Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby o meu primeiro projecto em recife

o meu primeiro projecto em recife

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Filipe Máximo Escreveu:
Então elimino a primeira divisória e fico com o corta bolhas apenas na zona que da á bomba de retorno. Na primeira divisória fica a zona de descarga o escumador o termostato e eventualmente siporax. A altura da água na zona do escumador é feita através do primeiro vidro da divisória certo, basta ter esse vidro com cerca de 28 cm de altura, tou correcto?

Uma outra coisa, em caso de falta de energia como cálculo a água que vem de volta para a sump?

Boas,

Mete só um vidro como divisória e mais nada. A altura desse vidro ser-te-á dada pela coluna de água de trabalho do escumador.

E sim em caso de falta de electricidade toda a água da coluna seca volta para a SUMP!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
3 compartimentos:
1º - queda de água e filtragem mecânica
2º - refúgio, escumador, filtragem biológica, reatores, carvão, UV, etc...
3º - retorno

E tá feito! :)

Se quiseres colocar o "corta-bolhas" podes colocar na última divisória, sim!

em caso de falta de energia como cálculo a água que vem de volta para a sump?

Para que precisas calcular?

Metes água no aquário até começar a cair para a coluna seca.
Metes água na sump até a altura desejada.
Ligas a bomba de retorno.
Garantes que a tubagem de retorno não faz sifão em caso de falha de energia e tá feito! :)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 40
ou a ver que este é daqueles temas onde não há consenso.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 37
Filipe Máximo Escreveu:
ou a ver que este é daqueles temas onde não há consenso.

A SUMP é sempre algo complicado... Mas de certeza que o consenso encontra-se em alguns pontos:

- Ter atenção a altura da coluna de agua
- quantos mais litros tiver melhor
- Onde se possa ter fácil acesso para limpeza
Cumprimentos,
Marco Pires

Já sei mais ou menos o setup do aquário.
Aquário 80x50x50
Sump 75x30x35
Escumador bm c5 Ou 7
Tunze 6045 ou 2 6025
Retorno eheim 1000

Agora o meu problema prende se com iluminação. Ta decidido que é led,
Como só vou manter moles e lps por agora não queria estar já a investir numa calha para SPs também. Queria uma opção que desse para agora mas que fosse possível melhorar depois. Não sei se é o melhor mas estava a pensar em par 38 por agora e talvez mais tarde em canhões.
Digam me o que acham ou se á opções melhores. Tendo em conta que não posso gastar mais de 250 euros por agora

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Filipe,

Assim de repente uma sugestão: não gastes dinheiro 2x numa calha, é apenas a minha opinião.

De resto parece-me bem.

1 Abraço,
Armando

Bom dia, eu não quero gastar dinheiro 2 vezes. por isso estava a pensar em par 38 e depois metia canhões. ou então ao contrario. assim era gastar 2 vezes mas apenas para evoluir para sps. numa calha de led tinha de comprar uma que desse já para tudo, se calhar ate me saía mais barato mas não vejo necessidade de gastar tanto por agora.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Viva Filipe,

O problema é mesmo esse, não vemos a necessidade de gastar... e depois compramos uma coisa que não vai servir no futuro e temos sempre de arranjar um complemento... e ai gasta-se € 2x.

Porque não vês as calhas da EcoTech Gen2? Se calhar ainda encontras umas usadas por ai e olha que 2 calhas dessas dava bem para LPS e SPS nessas medidas de aquário que tens.

Quem diz EcoTech, diz Vertex, AquaIllumination ou até mesmo as calhas que o Rui Gaspar colocou no aquário...

Just my 2 cent's.
1 Abraço,
Armando

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas!

As lampadas PAR38 acho que terás sempre utilização para elas, nem que seja para iluminação suplementar num sistema maior.
Se começares por ai, acho que não começas mal.

Armando até certo ponto concordo, mas se começar com 2 ou 3 par 38 elas irão sempre fazer parte do sistema, apenas o melhoro com canhoēs se for necessário mais tarde. Até porque Nao me vejo tão depressa com SPs.
E o investimento inicial fica menos doloroso. O ideal era um diy mas não percebo nada de eletronica. Tambem é verdade que fico com dúvidas com quais par 38 comprar.

Já agora, vou amanhã buscar o aquário e a estrutura.
Pareço uma criança no dia 24 de dezembro :)

Boas

Eu mandei vir uma pela eBay de 36w para experimentar, ficou me em 20€ acho eu, depois se quiseres posso-te dizer se valem a pena ou não.

Ainda devem demorar umas 2 semanas a chegar

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Gil Miguel Escreveu:
Boas

Eu mandei vir uma pela eBay de 36w para experimentar, ficou me em 20€ acho eu, depois se quiseres posso-te dizer se valem a pena ou não.

