Boas...
Como todo o iniciante, aqui vão alguns problemas comuns que me estão a surgir e que preciso de alguns conselhos...
Já li o suficiente para saber que o início da aquariofilia é sempre complicado, e que quando se negligencia um ou outro processo ou parâmetro, pode faze com que estas coisas das pragas aconteçam...
No meu caso, já tive aiptásias (resolvido), valónias vermelhas (resolvido) e agora estou com aquelas lindas algas castanhas, outras verdes semelhantes a fios de cabelos…
Vai ser complicado remover? Pelo que li, é essencial uma coisa…. A Paciência.
Que mais posso fazer para que o processo de eliminação seja rápido?
Setup:
Aquário com vidro de 1cm 200x50x60 (2 tubos de descarga, um de 5 e outro de 2,5)
Sump 100x30x40 altura com 3 divisórias (uma delas vazia que serve de esgoto directo para a rua).
Aquário de reposição de água de osmose com cerca de 60 litros e nivelador automático com 1 boia na sump.
Iluminação com uma calha de 60cm que inclui Iodetos metálicos de 70W com 14K, duas lampada t5 de 24w com 20K e outra em purple plus. Outra calha de 120cm com 2 lampadas de iodetos metálicos de 150W lâmpadas de 14k mais duas lâmpadas de 54W de 14k e outras duas de 20k e ainda com uma lâmpada power compact de 55W. Tudo com balastros electrónicos.
Escumador Aquamedic shorty 5000
Bombas de Circulação 1 Tunze Turbelle 6080 e 4 bombas da boyu controláveis WM4
Bomba de Retorno Aquamedic OR3500 L/h
1 Termostatos Eheim 300 W
Cerca de 30 Kg de Rocha Viva e 30 de morta
Areão 24 KG TMC
UV da boyu com 15w
Dois reatores DIY alimentados por eheim 2000 contendo NP Biopellets
No que diz respeito a vivos ou a corais, ainda não coloquei nada demais, pois primeiro queria ter o aquário equilibrado e apenas depois colocar os vivos.
Alguma ajuda para ver se controlo isto?
Obrigado