manutenção.. Já nem falo se fores caçar um peixe =))

Boa sorte e se precisares de alguma coisa apita !
Olá João,
O tamanho do aquário foi escolhido porque eu sempre quis ter um cubo, mas nao podia ser muito pequeno nem gigante. Foi o que consegui negociar com a esposa.
O aquario vai ficar num apartamento. Mas tem um pequeno espaco traseiro para arrumações.
Ter a casa das máquinas na cave é o sonho de qualquer um. Um amigo meu montou um assim ha pouco tempo e é um show.
Fica o posicionamento do aquario na casa:

Abraços.
Imagem

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/nov/2018, 15:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
muito fixe André… vais te mudar para onde agora ? lol

Mensagem 13/nov/2018, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
muito fixe André… vais te mudar para onde agora ? lol

Desta vez fico no mesmo sitio :D
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/nov/2018, 16:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
lololololoolol , mesmo apartamento ou um diferente ?

Mensagem 13/nov/2018, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
lololololoolol , mesmo apartamento ou um diferente ?

Para a rua ao lado :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/nov/2018, 11:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
hehe muito bom… isso ajuda nas mudanças… lolol

vai colocando fotos…

Mensagem 14/nov/2018, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas André

Parabéns pela iniciativa. Só queria dizer duas coisas.
Acho que vai ser apertado la dentro. Faz uma coisas. Se souberes as medidas interiores pega numa fita cola e marca num chão para teres uma ideia melhor do espaço.
Acho que podias mudar aí qualquer coisa.
Tens ai um espaço para quadros muito grande. A meu ver fazias essa parede em tijolo de 15 e ja cabem os quadros e invertias o wc e ganhavas espaço na casa das maquinas.

Cumprimentos
Ricardo Ferreira

Mensagem 15/nov/2018, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Desde que se mude para melhor é sempre uma boa mudança!!

O aquário vai ficar visível para outras divisões (sala e corredor para a cozinha)?

Mensagem 15/nov/2018, 12:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas André

Parabéns pela iniciativa. Só queria dizer duas coisas.
Acho que vai ser apertado la dentro. Faz uma coisas. Se souberes as medidas interiores pega numa fita cola e marca num chão para teres uma ideia melhor do espaço.
Acho que podias mudar aí qualquer coisa.
Tens ai um espaço para quadros muito grande. A meu ver fazias essa parede em tijolo de 15 e ja cabem os quadros e invertias o wc e ganhavas espaço na casa das maquinas.

Cumprimentos
Ricardo Ferreira
Olá Ricardo,
Obrigado pela participação antes de mais.
Tens razão, vão ser um bocado apertado o espaço de passagem e trabalho mad acho que vou ter que vou der com isso. Quando estiver em construção faço como dizes para termelhor noção.
Relativamente aos quadros, já foi pensado mas atrás dos quadros está uma corete que provavelmente não pode ser mexida. Os quadros tambem quero por fora de casa mas tem que se avaliar mais à frente.
Abraço.

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros