Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Chemipure/purigen

Chemipure/purigen

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/abr/2013, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Quando faço uma tpa, inevitávelmente o chemipure liberta detritos que durante meia hora o aquario fica com uma névoa que depois é absorvida.

Não percebo nada deste tipo de filtração, pode-se mexer na sump nos saquinhos? É que me parece que quando mexo neles ao ponto de libertarem detritos estou a prejudicar o aquario.

Estou a lutar contra nitratos à 6 meses e todo o cuidado é pouco, neste momento além de chemipure e purigen para a materia organica, ontem comprei uma resina da aquatic nature nitrate stop m, para ver o que consigo reduzir.

Mas essa dúvida sobre os sacos de resinas ou carvões ainda se mantém...

Obrigado

Mensagem 10/abr/2013, 18:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Daniel Rent Escreveu:
Boas.

Quando faço uma tpa, inevitávelmente o chemipure liberta detritos que durante meia hora o aquario fica com uma névoa que depois é absorvida.

Não percebo nada deste tipo de filtração, pode-se mexer na sump nos saquinhos? É que me parece que quando mexo neles ao ponto de libertarem detritos estou a prejudicar o aquario.

Estou a lutar contra nitratos à 6 meses e todo o cuidado é pouco, neste momento além de chemipure e purigen para a materia organica, ontem comprei uma resina da aquatic nature nitrate stop m, para ver o que consigo reduzir.

Mas essa dúvida sobre os sacos de resinas ou carvões ainda se mantém...

Obrigado

Olá,

À quanto tempo tens o aquário? Lutar contra nitratos? Qual é o teu valor de nitratos...?

Fazes tpa's semanais?
Imagem

Mensagem 10/abr/2013, 23:19

Tenho o aquario à cerca de 10 meses, o valor de nitratos já foi de 20ppm, depois os peixes cresceram e situão-se nos 50ppm.

Tenho filtração quimica, uso prodibio, mas o problema é ter 5 cirurgiões em 360 l.

Abraço

Mensagem 10/abr/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Boas
Já pensaste se o escumador está a funcionar correctamente ou se é suficiente para esse aquário? Qual é o setup que tens?
Cumpts

Mensagem 11/abr/2013, 09:56

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Daniel...

tenta apurar onde está a origem dos nitratos e não estar apenas a combate-los com quimicos ou productis anti-isto e anti-aquilo.
Vais acabar por ficar dependente desses produtos e nunca vais resolver a situação em definitivo.

Coloca aqui mais dados para te podermos ajudar e começa já com uma dose grande e regular de TPAs para ajudar a baixar isso. 50 ppm de nitrato é porque tens qualquer coisa muito errada e não pode ser apenas dos 5 cirurgiões...

Mensagem 11/abr/2013, 10:23

Marco Madeira Escreveu:
Olá Daniel...

tenta apurar onde está a origem dos nitratos e não estar apenas a combate-los com quimicos ou productis anti-isto e anti-aquilo.
Vais acabar por ficar dependente desses produtos e nunca vais resolver a situação em definitivo.

Coloca aqui mais dados para te podermos ajudar e começa já com uma dose grande e regular de TPAs para ajudar a baixar isso. 50 ppm de nitrato é porque tens qualquer coisa muito errada e não pode ser apenas dos 5 cirurgiões...

Boas! Pois, é isso mesmo, químicos não te resolvem o problema. Qual é o teu escumador?
Imagem

Mensagem 11/abr/2013, 17:58

Obrigado pela ajuda antes de mais.
Uso prodibio (deixar de dar o reefbooster porque com os nitratos assim aquilo disparava os valores)
Actualmente Faço tpas quinzenais de 60L (20%), mas à 2 meses atrás fazia de 30 L semanais e por acaso parecia que tinha menos nitratos, não sei...
O skimmer é um B Magus c9, Sei que é relativamente positiva a critica deste skimmer e tambem sei que é suficiente para esta litragem, agora não sei se tivesse um de 1000 euros se estes nitratos não estariam assim.
Não sei se esta bem afinado, limpo semanalmente e a escumação tem côr de chá verde escuro e às vezes mais claro.
Já tive os nitratos a 20 no passado, começaram a subir, e actualmente uso purigen e chemipure porque tinha a água amarelada. Ontem retirei os filterbag para despistagem dos N.
Abraços e em baixo deixo os componentes do aqua.

Post com especificações:

viewtopic.php?f=7&t=964

O meu aqua no tube:

http://www.youtube.com/watch?v=gu85g9umd_g

Mensagem 11/abr/2013, 20:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Daniel Rent Escreveu:
Boas pessoal.

Uso prodibio (deixar de dar o reefbooster porque com os nitratos assim aquilo disparava os valores)
Actualmente Faço tpas quinzenais de 60L (20%), mas à 2 meses atrás fazia de 30 L semanais e por acaso parecia que tinha menos nitratos, não sei...
O skimmer é um B Magus c9, Sei que é relativamente positiva a critica deste skimmer e tambem sei que é suficiente para esta litragem, agora não sei se tivesse um de 1000 euros se estes nitratos não estariam assim.
Não sei se esta bem afinado, limpo semanalmente e a escumação tem côr de chá verde escuro e às vezes mais claro.
Já tive os nitratos a 20 no passado, começaram a subir, e actualmente uso purigen e chemipure porque tinha a água amarelada. Ontem retirei os filterbag para despistagem dos N.

Post com especificações:

viewtopic.php?f=7&t=964

O meu aqua no tube:

Boas,

Limpas o escumador por completo ou só o copo?

Sugeria que fizesses tpa certa de 20% semanais
.
Eu também tinha problema de nutrientes e foi ao sitio so com tpa semanais.

Que agua tas a usar para reposição e tpa?

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 11/abr/2013, 22:24

Daniel Rent Escreveu:
Boas pessoal.

Post com especificações:

viewtopic.php?f=7&t=964

O meu aqua no tube:

Boas, tens um aquário mto fixe!!

Em relação aos nitratos, na minha opinião tirava todas as resinas. E continuava com as tpa's.
Cada aquário é um aquário, se tiveres iluminação na sump, podes sempre arranjar um pouco de chaetomorpha (alga que consome nitratos).

E deixava estar..e ia fazendo testes semanais. Isso tem de baixar.... Tens alguma coisa de nitritos? Nem que seja 0,1?
Imagem

Mensagem 11/abr/2013, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Daniel Rent Escreveu:
Boas pessoal.

Post com especificações:

viewtopic.php?f=7&t=964

O meu aqua no tube:

Boas
O escumador deve estar mal afinado e contribuir, a agua deve sair escura, mesmo muito escura.
Tenta levantar um pouco o escumador, mesmo que esteja regulado conforme diz o manual e a agua esteja pelo nível.
diria que 1cm ou 2, depois se for mais pode não escumar direito.
Deixa estar 2 ou 3 dias vais ver que a agua sai mais escura.
Vê a validade dos testes pode estar estragado ou fora de validade.
Quanto tempo tem o aquario?
As tpas são com agua do mar ou sal sintético?
Esses valores são muito elevados, aponto para os testes, que marca?
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 11/abr/2013, 23:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

agora não sei se tivesse um de 1000 euros se estes nitratos não estariam assim.

a unica coisa que conseguias era ter um ego maior :p e a carteira mais vazia :ymdevil:

na realidade a maior parte da diferença entre um escumador caro ou barato e mais na construção fiabilidade de bombas e ruidos do que no trabalho em si

o teu escumaodor é bom pra essa litragem,acho que deves meter menos produtos e apostar nas trocas de agua religiosamente seja salinada ou natural o importante é a mudança de agua :ymblushing:

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 12/abr/2013, 00:23

O aquario foi posto a rodar em 13 de junho de 2012, aproximadamente 10 meses. Usei sal tmc e agora uso red sea standart, e por acaso ando desconfiado do sal, no caso do tmc reef pro tive a sensação de haver maior extensão de pólipos, não sei se é psiciológico.

Eu nunca falhei tpas. Durante 7 meses fiz 30 l semanais (10%) e só de à três meses para cá é que cemecei a fazer de 60 L (20%) quinzenais.

Os testes que uso são os colorimétricos da red sea.
Tenho cerca de 2 peixes em 300 l em que 5 serão de grande porte, foi empolgamento do inicio do hobbie e acho ser a causa principal desta situação ou o outro problema que é a inexperiência da afinação do escumador.

Se houvessem "workshops" bons de água salgada é que era melhor para os iniciantes. Isso deveria ser uma boa ideia a ser explorada, porque no inicio o pessoal anda um pouco aos papéis.

Abraços

Mensagem 12/abr/2013, 00:29

Parece que tenho um toquinho de nitritos, quase impercetivel mas tende a não ser bem o azul claro do teste.

Abraço

Mensagem 12/abr/2013, 14:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Fazendo as TPAs com água salinizada só recomendo a verificação da água de osmose para nitratos.
A membrana pode não estar já no seu melhor e estar a contribuir para a coisa.

Faz água de osmose e mede nitratos, adiciona o sal depois de arejado e mede de novo só para despistar que não é daí que vem o problema.

Tinha problema de nitratos e fosfatos altos e resolvi com a sugestão do Marco. Retirei tudo e fiz TPA de 20% semanalmente. Num mês notei uma diferença abismal.

Adicionalmente também dava excesso de comida aos peixes. Qual é a tua rotina de alimentação para esses cirugiões todos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/abr/2013, 23:20

Dou diáriamente duas doses do doseador automatico de flocos, à noite dou granulado e uso quatro bloquinhos de comida congelada por semana.

Cada vez que dou comida eles comem com muita vontade, acho não estar a dar demasiado para 20 peixes aproximadamente.

Acho que uma tpa de 60 l semanais será a solução, tenho muitos peixes, mesmo com chemipures e siporax isto não baixa nem à lei da bala, também tenho de aprender a afinar o escumador acho que pode dar mais dele.

Abraços

Mensagem 12/abr/2013, 23:54

Daniel Rent Escreveu:
Boas.

Dou diáriamente duas doses do doseador automatico de flocos, à noite dou granulado e uso quatro bloquinhos de comida congelada por semana.

Cada vez que dou comida eles comem com muita vontade, acho não estar a dar demasiado para 20 peixes aproximadamente.

Acho que uma tpa de 60 l semanais será a solução, tenho muitos peixes, mesmo com chemipures e siporax isto não baixa nem à lei da bala, também tenho de aprender a afinar o escumador acho que pode dar mais dele.

Abraços

Olá Daniel.
Esses poucos nitritos que tem, são sempre convertidos para nitratos, mas acho que não será dai. As tpas ajudam muito.

Eu retirava os quimicos e resinas que andas a inserir. E punha apenas Chaetomorpha na sump.

Tira umas fotos do teu setup :)
Imagem

Mensagem 13/abr/2013, 00:39

Mais tpas sem duvida e vou fazer mudancas de 20% semanal ou de 10 em 10 dias,

Os produtos prodibio (tenho esta duvida, se estes produtos nao sao eficazes nesta fase quando serao?)estao a acabar, depois e so tpa.

Quanto a filtracao quimica admito que estou viciado pelo poder de tornar a agua cristalina, ate faz impressao a diferenca. Nao se fara mal continuar a usar ou nao.

Abraco

Mensagem 13/abr/2013, 09:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Daniel Rent Escreveu:
Boas.

Abraços

Quanto a mim, e falo por experiência própria, este é o teu problema.

Experimenta só para testares dar comida dia sim dia não e reduz as doses para metade. Se fizeres isso duas semanas junto com as TPA de 60 litros isso não afecta os peixes e podes tirar a dúvida.

Posso dizer-te que em peixes bem alimentados 3 semanas sem comer não tem problema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Voltar para Discussão Geral