Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Aquário de chão

Aquário de chão

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/jan/2014, 19:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Boas tenho andado as voltas para tentar incorporar um aquário na minha sala que fique bem e visivel do meu sofá.

E tive a ideia de fazer um movel de televisão, não sei se é realizavel a nivel de equipamento e quais as preocupações que devo ter.
Imagem

A zona 1 é o espaço que tenho disponível para sump, sexto vidro o que seja. Abertura para esta parte do móvel será por cima, não faço a menor ideia de como fazer o que quer que seja aqui. Zona 1 forrada a acrílico para conter tudo.
Zona 2 para equipamentos da televisão, box, ps3, etc...

Luz do aquário montada na prateleira da televisão, a prateleira em madeira e forrada por baixo em acrílico, a ideia é evitar directamente condensações de sais para a televisão.

A hipótese 2 de movel.
Imagem

O aquário terá no máximo 200l de água reais
Iluminação 4X 39w
Escumador ainda não sei, problemas com não poder ter mais de uns 48cm
Tuze 6025, depois vejo uma Jebao WP-25
No espaço escondido pretendo ter um deposito para água de reposição
Bomba de retorno, penso não ser necessária
Montagem será feita com rocha viva.

Eu vou avançar com um aquário de água salgada o meu problema é mesmo onde o meter na parede lateral não é possivel pois tenho este aquário lá.

Imagem

Agradeço toda ajuda que possam dar sobre a viabilidade de um projecto deste, e qual a melhor alternativa, fazer um aquário e sump separados ou fazer um aquário de 160cm em que faço uma divisória de 50cm para zona de escumador e equipamentos, ficando a mesma escondida em madeira.

Mensagem 05/jan/2014, 20:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas
A ideia é bonita e tal mas na minha opinião não dá.
Vais ter um stress a ver tv que a luz do aquario vai incomodar muito.
A condensação por muito que lutes e não queiras vai ser um problema.
ficas condicionado a manutenção e acabas com dor de costas...
Minha opinião.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 05/jan/2014, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Eu nunca colocaria um aquario numa proximidade tão grande com equipamentos tão caros e sensiveis como a TV ou consola.

Alem da condensação/evaporação (que nesse caso seria ainda maior), nas mudanças de agua e manutenção, uma pinga de água salgada no sitio errado e é o fim.
Depois tens as fugas de agua, salpicos etc.

A unica alternativa do género ao que pretendes é aquele género de mesas de centro que são aquários. Mas nunca vai ser facil a manutenção e esconderes tudo (fios etc) no centro de uma sala, só de raiz...

Mensagem 05/jan/2014, 20:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Hugo

Como qualquer ideia mais distinta do quotidiano, também esta deverá ser amadurecida e para ser levada a bom porto, será bom sinal se te sentires a perder algumas horas de sono.
Qualquer ideia mais arrojada, só conseguirá ser levada a cabo com amor, paciência, pesquisa, amizade e humildade, tudo o que se pode encontrar neste meio que é a aquariofilia.

Deixo aqui alguns links de algumas implementações que te podem ajudar.

Índice
http://www.houzz.com/floor-aquarium

->

http://www.houzz.com/photos/796498/Chos ... -vancouver

http://www.houzz.com/photos/2359064/Con ... room-miami

http://www.houzz.com/photos/122081/A-Me ... os-angeles

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 05/jan/2014, 21:21, num total de 1 vez.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 05/jan/2014, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Boa noite Hugo

Como qualquer ideia mais distinta do quotidiano, também esta deverá ser amadurecida e para ser levada a bom porto, será bom sinal se te sentires a perder algumas horas de sono.
Qualquer ideia mais arrojada, só conseguirá ser lavada a cabo com amor, paciência, pesquisa, amizade e humildade, tudo o que se pode encontrar neste meio que é a aquariofilia.

Deixo aqui alguns links de algumas implementações que te podem ajudar.

Índice
http://www.houzz.com/floor-aquarium

->

http://www.houzz.com/photos/796498/Chos ... -vancouver

http://www.houzz.com/photos/2359064/Con ... room-miami

http://www.houzz.com/photos/122081/A-Me ... os-angeles

Abraço
Pedro Ferrer

muito bom :-bd

Mensagem 05/jan/2014, 22:16

Ando já algum tempo as voltas de onde colocar o aquário, esta ideia tem de ser amadurecida eu sei. Mas esta levanta mais problemas, isto parte por eu achar que um aquário deve estar num local onde se possa desfrutar totalmente e confortavelmente do mesmo. Por esta ideia ter varios problemas decidi levantar topico para ouvir algumas opiniões e até algumas soluções funcionais ao mesmo.

Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas
A ideia é bonita e tal mas na minha opinião não dá.
Vais ter um stress a ver tv que a luz do aquario vai incomodar muito.
A condensação por muito que lutes e não queiras vai ser um problema.
ficas condicionado a manutenção e acabas com dor de costas...

A parte da luz entendo, mas no meu caso tem a ver com a regulação das horas, tenho 400w no aquário lateral e não incomoda nada, este teria de desencontrar do outro e ter a partir das 22h apenas blue como luz
A condensação, neste momento tenho cerca de 5l por dia dentro da sala, do aquário de 600l de discus e ainda não me deu problemas. Pensei em isolar a zona da sump em acrilico para limpar facilmente e meter a 15cm de água a prateleira em acrilico para apanhar o que sai do aquário pelas bolhas.
A manutenção, num aquário normal a sump também fica no chão.

A mivel de condensação, não sei que diferenças existe do doce para o salgado. Nem como posso diminuir a mesma sem ser isoladando a zona da sump.

Gil Miguel Escreveu:
Alem da condensação/evaporação (que nesse caso seria ainda maior), nas mudanças de agua e manutenção, uma pinga de água salgada no sitio errado e é o fim.
Depois tens as fugas de agua, salpicos etc.

A unica alternativa do género ao que pretendes é aquele género de mesas de centro que são aquários. Mas nunca vai ser facil a manutenção e esconderes tudo (fios etc) no centro de uma sala, só de raiz...

As pingas assustam-me um bocado tal como os salpicos, mas isso só mesmo o cuidado e usar panos, a nivel das fugas se fizer apenas um aquário em vez de divisória e sump, ficaria mais seguro? Não sei se prejudica o sistema...
As mesas de centro nunca ficam bonitas...

*Pedro Ferrer obrigado pelos links

Mensagem 05/jan/2014, 22:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
um aquário deve estar num local onde se possa desfrutar totalmente e confortavelmente do mesmo

Somos 2!!!
Eu acho um aquário uma peça de decoração demasiado importante e bonita para ser só uma "poça com água lá dentro" e acho que sempre que possível se deve enquadrar na arquitetura e decoração. Por isso construi uma casa à volta do aquário! :D

Vejamos alguns temas:
Aquário no mesmo plano vertical da televisão
Pensei nisso por acaso mas depressa desisti da ideia por vários motivos, alguns até já aqui mencionados, mas se fores mesmo para esta ideia, eu colocaria SEMPRE o aquário acima da TV e nunca o contrário!

Altura do aquário Vs. altura a que o vamos apreciar
Apesar de me dar hoje imensos problemas, eu fiz um móvel de aquário bastante baixo (75cm), precisamente porque o vejo sentado no sofá, que é bem diferente de o ver em pé. Apesar das dificuldades logísticas - nomeadamente o facto da sump ter ou de ser muito baixa ou ter de "sair para fora do móvel" para manutenção - eu não estou arrependido. Prefiro ter uma logística mais complexa a ter de olhar para cima para ver o aquário! Isto para dizer que colocando o aquário acima da TV como recomendo SEMPRE, ou a tua TV é muito pequena ou dificilmente conseguirás colocar o aquário a menos de 1 metro de altura, o que irá ficar inestético, na minha opinião, pelo que indiquei em cima.

Alternativas
Para ser "curto e grosso": pensa nelas!!! :D
Se quiseres ajuda em termos de opções e decoração da sala, coloca aqui imagens da sala que a malta ajuda! ;)

Mensagem 06/jan/2014, 00:08

Uma dúvida se tapar aquário não consigo resolver o problema da evaporação? Compensava o fechar o aquário com respiradores laterais, ou é muito negativo tapar o aquário?

Mensagem 06/jan/2014, 00:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

LOL

Primo, eu tenho uma media de 3 litros de evaporaçao por dia... a evaporação é mesmo um grande problema...

Temo que a humidade te dê cabo do LCD
Imagem

Mensagem 06/jan/2014, 00:21

Hugo Luis Escreveu:
Uma dúvida se tapar aquário não consigo resolver o problema da evaporação? Compensava o fechar o aquário com respiradores laterais, ou é muito negativo tapar o aquário?
nim!!!
Consegues mínimas a evaporação claro, mas num aquário de agua salgada tu queres ter evaporação mais que não seja para teres as trocas gasosas com o ambiente. Por aí não te safas nem com um desumidificador...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 06/jan/2014, 00:28

Boa noite

A sump não pode ser remota? Não consegues criar essas condição?
Aqua fechado e sump remota (RST) , a questão da humidade estaria resolvida...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 06/jan/2014, 00:59

Mesmo assim um Aqua fechado eu não recomendaria!!!
Para lá da questão das trocas gasosas há depois a questão da iluminação que teria de ser reforçada para vencer a inércia do que quer que se usasse para cobrir o aquário! Depois iria certamente criar gotas de condensação que a luz também teria de vencer. E para finalizar a manutenção para isso estar minimamente limpo seria de loucos. Quem tem travas centrais sabe do falo imagino com o aquário todo tapado...

Eu acho que aquário tapado é que não! Até se pode arranjar uma solução para este caso mas acho que nunca passará por tapar o aquário!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 06/jan/2014, 01:29

Subia o movel 20 cm colocava a iluminação fechada dentro da tampa e duas venotinhas laterais seria possivel ou insuficiente para trocas gasosas e a iluminação aguentaria sem ir ao ar em pouco tempo...

Bolas a água doce é bem mais facil, sei tudo o que se deve fazer para montar um bom sistema e inventar, agora na água salgada isto parece uma dor de cabeça...

Mensagem 06/jan/2014, 13:08

A questão que aqui colocáste nem tem muito que ver com a água doce ou salgada (embora seja verdade que as trocas gasosas sejam mais importantes em água salgada). A questão é mais logística e de teres um aquário funcional!

Continuo a dizer que no meu entender nunca se deve tapar um aquário totalmente e mesmo que tapasses o aquário, continuavas com o mesmo problema na Sump...

Mensagem 07/jan/2014, 11:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

Em relação a iluminação sempre podias colocar as AquaRay da TMC seja as aquabeam 600 ou mesmo as 1500 ou 2000 np, que nao aquecem muito e garantem ser estanques quanto a evaporação... continuo preocupado com a situação da evaporação.

Quanto a sump dava para fazer lateral ficavas era sem movel para nada uma vez fiz um estudo e desenho para um amigo meu do que poderias fazer.. mas lá está.... a evaporação é um problema.... e acabou-se por nao avançar...
Imagem

Mensagem 07/jan/2014, 11:32

Bom dia

E se a evaporação for canalizada para um local especifico?

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 07/jan/2014, 11:36

Resolveria o problema, mas num móvel de TV?
Só vejo hipótese de ser feito pelo chão ou pela parede e não me parece que nenhum dos casos seja sequer hipótese para esta situação. ;)

Voltar para Novo no hobby