Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo Aquário

Novo Aquário

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/ago/2013, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Viva,

Estou a iniciar-me no mundos dos Salgados.
Já há muitos anos que tenho aquários de agua doce, e decidi agora evoluir para um aquário Salgado.

Gostaria se possível que me indicassem se no equipamento / instalação que vou adquirir estou a cometer algum erro.

Aquário:
125x60x60

Primeira dúvida: Quanto á altura deverei optar por 55 cm ou por 60 cm?

Sump:
65x45x45 (com 2 divisões)
30x45x45 (repositório agua osmose)
3 reservatórios para Balling

Água:
Feita em casa com sal Red Sea Pro

Escumador:
Bubble King Double Cone 200

Iluminação:
ATI 6X54W Dimmable ou LED 3x85W INTELLISUN LED REEF LIGHTING UNIT

Muitas dúvidas relativamente à iluminação………………

Aquecimento:
2x200W

Osmose;
TMC V2 Pure 100

Circulação:
1 Vortech MP40

Outros:
UV TMC 600
Bomba Retorno Eheim 3000 (Esta bomba é suficiente????)

Rocha:
20 Kg Rocha Viva Fiji Premium
Restante para fazer 2 ilhas de rocha morta

Areão:
O mais fino possível

Alguma alteração a fazer?

Obrigado,
José Cruz

Mensagem 14/ago/2013, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Bem-vindo José :)

Respondendo às questões, entre 55 ou 60cm de altura não há uma grande diferença, 60cm é o limite do fácil acesso ao fundo do aquário, se tiveres braço curto 55cm é a melhor opção.

O depósito de água de osmose parece-me pequeno (60l), se houver espaço aumentava o volume até aos 80l, dessa forma o aquário é mais autónomo em termos de reposição da água evaporada e/ou utilização de ventoinhas para arrefecimento evaporativo no verão.

Iluminação, sem dúvida alguma que os LEDs estão na moda, mas para um aquário dessas dimensões optaria por um valor seguro e mais económico, ATI Sunpower 8 x 54W com lâmpadas ATI (a calha não precisa de ser dimmable, nem ter LEDs à mistura).

Á osmose acrescentaria um filtro desionizador (DI) também da mesma marca, é barato e melhora ainda mais a qualidade da água.

O que pretendes com a colocação do filtro UV? Normalmente utilizo UVs em situações pontuais como proliferação de micro-algas na coluna de água ou quarentena de peixes em sistemas próprios para o efeito. A dose de radiação UV depende da exposição dos microrganismos a esta radiação ou seja, se utilizares uma bomba de 3000l/h ligada directamente, a exposição vai ser muito menor do que por exemplo se fizeres um bypass para reduzires o fluxo de passagem. Convém registares as horas de serviço da lâmpada para saber a altura de trocar.

O areão fino (sugar-size) é para mim o mais bonito mas é também o que é mais difícil de manter no lugar, compacta mais e é chato de aspirar, aqui optaria por uma granulometria acima.

O restante equipamento parece-me bem, esta fase do planeamento é deliciosa :) Enjoy :)

Boa sorte
facebook.com/zoacorals

Voltar para Novo no hobby