Olá a todos,
À custa do amigo Pedro Torres, que gentilmente veio cá a casa "bater umas chapas", finalmente venho abrir o tópico da minha última montagem - um regresso às origens e à metodologia KIS (Keep it Simple).
Após uma breve passagem pelos Cíclideos Africanos recuperei o gosto pelo hobby. As saudades de ter um reef cá em casa foram mais fortes e este Verão montei um pequeno aquário cá em casa.
Apesar deste reef ser o mais pequeno que alguma vez tive, está a dar-me um gozo enorme e é o tamanho mais adequado ao tempo que tenho disponível para os aquários neste momento.
Data da montagem: 05 de Junho de 2014
Setup:
Aquário: 90 x 50 x 40 (comp. x largura x altura)
Escumador: Blau Scuma IT 150
Circulação: 1 x Jebao RW4 + 1x Jebao wp10
Bomba de Retorno: Jebao DC 3000
Iluminação: TMC v2 ilumenair 900
Peixes
1x Ctenochaetus tominiensis
2x Pseudochromis fridmani
1x Halichoeres chrysus
2x Amphiprion ocellaris
1x Elacatinus (neon goby)
Manutenção
KH, Ca: 2 part-solution adição manual, adiciono 60ml de cada solução diariamente com um copo de medida
Siporax: 2L colocados na sump
TPA's: 30L semanalmente com água natural
Aditivos: Esporadicamente, 1-2x semana no máximo (quando me lembro) - 5 a 10ml de Microvore da Brightwell como "alimento" para os corais.
Algumas fotos:
Layout inicial
Corais e Peixes Actualmente
Geral actualizada
Esta tirada por mim hoje.... percebe-se logo a "fraca" qualidade do fotografo. Infelizmente no dia em que o Pedro esteve cá a tirar fotos eu tinha estado a colar uns corais e estavam alguns "acessórios" dentro do aquário que estragam a foto geral tirada pelo Pedro.
A montagem tem menos de 6 meses e os corais são quase todos frags, portanto ainda é tudo muito pequeno. Mas noto que as cores estão +/- e os corais estão a começar a crescer bem.
Estou entusiasmado com a possível evolução do aquário nos próximos meses... vamos lá ver como corre, pode ser que não mate tudo
Mais uma vez obrigado ao Pedro Torres pela visita e por ter tirado umas fotos espectaculares (os corais até parecem "estar melhor" ou serem maiores do que realmente são).
Sugestões ou comentários são bem-vindos.
Um abraço