Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Muito Pequeno Nano Aquário Fluval Edge 23

Muito Pequeno Nano Aquário Fluval Edge 23

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Hoje vai ser o meu primeiro dia de colecta de água em Sesimbra:)

Qua, 2013-05-15 18:46 2.88 Preia-mar

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
David Ramos Escreveu:

Boa, tira umas fotos ... para a malta ver e depois posta aqui a tua opinião sobre a bomba!

Eu ainda não consegui estriar a minha :-s

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
David Ramos Escreveu:

Boa, tira umas fotos ... para a malta ver e depois posta aqui a tua opinião sobre a bomba!

Eu ainda não consegui estriar a minha :-s

Abraços,
Rui

Testei a bomba ontem com um balde e aquilo puxou alguns litros em menos de 1 minuto:) Agora vamos ver como se porta no local.....

Abraços

Boas a todos,

Como pedido envio aqui fotos da minha primeira experiência na colecta de água com um Rule iL200.

Funcionou as mil maravilhas, o único problema foi eu ter comprado uma mangueira de apenas 5m....tive que encher os garrafões nas rochas mas nada de mais.

Em 7 minutos saquei 37.5 litros, 6 garrafões de 6L e 1 de 1.5L (não tinha mais garrafões lol). Já da para encher o aqua.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tenho é que arranjar uns Jerricans....

Agora falta ir buscar a rocha viva e o substrato para começar a ciclagem:)

Imagem

Vou ter que ler novamente todo o processo de ciclagem....

Cump a todos
Editado pela última vez por David Ramos em 16/mai/2013, 12:38, num total de 2 vezes.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Continuo a achar que o pessoal que precisa de mais água ou um dia mais tarde ainda vai ter que investir em coisas maiores ...
Também andei as turras com bomba e conversores , mas da ultima vez que fui buscar água acertei na equipa , bomba Robin e conversor de 1200W , Mangueira com 15 Metros de Diâmetro 25 , e posso dizer que a elevar a 6 metros enchemos 500 Litros em 15 minutos, nem se conseguia dobrar a mangueira :ymdevil: :ymdevil:

Mas para o caso de pouca elevação e poucos litros , considero essas Bombas porreiras , agora com maiores elevações e maiores litragens , já são um pouco limitadas ...

Vou continuar a acompanhar a Evolução do Edge ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:
Continuo a achar que o pessoal que precisa de mais água ou um dia mais tarde ainda vai ter que investir em coisas maiores ...
Também andei as turras com bomba e conversores , mas da ultima vez que fui buscar água acertei na equipa , bomba Robin e conversor de 1200W , Mangueira com 15 Metros de Diâmetro 25 , e posso dizer que a elevar a 6 metros enchemos 500 Litros em 15 minutos, nem se conseguia dobrar a mangueira :ymdevil: :ymdevil:

Mas para o caso de pouca elevação e poucos litros , considero essas Bombas porreiras , agora com maiores elevações e maiores litragens , já são um pouco limitadas ...

É verdade Paulo,

O melhor para muita litragem é comprar uma bomba de águas sujas --> http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 3007&sid=0

Ou ainda mais barato--> http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 3011&sid=0

E um inversor --> http://www.ebay.com/itm/360615140903?ss ... 1497.l2649

Nem fica assim tão caro....

Para mim o Rule serve perfeitamente e posso ligar ao isqueiro. Um inversor só se pode ligar ao isqueiro quando a potencia do aparelho (neste caso a Bomba) não ultrapassa os 200W acho eu...

Cump

Nem mais ...

eu tenho esse inversor e uma bomba Robin que faz 13.000 Lt/H e 5.000 Lt/H a 6 metros e é uma maravilha ... a bomba que ai colocaste mais barata , eleva pouco , mesmo com uma mangueira de 12 mm faz ai 200 LT/h a 5 metros , ja tive uma e ja a despachei ...

Quanto aos inversores é verdade , mais de 200W é ligado com os alicates a bateria do carro ...

Abraço ..

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Paulo Oliveira Escreveu:
Nem mais ...

eu tenho esse inversor e uma bomba Robin que faz 13.000 Lt/H e 5.000 Lt/H a 6 metros e é uma maravilha ... a bomba que ai colocaste mais barata , eleva pouco , mesmo com uma mangueira de 12 mm faz ai 200 LT/h a 5 metros , ja tive uma e ja a despachei ...

Quanto aos inversores é verdade , mais de 200W é ligado com os alicates a bateria do carro ...

Abraço ..

Boas Paulo,
E essa bomba Robin de quantos Watts é?
Na altura também era essa a minha opção mas aconselharam-me a usar um conversor de 1000W com picos até 2000W para uma bomba de 700W. Neste caso o conversor ficava-me a 120€ e desisti da ideia.
Agora se este conversor serve vou já comprar. :)
Tenho uma RuleIL500 que faz mais do dobro da IL200 e com uma mangueira de 22mm e 4 metros de comprimento tiro 300litros em 30 minutos sem elevação. Já nem tento com elevação senão nunca mais saio de lá :) Depois carrego os Jerricans de 20litros escada acima :)

Parece que vou ter que investir na terceira bomba de recolha :P
Abraços,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

David Ramos Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

É verdade Paulo,

O melhor para muita litragem é comprar uma bomba de águas sujas --> http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 3007&sid=0

Ou ainda mais barato--> http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 3011&sid=0

E um inversor --> http://www.ebay.com/itm/360615140903?ss ... 1497.l2649

Nem fica assim tão caro....

Para mim o Rule serve perfeitamente e posso ligar ao isqueiro. Um inversor só se pode ligar ao isqueiro quando a potencia do aparelho (neste caso a Bomba) não ultrapassa os 200W acho eu...

Cump

Olá David,
Atenção a ligares a Rule ao isqueiro.
Não sou conhecedor de electricidades mas acho que há relatos aí a dizer que tem que ser com pinças à bateria. E não custa nada ;)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Nem mais ...

Abraço ..

Boas Paulo,
Na altura também era essa a minha opção mas aconselharam-me a usar um conversor de 1000W com picos até 2000W para uma bomba de 700W. Neste caso o conversor ficava-me a 120€ e desisti da ideia.
Tenho uma RuleIL500 que faz mais do dobro da IL200 e com uma mangueira de 22mm e 4 metros de comprimento tiro 300litros em 30 minutos sem elevação. Já nem tento com elevação senão nunca mais saio de lá :) Depois carrego os Jerricans de 20litros escada acima :)

Abraços,

Boas André,
Estranho o meu Rule IL200 com elevação e mangueira de 5 metros funciona normalmente....como disse 37.5 em 7 minutos.

Cump

Paulo Oliveira Escreveu:
Nem mais ...

Abraço ..

Boas Paulo,

Abraços,

Boas a bomba é de 750 W , e o conversor serve , o que tenho é este ...

http://www.ebay.co.uk/itm/1200W-Car-Bat ... 43afdf3d89

Abraço ..

David Ramos Escreveu:
Boas André,
Estranho o meu Rule IL200 com elevação e mangueira de 5 metros funciona normalmente....como disse 37.5 em 7 minutos.

Cump

Boas David,
Eu tenho uma Rule IL200 e uma Rule IL500 e sinceramente não vejo grande diferença no caudal. Nunca testei realmente as diferenças porque vou sempre à água à pressa e quero é despachar o assunto :)
Não sei se é por usar uma mangueira fina na 200 e uma mangueira muito mais grossa na 500 que esta não aguenta trazer a água a grande velocidade...
Mas não sei se colocando uma mangueira mais fina na 500 melhora, porque vai haver um estrangulamento.
Algo que hei-de experimentar.
de qualquer das formas estas bombas fazem sem duvida um bom trabalho. Só falta ser excelente :)
Abraços,
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

David Ramos Escreveu:
Boas André,

Cump

Boas David,
Eu tenho uma Rule IL200 e uma Rule IL500 e sinceramente não vejo grande diferença no caudal. Nunca testei realmente as diferenças porque vou sempre à água à pressa e quero é despachar o assunto :)
Não sei se é por usar uma mangueira fina na 200 e uma mangueira muito mais grossa na 500 que esta não aguenta trazer a água a grande velocidade...
Mas não sei se colocando uma mangueira mais fina na 500 melhora, porque vai haver um estrangulamento.
Algo que hei-de experimentar.
de qualquer das formas estas bombas fazem sem duvida um bom trabalho. Só falta ser excelente :)
Abraços,
AJS

Boas Novamente,

Olha que eu acho que o problema é a grossura da mangueira que estas a usar na 500...com uma mangueira mais grossa a bomba tem que elevar uma maior quantidade de água, ou seja, mais peso a ser puxado. Experimenta a mangueira da 200.

Abraços

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas David, já temos fotos do naninho com agua rocha e areia? :D
Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

José Santos Escreveu:
Boas David, já temos fotos do naninho com agua rocha e areia? :D
Abraço
José

Boas José,
Já esta tudo montado desde sexta ainda hoje devo por as fotos;)

Apareceu a minha primeira dificuldade por causa das micro-bolhas criadas pelo escumador. Estou a tentar resolver este problema. Depois disso tiro as fotos:)

A minha ideia para as micro bolhas é meter na queda de água (trata-se de um hang on em cascata) bio max da seachem que tenho guardado. Vamos ver se resulta.....

Se alguém tiver alguma ideia melhor por favor digam-me....

Abraços

Não consigo reduzir as micro-bolhas... São tão micro que passam por tudo.... Existe alguma espuma ou esponja que seja eficaz? Estou a ficar desiludido com este escumador mas já vi tópicos com o mesmo problema... Corais moles e lps suportam as micro-bolhas?quanto aos peixes acho que não há problema certo?

Bom dia a todos,

Consegui reduzir bastante as micro-bolhas.

Para isso abri o filtro de carvão com uma tesoura (não tinha quase carvão nenhum), substitui por biomax da seachem já que não sou muito adepto do carvão (futuramente também vou por seachem purigem que tenho guardado) .

Também cobri a esponja com meia de vidro. Se isto não pode ser usado num salgado por favor avisem-me. Assim consegui reduzir para metade as micro bolhas e só se nota se olharmos com muita atenção.

No entanto depois de pesquisar muito vi um artigo de Eric Borneman onde diz que no habitat natural existem mais micro-bolhas do que num aquário, ou seja, é um mito.

Myth 14: Microbubbles are to be avoided.
Many aquarists go to some considerable lengths to baffle sumps and pump flows to prevent small bubbles from being returned into the display tank. It has been suggested that such bubbles represent an irritation to fish, corals and other invertebrates and that they should be avoided. To be honest, I am unsure from where the origin of this perception came. However, it is untrue. Even the name is inaccurate… the prefix "micro" would refer to bubbles too small to see.
Small bubbles are very common in tumultuous reef environments, and areas where waves break are often dense with both reef life and small bubbles. In addition, in tanks and on reefs, many bubbles of various sizes, including true "microbubbles" are produced by photosynthesis, and this is especially the case in highly illuminated environments. In my own aquaria, a constant rise of bubbles, especially in the afternoon, are produced by various corals and algae in even some of my less-illuminated systems. Larger bubbles frequently get sucked into pump intakes, and are chopped up to even smaller sizes and distributed throughout the tank. I won't even begin to discuss the massive numbers of bubbles produced by various surge devices. These water motion devices have great benefits in aquaria, and even as anecdotal aquarium observations, I have never seen anything disturbed, irritated, or harmed by the rush of bubbles.

Para já deixo estas fotos (futuramente vou partilhar testes de PH etc...)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Cump a todos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Olá David,
Não costumo dar opiniões porque não sou grande entendido na matéria, mas vou responder até porque solicitei as fotos, passando ao que interessa, o aquário está um espectáculo, conforme já te disse vai dar muito trabalho para o manter limpinho, mas quando se gosta, todo o trabalho se esquece e fica o prazer de o contemplar, agora que venha os peixinhos e os coralitos quando tudo estiver em condições.
Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

José Santos Escreveu:
Olá David,
Não costumo dar opiniões porque não sou grande entendido na matéria, mas vou responder até porque solicitei as fotos, passando ao que interessa, o aquário está um espectáculo, conforme já te disse vai dar muito trabalho para o manter limpinho, mas quando se gosta, todo o trabalho se esquece e fica o prazer de o contemplar, agora que venha os peixinhos e os coralitos quando tudo estiver em condições.
Abraço
José

Obrigado José:)

E aqui estão os primeiros habitantes:) (equipa de limpeza)
O Eremita de patas vermelhas desde ontem a noite que não se mexe...........

Imagem
Imagem
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby