Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Custos com luz

Custos com luz

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 17/abr/2013, 17:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Boa tarde a todos,

Gostava de saber quanto é que gastam por mês de luz com os vossos aquários.... Andava com as contagens erradas na EDP e agr a minha conta subiu um bocado e ando a pensar como poupar.

Neste momento tenho

Circulação - Vortech MP40
Iluminação - T5 8 X 54W
Escumador - Ati PowerCone 250i
E ainda o termostato.

Ainda não sei ao certo quanto gasto por mês com esta brincadeira alguém quer mandar uns palpites ?

Abraço

Mensagem 17/abr/2013, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas... é sempre um bocado complicado prever, sem saber quantas horas estão as luzes a funcionar, assim como, quanto tempo o termostato funciona durante o dia...

Mas mandando um palpite para o ar, os consumos devem rondar os 20-30€, dependendo da altura do ano.

Mensagem 17/abr/2013, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
O termostato está ligado 24 sobre 24...

As luzes tenho 2 a acenderem 10 horas e as outras 6 durante 8 horas

Mensagem 17/abr/2013, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Há uns anos arranjei um medidor de consumo de energia (comprei no AKI) que mostra o consumo instantâneo em Watts, o consumo acumulado. Consegue-se ver facilmente os consumos.

Imagem

Os aparelhos que têm um consumo fixo e duração conhecida, são facilmente calculados. Pela minha experiência o que varia mais é o consumo dos termostatos, pois nos dias frios de Inverno são activados com maior frequência.

Volta e meio tiro uma foto ao ecrã do aparelho. E fiz uma folha no Excel, que basta ter os dados de duas fotos (duas medidas), consigo calcular a média de consumo nesse espaço de tempo.

No caso do meu sistema, o consumo base ronda sensivelmente os 30EUR/mês. Mas nos meses frios de Inverno, o consumo chega aos 40 ou um pouco mais EUR.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 18/abr/2013, 08:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
eu também devo andar nesses Valores, 30€ , gasto mais com a calha porque é 8x80w , mas gasto menos com os termostatos porque mesmo no inverno nunca ligam , quando digo nunca é nunca mesmo :ymdevil: :ymdevil: a minha casa além de ter sempre o aquecimento ligado , é muito quente , por isso termostatos era daquelas coisas que poderia dispensar no meu aquário ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 18/abr/2013, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Eu tenho um contador no aquario, sei sempre o consumo mensal, aponto sempre o valor num caderno juntamente com a contagem que dou da casa a EDP e os meus consumos andam entre
25/30€ Verão e 40/50€ inverno, nunca tenho valores mais baixos nem mais altos.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 18/abr/2013, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Ricardo Oliveira Escreveu:
Eu tenho um contador no aquario, sei sempre o consumo mensal, aponto sempre o valor num caderno juntamente com a contagem que dou da casa a EDP e os meus consumos andam entre

Boas Ricardo

Onde compraste esse contador? Gostaria de instalar um no meu para saber os consumos mensais????
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 18/abr/2013, 12:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Luis M Carrilho Escreveu:

Boas Ricardo

Onde compraste esse contador? Gostaria de instalar um no meu para saber os consumos mensais????

Boas
Não comprei em lado nenhum, foi de uma casa que foi demolida e fiquei com o contador, claro
que já foi com a ideia de o meter no aquario se não o mais provável seria ter ido parar ao lixo.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 18/abr/2013, 13:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466

Boas Ricardo

Boas
Não comprei em lado nenhum, foi de uma casa que foi demolida e fiquei com o contador, claro
que já foi com a ideia de o meter no aquario se não o mais provável seria ter ido parar ao lixo.

Boas,

Tenho um medidor tipo Kill a Watt que mandei vir ou da mauser.pt ou da rsportugal (já não me lembro) mas aquilo tem uma função engraçada que se colocarmos o custo por W/h nos diz quanto gastou desde que está ligado.

Neste momento e em 6 meses tenho 72€ de consumo total! o que dá uma média de 12€ por mês!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/abr/2013, 14:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67

Boas Ricardo

Luis podes ver aqui : http://www.efimarket.pt/medidor-potenci ... mporizacao

Mensagem 18/abr/2013, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Não se esqueçam que o consumo cresce exponencialmente à medida que o volume do aquário vai aumentando.
No meu caso, um sistema com cerca de 1000 litros, obriga-me a custos na ordem dos 90/100€ mensais (não uso refrigerador).

Cumprimentos,
Paulo Marinheiro

Mensagem 18/abr/2013, 14:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Epá...

Depende obviamente da configuração que cada um tem, mas sinceramente no meu caso acho que os gastos não excedem muito os 15€...
OS meus calculos são:
Calha 216W durante 8 Horas: 4,35€ mensais
Bomba Retorno 24W durante 24h: 1,45€
Bomba de circulação 30W durante 24H: 1,81
Termoestato 250W durante 14H(Média, de verão até costumo desligar): 8,82
Bomba escumador 20W Durante 24H: 1,21

Total 17,64

Calculos feitos com tarifa plana(Sem contabilizar o Bi-Horário, que no caso da calha dá sempre uma pequena ajuda).

Actualmente já estou com leds e os gastos baixaram cerca de 1€ mensais. Alem disso está o verão a chegar e com o desligar do termoestato, baixa para metade, fico com um gasto mensal na ordem dos 8€ durante 4/5 meses...
Não tenho balling nem estou a contabilizar o ATO que será um valor residual...

Isto para um tanque de 400lt.

Mas olhem lá, este é aquele tipo de tópicos que nem deve ser levantado!!! o pessoal começa a olhar para isto e... lá vai o tanque á vida... :P

Mensagem 18/abr/2013, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
o kilowatt esta a quanto? 0.18 centimos nao ? :)]

Mensagem 18/abr/2013, 20:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Pedro Sousa Escreveu:
o kilowatt esta a quanto? 0.18 centimos nao ? :)]

Viva Pedro, depende de alguns factores, simples, bi-horária, potência contratada etc ...

Podes ver aqui: https://energia.edp.pt/particulares/ele ... -2013.aspx

Voltar para Discussão Geral