Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Pico Reef 20l

Pico Reef 20l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/mar/2017, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, trago aqui mais um update.
Ontem, dia 17 introduzi no meu aqua um Maroon Clownfish (premnas biaculeatus). :ymparty:

Também arranjei uma forma para diminuir o caudal da bomba de circulação muito improvisadamente. :-bd
Apenas meti o topo de uma garrafa de água sem tampa na bomba de circulação e como tinha medo que o peixe ficasse lá preso, meti por cima a tapar uma rede pequenina. Isto é só enquanto não tenho outro método melhor.

Ontem tentei alimentar o peixe com Mysis Congelado, mas ele nao comeu nada, hoje tentei denovo alimentar só que com alimento granulado da Tropifish e já comeu (Dei-lhe 2 granulados de uma vez) Devo alimentar mais, menos granulados? E seguidas ou varias vezes ao dia?

Nestes dois dias ele costuma andar muito no topo a nadar ás voltas, e a ''olhar para o seu reflexo''. Devo ficar preocupado?

Ando a pensar inserir uma Anémona Bubble Tip Anã. Ou então introduzir mais um Maroon Clownfish só que acho melhor ficar pela Anémona, pois dois peixes desta espécie num aqua de 20 litros é demasiado, 1 já é demasiado, mas ele é bem pequeno e quando ele começar a ficar maior eu mudarei de aqua para um maior :)

O que acham?

Imagem 6761
Imagem 6762
Imagem 6763
Imagem 6764
Imagem 6765
Imagem 6766
Imagem 6767

Abraço,
Diogo
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 22/abr/2017, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, já não atualizava o tópico á algum tempo, o aquário passou por algumas evoluções durante este tempo, como a introdução de um Ocellaris que se deu super bem e um Thor amboinensis que fez logo simbiose com a euphylia, como a introdução de alguns corais Lps e uma montipora para testar.

Também dei um update á iluminação, arranjei uma Kessil 360we por um bom preço já a contar em poupar no futuro.

Hoje de manhã encontrei uma planaria no vidro e sugueia de imediato, á tarde vi pelo menos umas 3 na euphylia tentei suga las só que elas fugiram logo. Alguem tem alguma dica de as eliminar?

Aqui vão algumas fotos.

Alveopora
Imagem 6784

Kessil
Imagem 6785

Imagem 6786

Imagem 6787

Thor amboinensis
Imagem 6788
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 30/abr/2017, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
30 de Abril




Boas!

Seguem umas fotos do novo layout, desde que recebi o Duncan, nunca noto grande vitalidade nele comparado a outras fotos da net e como estava no Fragário do Norte. A mesma coisa noto com a montipora, que depois de tirar a base, cerca de 4mm dela esbranquiçaram, e mesmo a cor dela. O que posso fazer em relação ao Duncan, mudar de sitio? E com a montipora?

Imagem 6796
Imagem 6797

Abraço,
Diogo. :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 05/mai/2017, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
5 de Maio




Boas,

Aqui vão umas fotos que tirei hoje aos meus peixes só para não deixar o tópico desactualizado.

● A Alveopora penso que esteja a morrer :( , já quase não abre, hoje mudei de sitio para ver se adientava alguma coisa, e com essa situação, peguei em água do aquário e fui à loja fazer alguns testes:

- NO3: 0-5ppm
- KH: 6-7ppm
- PH: 8
- Calcio:
- Mag:
- PO4:

Penso que o problema esteja no KH...
O que acham?

Peço desculpa pela qualidade das fotos.

Ocellaris
Imagem 6802

Thor amboinensis
Imagem 6801

Imagem 6800

Imagem 6799

Abraço,
Diogo. :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 06/mai/2017, 14:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ola Diogo.

Talvez eu nao tenha percebido bem os valores que publicaste.

Nitrato entre 0 a 5: os meus lps com nitrato a 0 começam a definhar e se nao agir com alguma prontidao fico sem eles, com nitrato a 5 ficam optimos. Isto se nao tiver qualquer tipo de suplementaçao.

Kh 6 a 7: nunca tive o kh a 6, mas de forma geral é muito baixo, a 7 sim, é um valor normal e semelhante aos valores da agua natural.

Existem obviamente aquario com valores baixos, mas trata-se uma questao de estabilidade de valores e mesmo assim muitos deles acabam na sua maioria por receber suplementaçao de alguma forma.

Eu nao estranharia muito estares a ficar sem a alveopora com kh a 6 e nitrato 0.

Por isso nao consigo perceber que testes feitos sao esses.

Tambem os restantes valores sao importantes, Po4, mg e ca.

Abc
Editado pela última vez por Nuno Ribeirinho em 06/mai/2017, 15:13, num total de 1 vez.

Mensagem 06/mai/2017, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Ola Nuno

Obrigado pela resposta, Nitrato não está a 0 está mais para os 5 e a mesma coisa com o Kh está mais para os 7.
PO4 penso que tenha muito poucos igualmente como o Nitrato pois tenho muitas poucas algas. Magnésio e Cálcio a loja que eu vou para fazer os testes não tem. Eu penso que seja do sitio onde ela estava pois antes de muda-la de sitio ela estava óptima, e não alterei nada na minha rotina.

Abraço, Diogo :)
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 24/nov/2017, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas Diogo
Ha bastante tempo que não há notícias do Pico Reef 20l
Como vai isso?

Mensagem 19/jan/2019, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Passado quase 2 anos, volto aqui! Eu pretendia tentar ganhar o maximo de espaço possivel e minimizar um pouco a situaçao de forma a conseguir ter mais corais de outros tipos, e com os corais a crescerem por todo lado é dificil, ideias!?
Imagem 7097
Imagem 7098
Imagem 7099
Imagem 7100

Abraço
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 19/jan/2019, 16:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Olá Diogo

Folgo em saber que o Reef ainda está de saúde

Parece-me que tens Xênias com fartura :) o que julgo dificultar um pouco encontrar-se lugar para outros corais

O mesmo acontece aqui no meu, mas com “cogumelos”

Uma das hipóteses seria tentares trocar alguns pés de Xênia por outros corais

Já agora, Como as minhas xênias têm tido dificuldade em se fortalecer, será que, uma vez que as tuas estão tão fortes, podias publicar os parâmetros da tua água a ver se encontro algo que na minha, lhes esteja a impedir de ser o que já foram

Tenho tentado diminuir os nitratos que são o único parâmetro que encontro ligeiramente altos (50)

Mensagem 21/jan/2019, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Já nao faço testes á mais de um ano!
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 21/jan/2019, 19:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Alguém me pode ajudar, e dizer me como eu posso fazer para retirar as xénias do vidro sem as magoar e talvez colocá las em bases de frags, para vende-las ou assim? Obrigado, abraço!
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 22/jan/2019, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
com uma lamina.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/jan/2019, 18:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, depois de cortar para mete los nas base, meto com cola ou com elastico?
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 23/jan/2019, 00:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, depois de cortar para mete los nas base, meto com cola ou com elastico?


Olá Diogo

Partilho só a minha experiência

Deve haver alguém mais qualificado, e com melhores e mais apropriadas soluções, mas como sempre digo, comigo resultou

Eu fiz assim :

Imagem

Imagem

Imagem

Podes ver no meus post já em 2017 como aconteceu

Mensagem 31/jan/2019, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Após retirar as Xénias do vidro...

Imagem 7102
Introduzi outro Ocellaris

Imagem 7104
Uma euphylia paradivisa e uma euphylia glabrescens se não estou em erro

Imagem 7103
Também introduzi um lysmata seticaudata para tentar controlar as aiptasia, introduzi-o no domingo ainda não o vi a tocar nelas...
Em principio se continuar assim irei optar pelo Aiptasia X

Com as Xénias arranjei forma de trocar por um coral (ainda não o pussuo) na loja aqui da minha cidade! Adorava arranjar uma anémona BBT... mas receio não ter muito espaço no aquário pois este aquascape não o provide...
Concelhos para arranjar mais espaço no aqua?

Opiniões no geral?

Abraço, Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 02/fev/2019, 05:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Após retirar as Xénias do vidro...

Imagem 7102
Introduzi outro Ocellaris

Imagem 7104
Uma euphylia paradivisa e uma euphylia glabrescens se não estou em erro

Imagem 7103
Também introduzi um lysmata seticaudata para tentar controlar as aiptasia, introduzi-o no domingo ainda não o vi a tocar nelas...

...
Opiniões no geral?

Abraço, Diogo.


Na minha modesta opinião está com melhor aspecto :)

O tamanho será sempre limitativo
De um momento para o outro, uma qualquer entrada pode provocar o desequilíbrio, razão pela qual não introduzo novos vivos há bastante :)

Boa sorte

Mensagem 02/fev/2019, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, mudei a Kessil para o modo full azul para exprimentar, passado um bocado cheguei ao aqua e vi as euphylias um pouco retraidas e numa delas a sair lhe umas coisas (o que sao) será brown jelly?

Imagem 7106
Imagem 7107
Imagem 7105
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 03/fev/2019, 03:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Boas, mudei a Kessil para o modo full azul para exprimentar, passado um bocado cheguei ao aqua e vi as euphylias um pouco retraidas e numa delas a sair lhe umas coisas (o que sao) será brown jelly?

Imagem 7106
Imagem 7107
Imagem 7105


Uma vez mais as minhas experiências

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... n__=%2AW-R

Imagem

Neste Caso cortei o ramo que estava como que a derreter e recuperou depois


Imagem

Quanto a estes casos, sempre que ela se sente stressada ou mexida, reage de diversas formas e uma delas, no meu é assim .

Castanho Castanho não me pareceu, sempre que aconteceu

Mas pode depender da alimentacao

Mensagem 03/fev/2019, 13:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Estive a pesquisar, aquilo provavelmente era libertaçao de zooxantella devido a algum stress...
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros