Viva,
Enquanto o aquário e móvel ainda se estão a "vestir" (viewtopic.php?f=7&t=5080) tenho estado a desenvolver o meu sistema de gestão e monitorização do hardware, o qual submeto à vossa apreciação para ver se me dão ideias de funcionalidades úteis para o hobby. Como o micro-controlador usado é o Raspberry Pi, batizei o sistema de aquaPi.
Para quem não conhece, o Raspberry Pi é um equipamento minimalista onde podemos correr alguns sistemas operativos leves, como é o caso de algumas distribuições de linux. É impressionante pelo custo e pela dimensão, pois custa uns €40 e tem o tamanho de um maço de tabaco. Existem outros equipamentos ainda mais minimalistas, como o Arduino.
O que tornou este tipo de controladores poderosos foram o conjunto de pinos utilizados para interagir com periféricos (sensores, cameras, leds, etc) havendo agora na web milhões de projetos domésticos de domótica para tudo e mais um par de botas, o que me permitiu desenvolver este sistema mesmo não sendo programador. Fiz quase tudo com retalhos de código partilhado na internet.
O sistema controla as 8 tomadas de uma régua de energia, individualmente (através de relés). 4 dessas tomadas estão em normal open, ou seja, o aquaPi só atua para desligar a corrente, e as outras 4 estão em normal close; o aquaPi atua para ligar a corrente.
Tenho também ligados dois sensores de ultrasons para medir o nível da água do sump e do tanque de reposição.
Por último, irei ter dois termómetros para ler a temperatura da água do sump e da água do aquário.
As medições são feitas ciclicamente para uma base de dados do aquaPi e publicadas num interface web (os valores não são reais):
Com base nestas leituras, estou a preparar scripts reativos:
- Enviar email caso o nível de água de reposição fique abaixo de, por exemplo, 2 litros.
- Ativar a bomba de reposição caso o nível de sump desça abaixo de um valor estabelecido;
- Cancelar a ativação a bomba de reposição caso o nível de água de reposição esteja abaixo de 2 litros;
- Ativar o aquecedor, caso a leitura de temperatura do sump esteja abaixo de X;
- Ativar as ventoinhas de refrigeração, caso a leitura de temperatura do aquário esteja acima de Y;
Também tenho uma UPS para suportar pequenas falhas de energia. Tenho um agente instalado no aquaPi que monitoriza a UPS, alerta por email e regista os eventos ocorridos.
Ainda não sei como o vou fazer, mas gostava de publicar no interface web, gráficos da evolução das temperaturas, por exemplo, com amostragens horárias e semanais.
Julgo que o projeto de domótica está a 70%, mas como o processo de construção do aquário ainda não iniciou, estou entretido com esta parte.
Para quem estiver interessado, posso disponibilizar o código que estou a usar, além da lista de materiais (ronda os €150).
O aspeto é um pouco tosco pois não sou grante designer industrial:
Primeira parte da construção onde se vêm os cabos com 220V
Fase atual, já com uma placa de madeira a proteger os equipamentos dos 220V e ligado à régua de energia
Gostava de ter a vossa opinião.
Cumprimentos