Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Planeamento Reef

Planeamento Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/fev/2019, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
No teu lugar, e se o orçamento o permitir, equacionaria a hipótese de uma Ocean Revive.
Um pouco mais cara mas com provas dadas.

Abraço,

Filipe

Mensagem 18/fev/2019, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
O problema é que não se encontram à venda... Em lado nenhum... Essas eram as que eu tinha pensado quando comecei a estudar e planear este projecto, mas entretanto é impossível encontrá-las.

Mensagem 20/fev/2019, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Olá Bruno,

Tenta neste link.

Abraço,

Filipe

Mensagem 20/fev/2019, 14:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá Filipe,

Obrigado pelo Link.
Ainda assim continuo com dúvidas... Não me estou a conseguir justificar pagar mais do dobro pela OR face à MarsAqua.
Valerá a Ocean Revive mais do dobro da MarsAqua? :-?

Mensagem 20/fev/2019, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade: 43
Localização: Aveiro
Pois aí já não te sei responder Bruno. Talvez o pessoal mais experiente te possa ajudar...
Eu na altura que decidi comprar tentei reunir o máximo de feedback possível, e dentro desta gama de "chinesas", as OR destacavam-se claramente de todo o resto.

Abraço,

Filipe

Mensagem 22/fev/2019, 03:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Bem... Acabo de encomendar a Ocean Revive. Mais um passo para a montagem!

Gostava de receber mais opiniões principalmente sobre a circulação, mas se não houver mais feedback arranco com o que está planeado neste momento.

Obrigado Filipe pelas respostas e opiniões. Espero que continues a acompanhar este projecto (mini-projecto, vá...).

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 02/mar/2019, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá malta,

Enquanto aguardo pela Ocean Revive tenho aproveitado para parar para pensar o projecto (e ler, ler, ler...). Assim, as medidas foram redefinidas para 80x50x50 (200 Lts) e com sump, tendo também estudado algum material a utilizar, o qual deixo aqui para vosso feedback prévio. Deste material que vou listar, já tenho a bomba de retorno que está neste momento no meu Tanganyika. Lista:
  • Retorno: AquaMedic DC Runner 3.0. Faz 3000 Lts/H à força máxima.
  • Circulação: Tunze 6055 (1000 a 5500 Lts/H)com controller e Tunze 6015 (1800 Lts/H). Totalizam 7300 Lts/H à força máxima da 6055 e representam uma circulação de 36,5 vezes.
  • Escumador: Bubble Magus Curve A-5
  • ATO: Tunze Osmolator Nano 3152, o qual quero ligar com um "Reactor de Kalk" ao estilo do Tunze Calcium Dispenser, mas DIY
  • Aquecimento: Disponho de vários E-heim Jäger ThermoControl (300w, 200w e 150w), mas pergunto-vos se valerá a pena comprar um aquecedor de titânio. Qualquer uma das soluções será sempre controlado por um STC-1000 já existente, ao qual apenas tenho que trocar a sonda para uma em plástico (que existe à venda na Top Corals).

De referir que o Aquário funcionará com o sistema Bean "Rui Gaspar" Animal, o qual tem provas mais que dadas neste fórum. Estando a dúvida na localização da coluna "seca". Estou a pensar colocá-la ao centro porque por um lado torna. mais versátil uma eventual relocalização do aquário, por outro creio que ajudará na decantação da superficie da água.

E é isto... Fico agora a aguardar o vosso feedback. :-w

Abraços,
BS.

Mensagem 10/abr/2019, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Boas,

Este projecto não está morto. Apenas anda devagarinho. :-w

Entretanto houve lugar a pequenas alterações face ao descrito no último post.
  • O aquário passou a ser 90cx55ax50l, 247.5 Lts;
  • A circulação passou a uma Tunze 6055 (5500 Lts/H) + Tunze 6045 (4500 Lts/H);
  • E o termostato passou a um Aqua Medic titanium 300w, controlado por um STC 1000.

O escumador já está encomendado no Fragário. Já não falta tudo... Aos poucos eu chego lá! :ympray:

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 13/jan/2020, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Boas malta!

De facto há vantagens de demorar tanto tempo para arrancar com um projecto. Claro que a desvantagem é que nunca mais se vê o aquário montado... O que é de facto irritante.
Como tem demorado tanto tempo, em virtude de não conseguir vender todos os meus peixes, deu-me margem para amadurecer as ideias e alterar algumas coisas... outra vez... :ymblushing:
Comecemos pelo principal. O aquário! Alterei novamente as minhas ideias e vou manter o meu aquário de água doce. Assim, temos agora 120x50x60 (360Lts). Aceitei aquilo que já sabia ao começar a pensar no reef... que se começasse com muito pequeno, em breve ia querer crescer e com isso ia gastar ainda mais dinheiro. Assim já tenho o aquário, bastando refazer a coluna seca de 2 para 3 furos de forma a suportar o Bean Animal simplificado.
Na circulação, passei de Tunze 6055 + 6045 para 6055 + 6095, totalizando assim uma capacidade máxima de 15000 Lts/hora o que me parece suficiente.
O Retorno também foi alterado, mas à força, já que a minha DC Runner 3.0 avariou e então tive de comprar outra, tendo desta vez optado pela DC Runner 5.2 que faz até 5000 Lts/hora.

Com este "crescimento" do aquário sei que vou precisar de mais uma calha de iluminação que irei comprar já depois de o aquário entrar em funcionamento. Por enquanto estou a pensar ir para a Aqua Illumination Hydra 32HD. Mas tenho tempo para pensar nisso.

Espero que este projecto saia efectivamente do papel e comece literalmente a meter água. Farto de esperar!

Um abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 14/jan/2020, 12:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Bruno,

Para o bean animal simplificado apenas precisas de 2 furos e não de 3 ...
Se seguires o tópico que criei com essa descrição tens lá tudo.

O retorno podes fazer por fora!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2020, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Bruno,

Para o bean animal simplificado apenas precisas de 2 furos e não de 3 ...
Se seguires o tópico que criei com essa descrição tens lá tudo.

O retorno podes fazer por fora!

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Obrigado pela tua resposta.
Sim, eu sei que são 2 furos na descida. Mas eu preferia fazer o retorno por dentro. Mas essa é uma boa opção. Evitava alguns custos. Não tenho agora presente o diâmetro dos furos existentes, mas sei que há uma grande diferença entre eles.
Se fossem furos de raiz, que diâmetros recomendarias?

Obrigado.
Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 14/jan/2020, 21:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Depende do tamanho do aquário e da bomba de retorno.

Mas com uma bomba até 5000l/h tubagem de 32mm chega perfeitamente!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2020, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Depende do tamanho do aquário e da bomba de retorno.

Mas com uma bomba até 5000l/h tubagem de 32mm chega perfeitamente!

Abraço,
Rui


Obrigado Rui!

Se bem me lembro de ler num tópico teu, há sempre a questão de que quanto maior for a tubagem, mais difícil se torna ajustar o Bean Animal.

Assim que tiver o aquário vazio, vou analisar essa questão com mais detalhe.

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 15/jan/2020, 12:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Depende do tamanho do aquário e da bomba de retorno.

Mas com uma bomba até 5000l/h tubagem de 32mm chega perfeitamente!

Abraço,
Rui


Obrigado Rui!

Se bem me lembro de ler num tópico teu, há sempre a questão de que quanto maior for a tubagem, mais difícil se torna ajustar o Bean Animal.

Assim que tiver o aquário vazio, vou analisar essa questão com mais detalhe.

Abraço,
Bruno Silva.


Isso. Quanto maior mais dificil ... mas não impossível. Tenho bean animal simplificado neste momento a funcionar com tubagem e torneiras de 50mm. A torneira é que tem que ser um bocadinho melhor. Embora esteja a usar as da plimex e não tenho problema nenhum

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mar/2020, 00:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá,

Enquanto nada acontece por aqui, não há motivos para ficar parado e não planear em condições o arranque do sistema.
Hoje trago à vossa consideração a lista de Peixes que estou a avaliar. Relembro que no mínimo o aquário será o meu actual 120x50Lx60A (eventualmente poderá acontecer um 120x60x60). Por favor opinem, sugiram saídas, entradas, alterações de ordem de entrada... tudo o que considerarem relevante.
O número antes do nome do peixe é a ordem de entrada. Os que têm o mesmo número é porque estão "escalonados" para entrar simultâneamente. Esta ordem foi avaliada tendo em conta a agressividade, potencial tamanho de cada um e funções no aquário.
O número após o nome do peixe será a quantidade a introduzir.
Vamos lá então...:
    - 1 - Amphiprion ocellaris - 2
    - 1 - Ecsenius stigmatura - 1
    - 1 - Paracheilinus carpenteri - 1
    - 2 - Gramma loreto - 1
    - 2 - Nemateleotris decora - 2 (casal se possível)
    - 3 - Chromis cyaneus - 5
    - 4 - Amblyeleotris randalli - Casal
    - 5 - Meiacanthus tongaensis - 1
    - 5 - Zebrasoma flavescens - 1
    - 5 - Ctenochaetus truncatus - 1

Tentei ter uma lista variada, com diversas famílias de peixes e minimizar futuros conflitos. Neste sentido, acham que é esticar a corda pensar num Zebrasoma Xanthurus para entrar junto com os outros Tangs?

Obrigado desde já pelos vossos inputs.

Um abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 15/mar/2020, 18:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Bruno,

Penso que a lista que elaboraste é boa, quer em número, quer na ordem de entrada, tendo apenas duvidas na introdução dos cromis, pois por vezes, após a formação de casais, tornam-se demasiado agressivos, uns com os outros e com os outros peixes.

Quanto aos 3 tangs, peso que tal como disseste pode ser esticar um pouco a corda, mas se introduzidos em simultâneo, pode resultar.

Abraço e parabéns pela pesquisa.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2020, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
César Silvério Escreveu:
Olá Bruno,

Penso que a lista que elaboraste é boa, quer em número, quer na ordem de entrada, tendo apenas duvidas na introdução dos cromis, pois por vezes, após a formação de casais, tornam-se demasiado agressivos, uns com os outros e com os outros peixes.

Quanto aos 3 tangs, peso que tal como disseste pode ser esticar um pouco a corda, mas se introduzidos em simultâneo, pode resultar.

Abraço e parabéns pela pesquisa.


Olá César,

Grato pela resposta.
Quanto aos Chromis, qual poderia ser a alternativa? Umas Anthias quando o aquário já tiver 1 ano e meio ou dois de maturação? Se bem entendi o que li, as Anthias necessitam de um aquário bem maturado e de uma alimentação bastante frequente. Em termos de espaço, será o suficiente?

Quanto aos Tangs, era exactamente essa a minha ideia. Sejam dois, ou 3, entrarão sempre em simultâneo para evitar problemas territoriais. No entanto, o que já li e vi sobre o assunto é que Tangs de famílias diferentes por norma é tranquilo. O problema põe-se com 3 Tangs, sendo dois Zebrasoma... O que até é bastante comum de se ver... Mas será que tenho espaço para arriscar uma situação destas?
Outra questão é que quero quarentenar todos os peixes. Vou fazê-lo num aquário de 1 metro/120 Litros. 3 Tangs juntos neste espaço será viável? Por norma serão peixes ainda relativamente pequenos, mas a agressividade não será demasiada?

Muito obrigado pelos inputs, discussão e avaliação de todas as alternativas. Já que tenho tempo, prefiro avançar sabendo que avaliei tudo que foi o possível antever.

Um abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 16/mar/2020, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Bruno Miguel Silva Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Bruno,

Penso que a lista que elaboraste é boa, quer em número, quer na ordem de entrada, tendo apenas duvidas na introdução dos cromis, pois por vezes, após a formação de casais, tornam-se demasiado agressivos, uns com os outros e com os outros peixes.

Quanto aos 3 tangs, peso que tal como disseste pode ser esticar um pouco a corda, mas se introduzidos em simultâneo, pode resultar.

Abraço e parabéns pela pesquisa.


Olá César,

Grato pela resposta.
Quanto aos Chromis, qual poderia ser a alternativa? Umas Anthias quando o aquário já tiver 1 ano e meio ou dois de maturação? Se bem entendi o que li, as Anthias necessitam de um aquário bem maturado e de uma alimentação bastante frequente. Em termos de espaço, será o suficiente?

Quanto aos Tangs, era exactamente essa a minha ideia. Sejam dois, ou 3, entrarão sempre em simultâneo para evitar problemas territoriais. No entanto, o que já li e vi sobre o assunto é que Tangs de famílias diferentes por norma é tranquilo. O problema põe-se com 3 Tangs, sendo dois Zebrasoma... O que até é bastante comum de se ver... Mas será que tenho espaço para arriscar uma situação destas?
Outra questão é que quero quarentenar todos os peixes. Vou fazê-lo num aquário de 1 metro/120 Litros. 3 Tangs juntos neste espaço será viável? Por norma serão peixes ainda relativamente pequenos, mas a agressividade não será demasiada?

Muito obrigado pelos inputs, discussão e avaliação de todas as alternativas. Já que tenho tempo, prefiro avançar sabendo que avaliei tudo que foi o possível antever.

Um abraço,
Bruno Silva.



Olá Bruno,

Pois, anthias seriam hipótese para um aquário mais maduro; alternativas não dou, penso que é preferível adiar a entrada.

Quanto à quarentena dá mais pormenores de como pensa fazer; porque não TTM medicado, com os peixes a entrarem em lotes de 3/4?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2020, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
César Silvério Escreveu:

Olá Bruno,

Pois, anthias seriam hipótese para um aquário mais maduro; alternativas não dou, penso que é preferível adiar a entrada.

Quanto à quarentena dá mais pormenores de como pensa fazer; porque não TTM medicado, com os peixes a entrarem em lotes de 3/4?

Abraço


Olá César,

Eu ainda não "fechei" o protocolo a seguir para a quarentena. Estou bastante inclinado para o método seguido pelo Humblefish. Tratamento com Cupramine, seguido de PraziPro e Metro+ ou semelhantes. Sendo isto uma adaptação das medicações indicadas no tópico.
Um TTM medicado também seria possível, mas mais difícil (ou trabalhoso) de aplicar. Além do aquário de 1Mt que tenho planeado para a quarentena, apenas tenho 2 pequenos de cerca de 25 Litros, o que me parece muito pequeno. Posso sempre recorrer a caixas de plástico para isso, mas há sempre a necessidade de duplicação do material.
Mas já que vou/quero medicar, qual a diferença entre o TTM Medicado e cumprir todo o protocolo num único aquário? O TTM não seria mais adequado em caso de não querer medicar com Cobre? E ao que parece, e se bem entendi, a eliminação do Ictio funciona bem com TTM, já o Velvet pode não resolver, certo? Acho que prefiro resolver tudo de uma vez. Há só a questão dos wrasses que exigem cuidados diferentes.

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 17/mar/2020, 12:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
[quoto[/quote]

Olá César,

Eu ainda não "fechei" o protocolo a seguir para a quarentena. Estou bastante inclinado para o método seguido pelo Humblefish. Tratamento com Cupramine, seguido de PraziPro e Metro+ ou semelhantes. Sendo isto uma adaptação das medicações indicadas no tópico.
Um TTM medicado também seria possível, mas mais difícil (ou trabalhoso) de aplicar. Além do aquário de 1Mt que tenho planeado para a quarentena, apenas tenho 2 pequenos de cerca de 25 Litros, o que me parece muito pequeno. Posso sempre recorrer a caixas de plástico para isso, mas há sempre a necessidade de duplicação do material.
Mas já que vou/quero medicar, qual a diferença entre o TTM Medicado e cumprir todo o protocolo num único aquário? O TTM não seria mais adequado em caso de não querer medicar com Cobre? E ao que parece, e se bem entendi, a eliminação do Ictio funciona bem com TTM, já o Velvet pode não resolver, certo? Acho que prefiro resolver tudo de uma vez. Há só a questão dos wrasses que exigem cuidados diferentes.

Abraço,
Bruno Silva.[/quote]


Olá Bruno,

A diferença é que o TTM demora duas semanas e esse método mais de dois meses e como já ando há muito tempo nisto, sei que é difícil para a maioria das pessoas, aguentar essa disciplina cada vez que compra um peixe.

Quanto ao material poderás fazer o TTM usando 3 caixas de plástico de 50/60 litros, que compras no Aki; fiquei porém com uma dúvida quando falaste em material: estás a pensar fazer a uma quarentena usando cobre no aquário onde depois vais pôr invertebrados? Não me parece boa ideia.

Mas como disse, penso que esse esforço é demasiado e não compensa, para depois introduzires no aquário água natural, corais, rocha, etc., sem qualquer tratamento.

Mas isto é só a minha opinião
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron