Boa tarde a todos,
Sem querer arranjar confusões porque para isso já chega o senhor covid aproveito este excelente sitio para relatar a situação.
Há 3 anos mais ou menos decidi subir o iodo para 0,06 porque parece ser o parâmetro adequado... ou seja... quando tudo está bem queremos sempre melhorar, neste vicio
Fui aumentando a dosagem de iodo ao longo dos anos e medindo com frequência com o teste da SALIFERT. O meu espanto é que a cor que apresentava na proveta era sempre incolor, mesmo vendo "atravessado" em relação ao papel.
Decidido aumentar para 0,06 que corresponde à 3ª cor do test, fui incrementado iodo ao longo destes 3 anos.
Há algumas semanas atrás todos os SPS começaram a branquear lentamente, tão devagar que o mesmo coral num lado crescia quase ao mesmo ritmo que morria no lado oposto. Primeiro a Red Dragon depois as Echinatas, milepora até mais tarde as montiporas e as montiporas digitatas. No geral, uma descoloração total de todos os corais, excepto os LPS, eufilias, anemona e zhoanthus.
Há 3 semanas recebi o resultado do Tes Lab da Marinlab e apesar de do TES DA SALIFER APRESENTAR A 1ª COR 0,01 o resultado do Marinlab foi 0,5380 mg/l.
Conclusão: Não confiem no test Salifert.
Abraço
António Silva