Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Olá a todos,

Sou nova neste mundo dos Aquários de Água Salgada. Possuo de momento aquários de água doce (300L - aquário comunitário e 200L - aquário de Ciclideos Malawi) e agora chegou a altura de iniciar-me nos aquários de água salgada.
Actualmente tenho um Aquário RED SEA Max 130D e um TMC 30L.

Apesar de saber que é mais fácil começar por um aquário maior, quero começar com o mais pequeno (TMC) e ir para algo mais simples primeiro.

As minhas primeiras dúvidas são sobre a montagem inicial do mesmo.

- Estou a pensar em usar água do mar (recolhida nas praias da Arrábida), para iniciar o aquário. Acham uma boa ideia? Ao por água do mar quanto tempo mais ou menos terei de esperar até começar a fazer os primeiros testes à água e até estar tudo ok?

- Rocha viva, quero por um pouco de rocha viva - quando comprar a rocha viva tenho de a lavar correcto? A lavagem tem de ser em água salgada? Poderei lavá-la na água do mar? Posso por a rocha viva imediatamente ao mesmo tempo em que ponho a água?

Estas são as primeiras questões... mas muitas mais tenho.

Obrigada,
Cumprimentos
Duarte

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Duarte Maio Escreveu:
Olá a todos,

Sou nova neste mundo dos Aquários de Água Salgada. Possuo de momento aquários de água doce (300L - aquário comunitário e 200L - aquário de Ciclideos Malawi) e agora chegou a altura de iniciar-me nos aquários de água salgada.
Actualmente tenho um Aquário RED SEA Max 130D e um TMC 30L.

Apesar de saber que é mais fácil começar por um aquário maior, quero começar com o mais pequeno (TMC) e ir para algo mais simples primeiro.

As minhas primeiras dúvidas são sobre a montagem inicial do mesmo.

- Estou a pensar em usar água do mar (recolhida nas praias da Arrábida), para iniciar o aquário. Acham uma boa ideia? Ao por água do mar quanto tempo mais ou menos terei de esperar até começar a fazer os primeiros testes à água e até estar tudo ok?

- Rocha viva, quero por um pouco de rocha viva - quando comprar a rocha viva tenho de a lavar correcto? A lavagem tem de ser em água salgada? Poderei lavá-la na água do mar? Posso por a rocha viva imediatamente ao mesmo tempo em que ponho a água?

Estas são as primeiras questões... mas muitas mais tenho.

Obrigada,
Cumprimentos
Duarte

Olá Duarte,

Bem vindo.

Podes usar água do mar, mas deves ter em conta a salinidade da mesma (terá de ter entre 1.023 - 1.025)

Podes comprar rocha viva, não precisas de a lavar.

Mas aconselho-te a fazer as coisas com rocha morta, não justifica o preço da rocha viva.

Abrc
Imagem

Obrigada,
Eu pensei que tínhamos (que convinha) ter sempre rocha viva para também a própria filtragem do aquário... estou errada?
Pensei que tinha mesmo de por. Não é aconselhado por ser um aquário pequeno?

Obrigada
Duarte

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
mete so uma rocha ou 2 vivas, para colonizar a outra morta, convem sempre ter na minha opinião pos peixes bicarem etc

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Duarte Maio Escreveu:
Obrigada,
Eu pensei que tínhamos (que convinha) ter sempre rocha viva para também a própria filtragem do aquário... estou errada?
Pensei que tinha mesmo de por. Não é aconselhado por ser um aquário pequeno?

Obrigada
Duarte

Boas,
Quanto mais rocha viva de boa qualidade tiveres melhor.
A Rocha viva está em "desuso" pelo seu elevado preço. Os aquariofilistas actuais preferem usar rocha morta e siporax e coloniza-la de seguida com bacterias compradas e através das TPA's com água natural.
Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Obrigada.
Não sabia que a rocha viva está a ficar em "desuso". Onde posso ler mais sobre isso e sobre essa colonização que falam?

Mas, usar água do mar pode ser uma boa opção para mim para este aquário pequeno de 30L?

Obrigada

Olá,

Tenho mais uma dúvida... tenho lido bastante e tenho visto que aconselham a primeiro - encher o aquário com a água (poderá ser água do mar, ou então preparada), depois inserir o termostato, de seguida colocar as rochas vivas e só depois colocar a areia.
Ou seja, areia apenas no final.. É assim que convém ser?

Obrigada

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Isso é porque não convem que a rocha esteja acente em cima da areia.

Geralmente o que faço é layout de rocha, areia e depois água !!!! fica tudo mais simples.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Quanto mais leio... mas dúvidas... Não convém a rocha ficar em cima da areia?? Não fazia a minima ideia... :(

Quero começar isto.. mas está complicado de tanta dúvida que tenho... Bom reading time...

Obrigada, já agora porque é que a rocha não convém ficar em cima da areia?

Tudo é tão diferente de água doce... :S

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
basicamente a areia que fica por debaixo da rocha apodrece, o que depois é uma carga de trabalho

Será que se justifica eu num aquário pequeno de 30L por rocha viva?

Quero simplificar as coisas e não começar logo com grandes aventuras... o objectivo é eu depois montar o meu red sea max 150d depois deste mais pequeno...

Mas gostava de ter alguns corais..

E montava ja o redsea mas o teu é o 150 ou 130d? OU o 250? A rocha viva compensa sempre a meu ver, a parte ma é os preços

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Peço desculpa, o meu é o Red Sea Max 130D.

O motivo de querer começar com o mais pequeno é mesmo para ver o que consigo fazer dali e só depois avançar para o maior..
Já me disseram que o Red Sea Max 130D peca um pouco porque faz algum barulho... mas também já me disseram que até este pequeno o TMC 30L também faz algum barulho... bom não será pelo barulho o motivo de querer começar pelo mais pequeno. É mesmo porque penso ser mais prático.. é uma primeira iniciação.. e visto já ter aquários grandes, tanto comunitário como de ciclideos Malawi queria agora um mais pequeno para começar a ver como é água salgada..

Eu ja tive um rd130d e adorei aquele aquario alias se encontrar um barato até sou capaz de comprar um. Em relação ao barulho nao achava-o barulhento....mas o meu tava com alguns upgrades. É mais facil de estabilizar um aquario de 130l do que um de 30l

Pois.. Eu já pensei em vender o meu Max 130D novo... ele foi-me oferecido.. novinho em folha.. mas ainda não tive coragem de o montar.. são muitas as duvidas e nem sei por onde começar.. e acho muito diferente de tudo que aprendi para aquários de agua não salgada...

Esta mesmo a esperar eu aprender mais para poder então começar sem medos...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Pois.. Eu já pensei em vender o meu Max 130D novo... ele foi-me oferecido.. novinho em folha.. mas ainda não tive coragem de o montar.. são muitas as duvidas e nem sei por onde começar.. e acho muito diferente de tudo que aprendi para aquários de agua não salgada...

Esta mesmo a esperar eu aprender mais para poder então começar sem medos...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Duarte és de onde? Ja sabes se precisares de ajuda e se poder ajudar é so dizer. Aposta no redsea

Sou do Pinhal Novo.
Tenho de me organizar.. às tantas a informação na Internet é tanta que chega a um ponto nem consigo filtrar o que é boa info ou não. :)
Obrigada

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Vai colocando questões específicas que a malta aqui vai-te esclarecendo.

Basicamente, a água salgada leva mais material e maior que a água doce, por isso se usa uma sump para se poder colocar todo o material técnico e não ficar à vista.
Material:
- Aquário.

- Luz: HQI (em desuso), T5 (com provas dadas para manter corais duros (SPS)), LEDS (depende dos leds, alguns já têm provas dadas que conseguem manter SPS's), outras luzes servem para manter corais moles e peixes.
As Luzes que vêm no REDSEA130 são suficientes para manter corais moles e alguns duros. Não são excepcionais mas dão para o gasto.

- Escumador (considera-se o principal filtro do aquário): Há de todos os tamanhos e preços. Tudo depende do que se quer gastar.

- Bomba de Retorno: Para fazer a circulação entre a sump e o aquário. Depende da altura e dimensão do aquário.

- Termostato...

- Bombas de circulação: Os salgados precisam de muito mais circulação que um doce. Dizem que 10x a litragem do aquário. Por exemplo para o REDSEA130 basta uma vortech MP10, ou uma bomba de 3000/5000 litros/hora.

- Areia: Antigamente usava-se a DSB (Deep Sand Bed) uma camada de 10cm de areia para ter zonas anaerobicas para fazer umas coisas que não te sei explicar :) O que importa é que era uma bomba relógio e já não se usa. O importante é a areia estar sempre limpa, ser aspirada, por isso normalmente usa-se uma altura de apenas 0,5/1cm.

- Rocha Viva: Traz e aloja uma grande quantidade de bactérias e é nela que se faz a sua reprodução. É considerado o segundo coração do aquário porque é através das bactérias que se faz a filtragem biologica e conseguimos baixar os nitratos e fosfatos.
Actualmente como já te foi dito, pelo preço que custa, muita gente usa rocha morta e ou monta o aquário com água do mar que vai trazendo bactérias, ou compra bacterias em lojas para fazer a cultura dessas rochas.
Por outro lado, como está na moda layouts minimalistas, muita gente substitui a rocha por Siporax na sump dentro de um saco de rede para fazer a cultura de bactérias.
- ATO e Deposito de reposição: A água que evapora do aquário é doce, por isso ao evaporar vai aumentar a concentração de sal no aquário. Para evitar esses desequilíbrios, usa-se um depósito de água de Osmose (outra coisa essencial para quem quer montar um salgado) com um sistema automático que detecta quando o nível da água do aquário baixa (na sump) e liga automaticamente uma bomba que está dentro do deposito de reposição para repor o nível da água.
Se não utilizares este sistema manualmente tens que andar a adicionar todos os dias água de osmose ao aquário e quando fores de férias ou FDS tens um problema grave.

Com isto penso que tens o essencial para montares um aquário.
No REDSEA130 tens que ter atenção às temperaturas no verão. Não devem subir acima de 28 graus.

Depois existem 1001 aparelhos e filtros para manter ou eliminar niveis de diversos parametros: Manter niveis de KH, MG e CA (Reactor de calcio ou Balling Light). Remover fosfatos e nitratos com midias em reactores fluidizados ou mesmo os bio pellets que são pequenas bolas que se vão desfazendo e alimentando as bactérias.
Mas isto não é necessário para um principiante. Talvez no futuro quando decidires inserir uma boa quantidade de corais duros e as TPA's não forem suficientes para manter os niveis.
TPA: Muito importante ainda mais num aquário pequeno. A Regra é mais ou menos 10% semanalmente e tens quase garantia de sucesso.

Devo-me ter esquecido de muita coisa mas a malta vai completando ou vai perguntando.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Para um inicio que não leve a desilusões e desistencias prematuras na minha opinião deves aproveitar a boa oportunidade de teres um RED SEA novinho e á espera de trabalho.
É verdade quando dizes que há muita informação na net e que se fica com muitas duvidas e poucas certezas, ainda para mais muita dessa informação é desinformação e muitas afirmações descabidas de quem por vezes acha que sabe tudo e descarrega na net sem ter a minima expriencia fundamentada do que está a dizer. Mas como já alguém te disse vai colocando aqui as duvidas que a malta vai ajudando, até porque na margem sul faz falta mais aquários :)
Quanto á utilização da RV (rocha viva) é muito bom e ajuda muito a construir e manter um aquário, mas é preciso que seja rocha viva e não calhaus com lixo que dizem ser RV só porque está dentro de água. Podes misturar rocha viva com rocha morta e desta forma reduzires o investimento inicial, ficas sempre a ganhar mesmo que seja pouca a RV que metas no sistema, quanto mais não seja pela diversidade de vida que ela comporta e a ajuda que dá na colonização da restante rocha.
A areia deve ser colocada em ultimo lugar de forma a não ficar debaixo da rocha, além das razões que já te explicaram tem também a vantagem de quando comprares um peixe que goste de remexer a areia este não ir provocar a queda das rochas que tivessem areia debaixo delas.
Água natural, sim concerteza até porque vives perto de uma região com boa qualidade de água em alguns locais e com bons acessos. Aqui eu sou suspeito porque uso água natural há muitos anos e tem quem riscos e que estou a por em risco os sistemas dos outros, mas é assim só usa quem quer e eu uso há décadas e nunca me dei mal, portanto aconselho.
Desta forma forma podes montar um sistema simples e seguro para introduzir vivos em 31 dias e começares a fazer parte do club dos salgados ;)

A razão pela qual eu não optava por um sistema mais pequeno é porque vai ser mais dificil de controlar e corrigir os erros de principiante onde nunca se fica só por um piexinho e umas xénias, e lá vem as compras por impulso (que todos já fizemos) deixarem-te sem qualquer margem de manobra.

Pensa antes de fazer a montagem tens bons aquários aqui perto que podes visitar e tirar duvidas para depois avançares.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Olá.
Antes de mais muito obrigada a todas as respostas que tive. Ajudaram a esclarecer algumas das dúvidas.
Com o red sea max veio também um pack de iniciação da red sea o qual contém areia, sal, uns testes e uns outros líquidos.

Pergunta para quem conhece este kit. A areia que está lá é aconselhável? Houve aqui um post que me deixou curiosa que foi o facto de por apenas 1cm de areia.. não será pouca?
Ora bem.. então questões: (ainda não sei se começo pelo mais pequeno ou pelo maior..)
- rocha viva: caso a compre não a posso lavar correcto? Ponho directamente no aquário sem ter uma lavagem? Por lavagem entenda-se simplesmente passar água. Se puder passar água terá de ser salgada.
- consigo distinguir bem rocha viva? Ou seja.. se é viva claro que pode morrer.. o transporte da rocha é dentro de água?
- juntar rocha viva a morta.. por juntar dizemos que é apenas mesmo juntar.. não preciso de fazer nada mais de especial?
- Obrigada pela explicação da água que evapora.. a água que reponho tem de ser sempre de osmose? Ou seja não há maneira de não usar água de osmose? Li algures sobre água destilada..
- TPAs : se recolher água do mar irei fazer a TPA com agua do mar também. Pode haver diferenças de salinidade entre as águas?
- sump não estou a pensar ter - se montar o red sea espero poder usar tudo que vem incluído nele.. para quem tem um red sea igual ao meu, notam que seja barulhento? Já li algumas reviews menos boas quanto ao aquecimento... ou seja que havia zonas do aquário com diferentes temperaturas...
- montagem: primeiro rocha viva, rocha morta, depois areia à volta, de seguida água. Se for água do mar simplesmente ponho a água, caso não seja água do mar então a prática aqui muda um pouco e terá de ser !?!?!! ...primeiro agua depois a quantidade necessária de sal e manter as bombas de circulação a funcionar de forma a dissolver bem o sal (isto também já com termostato ligado) só depoois a rocha viva e areia. Isto é correcto?

- ultima questao de hoje.. ao colocar primeiro rocha viva a agua que vou por poderá estar fria demais.. é prejudicial à rocha viva??
- o sistema de osmose já li um pouco mas ainda não consegui perceber como se monta.. é algo que pode ser movìvel ou tem de estar sempre ligado a torneira?

Sei que há aqui muita pergunta que talvez nem faça sentido... :( mas para começar quero começar algo com pés e cabeça...

Muito obrigada a todos

Próximo

Voltar para Novo no hobby