Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo no hobby

Novo no hobby

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 22/mai/2014, 14:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
boas

Sou o Pedro, de Lisboa. Quero iniciar-me neste hobby, não tenho qualquer experiência na aquariofilia portanto é um projecto para ser levado com muita calma sem correrias.
é um projecto a médio/longo prazo, já pedi um orçamento e gostava de saber a vossa opinião sobre o equipamento o que está bem e mal

Aquário 130cmx70cmx60, vidro 12mm com travessas e coluna seca
sump 90x40x40 vidro 8mm com divisão para osmose
Estrutura em ferro metalizada lacada
Bomba de retorno Eheim 3000 litros/hora
2 bombas circulação Jebao WP-25
Aquecedor Jagger 300 Watt
Escumador Deltec Sc1455
Calha de iluminacao Odyssea 4x54w
3x Areia viva Nature's Ocean Bio-Activ Samoa Pink 9Kg
Rocha viva 10Kg
Rocha morta 20Kg
Repositor automático de agua V2top up plus
Aparelho de osmose inversa 190lts/dia
Limpador de vidro magnético Magflot xl com easy blade
Sal Tropic marin 25Kg

aqui fica o orçamento que recebi. Aguardo comentarios

comprimentos.......

Mensagem 22/mai/2014, 14:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Eu um aquário novo optava por led...

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

Mensagem 22/mai/2014, 14:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721

como o Andre disse a luz é um pouco fraca

Pintos Reefs

Mensagem 22/mai/2014, 14:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Pedro

O Objectivo é mantêr todo o tipo de corais no futuro ?

Tenho um setup mais ou menos parecido (130x90x55) e se quiseres mantêr SPS sem problemas, trocaria uma das WP25 por uma WP40 e essa calha teria que ser complementada com LEDs ou outra calha t5, senão vais ter pouca luz.

Se o objectivo fôr mantêr Moles, LPS e montiporas, não precisarás de muito mais que o setup que descreves.

Em qualquer das hipóteses, acho que o tamanho da SUMP vai ser um bocado a justa e terás que têr muita atenção com a altura de água no aquário e a agua que tens na SUMP.

Cps
Gil

Mensagem 22/mai/2014, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
também acho a iluminação fraca, a explicação da loja é que para um inicio chega e depois optar por outra conforme a necessidade. na minha ideia é melhor comprar logo tudo em condições dai queres as opiniões e conselhos.
Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro

O Objectivo é mantêr todo o tipo de corais no futuro ?

Tenho um setup mais ou menos parecido (130x90x55) e se quiseres mantêr SPS sem problemas, trocaria uma das WP25 por uma WP40 e essa calha teria que ser complementada com LEDs ou outra calha t5, senão vais ter pouca luz.

Se o objectivo fôr mantêr Moles, LPS e montiporas, não precisarás de muito mais que o setup que descreves.

Em qualquer das hipóteses, acho que o tamanho da SUMP vai ser um bocado a justa e terás que têr muita atenção com a altura de água no aquário e a agua que tens na SUMP.

Cps
Gil

de inicio queria apostar em moles, mas com o tempo e experiencia já se sabe :)

Mensagem 22/mai/2014, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Eu apostava ja na compra de material bom para nao estar a gastar duas vezes.

Pintos Reefs

Mensagem 22/mai/2014, 15:19

Pois mas essas coisas não são propriamente baratas e acabas por gastar dinheiro duas vezes! E o valor das t5 em 2a mão anda pela hora da morte :-P

Mensagem 22/mai/2014, 19:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Andre Eufrasio Escreveu:
Pois mas essas coisas não são propriamente baratas e acabas por gastar dinheiro duas vezes! E o valor das t5 em 2a mão anda pela hora da morte :-P

Há uma calha 8x54 ATi por 325€ no forum
E uma 6x54W ATI com ventoinhas novas e lampadas com 4 meses de uso (minha) por 200€.

Para quem quer um salgado, não é assim tão caro.
Este é um hobby que exige alguns investimentos...

Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/mai/2014, 20:13

Não quis dizer isso Andre, só que ele também vão ter de vender a dele, e a tua até esta bem fixe por exemplo...

Mensagem 23/mai/2014, 08:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Vivas Pedro,

Antes de mais, bem vindo ao forum Recife.PT... tens ai um projecto porreiro para começar, mas penso que se é a médio/longo prazo acho que deves apostar em material um pouco melhor (nem que seja usado)... senão vais andar a gastar dinheiro 2x sem necessidade nenhuma.

Na minha opinião (repito... minha opinião), acho que devias rever aqui umas situações:

- Sump: (eu não colocaria nenhuma divisória para Osmose), colocaria uma sump aberta com apenas uma divisória na altura do escumador, e ai colocarias a bomba de retorno e por fim efectuavas um reservatório de osmose a parte

Ex: Sump (70x40x40) e reservatório de 20x40x40

- Bomba de retorno: penso que nessas medidas de aquário requer uma bomba com maior caudal... eu diria 5000L/h... tens ai opções de mercado em conta e fazem o mesmo trabalho que uma Eheim (não diria melhor, mas equivalente).

Ex: Jebao, ReefSet... por ai

- Aquecedores: Coloca sempre um de backup caso o principal falhe, eu diria que 1x300w e 1x200w só para precaução

- Escumador: Parece-me bem, embora penso que a litragem seja superior ao que ele suporta... teria de ver as especificações do mesmo

- Calha: Parece-me insuficiente... tendo em conta que tens 70 Cm's de profundidade... tinhas de ter 8x54w por exemplo a calha ATI que está a venda no forum (não é publicidade :P)

De resto acho que parece bem, mas há mais opiniões por ai...

1 Abraço,
Armando

Voltar para Novo no hobby