Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros De volta á HQI

De volta á HQI

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mai/2024, 16:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Boas malta da pesada.
Há muito que não escrevia aqui, mas decidi tentar (outra vez) que o forum mexa um pouco e tentar guardar o histórico de mais um aquário meu.
Vai ser a oitava montagem de um salgado e desta vez vai ter (uma vez mais) de ser algo ligeiramente diferente para puxar por mais aprendizagem e mais conhecimento e experimentar uma outra maneira de fazer um aquario marinho.

Bem, após algum tempo parado, até porque troquei de casa, comecei novamente a planear um novo aquário mas desta vez vou voltar ao "old school" em termos de iluminação, vou voltar ás HQI, a minha luz favorita. Depois de passar por todas as outras disponiveis acho que esta é a que melhor transmite a iluminação do mar.

Neste aquario vou voltar um pouco á filosofia do meu ultimo aquario mas com mais uma nuance que vai acontecer pela primeira vez nos meus aquarios, que é a ausencia de areia :-s #:-s :(( .
Sem areia, sem sump, sem escumador, muita corrente, muita luz, confiar na natureza, na biodiversidade de organismos, pouca maquinaria e pouca manutenção.

Especificações:
Aqua - 72cm * 82cm * 50cm - 295L / 220L uteis, outro CUBO! :ymhug:
Os ultimos 12cm no fim do aquario são do sexto vidro onde vou esconder o termostato e algumas outras coisas, tipo rocha ou mesmo material filtrante tipo Siporax ou algo parecido (ainda não me decidi).
Reservatorio de água doce: 50 * 35 * 35 - 60L
Termostatos: 2 eHeim 200W (Redundancia)
Controlador de Temperatura da Deltec
Bomba de Retorno: Tunze 1600 l/h
Bomba de Circulação: 2 Jebao MLW 30 - até 13.000 l/h
Iluminação: 1 HQI 250W com lampada 20.000 Radium + 1 barra da GNC actinica + 1 Barra RapidLed 20w custom 22K
Doseadora D&D com Kalk nas horas fora de fotosintese com a totalidade da evaporação doseada nessas horas.
Controle de PH com controlador Milwaukee.
Sensor de Nivel - Não tem.
TPA - 10% Semana

Assim que possivel coloco fotos, estou á espera do aquario e de alguns equipamentos ;) .

Mensagem 11/mai/2024, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Marco.
Boa ideia a de manter o fórum vivo.
Gosto da ideia desse aquário. Temos que falar desse Calcium Dispenser para o kalk, quero copiar!
Abraço

Mensagem 12/mai/2024, 14:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Paulo,
é o calcium dispenser da Tunze. Em vez do reactor de kalk vou usar o calcium dispenser e eventualmente completar com Kalk e/ou All for Reef quando necessário.

Mensagem 13/mai/2024, 20:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Idade:
Muito boa sorte ^:)^

Só é pena ser tão dificil colocar aqui fotos nos dias de hoje! é a razão pela qual não tenho publicado nada...

Mas queremos ver o projeto.

\m/

Mensagem 23/mai/2024, 15:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Obrigado André!
Terei o aquario na primeira semana de Junho, depois coloco fotos. Entretanto tenho estado a tratar do chapeu para a HQI e do móvel, desta vez vai ser outra vez em madeira pela flexibilidade que proporciona.

Mensagem 03/jul/2024, 16:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4465
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Andre Eufrasio Escreveu:
Muito boa sorte ^:)^

Só é pena ser tão dificil colocar aqui fotos nos dias de hoje! é a razão pela qual não tenho publicado nada...

Mas queremos ver o projeto.

\m/


Boas André ...
Nem por isso. Eu sempre coloquei as fotos num serviço tipo Google Photos e depois fazia a cópia aqui só do link da foto.
Sempre funcionou bem!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2024, 16:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4465
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Obrigado André!
Terei o aquario na primeira semana de Junho, depois coloco fotos. Entretanto tenho estado a tratar do chapeu para a HQI e do móvel, desta vez vai ser outra vez em madeira pela flexibilidade que proporciona.


Vamos lá a atualizar isto com fotos ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/jul/2024, 21:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Ja tenho aquario montado e layout feito, demorou um pouco mais do que estava a espera mas já esta a rodar o ciclo.
Alterei a descricao do primeiro post pois alterei ligeiramente o metodo da.reposicao do kalk e do controle do ph.
:ympeace:

Mensagem 06/jul/2024, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Idade:
Localização: Carregado
Marco Madeira Escreveu:
Ja tenho aquario montado e layout feito, demorou um pouco mais do que estava a espera mas já esta a rodar o ciclo.
Alterei a descricao do primeiro post pois alterei ligeiramente o metodo da.reposicao do kalk e do controle do ph.
:ympeace:


Camarada e essas fotos?? :D

Grande abraço e boa sorte!

Mensagem 09/jul/2024, 12:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Ficam então as fotos:
Aproveitei um mõvel antigo de madeira que tinha por aqui e forrei com PVC:
Já no ultimo aqua tinha usado móvel de madeira, é bastante mais flexivel e facil de alterar e adicionar extras:

Imagem

Imagem

O chapéu onde vou montei as barras e a HQI também em madeira pelo mesmo motivo, muito mais facil de adicionar extras. Neste caso os extras são as 4 barras e as ventoinhas para arrefecimento devido ao calor gerado pela HQi, vamos ver como funciona e depois se necessario. Chapeu forrado a PVC também.

Imagem

Imagem

Imagem


Zona de baixo do móvel onde tenho a reposição, controladores e algumas das tomadas electricas.

Imagem

Imagem


Resultado final...

Imagem


Layout - Tentei fazer um simples, com pouca base de rocha a tocar no vidro, muitos buracos entre as rochas, tudo para facilitar a movimentação e evitar a cumulação de detritos. Colei em 3 partes e depois montei as 3 partes dentro do aquario já com água. Usei cerca de 10 Kg de rocha.

Imagem

Imagem

Foto de frente...

Imagem

Foto de lado

Imagem

Agora começou o ciclo que desta vez vou fazer de maneira diferente. Em vez de esperar x semanas ou x dias, vou começar a colocar equipa de limpeza e corais assim que o Nitrato e Fosfato estiverem estabilizados e em bons niveis tendo sempre em vista a fase de algas.
Não vou colocar qualquer tipo de bacterias pois não costumo usar, tenho como ajuda inicial rocha vica de boa qualidade já ciclada e algun siporax colonizado na sump traseira.

Niveis correntes de nitrato, fosfato e kh (só vou medir estes 3 por enquanto):
KH: 10.4 (derivado ao tipo de sistema de doseamento baseado no PH)
Nitrato: 3
Fosfato: 0.70

Espero que gostem ;) :D

Mensagem 17/jul/2024, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas

Bom regresso!

Eu nunca abandonei as HQI....continuo com 3x400w Radium 20k...retirei as 4, T5 que tinha nas laterais do aquário e substitui, por barras GNC, actinic!

Segundo li algures, as lâmpadas HQI de 250W irão ser descontinuadas.... não sei quando!

Boa continuação !!

Mensagem 17/jul/2024, 15:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 1378
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro Chouriço Escreveu:
Eu nunca abandonei as HQI....continuo com 3x400w Radium 20k...retirei as 4, T5 que tinha nas laterais do aquário e substitui, por barras GNC, actinic!


Boas. Muito bem, as HQI são algo mesmo unico!
Sim, também tenho barras GNC como complemento.

Pedro Chouriço Escreveu:
Segundo li algures, as lâmpadas HQI de 250W irão ser descontinuadas.... não sei quando!

Certo... vou estar atento. Por agora tenho 2, se for preciso compro mais 1 ou duas. ;)


Voltar para Aquários dos Membros



cron