O pescoco e a tampa sao componentes do copo do escumador ne? Eu nunca deixo encher o copo. Limpo semanalmente e numa semana nunca enche. Deveria?
Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk
Olá Pedro,
Não sei se deveria, ou não; o escumador tira tanto mais porcaria consoante a sua eficácia e a quantidade de lixo orgânico presente no aquário, embora se recomende que o liquido escumado não seja muito aquoso (deve ser espesso).
O que eu queria dizer é que o copo deve ser limpo com regularidade e não quando estiver quase cheio, pois quanto mais limpos o pescoço e a tampa estiverem, melhor rendimento o escumador terá; eu limpo o meu duas vezes por semana, mas isso sou eu, não há propriamente regras...
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos
O pescoco e a tampa sao componentes do copo do escumador ne? Eu nunca deixo encher o copo. Limpo semanalmente e numa semana nunca enche. Deveria?
Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk
Olá Pedro,
Não sei se deveria, ou não; o escumador tira tanto mais porcaria consoante a sua eficácia e a quantidade de lixo orgânico presente no aquário, embora se recomende que o liquido escumado não seja muito aquoso (deve ser espesso).
O que eu queria dizer é que o copo deve ser limpo com regularidade e não quando estiver quase cheio, pois quanto mais limpos o pescoço e a tampa estiverem, melhor rendimento o escumador terá; eu limpo o meu duas vezes por semana, mas isso sou eu, não há propriamente regras...
Abraço
Olá César!
Costumo limpar o copo do escumador semanalmente com a TPA - nunca está cheio. Normalmente ele está a deitar uma espuma para dentro do copo que nunca é muito líquida. Nunca fica muito líquido do copo e o que fica por vezes não é muito escuro.
Portanto isto será a diferença entre escumar mais a seco vs molhado? O que será melhor ou mais eficiente?
Olá a todos! Fica aqui um pequeno update do estado da nação!
Para aléns dos cyanos (que felizmente aparentam estar a enfraquecer - muitas TPAs, aspiração e descobri as maravilhas do turkey baster), sou um proud owner de planárias com fartura, daquelas que cobrem as euphyllias todas - vou aspirando as gaijas e li algures na net que se podia (não sei se deveria..) dar uma banhoca de água do aquário + gotas de betadine durante uns minutos para que elas fossem à vida. Fiz isso e abanei-as e saíram bastantes, mas elas continuam no aquário à grande. Para além da grande alegria que me dão as flatworms, possuo igualmente nudibranqueos-comedores-de-zoas, apesar de os ir retirando manualmente sempre que os vejo e de já ter dado banho de 2 partes de água salgada para 1 de água oxigenada durante uns minutinhos. Na altura saíram montes deles e não vi efeitos negativos nos zoas. Não os tenho visto por lá mas vou estando atento.
Continuo com os 5 peixitos, o aquário tenho cerca de 5 meses e qq coisa. Vou adicionar uns wrasses possivelmente para controle de pragas (1 Halichoeres chrysus e 1 Halichoeres melanurus).
Não tenho problemas nem com os peixes nem com os camarões - andam para lá todos felizes da vida. Adicionei à uns tempos uns eremitas - smp tive imensa curiosidade por estes animais mas tinha receio de os adicionar ao aquário. De qualquer forma e após bastante pesquisa, achei que os melhores (mais simpáticos) eram os Clibanarius tricolor e os Paguristes Cadenati. Andam para lá todos contentes e nunca os vi fazerem mal a uma mosca (ou neste caso a um caracol - se bem que os caracóis tendem a aparecerem mortos e nunca entendi isso mto bem - o mesmo já acontecia antes da introduçao dos eremitas. Li que pode ser da aclimatização não ser suficientemente lenta. Acho que quando comprar mais vou testar isso.
Em virtude do nosso amigo Paulo Pinto estar a desmontar o maravilhoso aquário dele fui lá buscar uns corais que se estão a ambientar ao meu aquário. Com este processo aprendi uma coisa: não alterar/adicionar o que quer que seja ao aquário e ir de férias uma semana. Quando voltei (apesar de tudo o resto estar bem) a maravilhosa catalaphyllia que tinha trazido de casa dele pura e simplesmente derreteu toda em apenas 3 ou 4 dias ficando so a base. Fiquei tristíssimo e nunca entendi a razão.. nunca me tinha acontecido morrer um coral assim. A minha única perdas até então tinha sido da minha esponja por causa das cyanos. Falei com o Paulo e pedi-lhe desculpa por ter tirado o coral de casa dele para vir morrer no meu.. gostava muito de entender o que se teria passado para ela ter morrido.. talvez das altas temperaturas que se fizeram sentir em Lisboa.. não sei. Fiquei muito triste (e o Paulo evidentemente que também) mas bola para a frente.
O que eu tenho a dizer em relação a esta minha 1ª experiência na aquariofilia salgada: vivendo e aprendendo!
Fica então um vídeo de ontem:
Obrigado por lerem e me aturarem e boa aquariofilia!
Seguem 2 fotos de ontem (pouca qualidade sorry). A grande diferença é que pendurei a maxspect no tecto para uma melhor difusão de luz e um aspecto mais clean.
não tenho tido mto tempo para actualizações mas fica um vídeo de ontem. No geral tem corrido razoavelmente apesar de já ter tido algumas perdas de corais SPS infelizmente sem nunca ter entendido a razão. Talvez nunca se tenham ambientado ao meu aquário..
Introduzi uns wrasses! É a novidade! Por eqto ainda não coloquei rede de proteção... mas tenho pensado nisso.
Muito obrigado a ambos pelos comentários! De facto zoanths é do que eu gosto mais. Já tenho algumas peças grandes que já poderia trocar por outros zoas que não tenha!
Alguém está na mm situação q eu e quer trocar zoas??
Ora aqui vai mais uma actualização! Tenho um ou 2 problemazitos com corais mal dispostos mas acho que mais cedo ou mais tarde a cena há-de ir ao lugar.
Bons dias a todos! Na falta de anémonas, ontem descobri que os meus palhaços adoptaram um pequeno sarco (ou pelo menos parece-me que sim). Achei mesmo muita piada! E claro que fiz um vídeo para mais tarde recordar:
Nova actualização do 1Reef. Está com precisamente 8 meses, noto que está cada vez mais estável com crescimentos notórios principalmente ao nível dos SPS. Isso nota-se nos consumos de Cálcio que até agora o kalk (bastante diluído) que utilizava na água de reposição deixou de ser suficiente para a manutenção deste. Agora já uso a solução saturada e vou começar a adicionar sais. Já o fazia para manter o KH.
Ora então como tenho uma máquina fotográfica nova aqui ficam umas fotos melhorzitas do estado da nação! Aparentemente nunca estou contente nem com o layout nem com a posição dos corais.. Mas tb leio mtas vezes que o 1º ano de aquário é a altura em que existem mais mexidas no layout.. para pessoas com sem experiência como é o meu caso isso nota-se mais pois qdo coloco os corais não tenho (ou não tinha) mto bem noção dos crescimentos e das necessidades. Vou alterando!
Vista do Sofá:
FTS:
Lado Esquerdo:
Lado Direito:
Ilha Lado Esquerdo:
Ilha Lado Direito:
Alguns apontamentos:
Cogumelo:
Esparguete:
Euphyllia Côr-de-Rosinha:
Sarco Verde:
SPS:
E é assim.. uns corais melhores outros piores.. a coisa vai andando!
E esta a andar no bom caminho, pelo menos é o que parece ... nunca é facil ter todos os corais bons , mas desde que vao tendo cor ja é bom , agora ter todos como queremos nunca é facil ..