Helder Ferreira Escreveu:
Boas,
Sim, também tenho tido problemas com nitratos elevados, neste momento também estão a 50mg/L. Perdi quase todos os meus SPS e também algumas colónias de Zoanthus. Apesar de serem valores de NO3 elevados, não sei se posso atribuir as perdas a esse factor. Perdi alguns corais que estavam no meu aquário há algum tempo e que tinham bom crescimento com estes valores de nitrato. É certo que tem sido uma batalha inglória, mas as limitações do meu sistema condicionam a descida do NO3.
Vou tentar uma ultima vez reabilitar o aquario e caso não o consiga vou parar até conseguir reunir melhores condições para evitar estes constantes dissabores.
Neste momento a estratégia vai passar por encortar o intervalo entre TPA's, vou comecar a fazer de 3 em 3 dias até conseguir alcançar os parametros desejados.
Pois Helder tb não sei até que ponto é q NO3 nesses valores seria razão suficiente para teres tantos problemas - falando por experiência própria (q vale o q vale) não tinha tido problemas de maior com corais mesmo com os nitratos elevados. Tive sim problemas com o método que escolhi para os tentar reduzir.. O teu aquário é grande? Fazer várias TPAs substancias a usar osmose e sal não sai barato infelizmente. Mas também.. o que é que neste hobby sai barato...? Mas parece-me um bom plano! Que corra td bem! Abraço!
Pedro Miguel Carvalho Escreveu:
Olá, está top o teu aquário, gosto mt. Estou também agora a iniciar o meu, a ver vamos como vai correr, já li o teu tópico todo e tem informações interessantes... Continua, que pareces estar bem encarreirado...
Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Olá Pedro! Agradeço o teu comentário mas permite-me discordar de ti.. o meu aquário nunca foi TOP (ainda por cima se tiveres como termo de comparação os aquários brutalíssimos que andam por este fórum). O meu suponho que não está mal para uma 1ª experiência (pelo menos já lá vão 2 anos). Mas se comparares o estado actual dele com o estado dele à data de Novembro (antes de ter tido o tal mini-crash).. nao tem nada a ver. o que demora muitos meses ou mesmo anos a construir, pode desaparecer muito rápido em muito pouco tempo se nos pomos a "inventar" (ou se as coisas correm mal por algum motivo..)
Boa sorte para a tua montagem e se tiveres dúvidas coloca-as que os gurus aqui do fórum ajudam-te no que puderem.
PG