Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda - após 3 anos de desleixo

Ajuda - após 3 anos de desleixo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Para esses litros de aqua o 200 chega... acho o 250 muita fruta!!
Mas acho que a escolha do escumador também depende de que sitema queres implementar...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 66
Boas... tenho novidades... retirei toda a areia do fundo do aqua!!! Se vissem a côr da água que saía!!! Castanho-esverdeado escuro... tipo da côr da sujidade do escumador!!

Acho mesmo que depois de lavada com agua salgada, serve para voltar a pôr no aqua?
Cumprimentos,
Ana Rita :D

Marco Madeira Escreveu:
Mas acho que a escolha do escumador também depende de que sitema queres implementar...

Olá Marco
é para uma aqua essencialmente de SPS's, que dizes?
Cumprimentos,

Grupo: Fundadores Mensagens: 104
Marco Madeira Escreveu:

Marco usar um 250 fica com mais espaço de manobra, será um descanso de colocar uma consideravel fauna tanto mais que o aquário será para SPS!
Eu uso um BK250deluxe e estou super satifeito! a minha litragem ronda os 600L.

Ana Rita Ribeiro Escreveu:
Boas... tenho novidades... retirei toda a areia do fundo do aqua!!! Se vissem a côr da água que saía!!! Castanho-esverdeado escuro... tipo da côr da sujidade do escumador!!

Acho mesmo que depois de lavada com agua salgada, serve para voltar a pôr no aqua?

Ana agora vez se por mais bem lavada que esteja esta bem branquinha ou se vale a pena comprar nova! atenção que deverás colocar a nova areia como o Pedro inicialmente disse:

Pedro Gomes Escreveu:
Olá Ana Rita =)) aooooo tempo

Meter areia nova no aqua... comprava areia morta e ciclada a areia num recipiente separado do aqua 1mês e tinhas areia 100% faz uma camada com 2cm max.

x :)
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas...
continuava a apostar no 200 e para mim já é muito... tens 270 litros não é?
Para mim a questão não é o que queres ter... (que já vi que é apenas de sps), mas que sistema vais adoptar e como vais manter o aquario.

Há várias maneiras de fazeres as coisas e todas são certas desde que bem seguidas e mantidas por ti... é mais por ai que quero ir. Visita aquarios, lê bastante e tenta chegar a um sistema ideal para TI! Depois disso conseguirás escolher o melhor escumador quer em preço quer em qualidade para o teu sitema e para o que queres fazer...

Boa sorte!

Pois João... penso que é mais seguro!!

Aqui fica a foto da água

Imagem

Marco, o meu aqua tem 400l
Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas, eu já retirei a areia dum aquário para voltar a reutilizar e quando a tirei aquilo cheirava a esgoto, pior do que o que mostraste. Mete num reservatorio com uma mangueira com água da torneira a correr e fui sempre lavando aquilo. Matou tudo é verdade mas no final estava branquinha como quando saiu do saco. Deixei escorrer bem e aquário com ela e não tive problema nenhum. Já lá tinha umas seriatoporas, LPS, moles e peixes e ninguém se ressentiu. Lava é MESMO muito bem e escusas de gastar dinheiro em mais areia. Se conseguires ir ao mar lavar ainda melhor mas é capaz de ser um grande pincel :))

João Seguro Escreveu:
Boas, eu já retirei a areia dum aquário para voltar a reutilizar e quando a tirei aquilo cheirava a esgoto, pior do que o que mostraste. Mete num reservatorio com uma mangueira com água da torneira a correr e fui sempre lavando aquilo. Matou tudo é verdade mas no final estava branquinha como quando saiu do saco. Deixei escorrer bem e aquário com ela e não tive problema nenhum. Já lá tinha umas seriatoporas, LPS, moles e peixes e ninguém se ressentiu. Lava é MESMO muito bem e escusas de gastar dinheiro em mais areia. Se conseguires ir ao mar lavar ainda melhor mas é capaz de ser um grande pincel :))

Olá João, obrigada pela tua dica. Ainda tenho a areia dentro de um balde pois não decidi o que fazer com ela. Essa será uma das hipóteses. Mas não achas melhor ciclar primeiro num Aqua separado, com Rocha viva?
Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Obvio que será sempre melhor se o fizeres porém se o meteres, depois de muito bem lavado no aquário não te fará nada. Nem bem nem mal... Em vez de estar a ciclar num balde fica logo no sítio... Podes só por descargo de consciência, depois de estar impecavelmente limpo, passares por água salgada para retirar algum resto da água da torneira. Mas é como te digo, bem limpo não fará bem nem mal e sempre fica no lugar.

João Seguro Escreveu:
Obvio que será sempre melhor se o fizeres porém se o meteres, depois de muito bem lavado no aquário não te fará nada. Nem bem nem mal... Em vez de estar a ciclar num balde fica logo no sítio... Podes só por descargo de consciência, depois de estar impecavelmente limpo, passares por água salgada para retirar algum resto da água da torneira. Mas é como te digo, bem limpo não fará bem nem mal e sempre fica no lugar.

Sim, é bem mais cómodo. Para além disso, não pretendo por tanta areia como tinha inicialmente.
De qualquer forma, como já encomendei o escumador, vou deixar para pôr a areia quando o escumador chegar. Até lá, não queria estar a mexer no aqua...

Com todas as TPA's que fiz noto uma grande diferença nos corais e na água... para além de a água estar cristalina, os sarcos já têm os politos abertos, coisa que não acontecia à séculos...
Penso que será um indicio de que as coisas estão a melhorar...

Quanto ao Kalk... já não me recordo quais as quantidades a adicionar ao aqua e qual a periodicidade. Alguém me pode ajudar?
Cumprimentos,

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Olá,

Não adiciones nada para já, até estar tudo montado e a funcionar....

Quanto à areia é melhor ciclares fora já agora n custa nada... visto já teres isso tudo desmontado... e assim é menos po4, no3 que liberta no aqua visto que a areia absorveu da água da torneira mt coisa...

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk HD
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Pedro Gomes Escreveu:
Olá,

Não adiciones nada para já, até estar tudo montado e a funcionar....

Quanto à areia é melhor ciclares fora já agora n custa nada... visto já teres isso tudo desmontado... e assim é menos po4, no3 que liberta no aqua visto que a areia absorveu da água da torneira mt coisa...

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk HD

Ok Pedro ;) assim farei! Obrigada
Cumprimentos,

Boas,

aqui ficam as fotos que acabei de tirar ;;)

Imagem

Imagem

Imagem

Não estão nenhuma especialidade pois foram tiradas com o telemóvel :p
Cumprimentos,

Ana Rita, já inseri as fotos na galeira do forum pois quando metes pela dropbox não conseguimos ver :-bd

Podes usar o www.photobucket.com que já te dá o código certinho para meteres no forum ou usar a galeria do forum :)
Cumprimentos,
Pedro

Pedro Gomes Escreveu:
Ana Rita, já inseri as fotos na galeira do forum pois quando metes pela dropbox não conseguimos ver :-bd

Podes usar o http://www.photobucket.com que já te dá o código certinho para meteres no forum ou usar a galeria do forum :)

Ahh então era por isso!! Ok para a próxima já sei ;) obrigada
Que acham dos corais?
Cumprimentos,

Os moles sim é na boa :) hehe e no geral como está os peixes já estão em baixo?
Cumprimentos,
Pedro

Não Pedro. Já não vou mexer nos peixes nem na Rocha viva pois o meu marido acha que os nitratos estavam altos devido à areia e ao reactor de enxofre. Diz que a RV nao precisa ser lavada e como tal nao é preciso tirar os peixes. Entretanto fizemos o teste dos nitratos hoje e baixaram para 25ppm. Estamos a pensar fazer nova TPA no sábado ou domingo a ver se baixa mais e também estamos a por a hipótese de por o reactor da Tmc com as bio-pellets. Que te parece?
Cumprimentos,

Parece-me bem 25ppm já não é difícil de baixar... Não consigo ver é bem se a rocha tem algas ou não... mesmo se tiver... podiam só dar uma escovadela na água salgada que vão tirar da TPA por ex. e meter lá dentro logo a seguir...

Sim o reactor da TMC com as bacto pellets parece-me uma boa opção :-bd muito mais simples que o reactor de enxofre.
Cumprimentos,
Pedro

Pedro Gomes Escreveu:
Parece-me bem 25ppm já não é difícil de baixar... Não consigo ver é bem se a rocha tem algas ou não... mesmo se tiver... podiam só dar uma escovadela na água salgada que vão tirar da TPA por ex. e meter lá dentro logo a seguir...

Sim o reactor da TMC com as bacto pellets parece-me uma boa opção :-bd muito mais simples que o reactor de enxofre.

Pois para além de que nao deve cheirar tão mal como o reactor de enxofre...
A Rocha posso te garantir que nao tem algas... Mas tem planarias... Praga maldita!!! Como é que me ligo delas? Tenho retirado muitas quando faço as TPA's com uma mangueira que as aspira... Mas ainda tenho...
Cumprimentos,

Eishhh isso já é complicado mas se lavares a rocha conseguias tirar mesmo muitas escovando muito bem, o melhor remedio é complicado de arranjar 1 ou 2 Chelidonura varians também podes comprar um Halichoeres chrysus que poderá ajudar mas não é garantido mais alguém com ideal para limpar FWs ? já agora quais são as que tens? vermelhas!? posta ai uma fotos.

Quanto às pellets, tens de começar com poucas e depois ir aumentando a quantidade, mas isso depois quando já tiveres o reactor e bomba(Eheim compact 1000 seria o ideal) volta a falar disso e logo vemos...
Cumprimentos,
Pedro

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral