Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby o meu primeiro projecto em recife

o meu primeiro projecto em recife

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 40
boas
eu tive aquario de agua doce durante uns tempos mas acabei com o meu plantado. Agora quero passar ao outro nível em beleza e esperemos que não mais difícil.
Quero aproveitar o máximo que possa para gastar o mínimo possível.

-Aquario/movel: Estava a pensar num aquario 90x40x40 com uma sump (que é o aquario que tenho) de 75x30x35. alem de ter de arranjar o aquario tenho de fazer fazer um móvel que o que la tenho não da.
-Iluminação:tenhp uma regua com 2 t5 de 35 w. ainda não sei bem o que fazer com isto
Escumador: ando a ver mas em principio tem de ser usado que não á muitos $$$
Sistema de osmose: tenho um de 5 estágios mas tenho de trocar filtros

como estou no inicio quero apenas manter uns corais moles e por pelo menos 2 peixes palhaço.

Agradecia que me ajudassem
Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Viva Filipe,

Antes de mais, bem vindo ao mundo do Recife.PT.

- Aquário: Porque não apostas num aquário mais alto, tipo 90x60x60? Se tens espaço para profundidade e altura, olha que são medidas que ficam muito bem, e o aquário que tens neste momento, serve perfeitamente para uma SUMP.

- Móvel: Podes optar por uma estrutura com 90x60x80 ou 100 em ferro e revestir a mesma com madeira ou até mesmo como o Paulo Oliveira tem o dele, penso que placas com sistema de iman e assim podes retirar sempre que quiseres e a manutenção fica um pouco mais simples e o custo também.

- Iluminação: Podes optar por 6x39w da ATI ou uma calha de Led's, mas isso é analisares bem o que pretendes, bem como o € que queres gastar nesse sistema.

- Escumador: Acho que o Bubble Magus NAC7 ou até mesmo o NAC9 funciona bem nesse sistema, ou então tenta ver no forum um usado, penso que anda por ai um Vertex Alpha 170 e olha que ficas bem servido =) Mais vale gastar um pouco mais agora do que gastares 2x.

- Osmose: Perfeito, nada a dizer ;)

Já pensaste nas bombas de retorno e circulação? Se não gostas de fios, opta por uma Vortech MP40 usada... penso que existe uma a venda na parte dos classificados, bem como um aquário com umas medidas porreiras. Dá uma olhadela e olha que és capaz de poupar umas croas ;)

1 Abraço,
Armando

Obrigado pelas boas vindas, é um prazer.

Em relação ao aquário em termos de profundidade não me posso alargar mais que os 50 cm que já é apertado. Em termos de altura eu pessoalmente gosto de aquários mais baixos e os 50 seria o máximo.
Seja como for estou a meio de um negócio de um aquário 90x50x40 que ate pode vir a ser negociado com estrutura em ferro.

Em relação ao móvel não sei ainda como vai ser o negócio mas eu antes estava a pensar numa estrutura com barrotes 5x5. Mas se se vier a concretizado negócio da estrutura isso do íman é uma grande dica. ;)

Iluminação estou mais inclinado para leds pela durabilidade e pelo consumo. Dependendo dos preços poderei optar por ser um diy se tiver quem me ajude

O escumador pelo que tenho andado a ver os bubble magus são os mais em conta.

Em relação as bombas ainda nem sequer me pus a pensar nelas lool

Viva Filipe,

Ok, se não tens espaço para crescer assim de facto torna-se complicado as medidas que eu indiquei... mas atenção depois ao layout do aquário... vais ter dificuldade em colocar corais em cima das rochas, aposta entao em mais profundidade a meu ver.

Atenção a iluminação, existem calhas de led's... e calhas de LED's, olha que a durabilidade dos led's ainda não está assim muito provada... mas lê os topicos de LEd's que andam aqui no forum... tanto de marcas como de DIY e depois tomas a tua decisão.

Sim, Bubble Magus é uma boa escolha para aquários dessa dimensão, mas lá está... aposta apenas dinheiro 1x do que 2x, é mais despendioso...

Em relação as bomas, convém começares a pensar =) Elas também são importantes... tanto no retorno da SUMP para o aquário, como na Circulação do mesmo.

1 Abraço,
Armando

Eu em profundidade consigo no maximo50 mas altura posso mais. O aquário quês tou a negociar é 90x50x40 por 40 euros, acho que e de aproveitar.
Em relação as led eu já estava meio convencido quando andava em plantados e agora acho mesmo que tem de ser senão a minha namorada mata me com os consumos, são grandes na mesma mas já são menos um bocadinho lol.
O escumador o nac 7 curve novo nem é assim tão caro por isso usado devo arranjar mais em conta. Uma outro coisa em relação ao escumador será que corro grandes riscos se comprar usado ou é daquelas coisas que é imprescindível comprar novo
As bombas tive a ver a que disseste mas ia caindo para o lado com o preço lol as tunze6025 serão suficientes? É que são bem mais baratas e já ouvi falar delas.
Eu só quero mesmo gastar dinheiro uma vez e mesmo assim já e muito lol

Precisava da vossa ajuda, ia mandar fazer um orçamento para um aquático, só que queria já furado e com coluna seca, o que se passa é que me pedem o tamanho dos furos e um desenho . Agora já não sei, já vi aquários com buracos no fundo e com buracos na traseira, como devo mandar fazer?

Viva Filipe,

Isso tudo depende de como queres a tua coluna seca, tens aquários aqui no forum com ambas as situações... mas no teu caso se tens problemas de profundidade e largura, aconselho-te a fazer uma coluna seca no interior do aquário com 2 furos de 32 para queda com Bean Simplificado (Ve o Projecto do Rui Gaspar) e 1 furo de 20 para retorno.

Depois de dares estas medidas para o orçamento, quem o fizer sabe bem o que deve fazer com essas medidas.

Aguarda mais opiniões da malta.

1 Abraço,
Armando

ja tive a ler o topico do Rui Gaspar, é mesmo o que vou fazer, obrigado.

tive a fazer estes desenhos, tao mais ou menos mas acho que é mais ou menos isto, certo?

http://imageshack.com/a/img836/7613/fdvo.png

https://imageshack.com/i/n8fdvop

Viva Filipe,

Sim, é isso mesmo. De qualquer das maneiras quem escolheres para fazer o teu aquário, com esse desenho que tu tens... a pessoa que o fará sabe exactamente o que tem de fazer para isso ficar certo.

Boa sorte ;)
Abraço,
Armando

obrigado, vou hoje a vidromoldura ver quanto me fica tudo

Sendo assim, estas bem entregue ;)

Já mandei fazer na vidro moldura, pedi também a estrutura. Ficou um pouco mais caro do que estava a espera mas ao menos sei que é fiável. Mandei fazer de 80x50x50. Não é muito grande mas para o espaço disponível é o ideal. Agora que o primeiro passo esta dado é juntar dinheiro para o resto.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Boas Filipe.
Se não é indiscrição, por quanto ficou?
Estou a planear montar um maior assim já fico com uma ideia do preço.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Enviei te mp com os detalhes

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Obrigado e.boa sorte com o projecto.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

tou a pensar fazer assim a minha sump. precisava de ajuda será que preciso de 2 corta bolhas comotenho na imagem? vale a pena ter rocha via no meio como tenho na imagem?

http://imageshack.com/a/img18/5244/rpyt.png

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
M queres meter meter rocha viva na sump pk? Nao metas nada pk depois para limpar é que é lixado

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Já li em qualquer lado que sempre ajuda na filtragem. Então se não meto a rocha viva não preciso da primeira divisória certo? Ou meto só para ter um corta bolhas ao princípio? Isto da sump da me a volta a cabeça lol

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Boas Filipe,

Penso que não tens necessidade de tantos corta bolhas, e o espaço do escumador esta bastante restrito.

Eu optaria por apenas 2 divisões (40/20) e com o quebra bolhas caso queiras. Em vez da rocha podes usar Siporax, penso que seja o mais fácil, mesmo depois nas manifestações.

PS. Só tem atenção a altura da agua na zona do escumador. normalmente 22/25CM é o recomendado.

Cumpts,
Marco Pires
Cumprimentos,
Marco Pires

Então elimino a primeira divisória e fico com o corta bolhas apenas na zona que da á bomba de retorno. Na primeira divisória fica a zona de descarga o escumador o termostato e eventualmente siporax. A altura da água na zona do escumador é feita através do primeiro vidro da divisória certo, basta ter esse vidro com cerca de 28 cm de altura, tou correcto?

Uma outra coisa, em caso de falta de energia como cálculo a água que vem de volta para a sump?

Próximo

Voltar para Novo no hobby