Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby De Plantados aos Salgados, AJUDAS...

De Plantados aos Salgados, AJUDAS...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
sim é isso mesmo, este tem mesh fui ver agora

apareceu um grande negocio para mim e aproveitei e assim consegui comprar a osmose tambem!
ficando a faltar na minha check list as bombas e as calhas led

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Jorge Carvalho Escreveu:
Bem acho que já tenho as coisas mais ou menos pensadas, se possível digam o que acham!

Setup
Aquário - 150/60/60 com queda a meio externa
Móvel - 150/60/80, vou retirar a divisão a meio e vou reforçar o móvel com uma estrutura de ferro
Sump - ainda não tenho ideia de medidas...
Escumador - BM Nac 9 , ou CR 150 ou deltec sc1455
Wave Maker - Duas WP40
Iluminação -3 Calhas 120w com 2 canais, Canal 1 (28 LEDs): 8 x Cool White 12,000k, 6 x Neutral White 7500k, 6 x Warm White 3500k, 2 x Red 660nm, 2 x Green 520nm, 4 x Violet 420nm, Canal 2 (27 LEDs): 7 x Royal Blue 450nm, 20 x Blue 460nm
Osmose - AQUILI OSMOSE CLASSIC NPS 4 estágios ou opção de 5 estágios de outra marca.

Está a faltar alguma coisa?

Boas Jorge,

Não quero ser desanimador mas espero que tenhas consciência dos custos e manutenção necessários para um sistema dessa litragem. Não só vai haver custos MUITO significativos em termos de consumos de electricidade, iluminação (calha/lâmpadas/calha led), termostatos, mas também em trocas de água e colectas/sal sintético (uma coisa são 10 a 20% em 300 litros, outra em 500 litros), circulação, escumação...

Eu acho preferível começar com um sistema mais modesto, o tal de 300 litros, tipo 100x60x50, e depois evoluir para um sistema maior, do que entrar de cabeça num sistema desses e desistir no final de ano com os acertos da EDP...
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 13/mar/2014, 02:53, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

boas eu percebo o que dizes, e não me parece que isso vá ser um problema, tenho de momento o aquário montado e mais 3, vão passar a ser só 2, mas quando criava camarões eram 9, sei que não é a mesma coisa, mas já tenho uma ideia, mesmo assim a parte que me preocupava era a iluminação, mas vou passar de 250 para 360, com leds e com acender em alturas diferentes e duvido que vá ter a 100% ligado, pelo menos de inicio!

a escolha de ir para estas medidas, foi mesmo porque já tenho este aquário e quando o comprei disse na brincadeira ainda monto um salgado, e agora já estou a iniciar o material!

cumps

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Jorge Carvalho Escreveu:
sim é isso mesmo, este tem mesh fui ver agora

apareceu um grande negocio para mim e aproveitei e assim consegui comprar a osmose tambem!
ficando a faltar na minha check list as bombas e as calhas led

Bem me parecia ... Assim que tiveres oportunidade muda os rotores de mesh para needle.

A BM começou com mesh e rapidamente perceberam que o rendimento do escumador aumentava e muito se colocados rotores de agulhas!

O meu NAC7 comprei-o com mesh (foi dos primeiros) e quando troquei para rotor a diferença foi abismal. Tanto que quando comprei este NAC66A já foi com agulhas por causa das tosses.

De resto desde que tenhas o escumador numa posição vertical e sempre com a mesma altura de água isso trabalha muito bem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Jorge Carvalho Escreveu:
boas eu percebo o que dizes, e não me parece que isso vá ser um problema, tenho de momento o aquário montado e mais 3, vão passar a ser só 2, mas quando criava camarões eram 9, sei que não é a mesma coisa, mas já tenho uma ideia, mesmo assim a parte que me preocupava era a iluminação, mas vou passar de 250 para 360, com leds e com acender em alturas diferentes e duvido que vá ter a 100% ligado, pelo menos de inicio!

a escolha de ir para estas medidas, foi mesmo porque já tenho este aquário e quando o comprei disse na brincadeira ainda monto um salgado, e agora já estou a iniciar o material!

cumps

Nesse caso força com o novo reef. :-bd Ainda assim alerto desde já que o custo médio de manutenção de um reef poderá chegar a 3 ou 4 vezes o equivalente de um plantado de água doce...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

pois eu ainda ando em leituras, e ainda tenho muita para fazer, não sei se assim que tiver o material técnico todo arranco logo...
há algumas coisas que ainda não percebi bem, tenho que ver uns quantos reefs a funcionar, não há pessoal por Sintra pois não?

esta semana vou ver se consigo despachar um dos aquários para ver se trato das calhas!
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Bem me parecia ... Assim que tiveres oportunidade muda os rotores de mesh para needle.

A BM começou com mesh e rapidamente perceberam que o rendimento do escumador aumentava e muito se colocados rotores de agulhas!

O meu NAC7 comprei-o com mesh (foi dos primeiros) e quando troquei para rotor a diferença foi abismal. Tanto que quando comprei este NAC66A já foi com agulhas por causa das tosses.

De resto desde que tenhas o escumador numa posição vertical e sempre com a mesma altura de água isso trabalha muito bem!

Abraços,
Rui

tenho uma duvida, o escumador tem uns pés, e reparei que um está partido, vale a pena procurar essa peça à venda?

cumps

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Jorge Carvalho Escreveu:
pois eu ainda ando em leituras, e ainda tenho muita para fazer, não sei se assim que tiver o material técnico todo arranco logo...
há algumas coisas que ainda não percebi bem, tenho que ver uns quantos reefs a funcionar, não há pessoal por Sintra pois não?

esta semana vou ver se consigo despachar um dos aquários para ver se trato das calhas!
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Abraços,
Rui

tenho uma duvida, o escumador tem uns pés, e reparei que um está partido, vale a pena procurar essa peça à venda?

cumps

Vale ...

Vale mesmo. Esse escumador tem que estar mesmo direitinho ou não funciona como deve de ser.

Quanto a ver Reefs .... Se quiseres vir a Torres Vedras és bem vindo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

estive por esses lados no carnaval!
ver se combinamos para eu ver e aprender umas coisas!

melhor maneira de encontrar os pés é onde?
ebay ou procuro numa loja por cá?

cumps e muito obrigado,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
ja sabes que quando fores a torres podes subir mais um bocadinho e vir a marinha grande amigo

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Anterior

Voltar para Novo no hobby