Olá Miguel,
Pois, o aparelho de osmose é uma coisa quase essencial para quem se mete nisto...
Quanto à correcção dos parâmetros, quer dizer, temperatura (no Inverno), água de osmose para eventualmente baixar o Kh, ou bicarbonato de sódio para o subir, provavelmente cloreto de magnésio para o caso do magnésio ser muito baixo (provável) e cloreto de cálcio, no caso do cálcio ser baixo; mas na fase de arranque do aquário, o principal será tentar manter o Kh, sem grandes oscilações.
Abraço

. Mas quando cheguei a casa comecei a pensar se mesmo a rocha morta não precisa de tratamento antes de entrar no aquário, pois vem com algumas conchas já bem ''ressequidas'' e uns seres estranhos, vou tentar pôr fotos.

, pois sempre que penso estar preparado para começar, sou invadido por uma nova dúvida.
) e depois tenho de os carregar para o 2º andar, esse dia vai ser duro...lololol
....
. Até ao final do mês vou tentar comprar a bomba de retorno, e o escumador, em principio um NAC 5 curve. ( já agora alguém me pode dizer onde posso arranjar este escumador com um bom preço?).
,