Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua Mangue - (ver. 6)

Aqua Mangue - (ver. 6)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/mai/2020, 11:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Bruno, obrigado.

o suporte for feito em ferro segundo as dimensões que eu queria e depois lacado. É tubo de 4 por 4cm. É um tubo separado do móvel, mas foi aparafusado a este, para ficar bem preso.

Obrigado Marco! ;)

Mensagem 09/mai/2020, 09:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas, esta com muito bom aspecto.

Quantos litros estão a fazer as bombas?

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 09/mai/2020, 16:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Anthony,
Independentemente do modo em que estão nunca passam dos 55% cada uma delas. Isso dá uns 7.000 L/H max a cada uma.

Mensagem 10/mai/2020, 21:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Boas Anthony,
Independentemente do modo em que estão nunca passam dos 55% cada uma delas. Isso dá uns 7.000 L/H max a cada uma.
Eu tenho-as grande parte do tempo em random mas vão estao a 75%... mas o meu aquario é mais alto... na tua opinião achas que sao bombas boas para aquarios com menos de 60cm?? Digo isso porque, se as metes muito em cima puxa ar se as metes para baixo fica em cima do layout... tenho algum "receio" de quando os corais crescerem (aqueles que ainda não tenho:) ) a circulação fique muito em cima.




Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 11/mai/2020, 10:56

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Eu tenho uns 30cm de coluna de água... e funcionam muito bem. Mas como te disse, estão limitadas a 50% pelo areão e pelas dimensões do aqua. O facto é que tenho muito boa circulação pelo aqua todo mas o layout ajuda já que está centrado e com muitos buracos entre as rochas. Nao sei quantas tens mas de futuro pode ser que tenhas de adicionar outra com o crescimento dos corais. Normalmente tive de o fazer em todos os aquas anteriores.

Mensagem 11/mai/2020, 21:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Eu tenho uns 30cm de coluna de água... e funcionam muito bem. Mas como te disse, estão limitadas a 50% pelo areão e pelas dimensões do aqua. O facto é que tenho muito boa circulação pelo aqua todo mas o layout ajuda já que está centrado e com muitos buracos entre as rochas. Nao sei quantas tens mas de futuro pode ser que tenhas de adicionar outra com o crescimento dos corais. Normalmente tive de o fazer em todos os aquas anteriores.
Tenho 2, não as meti frente a frente para nao haver impacto de correntes no centro do aquário... a ver vamos.... ;)

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 05/jun/2020, 08:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Update... continua tudo sobre rodas. Alguns corais novos e algumas fotos. ;)

Mangues... tem crescido muito bem!

Imagem

Red Planet

Imagem

Tricolor

Imagem

Setosas e Calice

Imagem

A. Millepora

Imagem

C. Decadia

Imagem

Montipora e Calice

Imagem

Blastomussas e outros

Imagem

Scolimia

Imagem

Minhas Gorgonias...

Imagem

Imagem

Imagem

Pormenor Calice

Imagem

Montipora Rainbow

Imagem

Geral

Imagem

Mensagem 10/jun/2020, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade: 54
Espetáculo!

Enviado do meu SM-A405FN através do Tapatalk

Mensagem 15/jun/2020, 09:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Esta com muito bom aspecto isso marco.

Mensagem 06/jul/2020, 11:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Bruno,
fica aqui uma actualização. Tudo sobre rodas após confirmação via teste ICP. Após 7 meses sem escumador fiz um teste ICP para verificar se estava tudo ok e se não havia nenhum parametro fora do sitio. Dos valores todos apenas o Iodo estáva fora dos valores normais, ou seja, estava a zero. Embora no passado nunca tenha ligado para esse elemento traço, desta vez, vou estar de olho nele e subir os seus valores, até para verificar se isso se reflecte nos corais. Neste momento estão ok e a crescer, depois coloco aqui os resultados daqui a 2 ou 3 meses.

Entretanto uns corais novos, fica a actualização.

Sump + Refugio

Imagem

Refugio

Imagem

A. Turaki (Hawkins) e Montipora

Imagem

Montipora Encrustrante

Imagem

A. Carduus (Red Dragon)

Imagem

A. Lokani

Imagem

A. Granulosa

Imagem

A Multiacuta ou A. Suarsonoi (ainda em ID)

Imagem

Mangues - Continuam a crescer muito bem

Imagem

Geral FTS

Imagem

Mensagem 17/set/2020, 09:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Actualização,
tudo vai andando calmamente sem grandes problemas. Fica um pequeno video do aquário.

https://youtu.be/XcpEsZdRwz0

Mensagem 17/set/2020, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Espectacular, como sempre!!! Parabéns!

Mensagem 18/set/2020, 15:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

Mensagem 04/nov/2020, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Marco,

Muitos parabéns, está a ficar espetacular.
Estou seriamente a pensar a voltar ao hobby e fazer algo parecido com isto tens aqui.

Segue umas perguntas que não consegui ter respostas depois de ler o tópico todo:

  • Fizeste o "start" ao sistema apenas com rocha ou areia viva?
  • Vejo que estas a colocar uma razoável quantidade de SPS e LPS no aquário, durante quanto tempo prevês que apenas o reator de kalk irá dar conta do recado? Vais passar para o Balling mais tarde?
  • há uns anos penso ter lido algo sobre os perigos de DSB num aquário com alguns anos (sinceramente não me recordo bem), logo pensava que já estava em "desuso". Para além de ser o substrato base para as raízes das mangue, decidiste fazer DSB por mais outras razões? Achas que este teu aquário era viável apenas com uns 3 cm de areia em toda a sua área?

Peço desculpa por tantas perguntas de seguida.

Obrigado
Cumprimentos,
Rúben Miguel

Mensagem 23/nov/2020, 19:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Ruben...

1 - Fiz o start do sistema só com rocha e areia "morta".
2 - O kalk vou sempre dosear... já nao dá para o gasto por isso estou a complementar com carbo calcio da tropic marin.
3 - Decidi fazer com Dsb porque embora em desuso já usei no passado e sempre gostei e dei-me bem. Depois de alguns aquários sem DSB, decidi voltar a usar até porque funciona bem com os mangues. Sim... seria possivel apenas com 3cm.
Abraço.

Mensagem 02/dez/2020, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Marco,
Parabéns pelo aquário! :ymapplause:
De salientar a arrojada montagem não convencional e os excelentes resultados obtidos.

Quais os valores de PO4 e NO3?

Estou curioso em saber como se estão a dar as acroporas.

Abraço

Mensagem 10/dez/2020, 14:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá,
normalmente po4 entre 0.04 e 0.08 e No3 entre 1 a 2 ppm e porque tenho carregado na comida porque não gosto dos valores muito baixos.
Todos os sps estão bem. ;)

Mensagem 21/jan/2021, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Layout e areia..., também já o enchi e experimentei as ligações e as luzes. Começa o ciclo :D ;) .

Imagem

Imagem

Imagem


Boas Marco

Para já quero dar-te os parabéns por este projecto espetacular... Muito bom mesmo...

Tenho algumas dúvidas que talvez possas esclarecer:

- Qual o tipo de areia que usastes?
- Se eu quiser colocar um refugio na sump com algumas Mangues e algas diversas qual a lâmpada que posso usar (dessas adquiridas nas grandes superfícies) para promover o crescimento?? Quero montar tipos um candeeiro para iluminar essa zona da sump!!!

Obrigado e continua com este excelente projecto
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 21/jan/2021, 13:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Luis... obrigado.
Usei areia normal da TMC grão pequeno mas não é sugar size.
Eu uso uma lampada led normal E27 de 12w, equivalente a 100w de incandescente. Chega para o meu refugio mas ele não é muito grande. Podes colocar mais lâmpadas ou apenas uma mais forte. ;)

Mensagem 27/jul/2021, 11:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Canidelo, Vila Nova de Gaia
Olá Marco ! Então ? Novidades ? Vais apostar nas novas Kessil a500x ? Como estão esses crescimentos ? Com varias Kessil notas muitas sombras como dizem ? Shimmer não há igual de facto, quando faço mergulho é o que se vê realmente. Obrigado
!

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron