Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo no hobby aquário 1250 litros

Novo no hobby aquário 1250 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Martim oliveira Escreveu:
André Jorge: única coisa que tem reflector se assim se puder chamar e por trás das lâmpadas tem uma chapa em inox ou Aluminio. Que ajuda a reflectir só isso .. Eu estou achar demasiada lâmpada ..
Rui: então se não são moonlight como
Posso eu arranjar luzes para fazer a luz da noite?
Como me foi dado estou a tentar poupar algum mas sim vai ser uma grande despesa ..
Sim a calha fica escondida
Rui como assim escrito? Penso que só lá tenha números.. E a marca da lâmpada eu acho mas a tarde já tiro
Uma foto para vos mostrar .. Onde se pode arranje temporizador para as ligar e fazer esse tal efeito de elas acenderem e apagarem mais tarde ? Um aparelho digital de fácil controlo para eu não queimar os neurónios
Um abravo

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Onde leste que os peixes precisam de "luz de noite"?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Vou ser sucinto, tens um aquário enorme, medidas fantásticas, mas requer muitos recursos. Tens 28 lampadas de 54w e ainda falta o consumo dos balastros??? Isso dá um absurdo de consumo energético, se tens ideia dos consumos, faz contas e talvez percebas que ao fim de um ano já tens as calhas ocean revive, com estas, ao fim de um ano trocas as lampadas se for meiguinho e disser 10€ por lampada são mais 540€.

Tem muita atenção porque cerca de 1600watt em cerca de 8-10 horas de iluminação vai-te custar por mês 50€. com leds podes reduzir para menos de metade. Imagina que metes 4 calhas x 120watts (no máximo) e custo de por mês de 15€.

Ao fim de 1 ano:

LED - 170x4= 680€ (COMPRA DAS CALHAS)
15x12= 180€ (EDP)
Total = 860€

Calha existente T5 - 540€ (LAMPADAS)
50X12= 600€ (EDP)
Total = 1140€

Ao fim de 3 anos:

15x12x3= 540€ (EDP)
Total = 1220€

Calha existente T5 - 540x3= 1620€ (LAMPADAS)
50X12x3= 1800€ (EDP)
Total = 3420€

Até me posso ter enganado algures, mas não devo falhar por muito.

Pensa bem no que queres fazer com esse belo aquário.

Abraços.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ...

Lâmpadas não custam 10€ ... nem de perto nem de longe ...

Depois sem arrefecimento activo das lâmpadas elas vão durar muito menos.

E acima de tudo o facto de estares a usar sem reflector ... [-x [-x [-x [-x [-x

T5 sem reflector perdes imensa luz ...

Para moonlight, para além de não precisares ... quais quer leds do chinês ligados a um temporizador serve!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Tiago Grego Escreveu:
Vou ser sucinto, tens um aquário enorme, medidas fantásticas, mas requer muitos recursos. Tens 28 lampadas de 54w e ainda falta o consumo dos balastros??? Isso dá um absurdo de consumo energético, se tens ideia dos consumos, faz contas e talvez percebas que ao fim de um ano já tens as calhas ocean revive, com estas, ao fim de um ano trocas as lampadas se for meiguinho e disser 10€ por lampada são mais 540€.

Tem muita atenção porque cerca de 1600watt em cerca de 8-10 horas de iluminação vai-te custar por mês 50€. com leds podes reduzir para menos de metade. Imagina que metes 4 calhas x 120watts (no máximo) e custo de por mês de 15€.

Ao fim de 1 ano:

15x12= 180€ (EDP)
Total = 860€

50X12= 600€ (EDP)
Total = 1140€

Ao fim de 3 anos:

15x12x3= 540€ (EDP)
Total = 1220€

50X12x3= 1800€ (EDP)
Total = 3420€

Abraços.

Puseste 4 calhas OR para o aquário dele?
Também tens que ser racional...

eu acho que cada um gasta o que quiser. Não tenho duvidas que essas T5 são um espetaculo para um aquário.
Nunca vi ninguém criticar ou dizer ao Denadai para trocar as suas 18 T5's por LEDS. BAsta olhar para a qualidade do aquário que esquecemos logo a EDP.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

André Jorge Silva Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:

Ao fim de 1 ano:

15x12= 180€ (EDP)
Total = 860€

50X12= 600€ (EDP)
Total = 1140€

Ao fim de 3 anos:

15x12x3= 540€ (EDP)
Total = 1220€

50X12x3= 1800€ (EDP)
Total = 3420€

Abraços.

eu acho que cada um gasta o que quiser. Não tenho duvidas que essas T5 são um espetaculo para um aquário.
Nunca vi ninguém criticar ou dizer ao Denadai para trocar as suas 18 T5's por LEDS. BAsta olhar para a qualidade do aquário que esquecemos logo a EDP.
Abraço.

Boas, "meti" quatro com a ideia de as colocar transversais e considerando que aguentam 60 de largura, o que daria para 2,40m, tendo o aquário menos, mas mesmo com 5 OR e colocando o preço das ati 54w que anda entre os 17€ e os 23€ penso que as contas ainda seriam mais desiquilibradas.

A minha questão é alertar para os consumos que podem advir daí face a uma escolha precipitada pelo facto de lhe terem oferecido algo "envenenado".

Sei que t5 pode ser uma escolha correcta, só quero mostrar os problemas que podem advir daí.

Abraços.

Boas ...

UIIIII Tiago ...

Para o aquário dele precisa no mínimo de 8 OR ... O ideal seriam 10 ...

Esse é o grande problema da malta com leds. Leds precisam de cobertura ...

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas,
No mínimo 6 calhas OR e mesmo assim com os 80 de largura, terá de centrar o layout.
Mas uma vez que o aqua irá ter vista pela frente e por detrás, presumo que o layout irá mesmo ficar centrado, é o que eu faria.

Uma coisa é ter uma calha OR para um aqua de 60 ou 70, ou até mesmo 2 calhas OR para um de 1.20mts, agora para uma banheira daquelas.....

Mas sim,eu optaria pelas Ocean Revive. Não só os consumos de tantas T5 como também o valor de mudança de lâmpadas, que não são 10€, irá pesar e bem na carteira.

A diferença está no investimento inicial versus custo anual.
Mas se não fores para corais duros, podes encurtar e muito na iluminação e ai sim já poderias ir para 4 OR ou até mesmo menos T5, tipo uma ligada, outra desligada.

Abc

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
André Jorge Silva Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:

Ao fim de 1 ano:

15x12= 180€ (EDP)
Total = 860€

50X12= 600€ (EDP)
Total = 1140€

Ao fim de 3 anos:

15x12x3= 540€ (EDP)
Total = 1220€

50X12x3= 1800€ (EDP)
Total = 3420€

Abraços.

Abraço.

Boas, "meti" quatro com a ideia de as colocar transversais e considerando que aguentam 60 de largura, o que daria para 2,40m, tendo o aquário menos, mas mesmo com 5 OR e colocando o preço das ati 54w que anda entre os 17€ e os 23€ penso que as contas ainda seriam mais desiquilibradas.

A minha questão é alertar para os consumos que podem advir daí face a uma escolha precipitada pelo facto de lhe terem oferecido algo "envenenado".

Sei que t5 pode ser uma escolha correcta, só quero mostrar os problemas que podem advir daí.

Abraços.

tiago tu metes cada lampada t5 10 euros mas no custo final colocas com o preço a 20 euros.
é que 10 x 24 dá 240 . e se formos a fazer as contas a cerca de 22 euros que é o que as ati custam sao 528 euros.
sim anualmente em troca de lampadas é algo.

em todo o caso ja que tens a calha DIY eu modificava mais um pouco e faria algo hibrido... ou entao nao complicando tanto HQI + T5

[/quote]

tiago tu metes cada lampada t5 10 euros mas no custo final colocas com o preço a 20 euros.
é que 10 x 24 dá 240 . e se formos a fazer as contas a cerca de 22 euros que é o que as ati custam sao 528 euros.
sim anualmente em troca de lampadas é algo.

em todo o caso ja que tens a calha DIY eu modificava mais um pouco e faria algo hibrido... ou entao nao complicando tanto HQI + T5[/quote]

Verdade enganei-me na questão do custo da lampadas!

Mas o ponto que queria demonstrar, continua intacto. Não sei se alguém já informou os custos de um aquário deste tamanho, visto ser o 1º que o martim está a montar! E não quero saber se tem muito ou pouco dinheiro, é só informar, para as pessoas saberem os custos das coisas e depois se arrependerem dos investimentos que andaram a fazer.

O que eu sei é que se fosse lá em casa e a minha maria imaginasse que eu gastava em iluminação do aquário de 3 em 3 anos perto ou mais de 3000€ (já não falo de escumadores, bombas, sal, aditivos, alimentação etc etc.... ), imagino o que seria, e estou a falar mesmo podendo pagar. Tem de ser muito amor aos salgados.

Já agora podemos pedir ao Rui, que tem um aquário de tamanho similar, quanto ele estima em gasto no seu aqua. Será que passa os 100€ mensais???

Abraços

Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Boas Malta desde já obrigado pelos comentários, para ser falada a situação em causa. Ofereceram me a calha e já devo ter 4/5 lâmpadas fundidas.. Mas não percebo muito de electrónica nem luzes ou algo com o que se pareça apenas iria saber ir a loja levar a lâmpada e dizer que iria querer uma
Igual para substituir.. O problema é que eu não sei que lâmpadas poderia vir a tirar e trocar por leds acabando por não ser tão dispendioso devido a calha ser passada para híbrida.. Nem sei a ordem correta que as iria colocar..
Sim eu quero meter corais duros muitos até.. Se alguém me pudesse ajudar eu poderia falar com um amigo eletricista e ele fazia me isto
Teria e que saber que lâmpadas retirar e trocar por leds, onde os comprar e onde os colocar na calha..
Mais uma vez muito obrigado
Um grande abraço a todos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Martim,

Tens duas possibilidades, a meu ver de forma a não fazeres muita despesa e conseguires ter resultados. Se tens um amigo electricista crava uma borla e aproveitando alguns balastros dessa calha fazem uma hibrida colocando calhas da OR ao centro. Assim fazias 4 calhas de LED´s em fila e depois dispunhas as T5 de um lado e de outro.
Com isto diminuis um pouco o custo de manutenção e consumo, não esquecer que T5 é para mudar a cada 6 meses :)
Se optares por LED´s são no minimo 8 calhas dispostas lado a lado e dada a largura do aquário o melhor seria descentra-las de forma a teres uma cobertura mais ampla, depois se quiseres completas com mais duas e ficas com a coisa afinada, aqui a vantagem é mesmo o custo de manutenção e consumo electrico. O investimento é mais elevado no inicio, só isso ;)
Se quiseres ver os dois tipo de sistema a trabalhar podes ver os meus aquários.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

E numa calha híbrida tendo 4 ocean revive que lâmpadas t 5 poderia colocar?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo Tiago , o meu não é tão grande em comprimento mas é maior em litragem , e posso te dizer que gasto a volta de 300€ mensais com o aquário , no básico , sem nada de extras e ainda com a sorte de ter agua do mar claro que são uns meses mais outros menos mas é a volta disso ...

penso que o Martim infelizmente para ele continua a tentar poupar em todo o lado e vai acabar por se dar mal , como se costuma dizer mais vale comprar uma vez bom do que duas mal ou ter que andar a inventar ... essa calha sem reflectores vai trabalhar a 60% do poder de luz real de uma ATI , ou seja poderias fazer a festa com menos lâmpadas se tivesses reflectores e tornarias a calha muito mais eficiente ...

Amigo tens tantos tantos aquários bons por onde te podes guiar no forum , não entendo o continuares a fazer as coisas á "doida" ... se tiveres duvidas pergunta , aqui no teu tópico ou noutro qualquer mas informa te antes de errares amigo ... custa me ver que daqui a 6 meses ou mais ainda vais andar a patinar com o aquário , mas parece me sinceramente que é o que vai acontecer ... ve quase todos os aquario do pessoal falam no setup de lampadas que usam , o do gaspar , o meu , tens carradas de pessoal que usa t5 e se nao todos quase todos ja partilharam o setup de lampadas ...

não leves a mal , mas o pessoal que cá anda a mais tempo ja viu de tudo um pouco amigo ..

Aquele Abraço amigo alguma ajuda estou por aqui ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo agradeço ajuda e é claro só errando e que as pessoas aprendem só que não sei mesmo o que fazer com a calha ou caso opte por comprar uma calha da ATi quantas iria precisar só essas coisas que não sei devido ao tamanho que o aquário tem .. Não levo a mal claro até agradeço um grande abraço paulo

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Amigo Tiago , o meu não é tão grande em comprimento mas é maior em litragem , e posso te dizer que gasto a volta de 300€ mensais com o aquário , no básico , sem nada de extras e ainda com a sorte de ter agua do mar claro que são uns meses mais outros menos mas é a volta disso ...

penso que o Martim infelizmente para ele continua a tentar poupar em todo o lado e vai acabar por se dar mal , como se costuma dizer mais vale comprar uma vez bom do que duas mal ou ter que andar a inventar ... essa calha sem reflectores vai trabalhar a 60% do poder de luz real de uma ATI , ou seja poderias fazer a festa com menos lâmpadas se tivesses reflectores e tornarias a calha muito mais eficiente ...

Amigo tens tantos tantos aquários bons por onde te podes guiar no forum , não entendo o continuares a fazer as coisas á "doida" ... se tiveres duvidas pergunta , aqui no teu tópico ou noutro qualquer mas informa te antes de errares amigo ... custa me ver que daqui a 6 meses ou mais ainda vais andar a patinar com o aquário , mas parece me sinceramente que é o que vai acontecer ... ve quase todos os aquario do pessoal falam no setup de lampadas que usam , o do gaspar , o meu , tens carradas de pessoal que usa t5 e se nao todos quase todos ja partilharam o setup de lampadas ...

não leves a mal , mas o pessoal que cá anda a mais tempo ja viu de tudo um pouco amigo ..

paulo concordo contigo e pelas perguntas que o martim coloca .desculpa martim mas dedica-te a um fish only ou so moles e LPS podes ter mais sucesso. e esquece la teres SPS. hoje em dia so erra quem quer so nao aprende quem nao quer. ha muito forum ha uma coisa que se chama GOOGLE.
se lesses um bocadinho antes de fazeres verificavas que toda a gente e a maior parte que anda nisto primeiro faz um planeamento do que usar e dos gastos a ter com x medidas de aquario para tal tipo de aquario.
tu comecaste primeiro pelo aquario e agora é deixa la ver... isto é um hobbie caro da maneira que estas a ir vais desanimar com o tempo e desistir depois de ja teres gasto rios de dinheiro quando podias ter gasto uma so vez se fosse bem planeado.

Acredito mas quando meto uma coisa na cabeça sou muito teimoso eu sei que querem ajudar sou um bocado preguiçoso mas sei que errando vou aprender e com o tempo hei de la chegar mas sim tenho que ler mais temho

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Bruno Escaleira Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

paulo concordo contigo e pelas perguntas que o martim coloca .desculpa martim mas dedica-te a um fish only ou so moles e LPS podes ter mais sucesso. e esquece la teres SPS. hoje em dia so erra quem quer so nao aprende quem nao quer. ha muito forum ha uma coisa que se chama GOOGLE.
se lesses um bocadinho antes de fazeres verificavas que toda a gente e a maior parte que anda nisto primeiro faz um planeamento do que usar e dos gastos a ter com x medidas de aquario para tal tipo de aquario.
tu comecaste primeiro pelo aquario e agora é deixa la ver... isto é um hobbie caro da maneira que estas a ir vais desanimar com o tempo e desistir depois de ja teres gasto rios de dinheiro quando podias ter gasto uma so vez se fosse bem planeado.

+ 1

Documenta-te e não fiques à espera que outros o façam por ti.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Martim oliveira Escreveu:
Acredito mas quando meto uma coisa na cabeça sou muito teimoso eu sei que querem ajudar sou um bocado preguiçoso mas sei que errando vou aprender e com o tempo hei de la chegar mas sim tenho que ler mais temho

É verdade que aprendemos com os erros, mas neste hobby e à dimensão do teu projecto erros = muito dinheiro perdido. Se estás a querer poupar na iluminação, não acredito que queiras deitar muito dinheiro para o lixo. Lê com atenção as sugestões que já te deram e utiliza o dinheiro dos erros para comprar o material adequado ao que pretendes.

Acho que deves parar para reflectir e reorganizar ideias. Se o objectivo é SPS é necessário equipar o sistema com as suas necessidades. A calha que tens não me parece adequada, vasi ter um consumo enorme de energia e vai-se tornar muito dispendiosa a sua manutenção. Sem reflectores não estás a fazer o aproveitamento máximo das lâmpadas.

Boa sorte com proj3cto
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Sim o objectivo é SPS sim vou equipa lo com bom material apenas estaria a dar uso aquilo que me deram nada de mais sendo assim vou repensar e talvez vende lá cumprimentos a todos e mais uma vez obrigado pela ajuda

Epá eu só em electricidade gasto 150€ por mês ...

Para o teu aquário colocaria 4x OR + 4x ou 6x 54w T5 de cada lado ...

Ou então 10x 54w + 10x 39w T5

Mas também depende muito do layout que queres fazer ...

Sent from my iPhone using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby