Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros De volta á HQI

De volta á HQI

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mai/2024, 16:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Boas malta da pesada.
Há muito que não escrevia aqui, mas decidi tentar (outra vez) que o forum mexa um pouco e tentar guardar o histórico de mais um aquário meu.
Vai ser a oitava montagem de um salgado e desta vez vai ter (uma vez mais) de ser algo ligeiramente diferente para puxar por mais aprendizagem e mais conhecimento e experimentar uma outra maneira de fazer um aquario marinho.

Bem, após algum tempo parado, até porque troquei de casa, comecei novamente a planear um novo aquário mas desta vez vou voltar ao "old school" em termos de iluminação, vou voltar ás HQI, a minha luz favorita. Depois de passar por todas as outras disponiveis acho que esta é a que melhor transmite a iluminação do mar.

Neste aquario vou voltar um pouco á filosofia do meu ultimo aquario mas com mais uma nuance que vai acontecer pela primeira vez nos meus aquarios, que é a ausencia de areia :-s #:-s :(( .
Sem areia, sem sump, sem escumador, muita corrente, muita luz, confiar na natureza, na biodiversidade de organismos, pouca maquinaria e pouca manutenção.

Especificações:
Aqua - 72cm * 82cm * 50cm - 295L / 220L uteis, outro CUBO! :ymhug:
Os ultimos 12cm no fim do aquario são do sexto vidro onde vou esconder o termostato e algumas outras coisas, tipo rocha ou mesmo material filtrante tipo Siporax ou algo parecido (ainda não me decidi).
Reservatorio de água doce: 50 * 35 * 35 - 60L
Termostatos: 2 eHeim 200W (Redundancia)
Controlador de Temperatura da Deltec
Bomba de Retorno: Tunze 1600 l/h
Bomba de Circulação: 2 Nero 5 e 1 Jebao MLW 30
Iluminação: 1 HQI 250W com lampada 20.000 Radium + 1 barra da GNC actinica + 1 Barra RapidLed 20w custom 22K
Doseadora D&D com Kalk nas horas fora de fotosintese com a totalidade da evaporação doseada nessas horas.
Controle de PH com controlador Milwaukee.
Sensor de Nivel - Não tem.
TPA - 10% Semana

Assim que possivel coloco fotos, estou á espera do aquario e de alguns equipamentos ;) .

Mensagem 11/mai/2024, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Marco.
Boa ideia a de manter o fórum vivo.
Gosto da ideia desse aquário. Temos que falar desse Calcium Dispenser para o kalk, quero copiar!
Abraço

Mensagem 12/mai/2024, 14:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Paulo,
é o calcium dispenser da Tunze. Em vez do reactor de kalk vou usar o calcium dispenser e eventualmente completar com Kalk e/ou All for Reef quando necessário.

Mensagem 13/mai/2024, 20:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Idade:
Muito boa sorte ^:)^

Só é pena ser tão dificil colocar aqui fotos nos dias de hoje! é a razão pela qual não tenho publicado nada...

Mas queremos ver o projeto.

\m/

Mensagem 23/mai/2024, 15:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Obrigado André!
Terei o aquario na primeira semana de Junho, depois coloco fotos. Entretanto tenho estado a tratar do chapeu para a HQI e do móvel, desta vez vai ser outra vez em madeira pela flexibilidade que proporciona.

Mensagem 03/jul/2024, 16:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Andre Eufrasio Escreveu:
Muito boa sorte ^:)^

Só é pena ser tão dificil colocar aqui fotos nos dias de hoje! é a razão pela qual não tenho publicado nada...

Mas queremos ver o projeto.

\m/


Boas André ...
Nem por isso. Eu sempre coloquei as fotos num serviço tipo Google Photos e depois fazia a cópia aqui só do link da foto.
Sempre funcionou bem!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2024, 16:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Obrigado André!
Terei o aquario na primeira semana de Junho, depois coloco fotos. Entretanto tenho estado a tratar do chapeu para a HQI e do móvel, desta vez vai ser outra vez em madeira pela flexibilidade que proporciona.


Vamos lá a atualizar isto com fotos ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/jul/2024, 21:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Ja tenho aquario montado e layout feito, demorou um pouco mais do que estava a espera mas já esta a rodar o ciclo.
Alterei a descricao do primeiro post pois alterei ligeiramente o metodo da.reposicao do kalk e do controle do ph.
:ympeace:

Mensagem 06/jul/2024, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Idade:
Localização: Carregado
Marco Madeira Escreveu:
Ja tenho aquario montado e layout feito, demorou um pouco mais do que estava a espera mas já esta a rodar o ciclo.
Alterei a descricao do primeiro post pois alterei ligeiramente o metodo da.reposicao do kalk e do controle do ph.
:ympeace:


Camarada e essas fotos?? :D

Grande abraço e boa sorte!

Mensagem 09/jul/2024, 12:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Ficam então as fotos:
Aproveitei um mõvel antigo de madeira que tinha por aqui e forrei com PVC:
Já no ultimo aqua tinha usado móvel de madeira, é bastante mais flexivel e facil de alterar e adicionar extras:

Imagem

Imagem

O chapéu onde vou montei as barras e a HQI também em madeira pelo mesmo motivo, muito mais facil de adicionar extras. Neste caso os extras são as 4 barras e as ventoinhas para arrefecimento devido ao calor gerado pela HQi, vamos ver como funciona e depois se necessario. Chapeu forrado a PVC também.

Imagem

Imagem

Imagem


Zona de baixo do móvel onde tenho a reposição, controladores e algumas das tomadas electricas.

Imagem

Imagem


Resultado final...

