Pedro Ales Escreveu:
Como assim?
Por ex eu tenho um Custom reef com 2 bombas 2000lh ou seja 4000lh, e tenho a DC 9000 no mínimo, calculo que faça cerca de 1500lh, deveria aumentar a DC9000?
Gil Miguel Escreveu:
Boas Pedro
Terá a vêr com a passagem pelos furos / durso, não ser tão rápida como a descida de água, o que leva o escumador (senão tiver com a saida para a mesma divisória) a não ter água suficiente para trabalhar, é isto Nuno? É que nas fotografias não é claro.
Eu pelo menos tinha este problema numa fase inicial num projecto anterior com os vasos comunicantes entre 2 sumps.
Senão tens este problema Pedro, deixa estar como está, poupas energia e a eficiência da escumação aumenta bastante.
Olá amigos,
quanto ao tubo é suficiente na descida e subida que com a bomba de Jebao 12000 ao máximo não dá problemas...
O meu problema foi mais ou menos o caso que o Gil mencionou, foi mesmo a divisória que separa a secção do escumador com a secção da bomba de retorno, porquê?
Porque era bastante alta, e não conseguia evitar o barulho, da água a cair para a secção da bomba, parecia que tinha uma cascata dentro da sala, e passado alguns minutos, as bombas do escumador deixavam de ter agua suficiente para escumar... Pensando eu que só podia ser da bomba, uma Eheim 1103 com rotor alterado para pás, e mesmo, apesar de ter bom caudal era insuficiente para as duas bombas do escumador, só com uma ligada aguentava-se minimamente
Comprei então a Jebao pensando eu que resolvia... que nada... o problema inverteu-se, agora era o escumador que não dava conta do recado... mesmo com a Jebao no mínimo... e com isto apareceu o barulho, uma autentica cascata na sala

Caso que subisse o nível até passar o vidro separador, o escumador deixava de escumar... ao subir o escumador, vinha novamente o inferno barulho...
Resolvi remover o vidro separador e por a bomba e escumador juntos... resolvido.
Agora ainda fiquei mais contente quando li as palavras do Gil "deixa estar como está, poupas energia e a eficiência da escumação aumenta bastante"...
Gil, quanto ao layout, tenho mais duas rochas a lavar, que eu gosto, e que quero ver se consigo incluilas no layout, vamos ver como vai ficar, mas aquela pedra de que falas, não iria ter corais, poderia ter sim, uns corais não fotossintéticos junto ao areao.
abraço amigos, quando poder actualizo o post...