Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo 45

Cubo 45

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/nov/2012, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá,

Gostava de vos mostrar o meu actual setup... um cubo de 45X45X45 blau openreef.

Como sabem o bicho dos salgados é terrível e depois de 2 aquas maiores e uns 2 anos sem aquário em 1 de Outubro de 2011 não consegui resistir mais e montei este cubo.

A ideia do pequeno cubo foi não dar muito trabalho e poder satisfazer o bichinho dos salgados,

Aquário - cubo 45X45X45 furado para o overflow e retorno (já vem assim).

Sump - também um cubo mas mais pequeno com mais ou menos 10 litros e uns 15 litros para reposição de água de osmose.

Iluminação - ATI sunpower com 6 x 24w (4 azuis e 2 brancas) também ati.

Escumador - Bubble magus 3.5

Retorno - eheim 2000 compact+

Osmoregulador - Tunze

Circulação - Vortech MP10W ES

Balling - Fauna Marin com bomba bubble magus.

Tem praí uns 6 kg de rocha e foi cheio (há um ano) com água natural.

TPA semanais de 10 litros ( com sal e água de osmose ).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como consigo apanhar este menino ? alguma sugestão? é que já está grandito para o aquário.... %-(

Imagem

Abraço,
Adérito
Editado pela última vez por Adérito Pereira em 13/nov/2012, 03:23, num total de 2 vezes.
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 13/nov/2012, 02:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas Adérito

Já mandei algumas mensagens privadas, noutro forum para saber se ainda tinhas aquário salgado, mas não deves ter visto.
Ainda bem que começas-te novamente, tal como eu tb tive parado e comecei à cerca de um ano mais ou menos.

O teu aquário está muito bom pequeno mas bonito e parece com muito boa saúde, parabéns.

Sugestão para apanhar o dejardini, olha tente à noite, acende as luzes e tenta apanhá-lo meio a dormir, consegui apanhar um foi assim.

Abraço
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 13/nov/2012, 03:07

Olá João,

Pois... não podemos viver sem o nosso "salgado" B-)

A ideia de um aquário assim pequeno foi não ocupar muito tempo. O contra é que rapidamente fica cheio e não podemos colocar lá mais nada.... mas enfim, não se pode ter tudo.

Obrigado pelos comentários e pela sugestão... vou tentar apanhar o desjardini durante a noite.

Abraço,
Adérito

Mensagem 13/nov/2012, 03:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Esta muito porreiro o cubo ...
Sempre gostei muito da dinamica de um cubo ,tive o meu primeiro salgado era um cubo de 50 e continuo a gostar muito de cubos salgados ...

Quamto ao peixe eu se fosse a ti começava a dar comer dentro do camaroeiro ... Depois quando ele começar a entrR apanhas o menino ..

Abraço e continua a actualizar ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/nov/2012, 17:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1385
Muito bom, como já é habitual Adérito!!
Parabens por esse pequeno mas grande cubo! :D

A ver se trocamos umas visitas!

Mensagem 13/nov/2012, 17:48

Olá Marco,

Tens toda a razão... temos de pôr a conversa em dia. Com esta falta de tempo ainda não consegui ir ver o teu cubo... e não foi por falta de convite :-

Abraço,
Adérito

Mensagem 13/mai/2013, 00:07

Cá vão uns updates de Fevereiro/2013...

Como a MP10 estava a fazer muito barulho nesta altura tinha sido devolvida à fábrica/fornecedor para resolver o problema (obrigado Luís Rodrigues :ymapplause: )

Umas gerais:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Neste momento o escumador é um Deltec SC 1350 e os corais já estão um pouco maiores....

Está a dar um granda gozo ;)

Adérito

Mensagem 13/mai/2013, 08:16

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Sem duvida L-) um pequeno :D mas grande aquario :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 13/mai/2013, 10:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Parabens Adérito, esse nano respira saúde, tens aí um grande aquario, o tamanho é o que menos importa, pois o mais dificil é manter a qualidade, especialmente com SPS´s.

Abraço.

Mensagem 13/mai/2013, 10:30

Mensagem 13/mai/2013, 11:17

Obrigado, o maior problema destes pequenos cubos é que ficam cheios muito rapidamente...

Mensagem 13/mai/2013, 12:07

Certo...!
o meu é um pouco maior e já está cheio... :D

Quando passas la em casa?

Mensagem 13/mai/2013, 14:45

Olá grande mestre Marco,

Eu ligo-te para combinar.

Abraço,
Adérito

Mensagem 13/mai/2013, 19:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

O cubo está espectacular! :-bd

O meu tem as mesmas medidas.

Muito bom!

Mensagem 14/mai/2013, 08:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Viva Adérito,

Parabéns pelo Cubo ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 14/mai/2013, 23:23

Obrigado pelos comentários.

Aqui ficam mais uns registos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma das vantagens de ter pouca litragem é que semanalmente a TPA são 10 litros...

Adérito

Mensagem 15/mai/2013, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ui 10L...quem me dera :D

Mas também tem a desvantagem de ser muito mais sensivel a oscilações de parametros devido à pouca litragem do sistema, e por isso dou ainda mais enfase à qualidade dos teus sps´s pois num nano manter assim esses corais é sinal de grande cuidado e dedicação.
Parabens!!!!

Mensagem 15/mai/2013, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Muito bom, excelente aquario e corais ;) :D :D

Abraço

Mensagem 16/mai/2013, 12:14

Boas,

Obrigado pelos comentários.

Pelo que tenho observado num nano ou num maior (já tive 3 bem maiores) temos de ter os mesmos cuidados.

Fazer sempre TPA semanais e mexer o menos possível.

Para mim a maior desvantagem destes aquários muito pequenos é que ficam cheios muito rápidamente e não podemos colocar qualquer peixe que nos agrade... Mas têm muitas vantagens, só preciso 10 litros para TPA, 2 ventoinhas conseguem manter a temperatura no pico do verão, as bombas, a iluminação, o aquecedor, o escumador têm consumos baixos e o balling não tem grandes dosagens assim como a reposição de água de osmose.
Limpar os vidros é uma tarefa também muito rápida pois tem pouco vidro :D

O que me levou a optar por um nano foi precisamente não ter muito tempo para as manutenções e querer manter religiosamente as TPA semanais.

Até agora tem sido uma experiência muito positiva.

Adérito

Mensagem 24/jun/2013, 17:53

Ja ouviram falar no Aiptasa killer ? um "aparelho" muito simples que é feito com 2 fios um transformador de 12V que por electrolise mata as aiptasias.
Depois de ler alguns posts no reefcentral e de ver alguns videos no youtube fiquei convencido que aquilo funcionava mesmo.
Arranjei 2 fios um tubo e um transformador de 12V e tinha o meu mata aiptasias feito.
Armado com o aparelho fui procurar as "malditas" que quanto mais as tentava matar com kalk mais apareciam.
Liguei o aparelho e saiam umas bolhinhas do fio (electrolise) que supostamente iria derreter as aiptasias. Depois de desfazer as aiptasias que tinha (ainda eram bastantes) desliguei o aparelho. Tinha em cinco ou seis minutos finalmente ficado livre dessa praga !!

Errado !! passada uma meia hora tinha TODOS os corais SPS completamente brancos, os moles fechados, os turbos caíam do vidro e ficavam ao contrário na areia.... pânico total... felizmente tinha feito alguma água de osmose, rápidamente juntei sal e coloquei uma bomba...

Passadas 2 horas já não conseguia ver o interior do aquário, estava completamente branco, e o cheiro... a sala ficou completamente impestada. O escumador enchia o copo sem parar....

Morreu tudo com exepção dos peixes !!

Quero publicamente agradecer ao Luís Rodrigues (AquaHobby) que gentilmente me emprestou um aquário e um escumador para ter os peixes enquanto é feito o restart ao cubo.

Depois do desgosto, lá tive de limpar completamente o cubo (tudo para o lixo, areia incluida) e ir buscar água ao mar (obrigado João Ribeiro pelos recipientes). Neste momento o cubo está com água do mar e com areia viva (nova). A rocha que tinha está a secar ao sol para ir para a arrecadação e vou reiniciar com rocha morta (nova) que já foi lavada com uma máquina de pressão e agora está de molho em osmose.

Isto é que é doloroso... um aquário com quase 2 anos, com SPS que eu gostava, estável e agora.... portanto cuidado com as experiências e com os "aparelhos" milagrosos...

Conclusão: Consegui matar as aiptasias, os danos colaterais é que foram mesmo muito elevados.
Editado pela última vez por Adérito Pereira em 24/jun/2013, 18:36, num total de 1 vez.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros