Ora, para aqueles que não me conhecem (todos), sou o Hugo Feio, sou estudante a terminar o ensino secundário e em vias de iniciar uma licenciatura em biologia marinha. Mantenho aquários de água doce como hobby desde os 11 anos (2008) e desde então que tenho experimentado de tudo um pouco na água doce, em particular no aquascaping e na criação de camarões. Já tentei entrar no mundo da água salgada no passado, mas acabei por perder a motivação várias vezes por limitações financeiras tipícas de um puto de 13/14 anos que não trabalha. Sou agora um puto de 17(quase 18) anos que continua a não trabalhar mas que já consegue ter alguma independência financeira graças aos vários hobbys aos quais me dedico com alguma afinidade e dos quais me orgulho de ter algum retorno esporadicamente. Comecei então a esboçar um plano para adaptar um cubo de 50cm que já possuo e torná-lo num pequeno reef. A ideia é fazer algum relativamente simples, com alguns corais de manutenção relativamente fácil como zoanthus e xénias (estas pelo menos na fase inicial até me fartar delas), e alguns não tão fáceis de manter mas que espero vir a manter pela sua beleza, como umas acroporas e montiporas, um casal de ocellaris como motivo central e eventualmente alguns outros peixes secundários. Estou a ponderar a possibilidade de manter confortavelmente um flavescens, será talvez um assunto sobre o qual me poderão dar algum feedback (não pretendo roubar muito volume do aquário com rocha e corais, já agora).
Para já é este o setup que tenho em mente:
Aquário: 50x50x50 (125l)
Sump: 45x45x40 (81l)
Iluminação: 4x24w t5
Escumador: Bubble Magus curve 5
Aquecimento: Jager (potencia a definir)
Retorno: Eheim compact+ 2000
Uma foto do aquário e móvel ainda por sofrer a adaptação para reef, que passará pelo furo para outflow e a coluna seca, juntamente com a montagem das tubagens e instalação da sump. Adaptação para a qual vou recorrer ao Ricardo Rodrigues da ZOA, para não correr o risco de fazer asneira

No que diz respeito a água, pretendo usar água do mar apanhada no Cabo Raso.
Fica feita a introdução daquilo que é um projecto numa fase muito prematura, esperemos que corra tudo bem, manter-vos-ei a par da evolução do mesmo à medida que as finanças e a disponibilidade o permitirem

Aos que tiraram tempo para ler o post, obrigado.
Até já.