Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Utilização do Siporax

Utilização do Siporax

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 07/ago/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Quem utiliza siporax, coloca em filtro fluidizado, em filtro externo ou "em sacos" na sump.....ou até mesmo num sistema tipo o Carlinhos das acroporas?

Qual destas formas será a melhor, na vossa opinião, de utilizar o siporax, ou serão todas igualmente válidas e boas?

Cumps

Mensagem 08/ago/2013, 08:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Pedro,
acho que mais importante do que a maneira como o colocas dentro da sump ou dentro de filtros, é a maneira como a água passa por ele, quantas vezes e a que velocidade.

Pelo que tenho lido, quanto mais lenta a água passar por ele melhor para o seu efeito de desnitrificação (a própria Sera confirma o seu efeito de desnitrificação), o que faz sentido devido ao rareamento de oxigenio. Se o manteres em zonas com muito movimento e muita velocidade, aumentas os níveis de oxigénio presente no siporax e dessa maneira apenas conseguirás usa-lo para a nitrificação.

Já agora, alguem tem conhecimento de algum artigo (cientifico ou não), sobre experiencias com siporax?

Mensagem 08/ago/2013, 11:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Então nesse caso a utilização de filtros fluidizados ou mesmo de um filtro externo (tipo agua doce) não será tão benéfico, salvo a utilização de uma bomba com pequena potencia, no caso da utilização de um filtro fluidizado!

cumps

Mensagem 08/ago/2013, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Mas por outro lado não deves colocar o siporax numa zona sem circulação para que não acumule detritos e para além disso deve se ter cuidado em limpar de vez em quando o reservatorio onde está o o siporax.

Mensagem 08/ago/2013, 11:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Pelo que tenho lido penso que não faz sentido utilizar-se um filtro fluidizado.
O Objectivo é ter o siporax o mais parado possível para se fazer a cultura de bactérias.
O problema é sempre a acumulação de sujidade por isso o Carlinhos colocou a dele assim toda direitinha.
Por exemplo a KZ com os zeolitos também os mantém quietos num filtro com baixo caudal (as pedras não se mexem), apenas dizem para agitar de manhã e à noite para libertar as bactérias para a coluna de água. e de alguma forma penso que também seja para "limpar".

É apenas do que vou vendo e lendo. Não sou expert na matéria :-\

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 08/ago/2013, 13:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas
Eu uso na sump em sacos de rede na divisoria da bomba de retorno no sitio aonde cai a agua.
Uma vez por semana na tpa tiro os sacos sacudo-os na agua que vou deitar fora e volto a po-los no mesmo sitio.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 08/ago/2013, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Marco Madeira Escreveu:
Boas Pedro,
acho que mais importante do que a maneira como o colocas dentro da sump ou dentro de filtros, é a maneira como a água passa por ele, quantas vezes e a que velocidade.

Pelo que tenho lido, quanto mais lenta a água passar por ele melhor para o seu efeito de desnitrificação (a própria Sera confirma o seu efeito de desnitrificação), o que faz sentido devido ao rareamento de oxigenio. Se o manteres em zonas com muito movimento e muita velocidade, aumentas os níveis de oxigénio presente no siporax e dessa maneira apenas conseguirás usa-lo para a nitrificação.

Já agora, alguem tem conhecimento de algum artigo (cientifico ou não), sobre experiencias com siporax?

Boas Marco,

Alem da própria Sera referir que o Siporax também faz a desnitrificação, existe pelo menos mais um documento cientifico que vai no mesmo sentido:
http://www.sciencedirect.com/science/ar ... 2399004977

Conseguimos ler o abstracto, o resto temos de pagar...

Abraço.

Mensagem 08/ago/2013, 14:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Tavares Escreveu:
Boas
Eu uso na sump em sacos de rede na divisoria da bomba de retorno no sitio aonde cai a agua.
Uma vez por semana na tpa tiro os sacos sacudo-os na agua que vou deitar fora e volto a po-los no mesmo sitio.

Isto.

Eu tenho em sacos de rede e cestos e quando faço TPA sacudo-os antes de tirar a água.

Como tenho sump aberta (sem divisórias) meti-os num canto e pronto. Não tenho ali muita corrente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/ago/2013, 17:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Marco Madeira Escreveu:
Já agora, alguém tem conhecimento de algum artigo (cientifico ou não), sobre experiências com siporax?

http://www.reefforum.net/showthread.php ... ica%E7%E3o

(...)

https://www.jstage.jst.go.jp/article/bs ... 1/_article
http://science1.nasa.gov/science-news/s ... st02nov_1/
in Qual o milagre de Sera Siporax?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/ago/2013, 19:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá,

Não utilizei ainda em aquário este substrato, quando disponível e por norma gosto mais de recorrer a materiais de origem natural e biológica como rocha morta que também é muito porosa e diria mesmo tem maior propabilidade de nas suas partes mais profundas se encontrar condições de anaerobiose (ausência de oxigénio) para criação de uma população de bactérias anaeróbias que utilizam nitratos no seu metabolismo (contribuindo para a redução da sua concentração no aquário).

Pedro Chouriço, dependendo do teu objectivo diria que se queres filtragem biológica para redução de nitritos e amónia podes utilizar eficientemente o siporax nos reactores fluidizados ou filtros externos, se for redução de nitratos então a melhor opção é sacos de rede com alguma quantidade de siporax de forma a que a que está no meio seja pouco exposta ao oxigénio mais abundante na periferia. Nesse sentido não fará sentido remexer com muita periodiciade o siporax para remoção de sedimentos.

É uma tendência actual a utilização de siporax na sump para reduzir a quantidade de rocha presente no interior do aquário sem sacrificar o filtro biológico, ficam os aquários mais despidos de rocha mas com mais zona iluminadas para corais crescerem, mais vivos, com mais cor e com noção de escala maior que pode ainda ser mais conseguida se introduzires uma população de peixes de pequenas dimensões tal como se faz há algum tempo nos plantados de água doce.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 09/ago/2013, 08:39

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384

Mensagem 29/ago/2013, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Boas, tendo em consideração o que referem sobre a colocação do siporax (pouca circulação e "pouco exposto" ao oxigénio), não terá grandes efeitos se colocado numa rede no compartimento do Deltec MCE 600, pois não?

Mensagem 29/ago/2013, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas, eu tenho alguns litros de siporax num sistema de suspensão na sump dentro de caixas.

A caixa em baixo é furada por onde recebe circulação de cima e por baixo passando por dentro das várias colunas de siporax perfeitamente encaixadas umas em cima das outras continuando para a bomba de retorno. Semelhante ao sistema do Carlinhos.

Imagem

Neste momento tenho duas caixas com resultados bastante satisfatórios.

Cumps

Mensagem 29/ago/2013, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Pedro Albino Escreveu:
Boas, tendo em consideração o que referem sobre a colocação do siporax (pouca circulação e "pouco exposto" ao oxigénio), não terá grandes efeitos se colocado numa rede no compartimento do Deltec MCE 600, pois não?

Boas Pedro,

Não...a agua sai do escumador com muito oxigénio alem de que se bem me recordo a aquabee debita uma grande litragem, logo mais circulação...

Mensagem 30/ago/2013, 09:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Obrigado.

Mensagem 24/set/2013, 13:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Olá.

Alguém sabe esclarecer se os resultados obtidos como SIPORAX podem ser conseguidos com outro tipo de cerâmicas?

Pregunto isto pois, tal como muitos de vós, mudei de água doce para salgada e fiquei com algum equipamento encostado.

Pego nas cerâmicas da Eheim e meto na sump ou deixo ficar na arrecadação a ganhar pó?

Cumprimentos,

Voltar para Novo no hobby