Boa noite a todos.
Apos semanas a ler atentamente este (e outros fóruns) estou cada vez mais "entalado". Entalado porque estou cada vez mais decidido em retomar este antigo hobby (agua doce), mas agora na aventura dos salgados.
Estou na fase de perceber qual a dimensão de aquario que:
1 - Permite disfrutar em pleno um aquario reef no lar, e que atinja um equilíbrio ecológico entre fauna / flora
2 - Não me obrigue a ligar uma conduta da EPAL para abastecimento de filtro Osmose (portanto, TPA's de 30 litros max)
3 - Seja minimamente aceite no lar, para que as malas não sejam postas no Hall de entrada.
Posto isto, em que ponto estou?
Visitei quase todas as lojas de Lisboa e arredores, para obter opiniões e principalmente orçamentos. OUCH! (e já explico a dor...)
Medidas: 100x50x50 mínimo 120x60x50 max (tenho que fazer layouts de cartolina para perceber o "volume" que cada medida ocupa)
Coluna seca (e aqui peço a vossa ajuda) - Central ou de canto?
Aquario com ou sem travamentos? (e não me refiro à segurança mas sim a sua operacionalidade em salgados - peixes a saltarem - wavemakers - a transbordarem a agua - necessidade de instalação de acessórios na borda do vidro - fios para bombas etc)
Orçamentos: OUCH - Entre aquario, móvel com estrutura, sump, escumador, bombas e iluminação - no mínimo a carteira vai ficar sem 1.200€ (e tenho um a chegar aos 2.000€). Aqui entra o consciente a trabalhar e a necessidade de prever se o meu actual impulso não passa em poucos meses e se irá consolidar o meu gosto por aquários salgados (vi cada um nas lojas que ficava lá uma tarde inteira)
Irei tentar colocar um post aqui (e noutros fóruns) a perguntar se alguém está vendedor de um "sistema" com as dimensões que pretendo, o que me irá permitir reduzir bastante o investimento inicial (se alguém souber de alguém "vendedor" que me envie MP).
Ate lá, não levem a mal este longo post em tom de desabafo, mas se as duvidas são muitas, a motivação é maior. A meu ver,a aquariofilia de salgados funciona com um passo de cada vez, recolha de muita informação e a imprescindível ajuda de quem sabe e de poder transmitir essa sabedoria para que novatos como eu não se desmotivem com tudo a correr mal!
A todos, desde já vos agradeço todo o apoio que me possam fornecer.
Nuno