Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo Lisboa Reef

Novo Lisboa Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/jun/2013, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Boa noite a todos.

Apos semanas a ler atentamente este (e outros fóruns) estou cada vez mais "entalado". Entalado porque estou cada vez mais decidido em retomar este antigo hobby (agua doce), mas agora na aventura dos salgados.

Estou na fase de perceber qual a dimensão de aquario que:

1 - Permite disfrutar em pleno um aquario reef no lar, e que atinja um equilíbrio ecológico entre fauna / flora
2 - Não me obrigue a ligar uma conduta da EPAL para abastecimento de filtro Osmose (portanto, TPA's de 30 litros max)
3 - Seja minimamente aceite no lar, para que as malas não sejam postas no Hall de entrada.

Posto isto, em que ponto estou?

Visitei quase todas as lojas de Lisboa e arredores, para obter opiniões e principalmente orçamentos. OUCH! (e já explico a dor...)

Medidas: 100x50x50 mínimo 120x60x50 max (tenho que fazer layouts de cartolina para perceber o "volume" que cada medida ocupa)

Coluna seca (e aqui peço a vossa ajuda) - Central ou de canto?

Aquario com ou sem travamentos? (e não me refiro à segurança mas sim a sua operacionalidade em salgados - peixes a saltarem - wavemakers - a transbordarem a agua - necessidade de instalação de acessórios na borda do vidro - fios para bombas etc)

Orçamentos: OUCH - Entre aquario, móvel com estrutura, sump, escumador, bombas e iluminação - no mínimo a carteira vai ficar sem 1.200€ (e tenho um a chegar aos 2.000€). Aqui entra o consciente a trabalhar e a necessidade de prever se o meu actual impulso não passa em poucos meses e se irá consolidar o meu gosto por aquários salgados (vi cada um nas lojas que ficava lá uma tarde inteira)

Irei tentar colocar um post aqui (e noutros fóruns) a perguntar se alguém está vendedor de um "sistema" com as dimensões que pretendo, o que me irá permitir reduzir bastante o investimento inicial (se alguém souber de alguém "vendedor" que me envie MP).

Ate lá, não levem a mal este longo post em tom de desabafo, mas se as duvidas são muitas, a motivação é maior. A meu ver,a aquariofilia de salgados funciona com um passo de cada vez, recolha de muita informação e a imprescindível ajuda de quem sabe e de poder transmitir essa sabedoria para que novatos como eu não se desmotivem com tudo a correr mal!

A todos, desde já vos agradeço todo o apoio que me possam fornecer.

Nuno
Imagem

Mensagem 13/jun/2013, 00:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Marques Escreveu:
Boa noite a todos.

Apos semanas a ler atentamente este (e outros fóruns) estou cada vez mais "entalado". Entalado porque estou cada vez mais decidido em retomar este antigo hobby (agua doce), mas agora na aventura dos salgados.

Estou na fase de perceber qual a dimensão de aquario que:

1 - Permite disfrutar em pleno um aquario reef no lar, e que atinja um equilíbrio ecológico entre fauna / flora
2 - Não me obrigue a ligar uma conduta da EPAL para abastecimento de filtro Osmose (portanto, TPA's de 30 litros max)
3 - Seja minimamente aceite no lar, para que as malas não sejam postas no Hall de entrada.

Posto isto, em que ponto estou?

Visitei quase todas as lojas de Lisboa e arredores, para obter opiniões e principalmente orçamentos. OUCH! (e já explico a dor...)

Medidas: 100x50x50 mínimo 120x60x50 max (tenho que fazer layouts de cartolina para perceber o "volume" que cada medida ocupa)

Coluna seca (e aqui peço a vossa ajuda) - Central ou de canto?

Aquario com ou sem travamentos? (e não me refiro à segurança mas sim a sua operacionalidade em salgados - peixes a saltarem - wavemakers - a transbordarem a agua - necessidade de instalação de acessórios na borda do vidro - fios para bombas etc)

Orçamentos: OUCH - Entre aquario, móvel com estrutura, sump, escumador, bombas e iluminação - no mínimo a carteira vai ficar sem 1.200€ (e tenho um a chegar aos 2.000€). Aqui entra o consciente a trabalhar e a necessidade de prever se o meu actual impulso não passa em poucos meses e se irá consolidar o meu gosto por aquários salgados (vi cada um nas lojas que ficava lá uma tarde inteira)

Irei tentar colocar um post aqui (e noutros fóruns) a perguntar se alguém está vendedor de um "sistema" com as dimensões que pretendo, o que me irá permitir reduzir bastante o investimento inicial (se alguém souber de alguém "vendedor" que me envie MP).

Ate lá, não levem a mal este longo post em tom de desabafo, mas se as duvidas são muitas, a motivação é maior. A meu ver,a aquariofilia de salgados funciona com um passo de cada vez, recolha de muita informação e a imprescindível ajuda de quem sabe e de poder transmitir essa sabedoria para que novatos como eu não se desmotivem com tudo a correr mal!

A todos, desde já vos agradeço todo o apoio que me possam fornecer.

Nuno

Epá ...

Calma com isso e vais fazendo devagar.

Posso dizer-te que vendi agora o meu sistema com 100x60x40, com coluna seca, móvel sem portas, SUMP, Canalização, Escumador e bomba de retorno por 325€ por isso tem calma.

Vê material e aquários em segunda mão.

Pede opiniões sobre material para teres uma ideia dos preços.

Tens opções mais baratas que outras mas é preciso ter cuidado para não ter que andar a comprar duas vezes.

E desabafa à vontade .... Isto é mesmo um hobby caro. ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jun/2013, 08:45

Rui. Vi o aquario que tinhas à venda e era perfeito! Pena ja ter sido vendido...

Abraço

Nuno
Imagem

Mensagem 13/jun/2013, 09:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Nuno,

Bem-vindo de novo ao hobby :)

Ambas as dimensões que ponderas são interessantes, tens de ver qual se enquadra melhor no local onde pretendes instalar o aquário. A coluna seca lateral é mais prática porque deixa mais espaço livre na zona central do aquário, facilitando a colocação da rocha / layout. A utilização de travamentos depende da espessura do vidro utilizado e é determinada pela empresa ou pessoa que escolheres para te fazer o aquário. Como planeias utilizar sump é esta que irá alergar todos os equipamentos exceptuando a bomba de circulação de água interior. A sump deve ser de tamanho adequado ao aquário e funcional assim como o depósito de água (que pode ser em vidro = maior volume) utilizado para armazenar água de osmose a utilizar na reposição automática.

Para evitares "as mala à porta" procura conceber um conjunto (aquário + móvel) com design interessante e que fique bem na casa. Procura arranjar um móvel do mesmo estilo e com o mesmo material / madeira / revestimento. Procura também a opinião da tua cara metade.

Boa sorte
facebook.com/zoacorals

Mensagem 13/jun/2013, 20:38

Obrigado Ricardo pelas sábias palavras.

O aquário está mais ou menos resolvido. Vai mesmo ter que ser um de 100cm. Tenho dúvidas é sobre até que dimensões posso ir para um reef. 60 de profundidade e 50 de altura parece-te bem? Na profundidade ganho em parte o espaço que perco ao reduzir de 120 para 100.

Estou com receio em subir a altura pois penso que quanto mais alto subir, mais iluminação terei que por (se calhar agora não com softs e lps mas mais tarde).

Os aquários sem travessas são lindos, mas por segurança irei para um com travessas tipo Euro.

Quanto ao móvel, procuro um com estrutura metalica coberta com painéis de imans para fácil manutenção da sump. Alguem que recomendes?

PS: Nada como levar a cara metade a ver ao vivo um reef numa boa loja, para que se apaixone logo por uma "Dori" e 2 "nemos" (essa parte está ganha!)

Nuno

Abraço

Nuno
Imagem

Mensagem 24/jun/2013, 13:23

A vida dá estas voltas...

De planear um sistema reef com todas as duvidas sobre material etc, "herdei" um cubo 60x60x50 em pleno funcionamento de um membro.

Como parte da missão da "herança" foi igualmente transportar os quase 200l de agua, o aquario está estável, com todos os parâmetros normais. Assim que tiver fotos, posto aqui.

Abraço a todos

Nuno
Imagem

Mensagem 28/jun/2013, 16:59

Como prometido, fica aqui a primeira foto do meu reef!

Imagem

Os 4 residentes estavam com vergonha em aparecer, mas para já deixo-vos com o layout (apos 50.000 alterações) atual, que desde já agradeço as vossas criticas.

Nuno
Imagem

Mensagem 28/jun/2013, 17:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Marques Escreveu:
Como prometido, fica aqui a primeira foto do meu reef!

Imagem

Os 4 residentes estavam com vergonha em aparecer, mas para já deixo-vos com o layout (apos 50.000 alterações) atual, que desde já agradeço as vossas criticas.

Nuno

Mete lá é geral para se perceber o enquadramento no aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jun/2013, 13:57

ImagemImagemImagem

Mais fotos. O aquario esta num canto da sala e o objetivo é ter visibilidade frontal e da lateral esquerda.

Sent from my GT-N7000
Imagem

Mensagem 05/jul/2013, 21:08

Primeiro cagaço! Ao chegar vi um dos lysmatas todo chupadinho a mexer no areao...

Apos uns segundos percebi que foi a primeira muda de "casca" de um deles...lol

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 4 Beta
Imagem

Mensagem 06/jul/2013, 19:35

Novo residente...

Imagem

Imagem

Imagem

Novo layout..

Imagem

Imagem

Mensagem 07/jul/2013, 11:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Nuno...
o teu aqua não está bom ainda em termos biologicos para receber um mandarim. Se ele nao comer comidas comerciais vai acabar por morrer.
Os mandarins sao peixes que passam o dia todo a caçar "bicheza" das rochas... bicheza essa que ainda nao tens pois o teu aqua é novo.

Observa bem e ve lá se ele come o suficiente daquilo que tu dás, caso contrário devolve o peixe pois vai ficando magro e acaba por morrer.

Mensagem 07/jul/2013, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Devias planear um refúgio em gravidade de forma a manter saudável esse mandarim.
Sump ->aquário -> refúgio -> queda aquário -> queda sump

Exemplo
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=20230

Outros
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... -gravidade
http://emporioaquatico.com/2013/06/03/c ... m-refugio/

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/jul/2013, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Tive um Mandarim no aquário principal e infelizmente durou apenas 4 dias...

Por outro lado tenho um Mandarim no refúgio e está a dar-se muito bem. Tem bastante bicharada para se alimentar. Está já há quase dois meses e meio no refúgio.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/jul/2013, 00:44

Este ultimo morador foi uma prenda inesperada de um familiar. Realmente agora percebo os cuidados extra que um mandarim requer...para ja anda entretido a comer os pulgoes da areia e alguns casulos na rocha (nao esquecer que este aquario ja tinha 6 meses de maturidade).

Acresce que se deliciou com a artemia congelada e anda sob a rocha, tuneis e areao em comunidade com todos os outros.

Se perceber que perde peso terei que o vender aqui a alguem que o saiba cuidar (pelo relato do cubiculo onde estava nem pondero devolver à procedencia ainda por mais tendo sido uma prenda...rica prenda! Lol).

E nao podia deixar de vos agradecer o pronto alerta e avisos!

Abr

Nuno

Imagem

Mensagem 09/jul/2013, 01:00

No intuito de prosseguir com a montagem do meu reef, que moles lps e sps me recomendam, que sejam pouco exigentes?

Abr

Imagem

Mensagem 10/jul/2013, 00:13

Caros

Depois dos vossos alertas, estou cada vez mais desconfortável em manter o Mandarim. ´Tem uma cores lindíssimas, come Artémia congelada, mas tornou-se o centro das minhas atenções, desviando-me da minha intenção de criar um reef com alguns peixes e não o contrário.

Pelo seguinte, se conhecem alguém que procure, tenha a experiencia e possibilidade (aquário grande) de o manter a longo prazo, que me mande uma PM, pois troco-o de bom grado por uma mão cheia de pequenos frags lps/sps's (e até moles).

Abr

Nuno
Imagem

Mensagem 10/jul/2013, 00:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Nuno Marques Escreveu:
´Tem uma cores lindíssimas, come Artémia congelada, mas tornou-se o centro das minhas atenções, desviando-me da minha intenção de criar um reef com alguns peixes e não o contrário.

Boas Nuno, se está a comer artémia acho que podes tentar mantê-lo. O que tive apenas 4 dias não comia alimento congelado.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/jul/2013, 09:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Nuno Marques Escreveu:
No intuito de prosseguir com a montagem do meu reef, que moles lps e sps me recomendam, que sejam pouco exigentes?

Abr

Boas.

Como todos os paços começa devagar.

Seguem alguns exemplos:
Moles: Sarcophyton, rodacthis, discossomas, zoanthos, sinulárias
LPS: Euphyllias

Quanto a SPS's eu esperava um pouco para os introduzir se bem que há alguns mais fáceis tipo digitatas, pociloporas, hydnophoras, montiporas...
Imagem

Mensagem 15/jul/2013, 14:53

Mais uma Euphyllia, Sarco e Esponja. Agora sim, já começa a parecer um reef (pese embora o local da esponja mais pareça um "farol" :)) )

NunoImagem

Imagem
Imagem

Próximo

Voltar para Novo no hobby