Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Em construção Nano 90l

Em construção Nano 90l

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 21/jan/2013, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Olá pessoal, sou o Daniel, Valença do Minho, 21anos.
Já ando neste Hobby desde os 12 anos e vim sempre evoluindo, devagar mas sempre com bons resultados, ultimamente ando a fazer pesquisas sobre aquários salgados, e gostava de ter a vossa ajuda para não cometer grandes erros na iniciação do salgado, as minhas duvidas são algumas:

-Tenho aqui em casa um aquário de 90litros, será que posso utilizar como um nano reef?
-Tenho aqui um refletor de 4x24watt, T5, o que me dizem ?
- Que tipo de filtração acham que devo utilizar ?

O que eu pretendo é uma coisa simples para começar, pretendo ir muito devagar para aprender as coisas,
Muito Obrigado. :) :)

CMP
Editado pela última vez por Daniel Abreu em 09/abr/2013, 20:05, num total de 1 vez.

Mensagem 22/jan/2013, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Oi!
Vamos lá tentar responder.

dubby Escreveu:
-Tenho aqui em casa um aquário de 90litros, será que posso utilizar como um nano reef?

Desde que a altura não seja superior a 60cm...

dubby Escreveu:
-Tenho aqui um refletor de 4x24watt, T5, o que me dizem ?

Tenta colocar aqui as medidas do aquário.

dubby Escreveu:
- Que tipo de filtração acham que devo utilizar ?

A filtração, nos aquários marinhos, é assegurada pelas bactérias alojadas na rocha viva e no substracto (filtração biológica) juntamente com o escumador.

Espero ter ajudado :)

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 22/jan/2013, 21:27

Comprimento: 80cm;
Altura: 39cm;
Largura: 29cm

CMP

Mensagem 31/jan/2013, 21:36

Olá pessoal para a semana já ponho umas fotos do material.

Para a semana já me chega uma calha 4x24watt!!

Abraço

Mensagem 09/abr/2013, 20:26

Em primeiro lugar quero agradecer ao membro Adriano Sousa que me tem ajudado imenso neste projecto que tem ido muito devagar;
Após alguns meses de pesquisa dei inicio a minha pequena montagem do nano reef, já tenho algum material, como skimmer, overflow(chega-me esta semana) e calha :D

Setup:

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),
Iluminação: 4x14watt 1000k,
Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H
Rocha Morta: Ainda não sei
Substracto: Areia de coral

Sump: Por definir
Escumador: Deltec APF600
Escoamento/Retorno: Magic pump 2200 l/h
Aquecimento: 1 x 200 Prodac
Kh, Ca e Mg: Método de Balling

Que acham?

Ainda tenho umas dúvidas quanto À Sump, como tenho uma mesa de pedra as medidas que eu tenho são 79,50cm altura, 46cm comprimento, 37cm largura.

Cmp

Mensagem 10/abr/2013, 21:09

Imagem 1611
A prateleira do meio é para sair.

Estou a pensar na medida 40cm de altura, 46 comprimento e 35 de largura.

O que acham?

Mensagem 10/abr/2013, 21:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Boas. Tenta usar o maior espaço possível... A entrar justo no móvel.
Pois o tubo de queda mais Escumador mais bomba ocupa algum espaço. Por isso aproveita o espaço. Abraço

Mensagem 10/abr/2013, 22:11

Boas. Tenta usar o maior espaço possível... A entrar justo no móvel.
Pois o tubo de queda mais Escumador mais bomba ocupa algum espaço. Por isso aproveita o espaço. Abraço

Boas Adriano, vou pedir ao meu colega para cortar a pedra e já faço as entradas para os tubos. O que achas?

Abraço

Mensagem 23/jun/2013, 23:11

Depois de alguma ausência no forum trago algumas actualizações, já tenho a parte "técnica" quase terminada, gostava Muito da vossa opinião é a minha primeira experiência no mundo dos salgados!
Aqui fica o meu Setup actual;

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),
Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H
Rocha Morta: Ainda não sei
Substracto: Areia de coral

Sump: 45x33x40
Overflow: Blau 1500
Escoamento/Retorno: Magic pump 1500 l/h
Aquecimento: 1 x 200 Prodac
Kh, Ca e Mg: Método de Balling

A minha dúvida é quanto à bomba de retorno estou a pensar em trocar uma por uma 2000 ao 2500 l/h e estou a pensar em aproveitar a de 1500 l/h para o deltec o que acham=?

