Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Inicio nos Salgados

Inicio nos Salgados

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 25/Oct/2013, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Boa tarde

Estou com algumas duvidas a nível da iniciação nos aquários de água salgada. Até hoje tenho andado pelos peixes tropicais e mais recentemente Ciclídeos do Malawi.
Em termos de aquário ele já quase que está preparado para os salgados.

O aquário tem 205 (C) x 70 (A) x 65 (L) cm sensivelmente 932 Litros
•Estrutura de apoio inox 205 (C) x 80 (A) x 65 (L) cm
•Sump 120 x 45 x 45 cm aproximadamente 243 litros
•Bomba de elevação/retorno EHEIM 1260 2400 L/H; 3,7 m
•Bomba de elevação/retorno LIFETECH AP5500 3600 L/H; 3,5 m
-Hydor Koralia Evolution 2800
• Calha de iluminação Aqua Connect Riga 3 x HQI's de 250W e 4 x T5 de 80W, tudo balastros electrónicos num quadro a parte juntamente com os relógios para ligar as luzes.(de modo a não estar todo o peso na Calha de iluminação).
•2 aquecedores de 250W e 300W Jager.

Agora o resto dos equipamentos é que tenho algumas dúvidas. Já li que o escumador é essencial e o equipamento de osmose inversa. Gostaria como é obvio de reunir o máximo de informação a nível dos equipamentos que aconselham e espécies de corais e peixes que poderia colocar, tipo de areia, pois será ainda um investimento razoável.(Ao fim ao cabo tudo o que puder ajudar para deliniar este aqua.)

Aguardo ideias e dicas de todos os que poderem e quiserem ajudar.

Abraço
Pedro Galhano

Mensagem 25/Oct/2013, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Tens aí um grande aquário para fazer um excelente Reef.
Iluminação, retorno e aquário já está perfeito. Em relação ao resto:
Escumador: Existem imensas marcas com optimos produtos. No topo estão os Royal Exclusiv e os Vertex. Um 250 penso que seria suficiente para essa litragem. Depois há os ATB, Deltec, Reefset, Bubble-Magus. Tudo depende do que queres gastar.
Circulação: Parece-me insuficiente. No topo tens a Vortech que ficam com o motor fora de água e têm uma dispersão diferente de todas as outras. São barulhentas. As Tunze são extremamente fiaveis e silenciosas. Depois existem um sem numero de marcas, chinesas e afins que fazem o seu trabalho. Duas Vortech MP40 devem ser suficientes. Talvez duas MP60 porque o aquário é muito largo e comprido. Vê o que usa o Hugo Figueiredo que acho que tem um aquário com as medidas do teu.
Rocha: Actualmente parece haver uma força oculta :D que faz ninguém usar rocha viva, usam apenas rocha morta e Siporax para fazer a colonização de bactérias e esperam que a rocha colonize com adição das tais bactérias. Fica ao critério de cada um.
Areia: Há quem use viva. A maioria das pessoas usa areia de coral, de diferentes tamanhos conforme o gosto. Actualmente usa-se apenas a quantidade suficiente para tapar o fundo: 0,5cm/1cm para não acumular detritos.
Para arrancar é o suficiente.

Depois para manter corais SPS's precisarás de uma fonte de calcio, magnesio e Carbonatos. Ou um reactor de calcio ou o metodo Balling light que utiliza 3 bidons com os concentrados e doseia para o aquário por meio de uma doseadora automática.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 26/Oct/2013, 15:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas, Pedro

Bem vindo ao mundo dos salgados :)
Tens um aquário com dimensões interessantes para esta vertente da aquáriofilia no entanto para que o investimento que vais fazer não se venha a perder e não sejas mais um daqueles que depois da euforia de principiante acaba por desistir tens de reunir mais informação e decidires que tipo de aquário queres ter, sobretudo a nivel de corais. Certamente que já andás-te pelos fórun´s e viste centenas de fotos que te deixaram maravilhado e vais querer fazer algo semelhante mas pedis-te ajuda, o que demonstra um acto de inteligencia, e eu vou tentar dar a minha contribuição para que venha a nascer mais um reef com sucesso em Portugal.
Não precisas de gastar fortunas para teres um bom sistema precisas é de um projecto bem desenhado e cumprires algumas regras que são fundamentais embora por vezes dificéis de cumprir até porque a compra por impulso de tudo o que vemos e gostamos por vezes causa grandes falhanços e desilusões neste tipo de aquários. E isto não se aplica só aos principiantes, acredita.

O equipamento que descreves contém muita coisa que se pode utilizar e sendo assim começas por poupar uns trocos, depois vem a primeira regra: nunca compres algo para remediar, vais estar a adiar a compra e a deitar dinheiro fora porque vais ter comprar duas vezes, logo fica mais caro. Quer isto dizer que mais vale esperar e adquirir o equipamento correcto do que tentar achar a galinha dos ovos de ouro. Esse prémio não existe e como eu costumo dizer se existisse saíria sempre aos outros.

Não conheço especificamente a tua região e não sei que temperaturas são registadas quer seja no Verão ou seja no Inverno, pareçe-me que os aquecedores que tens não vão dar conta do recado por isso tens aqui um item a precisar de investimento. No Verão vais ter de utilizar seguramente um refrigeredor (pode ser um chiller) mas dado que estamos na época fria essa despesa só te vai preocupar para Maio ou Junho do próximo ano.

Para circulação o que tens sinceramente não!!! a litragem é demasiado grande, não precisas de ir em modas mas convém investir neste item com alguma racionalidade, estas bombas vão estar a trabalhar 24h e 365 dias por ano (enfim nos bisextos as coisas mudam) :D este é aquele equipamento que quando dá raia ficamos aflitos e deves procurar algo com fiabilidade e com resposta rápida por parte do fabricante em caso de avaria. Existem várias marcas e representantes tenta achar o melhor dentro do teu orçamento.

Outra peça que vais ter de adquirir é o escumador e aqui é preciso saber que tipo de aquário queres ter porque este é o elementos mais importante do sistema, é ele que vai retirar a matéria indesejada no sistema e a capacidade decide tudo, dele depende o sucesso ou insucesso do aquáriofilista, embora exista quem defenda que não é bem assim :(

Para o retorno se puderes investir numa Compact 5000 da Eheim e deixares de lado o que tens acho que ficas bem servido por uns tempos.

Depois tens de preparar toda a logistica para as TPA porque como estás longe da costa vais ter de usar água salinada artificialmente, e esta é também uma regra a cumprir sem falhas, as trocas de água são muito importantes para a boa saúde do aquário embora seja onde mais facilitamos.

Por fim, lá dentro podes usar a imaginação ou recorrer a montagens que já tenhas visto e que gostes, não te esqueças de usar rocha viva ainda há por aí boas pedras e valem o investimento, depois passado algum tempo começas a introduzir os vivos e vais ver que o vicio vai fazer o resto.

Quando começares a montagem coloca umas fotos dos materiais para ser mais fácil obteres ajuda do pessoal.

Boa sorte com a experiencia
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 28/Oct/2013, 22:38

Boa noite

Antes de mais o obrigado pelas opiniões. Pois tudo dependo de tipo de investimento que se quer ter.
Ao nível do escumador se calhar estava inclinado para este reefset SKR 150 DCI ( marca portuguesa) que já tinha lido em alguns fóruns que falam bem, mas claro agora vem as vossas opiniões e experiência. Para esta litragem de aquário este escumador é suficiente?

As TPA é que penso que vão ser uma dor de cabeça para mim. Tenho muitas duvidas no que toca as quantidades de água salina que depois vou ter de adicionar. se adquirir um equipamento de osmose inversa teria de ser para sensivelmente quantos litros?

Ao nível da bomba de circulação sim ela não é suficiente irá ficar para os cliclideos noutro aquario. As temperaturas nesta zona e principalmente em casa rondam os 20 a 25ºc o ano inteiro, será que mesmo assim irei precisar do refrigerador? A temperatura ideal é entre que valores para os corais?

Ainda estou a aprender o máximo antes de embarcar nesta aventura, ainda não conheço bem os tipos de corais, o que eles precisam, e alguma metedologia utilizada nas manutenções.

Em termos de equipamento o que será mesmo essencial para começar e depois para adquirir a longo prazo?

São algumas duvidas/perguntas, pois quero tentar que seja tudo o mais correcto possível.

Abraço a todos.

Mensagem 07/nov/2013, 18:30

boa tarde

Gostaria mesmo que pudessem surgir mais algumas opiniões acerca de equipamentos, para poder pensar no que posso investir, assim como de algumas das dúvidas que coloquei no post anterior, Pois como não tenho muito conhecimento, fico com bastantes dúvidas e assim o projecto fica um pouco mais atrasado.

abraço a todos

Voltar para Novo no hobby