Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Altura do corte no vidro lateral para o overflow

Altura do corte no vidro lateral para o overflow

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 18
Boa tarde,

Estou a desenhar um aquário reef (150cm comp. x 60cm alt. x 70cm larg.) e gostava de saber qual deverá ser a altura do corte no vidro lateral para o overflow (não quero utilizar pente para o overflow).

O design será igual a este (mas com outras medidas): http://i.imm.io/JBCN.gif

Estou a pensar 3,5 cm, ou seja ficaria com 2,3 cm abaixo das travessas francesas. Isto para prevenir uma "virada da água" elevada, aquando de muita agitação.

Fico a aguardar opiniões.
Cumprimentos, André Rosário.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim deve chegar .. no domingo meço quanto tenho no meu ou tento se encontrar uma régua :grin::grin::grin:

Abraço ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Olá Paulo!

Agradeço-te mais uma vez :-bd

Abraço

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
André Rosário Escreveu:
Olá Paulo!

Agradeço-te mais uma vez :-bd

Abraço

Boas,

A minha coluna seca é exactamente igual a essa!

5 cm de recorte!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas,

A minha coluna seca é exactamente igual a essa!

5 cm de recorte!

Abraços,
Rui

A minha também é igual tenho 6cm, acho o ideal para poderes utilizar os modos waves da bombas de circulação
sem stress...
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá André,

Sem pente os peixes / ouriços / camarões / ermitas / turbo-snail / anémonas e outros organismos vão passar livremente para a coluna seca podendo obstruir esta!

Boa sorte para o futuro projecto :)
facebook.com/zoacorals

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá André,

Sem pente os peixes / ouriços / camarões / ermitas / turbo-snail / anémonas e outros organismos vão passar livremente para a coluna seca podendo obstruir esta!

Boa sorte para o futuro projecto :)

Pois ... eu tenho 5cm mas tenho pente por cima. Na realidade depois a água toca mesmo nas travas!

Abraços,
Rui

Boas,
Obrigadão pelas vossas opiniões! :-bd

Ricardo Rodrigues, essa questão é muito pertinente. Eu estou a ponderar, entre usar um pente, ou usar um “ralo” na entrada da tubagem.

A desvantagem de não usar pente é que uma vez cortado o vidro naquela medida não há mais ajustes possíveis…

Rui Manuel Gaspar, no teu caso então não tens grande agitação da água, certo? Sendo assim, que altura aconselharia (para não usar pente)?

Parece-vos boa ideia não utilizar pente? Quais serão as vantagens/desvantagens?
Tenho um aquário com Sump e a ideia que tenho é que as redes/pentes ficam sempre muito sujas e torna difícil a limpeza. Por essa razão estava a pensar não usar pente e apenas substituir os ralos nos tubos. Agora tenho que fazer uma opção de corte acertada…

Fico a aguardar mais ideias! :ymbringiton:
Abraços

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Viva André

Algumas ideias e sugestões.

Com ralo, acho que um dia chegas a casa e tens uma inundação pq entupiu tudo. Alem disso vais estar sempre a limpar isso com medo que entupa. Também ao pores o ralo restringes sem controlo logo à entrada o fluxo da agua que chega à sump. E só resolves pondo um ralo com buracos maiores ou menores. A maior parte dos sistemas têm um valvula de bola nos canos que descem do overflow para isso.

A altura do teu overflow vai ditar a altura máxima da agua dentro do aquário. O pente deve ficar um pouco de fora justamente para impedir o transito dos vivos para a overflow. O pente mandas fazer em acrílico e fica colado na entrada do oveflow, portanto o em pente em si n influência propriamente a altura. Fala com quem te vai fazer o aquário para te darem sugestões para a solução que pretendes.

Onde vais fazer já agora? Recomendo a Vidromoldura.

Se puderes faz o overflow mais largo "wall to wall" e leva-o até à base do aquário pq assim tens uma queda maior o que puxa com mais força a água que está à superfície. Senão podes ficar com secções à superfície com pouco movimento e pouco escoamento (de comidas etc).

Já agora pq n aproveitas, fazes 4 furos no overflow e ficas com um sistema silencioso e mais seguro igual ao do Rui Manuel Gaspar e que tb tenho :D (copiei)

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Olá Sérgio,
Grandes dicas! :-bd Tenho que pensar bem nesses pormenores.

Ainda não decidi onde irei mandar fazer o aquário… estou na fase de projecto :)

Estou a equacionar a posição da overflow (em função do local onde irá ficar o aquário). Preferia colocar a coluna seca na lateral, porque não gosto de ver o vidro do fundo cheio de coralina…

4 furos no overflow??? Não encontro o aquário do Rui Manuel Gaspar… :)
Gostei deste: http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1310585

Aproveito e deixo a pergunta: É muito grave não ter esgoto e torneira de água junto ao aquário? Tenho a noção que não é muito prático… será crítico…? Não estava com ideias de partir a casa toda... :)

Abraços :ymbringiton:

André Rosário Escreveu:
Olá Sérgio,
Grandes dicas! :-bd Tenho que pensar bem nesses pormenores.

Ainda não decidi onde irei mandar fazer o aquário… estou na fase de projecto :)

Estou a equacionar a posição da overflow (em função do local onde irá ficar o aquário). Preferia colocar a coluna seca na lateral, porque não gosto de ver o vidro do fundo cheio de coralina…

4 furos no overflow??? Não encontro o aquário do Rui Manuel Gaspar… :)
Gostei deste: http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1310585

Aproveito e deixo a pergunta: É muito grave não ter esgoto e torneira de água junto ao aquário? Tenho a noção que não é muito prático… será crítico…? Não estava com ideias de partir a casa toda... :)

Abraços :ymbringiton:

Boas ... o aquário do Rui Manuel Gaspar podes ver AQUI! :D

O meu esquema é baseado nesse que pões no post só que simplificado. Chamo-lhe Bean Animal Simplificado e podes ver AQUI

A vantagem do meu método simplificado é que ocupa menos espaço e é muito mais barato em termos de tubagem PVC pois só uso uma torneira!

Não é nada grave não teres esgoto e água ... mas que dá um jeitasso lá isso dá!

Abraços,
Rui

Olá Rui,
Obrigadíssimo pelos links! :-bd Vou estudar isso com atenção. :-B

Uau! Um dia destes gostava de ter umas engenhocas parecidas… muito à frente ^:)^

Ainda bem que não te parece um problema muito grave… #:-s Tenho que desencantar umas mangueiras catitas… :))
Abraços

Até ao momento os 5,0cm de altura de corte parece-me uma boa opção.

Estou a equacionar mudar o design do aquário...

Talvez opte por uma configuração de coluna seca "interior" no vidro do fundo (não totalmente): http://www.thereeftank.com/articles/sump_3/image005.jpg

"A More Efficient Overflow Layout:" http://www.thereeftank.com/articles/sump_3/index.php

O que vos parece?

Voltar para Discussão Geral