Aqui ficam umas fotos do meu mini projecto,

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 25/jun/2013, 21:01

Boa tarde Pessoal, gostava muito de ler a vossa opinião sobre o meu mini projeto :-)

CMP

Mensagem 25/jun/2013, 23:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Olá Daniel,

A iluminação e a bomba de circulação parecem-me fracas mas tudo depende dos vivos que estas a pensar manter.
Abraço e boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 26/jun/2013, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Daniel Abreu Escreveu:
...
...
A minha dúvida é quanto à bomba de retorno estou a pensar em trocar uma por uma 2000 ao 2500 l/h e estou a pensar em aproveitar a de 1500 l/h para o deltec o que acham=?

Boas Daniel,

Em relação à iluminação sugeria em vez das 4 lâmpadas brancas de 10000K, optar por duas brancas de 10000K (ou ainda melhor, de 15000K) + duas azuis actínicas. Em termos de cor fica bem melhor na aparência dos corais. ;)

O Deltec APF600 deve requerer uma alimentação de cerca de 800l/h. Podes usar essa bomba de 1500l/h e com a torneira/válvula regular o fluxo para o nível de água ficar precisamente ao nível da base de apoio do pescoço do copo do escumador. Outra alternativa seria fazer uma derivação no tubo de queda (com uma válvula) ou mesmo uma derivação na bomba de retorno mas neste caso talvez fosse necessário uma bomba com mais litragem, para elevar também a água para o aqua em simultâneo com a alimentação do escumador.

Em relação à bomba de circulação, essa da Aquael poderá ser suficiente, dependendo do tipo de corais e disposição da rocha. De resto, em alternativa tens também as Nanostream da Tunze, por exemplo duas 6015 apontadas uma para a outra. Normalmente com duas bombas com fluxo concorrente fica-se com melhor circulação, mais aleatória.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/jun/2013, 22:12

Daniel Abreu Escreveu:
...
...

Boas Daniel,

Em relação à iluminação sugeria em vez das 4 lâmpadas brancas de 10000K, optar por duas brancas de 10000K (ou ainda melhor, de 15000K) + duas azuis actínicas. Em termos de cor fica bem melhor na aparência dos corais. ;)

O Deltec APF600 deve requerer uma alimentação de cerca de 800l/h. Podes usar essa bomba de 1500l/h e com a torneira/válvula regular o fluxo para o nível de água ficar precisamente ao nível da base de apoio do pescoço do copo do escumador. Outra alternativa seria fazer uma derivação no tubo de queda (com uma válvula) ou mesmo uma derivação na bomba de retorno mas neste caso talvez fosse necessário uma bomba com mais litragem, para elevar também a água para o aqua em simultâneo com a alimentação do escumador.

Em relação à bomba de circulação, essa da Aquael poderá ser suficiente, dependendo do tipo de corais e disposição da rocha. De resto, em alternativa tens também as Nanostream da Tunze, por exemplo duas 6015 apontadas uma para a outra. Normalmente com duas bombas com fluxo concorrente fica-se com melhor circulação, mais aleatória.

Olá Artur, Obrigado pela ajuda!!!! Estou a começar neste mundo dos salgados depois de uma grande experiência na doce :-) e já estou completamente viciado...confesso!!

Relativamente à calha são duas de 10000k e duas azuis actínicas fui confirmar agora. Futuramente vou optar por outra ao por um aqua maior lol.

Quando à bomba de subida 2000l/h é suficiente =?

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

Cmp

Mensagem 27/jun/2013, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
sim 2000l é suficiente.... melhorava a circulação também pelo menos, e iluminação.... escumador tas muito bem servido na minha opiniao

Mensagem 27/jun/2013, 01:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Daniel,

Sim, em princípio a bomba de 2000l/h deve estar bem para o sistema. Só para tirar dúvidas podes ver se no manual tem um gráfico com altura de elevação vs fluxo de água. Normalmente a bombas têm de elevar cerca de 1.5m da Sump para cima para o aquário. Nesse gráfico podes confirmar o fluxo de água real para a elevação.
Não tenho a certeza mas ter um fluxo real de cerca de 3 a 4 vezes a litragem do aquário deverá estar bom. Por exemplo num sistema de 500 litros, uma bomba que faça 1500l/h.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Voltar para Novo no hobby