Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo nos salgados a precisar de ajuda :D :D

Novo nos salgados a precisar de ajuda :D :D

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 11
Boa tarde aquariofilistas :ymhug:

Ja a bastante tempo que trabalho com agua doce, comecei com um de 100l, cometi alguns erros até que acabei com um de 500l. Sempre tive o sonho de um dia poder criar um de agua salgada mas quando comecei a saber de preços e material desiste completamente. A umas semanas comecei a falar num fórum com um sr ( o qual recomendou este site ) sobre montar um aquario de agua salgada com o menor valor monetário possível mas que ao mesmo tempo tivesse as condições essências. Já vendi todos os aquários de agua doce e inclusive o material para poder dedicar me a agua salgada e se poder sobrar algum. Então, depois de muita pesquisa e troca de informação cheguei a uma conclusão.

- quanto ao aquario tenho um tio que trabalha com vidros e que vai arranjar-me o aquario a única questão são as medidas, quais seriam as melhores? 80x30x35(84l) ou 80x25x40(80l)?

- 20% em rocha viva e morta o que equivale a 16kg de Rocha

- Termóstato de 100w da elite

- Quanto a iluminação um calha com 40 leds brancos e 40 leds azuis, é pouco é muito, não sei o melhor pra iluminação e ja agora quanto tempo que estar ligada

- 2 bombas de circulação em pontas opostas apontadas uma para a outra, as duas nao mais que 20x porque o aquario só vai levar corais moles e dois palhaços, logo duas bombas de 800l/h

- Refractometro

- O substrato vou buscar a um praia, na parte da agua ja para vir lavado, de maneira a ficar com uma camada de 2 cms por todo o aquário.

- TPA semanal de 10% o que equivale a 8 litros por semana, como não tenho grande disponibilidade para ir ao mar buscar agua nem que seja para um mês, tenho de aprender a fazer a mistura em separado em casa a mão, se alguém poder ajudar-me agradecia-a

Como sabem sou muito novo na agua salgada e queria receber todo o tipo de críticas quer positivas quer negativas quanto a este projecto. Conselhos, "truques", tudo o que poderem dizer-me agradecia. Obrigado

Com os melhores cumprimentos,
Mauro Silva
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas...

A nível de dimensões quanto maior, melhor! Dá outras margens de segurança e maior equilíbrio.

Material necessário:

- Escumador
Meio de filtragem mecânica nos aquários marinhos. Existem 2 tipos: externos ou internos. Os internos são para serem usados nas sumps, preferencialmente.

- Rocha Viva
Meio de filtragem biológica. Recomenda-se o uso de 10-30% do volume do aquário.

- Substrato
Deve-se usar preferencialmente a areia de coral moída ou aragonite. A areia das nossas praias não são as ideais.

- Circulação
Deve-se evitar o uso de bombas com corrente laminares. O ideal é usar wavemakers que simulam as ondas.

- Iluminação
Existem 3 tipos mais comuns de iluminação. As T5, HQI e Leds. Tentando descrever de modo rápido... T5 é para quem quer puxar pelas cores dos corais; HQI é sinónimo de crescimento; e LEDS, desde que tenhas uma boa calha pode ter boas cores aliada ao crescimento. Ainda em relação aos leds, caso optes por "chinesices baratas" o resultado final será morte de corais e algas.

- Refractometro
Indispensável para manter a salinidade nos valores correctos. Há quem use densímetros, mas nem sempre são os mais fiáveis.

- Termostato
Regra geral, fica-se por 1w por litro de água.

- Paciência (The last but not the least)
Desde a concepção, montagem até ao ciclo deixar as coisas fluírem calmamente. Pensar bem no material a adquirir, nunca pensar em comprar hoje visando um upgrade futuro. O material dos marinhos, a partir do momento em que o compras desvaloriza substancialmente e mais vale comprares o material certo de inicio do que andares a comprar por duas vezes.
Depois de tudo montado, deixar o ciclo do aquário fazer-se calmamente... nesta altura é boa para estudares os peixes e os corais. Planifica bem quais os peixes que poderão entrar, assim como os corais que poderão adaptar-se melhor ao teu sistema.

Isto foi um resumo, muito resumido do material. Qualquer dúvida mais específica é só apitares que o pessoal anda por aí para ajudar
:) .

Desde de ja começo por agradecer-lhe sr Pedro vidrago

Como já tinha dito eu e o meu tio íamos fazer um aquário de 80litros mas eu tenho um aquario de 100 o problema é que tem espelho atrás o que me diz? So se depois nao limpar a parte de trás e deixar tapar o espelho o que diz?

Quanto ao escumador o sr que me deu esta "receita" não usava escumador e tinha um aquario espetacular, era muito certinho era nas tpa's semanais de 10%, será mesmo essencial?

Quanto a iluminação da para fazer uma calha caseira?

Este projecto vou começar muito devagar e com muita paciência quero ter tudo certinho antes de começar o ciclo. Eu só disse que ia buscar a areia da praia para poder poupar também um pouco. A tal "receita" é de um senhor que tem um aquario também de 80 litros secalhar mais um pouco e só usa o que disse e tem um aquario espetacular como ja referi a cerca de 5 anos mas lá esta quanta mais informação trocar melhor
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Mauro Rodrigues Escreveu:
- quanto ao aquario tenho um tio que trabalha com vidros e que vai arranjar-me o aquario a única questão são as medidas, quais seriam as melhores? 80x30x35(84l) ou 80x25x40(80l)?

As medidas são aquelas que melhor se enquadram no espaço disponível… mas , quanto maior a profundidade de campo, melhor …

- 20% em rocha viva e morta o que equivale a 16kg de Rocha

Esse tipo de contas já são antigas… hoje em dia existem várias formas de alojar bactérias com recurso a menor ocupação de espaço… siporax, etc…

- Quanto a iluminação uma calha com 40 leds brancos e 40 leds azuis, é pouco é muito, não sei o melhor pra iluminação e ja agora quanto tempo que estar ligada

Porquê 40 + 40 leds? Que contas fizeste? Compra? DIY?
Para iniciar podes sempre pensar numa calha T5, de certeza que há diversas disponíveis no mercado de usados.
12h com rampas de 0:30h... ou seja... 30 minutos com iluminação reduzida, 11h em full, 30 minutos com iluminação reduzida... isto depois do ciclo feito...

- 2 bombas de circulação em pontas opostas apontadas uma para a outra, as duas não mais que 20x porque o aquário só vai levar corais moles e dois palhaços, logo duas bombas de 800l/h

Circulação alternada ou constante?

- O substrato vou buscar a um praia, na parte da agua ja para vir lavado, de maneira a ficar com uma camada de 2 cms por todo o aquário.

Areia da praia é um erro… estará contaminada… Se conheceres alguém que faça mergulho, pede que te recolha areia do fundo do mar, afastado da costa, ou mais simples ainda, compra.

- TPA semanal de 10% o que equivale a 8 litros por semana, como não tenho grande disponibilidade para ir ao mar buscar agua nem que seja para um mês, tenho de aprender a fazer a mistura em separado em casa a mão, se alguém poder ajudar-me agradecia

Eu faço da seguinte forma:
36g sal/1L de água de osmose, ou seja, 20L de água leva 720g de sal…
Fazes água de osmose, misturas o sal, ligas uma bomba para agitar a água. Se puderes ligar uma bomba de ar melhor, pois proporciona as trocas gasosas e evita que tenhas quebras de carbonatos (penso)
Não precisas de aquecedor.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Desde ja obrigado sr pedro ferrar

Quanto a siporax so conheço para colar no filtro, existe outro tipo? E para colocar onde?
Se comprar a siporax quanta rocha viva devo comprar?

Quanto a iluminação ja vi q falei a sorte portanto vou ter que investigar bem primeiro depois coloco aqui as minhas ideias

Quanto a circulação uma circulação constante de uma bomba contar a outra

Quanto a areia vou comprar coral moído

Eu nao tencionava comprar osmose será mesmo necessário?
E o aquecedor nao será preciso mesmo no inverno?

E quanto ao escumador disseram me que tambem nao seria preciso devido a rocha viva, sera?
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Bom dia Mauro

Siporax de colar? Não conheço...

Quanto à rocha viva, procura quem tenha para venda... pois já é rocha maturada, com bastante biodiversidade e vai-te ajudar de inúmeras formas a colonizar o aquário e a ajudar no ciclo.

Se as bombas são de fluxo constante, procura uma solução do tipo gira-gira para te ajudar a criar correntes.

Imagem

Imagem

Não vais usar sump?

Imagem

A osmose ajuda-te a evitar teres metais pesados na água... fosfatos... etc etc...

O aquecedor que referi que não precisavas, era no recipiente de mistura do sal...
Claro que no aquário vais necessitar de aquecedor...

Se não quiseres usar skimmer, podes sempre usar Mangues, macro-algas e TPA's para manter a qualidade da água.
Pesquise também por 'Algae scrubber'. Tem muitos amantes

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Boas

Eu não queria comprar nem osmose nem escumador nem nada, sei que pode demorar muito mais o desenvolvimento mas vou comprar as coisas só mesmo necessárias. É igual uma bomba de circulação ou duas? E também não vou fazer sump
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Uma bomba de circulaçao de 3000l/h não será demais para 90 litros?
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Boa noite

Para essa litragem, 2 bombas de 500L/h chegava...

Vejo pelo meu aquário temporário... deve ter essa litragem (70x35x40), montado há 2 semanas, apenas com uma bomba Tunze Turbelle 7200/2 que está no mínimo... ou seja... 500l/h (tem um gama de 500-2400l/h)

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Boas,
O problema é que nao encontro nenhuma abaixo dos 3000l/h a venda online por sites de confiança, sabe de algum porreiro?
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Boa tarde

Tens
EHEIM aquaball 60
EHEIM aquaball 130
in http://www.eheim.com/en_GB/products/tec ... aquaball-0

Como não vais usar sump, podes usar para colocar siporax, carvão activado, anti-fosfatos, anti-nitratos...

Nas lojas on-line em Portugal encontrei na Seahorse...

Eheim Aquaball 60

Eheim Aquaball 130

Estas bombas têm a vantagem de serem facilmente reguláveis na direcção do fluxo e podes retirar a parte do filtro, ficando com uma pequena bola no aquário...

Fica aqui o índice da Seahorse para tirares ideias
http://www.seahorseshop.com/store/index ... wvvxurjnny

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

E esta bomba eheim aquaball 130 faz no mas 480 l/h será que será suficiente para circular por todo o aquario? Eu vejo toda a gente a recorrer aos 2000 l/h mesmo em nanos de 90 litros
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Boa noite Mauro

Não falo de 1 bomba, mas sim 2... de forma a colocar em lados opostos...
Atenção à altura da Aquaball 130 (com filtro montado)...

2 bombas de 2000L é o que se tem num aqua de 200L... (valores aproximados) pelo menos era o que eu tinha montado no meu... 2x 500-2400L/h e estavam 'cortadas'...

(...)
Duas lendas de SPS é que precisam de uma mega circulação e mega iluminação. Coisas que se aprende na prática ao longo dos anos. Consigo corais super coloridos com PAR 150 e circulação moderada.
(...)

by Roberto Denadai
in http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post947970

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

EHEIM AQUABALL 2212 de €32.80 faz 650 l/h compraria 2 daria um total de 1300 l/h secalhar em partes opostas do aquario mas não ocuparia muito no aquario? O bom é que assim nao preciso de comprar filtro mas já ficaria por +/- 65€ :s
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

EHEIM AQUABALL 2212

This item has been discontinued

Os novos modelos são os 60, 130, 180...

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Sr Pedro dps de seguir o linck que me deu

O outro sr num aquario de 100 litros apenas colocou uma bomba de 200l/h será possível colocar apenas uma bomba de 2x? Assim só colocaria uma 130 o que diz?
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Mauro, mas essa bomba de 200L não estava sozinha, penso... que o sistema tem sump e tem uma bomba de circulação para o retorno da água, o que aumenta a circulação no sistema...

Eu penso que uma bomba é insuficiente... vais ter pouco varrimento, ainda para mais estas bombas não são pulsadoras, são de fluxo fixo... e tendo pouca circulação... sem sump... vais ter muitos sedimentos a depositarem-se na RV e na areia...

Devias contemplar a aquisição de um aspirador para limpares a areia... se não começas com problemas... fosfatos.. cianos...

Tens este da Hagen que já foi referenciado neste fórum

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas

Eu não queria comprar nem osmose nem escumador nem nada, sei que pode demorar muito mais o desenvolvimento mas vou comprar as coisas só mesmo necessárias. É igual uma bomba de circulação ou duas? E também não vou fazer sump

Boas .... pois .... as coisas mesmo necessárias são osmose e escumador.

Até te podes safar sem escumador sendo muito religioso nas TPAs e optando por outros meios de filtragem. Mas não será fácil garanto-te.

Quanto à osmose como é que pretendes fazer a reposição de água? água destilada não aconselho pois nunca se sabe como foi produzida. Compras água de osmose em loja ao litro?

Será que compensa vs o preço de uma osmose?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Boa tarde sr pedro e sr rui

Encontrei esta bomba http://wate-r-evolution.com/loja/materi ... unsun.html faz 600l/h o que acham de duas destas?

O osmose, os que vejo sao bem caros, conhecem algum acessível?

Quanto ao escumador estou a seguir um curso do sr basso e mesmo ele diz que está a começar a retirar os escumadores dos seus aquários pois retiram coisas más mas também retiram coisas boas, basta ser rigoroso nas tpa's semanais e até tenho um sr conhecido que tem um nano tb de 90 litros sem escumador a 5 anos, apenas com corais moles
Rocky Balboa

Cumprimentos,
Mauro Rodrigues

Voltar para Novo no hobby