Baltasar Escreveu:
Cola? Derrete mesmo, os float switch dessa natureza tem um rated de máximo uns 700mA ou pouco mais, claro que alimentar uma bomba de 220V com isso a puxar uns bons valentes 2A ou mais amperes é o mesmo que fazer o float switch como sendo um fusível eheheh...
Tem de haver sempre uma separação entre as voltagens no caso de alimentar bombas de 220V, com relê ou outro método qualquer.
No entanto todas estas soluções mesmo sendo realmente económicas não deixa de a médio longo prazo poder falhar pois para alem das bombas estarem sempre em esforço devido a qualquer ondulação ou pequena oscilação de nível de agua toca a disparar a bomba e assim sistematicamente pois são circuitos que não dispõem de qualquer temporização para compensar a bomba não trabalhar logo nos segundos imediatos, não falando que no caso de a agua do reservatório de osmose como não existe qualquer protecção ou sensor para isso fica a bomba continuamente a trabalhar a seco até rebentar ou alguém dar conta disso, logo na maioria das vezes o barato sai caro
Boa noite.
Como é evidente isto é a solução baratinha mas a duas questões que são fáceis de resolver:
Para a bomba não ficar a seco basta colocar no recipiente de reposição outra boia ligada em paralelo com a outra, a diferença é que o sensor sem agua tem de ficar normalmente fechado, existem as duas boias a venda.
Para evitar estar sempre a ligar e desligar a solução mais facil é ver quanto tempo se demora a repor a agua num dia de muita evaporação e depois basta colocar um programador para ligar durante esse tempo, ou seja, se o aquario encher so vai encher num determinado horario de 5 ou 15 minutos, o resto do tempo o circuito nunca trabalha nem que o aquario fique seco.
Outra hipótese e abrir o circuito de comando e colocar um condensador no transistor de comando para criar um atraso de maneira a não responder a minima oscilação da boia.
A mim as oscilações não me chateiam porque a bomba tem 5w e mesmo que o circuito avarie e a bomba não desligue a agua nunca consegue transbordar o aquario que é o que mais me preocupa.
Agora para quem tem aquarios de 1000 L a historia é outra, tem de usar outras bombas e mais agua de reposição, conveniente que não haja falhas.
Isto é so mais um diy simples para quem pouco ou nada entende de electricidade ou electronica.
Cumprimentos