Ainda devem demorar umas 2 semanas a chegar

Boas Gil,

Podes partilhar o link... :)

Cumps
Miguel

A esse preço era excelente. Eu tenho visto de 65 para cima

Posso claro
http://www.ebay.co.uk/itm/350920863392? ... 1497.l2649

Ficou em 19.82 euros. Também têm de 54w mas um pouco mais caras.

Mesmo que pague taxas alfandegárias, não deve ultrapassar os 26 euros.

Se gostar vou mandar vir mais 4, mas penso que não vão desiludir, tem LEDs bridgelux, e 60 g.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Boa noite

Gil, espero que tenha mais sorte que eu em relação a essas lâmpadas. Embora a minha seja só de 21w, teoricamente, digo isto porque medindo o consumo e da-me 8w, sendo que tem 7 leds diria que são leds de 1w e não de 3w como supostamente foi vendida. Outra coisa que não gostei foi das lentes, achei que eram muito fechadas, diziam ser de 60º mas acho que é só 30º. Ficava a luz muito concentrada numa área pequena. Gostei da cor e do efeito mas para o meu aquário precisava de 4 no mínimo, isto se as lentes fossem mais abertas. Mas atenção que eu só mandei vir uma para experimentar, se calhar mais até ficava engraçado.
Neste momento tenho calha t5 mas vou mudar, vi uma calha led a funcionar, parecida as do Rui Manuel Gaspar e gostei bastante. Esse modelo que vi posso dizer que a ventoinha não faz quase barulho nenhum, pelo menos eu não ouvi.

Cumprimentos

Boas Ricardo

Obrigado pela partilha. Foi a duvida que me fez só comprar uma. Reconheço a minha ignorancia nas questões mais técnicas dos leds e joguei pelo seguro.

De qualquer forma esta que vem é para um refugio, e mesmo que seja menos potente irá servir. Quando a ligar logo avalio, as tuas eram deste vendedor tambem ? Os leds da tua tambem são bridgelux como estes ?

Já tenho uma a funcionar de 9W na sump e dá uma luz porreira e tem um aspecto muito semelhante á que mandei vir.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Filipe Máximo Escreveu:
Armando até certo ponto concordo, mas se começar com 2 ou 3 par 38 elas irão sempre fazer parte do sistema, apenas o melhoro com canhoēs se for necessário mais tarde. Até porque Nao me vejo tão depressa com SPs.
E o investimento inicial fica menos doloroso. O ideal era um diy mas não percebo nada de eletronica. Tambem é verdade que fico com dúvidas com quais par 38 comprar.

Olá Filipe eu também pensava assim e agora só penso em evoluir e só está montado a 2 meses com dois corais e ja penso em sps e a melhor forma de os ter luz estou a espera das conclusões do Rui Gaspar mas vendo o aquário do Miguel parecem que chegam para quem não quer ou não pode gastar muito dinheiro, mas também gosto de canhões como kessil e se complementados com par38 como o Marco Madeira tem o meu problema é mesmo mandar vir do ebay como nunca fiz tenho um certo medo de perder dinheiro, e internamente só se encontra a reefled só que os leds são 15w parece pouco não sei lá para o verão verei o que fazer. Até sobre zeovit bio pellets dosagem de carbono vodka, vinagre estive a pesquisar. Como por sump num plug and play.
O meu conselho compra o melhor que podes neste momento porque os sps estão a tua espera acredita e tu deles.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Bom dia

Por acaso tentei ver no meu ebay se era o mesmo mas já não aparece o negocio. Sim a lâmpada é igual mas é só de 21w. Para por no refugio se calhar vai ter que tirar as lentes. Mas depois quando receber é só experimentar. A minha de momento está encostada.

Ana já comprei algumas coisas pelo ebay e nunca tive problemas. Tem que ter em atenção é de onde manda vir, fora da europa a partir de um valor paga taxas.
Também andei a ver as kessil, mas nos EUA, como tenho uma pessoa lá não teria qualquer problema com alfandegas.

Peço desculpa ao Filipe, por estar a falar de coisas que não são sobre o aquário dele.

Cumprimentos
Ricardo

Ricardo não tens de pedir desculpa eu também gosto de ter o máximo de informação possível. Até já fiquei a saber que posso mandar vir umas kessil por ti, lol.
Em relação ao ebay, eu já fiz dezenas de compras por la e nunca tive problemas, o problema é estar a comprar uma lâmpada sem a ver em uso.

Ana eu sei que mais tarde ou mais cedo vou querer SPs mas não creio que sejas tão cedo assim. No enatando tenho de pensar no futuro.
Isto tem mesmo de ser bem pensado, e enquanto vou pensando e montando o resto do que falta pode ser que apareça um bom negocio

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby