Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Comecou em 20l

Comecou em 20l

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 11/mar/2014, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Boas. Agora que ja me sinto um bocadinho mais confiante para partilhar convosco as minhas experiencias.
Tudo comecou com um aqua de 20l em que eu so queria la por 2 peixinhos de agua quente. Fui a casa de um tio que tinha la um escumador parado e me disse leva o escumador e poes la dois "nemitos" e eu assim o fiz.
Imagem
Entretanto comprei mais uma donzela e achei que o espaco tava a ficar muito pequeno. Aproveitei uma loja que tava a fechar e comprei um aqua de 40l.
Imagem
Que com algumas alteracoes ate ficou emgracado. E meti mais uns peixitos. A base de donzelas. Quando dei por mim ja la tinha 11 peixes. Pensei que iria ficar por ali. Ate que andava a pensar naquilo e realmente os peixes nao tinham grande qualidade de vida. Assim sendo comprei um kit boyu de 130l e disse agora e definitivo. Nao troco mais de aquario. Fui vendendo umas donzelas e comprando mais uns peixitos. E o aquario voltou novamente a ficar pequeno. Ate que um certo dia conheci pessoalmente um membro aqui do grupo "roger lapa" que contribuiu e muito para a mais recente mudanca de aquario. Ou seja ofereceu me um diadema que no boyu me atirava tudo ao chao.
Imagem
Imagem
Imagem
Ate que por fim adquiri este aqua com cerca de 430l. Sendo certo que isto tudo aconteceu aproximadamente em 4/5 meses.
Agora ta mais ou menos com este aspecto.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 11/mar/2014, 13:43

Criticas e dicas sao bem vindas.
Obrigado pela atencao.
Frederico sousa

Mensagem 11/mar/2014, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 241
grande evolução
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 11/mar/2014, 14:58

Obrigado tiago ;)

Mensagem 11/mar/2014, 15:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Parabéns pela evolução ...

A televisão é que não vai gostar muito de estar aí tão perto do aquário.

De resto ... 4/5 meses é muito pouco para tanta mudança por isso acalma um pouco as aquisições de peixes senão qualquer dia tens aí um problema.

Tens que dar tempo ao sistema para poder lidar com a adição de mais seres vivos.

Outra dica ... não deixes os limpadores magnéticos dentro de água. Sei que é prático mas com a acumulação de algas e sujidade depois começas a riscar os vidros.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2014, 15:39

Obrigado pela dica rui.
Ja algumas pessoas me disseram para ter calma nos vivos. So que tanto eu como a noiva somos muito impulsivos ;) Qualquer loja nova que a gente va temos que trazer alguma coisa.
Mas por enquanto vou parar um bocadinho com os vivos, (ate porque ja tenho bastantes) pois preciso de comprar um escumador novo :D

Mensagem 12/mar/2014, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Frederico,

Grande evolução B-) e esse sistema mais recente com muito potencial. :-bd

Algumas sugestões, para já, talvez:
- colocaria um fundo em vinil preto nos vidros junto das paredes, assim a observação do aqua pela frente e lateral fica bem melhor em termos estéticos
- a calha parece demasiado comprida e estreita... parece até que cerca de 10 a 15% da luz está a iluminar a coluna do overflow (desperdício de luz)... então talvez trocar essa calha por uma mais curta e mais larga, para iluminar uma maior área do aquário sem o desperdício da luz no overflow
- melhorar o layout da rocha, claro que depende do gosto de cada um, mas talvez a construção de várias ilhas melhorasse o aspecto geral do reef
;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 12/mar/2014, 10:36

Boas Artur.
Ja pensei na questao do vinil. Mas agora e complicado por visto que o aqua ta encostado a parede. Do lado da coluna seca ja tem ;)
Em relacao a calha o aqua tem 116 e a calha 120cm e neste momento nao posso gastar nem mais um tostao pois como ja tinha referido vou casar em abril ;)
O layout ainda nao e definitivo pois ando sempre para la a mexer. Mas aceito uma alma caridosa que me venha ajudar a por uma cena fixe :D
Resta me uma duvida em relacao a altura da calha. Nao acham que ta muito perto?
Ja improvisei uns suportes em esferovite para ver como ficava e achei que ficou muito alto. 30 cm +/-.

Cumps

Mensagem 16/mar/2014, 02:55

Pessoal?

Mensagem 16/mar/2014, 02:56

Digam me alguma coisa em relacao a calha.
Cumps

Mensagem 16/mar/2014, 18:04

Boas,

Tens que a pendurar ou no tecto ou com umas poleias na parede.

De qq maneira a calha deveria estar a 15 a 20 cm acima da linha de água.

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk

Mensagem 20/mar/2014, 12:46

Obrigado rui. Tenho que tratar de a baixar.

Mensagem 21/mar/2014, 15:44

Frederico Sousa Escreveu:
Obrigado rui. Tenho que tratar de a baixar.

Boas,

Baixar? Queres pô-la dentro de água???? :p :p :p

Nas fotos ela já está muito baixa. Tens é que a levantar.

Abraços,
Rui

Mensagem 21/mar/2014, 16:54

Boas. Eu tinha dito anteriormente que ja tinha inventado uns suportes e que ela ficou a cerca de 30 cm da agua ;)
E acho que ficou bastante distante.
Cumps

Mensagem 25/mar/2014, 12:15

Bem depois da morte inesperada dum leucosternon e de hepatus (sem razao aparentente) ontem introduzi um zebrassoma veliferum, um centropyge bicolor e mais uma chromis viridis. O que me dizem destes peixes? E ja agora como ponho videos aqui no topico?
Cumps

Mensagem 25/mar/2014, 12:37

Boas :( ,

Bem depois da morte inesperada dum leucosternon e de hepatus (sem razao aparentente) ontem introduzi um zebrassoma veliferum, um centropyge bicolor e mais uma chromis viridis. O que me dizem destes peixes? E ja agora como ponho videos aqui no topico?
Cumps

Frederico ... o teu post inicial é de 11 de Março!

Não sei quanto tempo tinha o aquário montado mas parece-me demasiado recente com todas essas mudanças.

Não percebo como é que consideras a morte desses peixes inesperadas ... principalmente o Leucosternon é um peixe muito sensível à qualidade da água!

O veliferum é um peixe que fica enorme e o centropyge bicolor vai dar muito trabalho se pensares em ter SPS pois são dos anjos anões os piores.

Para colocares videos basta fazeres upload para o youtube e depois usa o icon em cima com o link do video.

Entretanto que escumador é que tens?

Abraço,
Rui

Mensagem 25/mar/2014, 12:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :( ,

Cumps

Frederico ... o teu post inicial é de 11 de Março!

Não sei quanto tempo tinha o aquário montado mas parece-me demasiado recente com todas essas mudanças.

Não percebo como é que consideras a morte desses peixes inesperadas ... principalmente o Leucosternon é um peixe muito sensível à qualidade da água!

O veliferum é um peixe que fica enorme e o centropyge bicolor vai dar muito trabalho se pensares em ter SPS pois são dos anjos anões os piores.

Para colocares videos basta fazeres upload para o youtube e depois usa o icon em cima com o link do video.

Entretanto que escumador é que tens?

Abraço,
Rui

ola Rui,eu ja tinha dito ao frederico para ter cuidado com a carga organica,pois ele tinha como escumador um tmc muito fraco,resentemente meteu se nao estou em erro um ati ,mas mesmo assim eu falei para esperar e meter um peixe e um coral de cada vez e com tempo ia la.
carlos calheiros

Mensagem 25/mar/2014, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Frederico resumindo tudo ,tens que deixar o aquario establizar e quando estiver ok é que podes aos poucos ir colocando coisas,mas sempre muito devagar.Sei que as vezes temos pressa ,mas aqui e o pior inimigo.abraço
carlos calheiros

Mensagem 25/mar/2014, 13:24

Obrigado por todos os conselhos. as mortes foram inesperadas visto que eles tavam muito bem e de um momento para o outro comecaram literalmente a nadar de costas, sem que algo de mal lhes tivesse acontecido. inclusive no dia anterior comeram perfeitamente bem. neste momento tenho um ati bubble master que no meu ponto de vista ate e escumador a mais para o meu sistema. e em relação aos peixes nao resisti. sei que isso e mau, mas...
quando coloquei o post ja tinha o aquario montado a cerca de 2 semanas sendo certo que juntei as coisas que vinham com as minhas ( rocha viva bem maturada, peixes e corais). pois este aquario comprei usado e estava montado a cerca de 1 ano. foi so demontar para o transporte, limpar os vidros que tavam uma calamidade e voltar a encher.

Deixo aqui a discrição dos peixes que tenho e se possivel digam me o que tenho mal ou se mantenho.
Scopas
Veliferum
3 Chromis Viridis
Mandarim Verde
Salaria
Goby Verde alface
Centropyge bicolor
2 Palhaços
Cirrhitideo Falco
2 Lysmata seticaudata
1 Diadema

Cumps

Mensagem 25/mar/2014, 13:28

E ainda um peixe balao que nao sei o nome dele.
cumps

Próximo

Voltar para Novo no hobby