Imagem


Layout - Tentei fazer um simples, com pouca base de rocha a tocar no vidro, muitos buracos entre as rochas, tudo para facilitar a movimentação e evitar a cumulação de detritos. Colei em 3 partes e depois montei as 3 partes dentro do aquario já com água. Usei cerca de 10 Kg de rocha.

Imagem

Imagem

Foto de frente...

Imagem

Foto de lado

Imagem

Agora começou o ciclo que desta vez vou fazer de maneira diferente. Em vez de esperar x semanas ou x dias, vou começar a colocar equipa de limpeza e corais assim que o Nitrato e Fosfato estiverem estabilizados e em bons niveis tendo sempre em vista a fase de algas.
Não vou colocar qualquer tipo de bacterias pois não costumo usar, tenho como ajuda inicial rocha vica de boa qualidade já ciclada e algun siporax colonizado na sump traseira.

Niveis correntes de nitrato, fosfato e kh (só vou medir estes 3 por enquanto):
KH: 10.4 (derivado ao tipo de sistema de doseamento baseado no PH)
Nitrato: 3
Fosfato: 0.70

Espero que gostem ;) :D

Mensagem 17/jul/2024, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas

Bom regresso!

Eu nunca abandonei as HQI....continuo com 3x400w Radium 20k...retirei as 4, T5 que tinha nas laterais do aquário e substitui, por barras GNC, actinic!

Segundo li algures, as lâmpadas HQI de 250W irão ser descontinuadas.... não sei quando!

Boa continuação !!

Mensagem 17/jul/2024, 15:22

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro Chouriço Escreveu:
Eu nunca abandonei as HQI....continuo com 3x400w Radium 20k...retirei as 4, T5 que tinha nas laterais do aquário e substitui, por barras GNC, actinic!


Boas. Muito bem, as HQI são algo mesmo unico!
Sim, também tenho barras GNC como complemento.

Pedro Chouriço Escreveu:
Segundo li algures, as lâmpadas HQI de 250W irão ser descontinuadas.... não sei quando!

Certo... vou estar atento. Por agora tenho 2, se for preciso compro mais 1 ou duas. ;)

Mensagem 22/ago/2024, 16:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
@Marco Madeira,

E que tal uma actualização que eu sei de fonte segura que há aí umas fotos fresquinhas??? :D

Abraço!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/set/2024, 11:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Boas... nova actualização.
O aquario faz agora quase 2 meses e tudo está a correr muito bem, ainda que sem areia. Pensei que iria sofer mais no ciclo por falta dela, mas até agora está tudo a correr muito bem. Penso que manter o PH alto possa ter ajudado a não sofrer muita na fase das algas já que, como tinha dito anteriormente, não usei qualquer tipo de ajuda como adição de bactérias e outros.
Passei a fase das algas castanhas, depois as verdes com alguma filamentosa a aparecer, e por fim tudo desapareceu e começaram as coralinas a tomar conta do acontecimento.

A meio da fase de algas, reforcei equipa de limpeza, adicionei varios snails, um ouriço bastante trabalhador, fui adicionando corais á razão de 3 ou 4 frags por semana e continuei a mesma rotina de TPAs de 10% e kalk forte e feio doseado nas 14h fora do fotoperiodo. Calculei a evaporação diaria, cerca de 1.4 L, que são distribuidos e doseados pelas 14h, sendo que começa a dosear 2h depois do fotoperiodo acabar e acaba de dosear 2h depois do fotoperiodo começar.
O fotoperiodo anda agora nas 12h sendo que fui adicionando cerca de 1h por semana desde a primeira semana de aquario que começou com 6h apenas.
Ainda não tenho o controlador de PH instalado, por enquanto tenho medido com uma pen de PH de mão mas as leituras são consistentes mesmo quando meço outras águas como a de osmose (6.4) ou a da solução de kalk que faço (12.2 / 12.3).

Os testes tem valores bastante bons para o fim de ciclo mas de realçar o KH elevado devido a este tipo de doseamento do kalk.
Nitrato: 2.5
Fosfato: 0.10
KH: 12
CA: não sei e por enquanto não quero me preocupar com ele.
MG: o mesmo que o CA.
Densidade: 1027 (água natural)
PH: 8.3 a 8.4 dia e noite, variação apresenta-se minima.

Esta sexta feira passada, dia 30 entraram os primeiros 2 peixes, Grama Loreto e um Stigmatura. Continuo com TPAs de 10% semanal com aspiração de detritos quer do aquario, quer da area do sextovidro (sump traseira). Os corais estão todos bem e já com cores bastante aceitáveis.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

FTS
Imagem

Foto Geral Frontal
Imagem

Foto Geral Lateral
Imagem

Espero que gostem do update! ;) :)

Mensagem 30/set/2024, 11:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1381
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Boas, prestes a fazer 3 meses e está tudo a correr muito bem. Os corais aoresentam já bons crescimentos, principalmente na base e alguns tem desenvolvido muito bem as suas cores, basta ver a diferença por exemplo na Pink Cadilac. Foi adicionado mais um peixe, neste momento são três, um Grama, uma Donzela e um Ecsenius Stigmatura.

Ultimos valores:
KH: 10.5
CA: 450 - primeira medição
MG: 1270 - primeira medição (estou a subir lentamente, quero acima de 1360)
Po4: 0.07
No3: 2.5
Salinidade: 1026
Temp: 25
PH: Continua entre 8.3 e 8.4 dia e noite.

Fotos de seguida:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 30/set/2024, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Lisboa
Muito bom Marco. Já se notam boas cores.

Mensagem 12/Oct/2024, 10:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 32
Localização: Lisboa
top
Cumprimentos
Tiago Rocha


Voltar para Aquários dos Membros



cron