Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo Nano Reef - 160l

Novo Nano Reef - 160l

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 01/mar/2013, 15:31

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
O XAQUA funciona muito bem!

Tenho um há 1 ano sem problema!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/mar/2013, 15:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
José claro que dá para fazeres. É arranjares alguma coisa que sirva para bloquear a passagem (tipo pente) e aconselho-te a fazeres um furo um pouco mais alto para servir de ladrão para o caso de entupir essa saída principal. Contudo penso que és capaz de ter muito barulho mas só testando ou vendo alguém com um sistema parecido.

Mensagem 01/mar/2013, 17:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pois, fazer-se faz-se, mas deve ser barulhento!

A optar por essa solução eu nunca consideraria menos de 3 furos!

Mensagem 01/mar/2013, 17:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
José...
em relação á iluminação já pensaste numas par38 ou num foco da kessil? Olha que ficaria ai bem!
Boa sorte com o projecto. ;)

Mensagem 01/mar/2013, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Boa tarde.

Já pensei em tanta coisa... Como dizia o outro: "Há coisas melhores na vida do que o dinheiro... Mas são tão caras!" As Par 38 ficam efectivamente muito bonitas nos aquários com este formato, é sempre uma hipótese.

A minha ideia era fazer algo parecido com os sistemas que estão no fim desta página:

http://www.aquariumline.com/catalog/fil ... 63_72.html

Sei que a engenharia paga-se mas custa-me dar tanto dinheiro por um pedaço de PVC.

A ideia era fazer um tipo de durso, vou tentar explicar. Seria uma curva a 90º no interior do aquário e outra igual no exterior existindo um pequeno orifício no topo ou algures no passa-muros.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 09/mar/2013, 09:44

Bom dia.

Aproveitei um bom negócio e acrescentei ao sistema uma Hydor Coralia 5200 l/h nova. Sei que é recomendado um fluxo distribuído por várias bombas mas como o tanque é pequeno não quero estar a satura-lo com equipamento.

Encomendei também um Internal Overflow da Blau igual ao que está nesta página:

http://www.blau-aquaristic.com/overflow.html

Só depois de ir buscar o Overflow é que vou mandar cortar e furar o vidro.

Quanto à iluminação estou tentado a ser eu próprio a construir a calha com leds, vamos ver.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 13/mai/2013, 22:04

Olá.

Vamos lá atualizar o tópico.

Já tenho o tanque, a iluminação e mais algumas coisas...

Optei por um "cubo" com 60x60x50 e uma calha Odyssea 2*T5 de 24W complementada por uma calha led diy de 45W. Mais tarde coloco mais informações sobre a calha led.

Seguem algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 14/mai/2013, 01:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Está muito porreiro isso José..Vou iniciar um projeto com as mesmas medidas que tu..dá para tirar umas ideias.. :)

A iluminação será o suficiente?vais colocar apenas corais moles?

Cumprimentos

Mensagem 14/mai/2013, 08:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Ora boas,

Excelentes medidas para começar, parece-me tudo muito bem =)
Agora como diz o outro... isso quer é água... :ymdevil:

1 Abraço,
Armando

Mensagem 15/mai/2013, 12:00

Olá.

Desde já obrigado pelo apoio.

Também queria “meter água” rapidamente mas como vou fazer obras em casa não quero estar a deslocar o “bicho” cheio.

Quanto à iluminação está com 2*24W T5, uma azul actínia e outra de 10000k. Acoplado à calha está um perfil de alumínio com 20 leds epistar de 3W (9 brancos 6500k, 7 Royal Blue, 2 Violeta e 2 Far Red) alimentados por um diver construído por mim (LM317) a debitar 650mA. Se achar insuficiente coloco outro perfil com mais 45W de leds do lado frontal. Ainda assim não me decidi por esta opção pois não gosto do aspeto geral… Coisas minhas.

Já tenho quase tudo para começar, tá quase.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 15/mai/2013, 12:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Com o complemento da calha de leds já ficas com uma boa iluminação..boa sorte com isso..

Mensagem 16/mai/2013, 09:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
160l é um nano???
Bolas......

Mensagem 16/mai/2013, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Está com muito bom ar ..

Realmente os Cubos têm um fascínio qualquer ... ADORO Cubos ou semi cubos , continuo a achar que se fazem aquários brutais em cubos destas dimensões , espero que o teu venha a ser um desses ...

Abração e vou continuar a acompanhar ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mai/2013, 10:37

Olá.

Espero que a iluminação seja suficiente, só a experiência o dirá.

Tenho que alterar o título, agora tem 180 litros :D

É um facto que os cubos tem algo de especial e para quem tem pouco espaço são uma solução a ter em conta.

Outro aspeto interessante é que um cubo com medidas perfeitas, 60x60x60 por exemplo, não parece um cubo... É estranho mas é verdade. Essa foi uma das razões que me levou a tirar 10cm à altura do tanque.

Em breve darei novidades.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 16/mai/2013, 15:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Eu adoro cubos!! he he... e esse está com bom aspecto José! Pena não colocares uma kessil ai por cima, acho que ia ficar muito bom!
Vou seguir... até porque já ando a pensar num próximo projecto, e em principio vou fazer algo em torno de um 90*90*60.

Boa sorte para esse cubo! ;)

Mensagem 17/mai/2013, 11:02

Olá Marco.

Ando de olho nos Kessil mas é um investimento demasiado elevado para mim neste momento.

Entretanto, inspirado no A150, ando a tentar construir uma coisa similar em tamanho e potência mas com maior diversidade espectral.

Como tinha dito anteriormente vai demorar um pouco mais devido à obras mas espero que em Julho já esteja a bombar.

Abraço,

Zé.

Mensagem 17/mai/2013, 11:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Está muito porreiro!

Vamos lá encher isso com agua!

Essa luz é que me parece pouca... que vivos estás a pensar colocar?

Abraço e Boa Sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 17/mai/2013, 13:30

Olá.

Ainda não pensei muito nisso talvez umas Aiptásias =))

Tenho um gosto especial por LPS em particular por Gonioporas e Ricordeas.

Quanto aos peixes vai ser um problema pois aceitei, como moeda de troca, que fosse a Maria a escolher. Vai ser difícil demove-la da ideia de ter um Hepatus e um Flavescence, principalmente este último... ~x(

Certo está um casal de Aphiprion ocellaris e de Nemateleotris Magnifica, um Lysmata Debelius e um Lysmata Amboinensis. Não é minha ideia sobrepovoar o tanque apesar do escumador estar sobre-dimensionado.

Quanto à iluminação vai começar assim (2*T5 de 24W e 45W led) mais tarde acrescento mais 45W led se vir que é necessário. Um foco Kessil não está posto de parte.

Até breve.

Mensagem 16/Oct/2013, 14:02

Olá.

Desde já as minhas desculpas pela demora a todos aqueles que pretendiam acompanhar o meu tópico.

Os últimos meses tem sido complicados, o tempo e o dinheiro não abundam e por isso o hobbie fica para ultimo plano.

Hoje e nos próximos tempos espero poder brindar-vos com novas atualizações mas, obviamente, não é uma promessa.

Vamos ao que interessa.

Mudanças no sistema há apenas a destacar a nova iluminação e a aquisição de mais algum material, a saber: Reator de Kalk Deltec KM500, SUMP 55x36x36cm, areão de coral TMC, Conjunto Filter Bag TMC, densímetro, termómetro, testes MG, CA, PH, KH, GH e NO2, sal, entre outros.

Fica a foto do material reunido.

Imagem

Até já.

Abraço,

Zé.

Mensagem 16/Oct/2013, 16:50

A Iluminação…

Muitos já se perguntam que geringonça é aquela?

É uma TMC Aquaray 1500 XG Ultima Ocean White… Quitada!

Suportes em acrílico feitos à medida.

Acrescentei 8 Leds azuis e 2 leds vermelhos da Cree. Obviamente fui forçado a implementar ventilação forçada.

O melhor de tudo é que a alteração é reversível sem danificar absolutamente nada na calha original. O pior é que para o meu gosto continua muito branco e já não existe espaço dentro do equipamento para meter mais leds.

Aqui vão mais algumas fotos.

Imagem

Imagem

Abraço,

Zé.

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby