Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Anthony,
Tenho estado a acompanhar o tópico e antes de mais queria salutar a tua frontalidade perante factos menos bons que sucedem na vida de aquariofilista de todos nós, é sempre mais fácil partilhar os sucessos.
Pelo que percebo os peixes entraram todos de uma só vez e após isso foram introduzidas vários substratos com função de suporte biológico e adsorção química (carvão activado). Nesta situação a ordem deveria ter sido a inversa, primeiro o suporte biológico e algum tempo depois os peixes sendo que num aquário "novo" (ou numa remontagem) a introdução dos peixes deveria ter sido mais faseada e espalhada no tempo, 2 ou 3 peixes de cada vez, dessa forma se algo não estivesse bem não se perderiam todos os peixes. O carvão activado poderia atenuar picos de nitritos ou amónia, conforme a quantidade do mesmo, grau de qualidade e exposição à passagem da água (filtro fluidizado).
Não percebi a origem da turbidez da água!?
O meu conselho é deixares estabilizar o aquário até nova introdução de peixes, faz os testes químicos à água e na altura de introduzir peixes começa por espécies mais resistentes, donzelas por exemplo, vão ajudar ao crescimento do filtro biológico e tornar o aquário mais equilibrado preparando-o para a entrada de espécies menos resistentes.
Boa sorte
Boas Ricardo,
Desde já obrigado pela resposta.
Bem vou tentar explicar da melhor maneira.
O sistema esteve cerca de 40 dias com as ceramicas e a ser intruduzido biodigest e qualquer coisa da red sea tambem para intruduzir bacterias (acho, não sei bem o que foi) e algumas mudanças de agua.
Agora é que acho que foi o problema, ou dias antes ou no dia em que entrou os peixes meteu-se o carvão e as biopellets, passado poucos dias o aquario começa a ficar com a agua turva ao ponto de de não se ver de um lado ao outro... com mudança de agua e apenas melhorava um pouco mas depois voltava ao que estava, retirou-se tambem as biopellets. Aquario apenas com rocha morta e peixes não havia nada que podesse fazer a agua daquela maneira alem das bacterias, visto que elas não saiam de maneira nenhuma a solução foi a UV, uma UV de 20w e em cerca de 24h tava limpo e ai é que comecou as mortes todas.
Hoje claro vemos varios problemas que cometemos mas... tarde de mais.
Neste momente sem peixes vai-se deixar de novo establizar, dos 3 reatores de ceramicas apenas ta um ligado depois quando entrar os peixes liga-se mais um e o 3 fica para quando tiver mais tempo que achas? As biopellets logo se mete em ultimo caso e se necessario.
Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo com o Ricardo!
Muita gente fala de remontagens como se fosse uma simples mudança de aquário, mas não é!
Todo o ciclo se quebra, a filtragem biológica sofre e tem de restabilizar, etc.
Eu só fiz uma rmeontagem e fiz como o Ricardo refere: ia colocando os peixes aos poucos que tinha num contentor, corais igual, etc.
Praticamente como se fosse um aquário novo, embora mais rápido...
Seja como for também partilho da opinião que é de louvar o relato, porque isto parece só sucessos, mas há muitos problemas por esses aquários fora...
Força com isso, para uma remontagem mais calma e espaçada no tempo!!!
Ola Hugo,
Obrigado tambem pela resposta, e de facto e pena não aparecer muitos problemas por aqui que sei que há... só há os resultados...
Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony