Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo nos aquarios

Novo nos aquarios

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/nov/2013, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Boas a todos, estou a pensar em iniciar e ao fim de muito pensar e refletir €, resolvi optar pela agua salgada.

Para começar quero meter umas plantas todas bonitas e 2 peixes-palhaço, para começar, mais tarde meter corais e mais alguns peixes....

A minha dificuldade é o que preciso ao certo para ter as condições mínimas para ir evoluindo, o aquario terá +o- 250L medidas 100x50x50cm em vidro de 10mm que me fica por 40 e alguns euros numa vidraria perto da minha casa...

Outra questão e se alguém conhece para a zona de Barcelos e arredores lojas de confiança....

Aguardo respostas e sugestões....o aquario sera para ir evoluindo aos bocados

Comp. Mário Loureiro

Mensagem 05/nov/2013, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Bem-vindo à água salgada Mário :)

As dimensões que escolheu são excelentes para um aquário de água salgada, convém que o aquário seja furado e tenha uma coluna para escoamento de água para um outro aquário de dimensões mais reduzidas, denominado "sumo" e que se situará abaixo do primeiro. O objectivo deste além de contribuir para um volume de água maior é albergar equipamento inestético como o escumador, aquecimentos/termostatos, reposição automática de água, filtragem biológica complementar, carvão activado ou outro meio de filtragem química. Convém também ter um aparelho de osmose inversa para obter a chamada água de osmose, utilizada na reposição da água evaporada. Se pretende ter corais uma boa iluminação é fundamental sendo que a iluminação fluorescente T5 com utilização de lâmpadas da marca ATI é uma opção equilibrada em termos de custo de aquisição.

Nesta fase de projecto convém dar uma leitura nalguns tópicos de aquários de outros membros aqui do fórum para assim poder construir de raíz o seu aquário da melhor forma possível.

abraço :)
Editado pela última vez por Ricardo Rodrigues em 06/nov/2013, 00:32, num total de 1 vez.
facebook.com/zoacorals

Mensagem 05/nov/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas o que o Ricardo Rodrigues queria dizer é "sump" e não "sumo" foi um erro de tecla é ao lado :D

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 06/nov/2013, 00:07

a minha ideia seria fazer um sump mais tarde, visto que para já os € são poucos..... Já alguém viu e sabe se este escumador funciona ou e so fachada? http://www.ebay.com/itm/500-L-Hr-Aquari ... 5af23b7e64

Mensagem 06/nov/2013, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Mário, para um aquário como o que pretendes não serve
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 06/nov/2013, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Obrigado José, corrigido :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 06/nov/2013, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas, Mário!

Para escumadores hang-on e que sejam de fiar, tens os Deltec, os modelos MCE300 e o 600...

Mensagem 07/nov/2013, 14:04

Boas e em relação a iluminação, o que preciso ao certo, já li sobre algumas coisas mas ainda restam duvidas...

Mensagem 07/nov/2013, 14:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Mário

Mário Loureiro Escreveu:
Para começar quero meter umas plantas todas bonitas e 2 peixes-palhaço, para começar, mais tarde meter corais e mais alguns peixes....

Não percebi este enquadramento... plantas? Ou estavas a referir-te a macro-algas?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 09/nov/2013, 13:00

Mensagem 09/nov/2013, 17:31

Boas, Mário!

Os links não estão a funcionar...

Em relação à tua questão de iluminação, podes optar por T5 ou Leds... os Leds saem um bocado mais caros.

Mensagem 09/nov/2013, 19:22

Mensagem 09/nov/2013, 19:36

Viva Mário!

Em relação a Leds não percebo patavina... mas andam alguns experts aqui no fórum que te ajudarão.

Em relação à luz ambiente, não é necessário.

Mensagem 10/nov/2013, 15:34

outra questão é em relação a agua so existe mesmo o sistema de osmose inversa, ou da para se acrescentar?

Mensagem 10/nov/2013, 19:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Para começar quero meter umas plantas todas bonitas e 2 peixes-palhaço, para começar, mais tarde meter corais e mais alguns peixes...

... outra questão é em relação a agua so existe mesmo o sistema de osmose inversa, ou da para se acrescentar?

Olá Mário,

Penso que antes de começares este hobby, devias documentar-te um pouco mais sobre ele.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/nov/2013, 21:54

Bem já vi que neste fórum de esclarecimento poucos são os que ajudam mas criticar.....quando me referi as plantas era artificias como e obvio, e a questão de agua salga e pelo facto de uma revista portuguesa de aquariofilia fala do fabrico caseiro de agua salgada...

Mensagem 10/nov/2013, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Mário,

Isto não era uma critica, mas sim uma opinião.

Boa sorte...
...vais precisar de muita!!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/nov/2013, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Mario,

Desculpa mas o Cesar tem razão, penso que ninguém está a criticar negativamente... mas sim criticas construtivas de forma a poderes construir um sistema com cabeça, tronco e membros...

Pelo que já li desde inicio do teu tópico, estás a andar para trás e não para a frente...

Dá uma olhadela neste tópico e tira ilações sobre o que escreves (que para mim não é português).

viewtopic.php?f=4&t=30

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 11/nov/2013, 02:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Plantas artificiais ... esquece lá isso. Isto não é água doce.

Quanto à água para o aquário podes optar por água natural captada na nossa costa (cabo raso, ericeira e outros) ou podes fazer em casa com água de osmose mais sal.

Água de osmose vais sempre precisar para repôr a água que se vai evaporando ... a água evapora mas os sais permanencem fazendo aumentar a densidade da água (salinidade mais alta) por isso tens que ir repondo com água pura.

Quanto à iluminação ... vê o meu tópico na secção de DIY sobre canhões. Há soluções mais eficientes (€ e electricidade) para o que queres montar e muito mais fáceis de fazer. O que importa é que a iluminação sirva de suporte para o que queres montar e manter em termos de vivos.

Quanto ao conhecimento, desculpa mas percebe-se que te faltam algumas noções básicas sem as quais não irás ter sucesso. O meu melhor conselho neste momento é que leias os guias de iniciação, vás a algumas lojas e fales com as pessoas de lá e depois retires as dúvidas aqui.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Voltar para Novo no hobby