João Ferreira Escreveu:
Boas Ricardo,
Antes de mais muitos parabéns pelo teu aquário, para mim é dos aquários mais bonitos que andam aqui no forum e ainda nem o vi ao vivo

, tenho pena porque gostava mesmo de ver isso ao vivo
João,
Tens que passar cá por casa para poderes ver o aquário, é bem simples o sistema.
Eu tenho um aquário de 1,30x0,6x0,6 e optei por meter duas Kessil como no teu. Como achas que deve ser feita a transição de T5 para LEDS ? O que me recomendas a começar na % dos canais de cada canhão e mais ou menos a que altura ?
Abraço
Bom deixas-me a pensar um pouco....

este tipo de iluminação é bem diferente e como tal eu sugiro a toda a gente que
esteja a pensar em fazer uma mudança deste tipo mesmo sabendo que não é totalmente real as leituras...., que tenha por perto um medidor de PAR!
Com a ajuda de um medidor é sem problemas algum mesmo....

é a matematica
Digo isto, porque cheguei a conclusão a bem pouco tempo que é essencial, eu não o fiz e acabei por perder na mudança 5 peças de coral!!!
A duas semanas tive visita da malta amiga e em que trouxeram um seneye que ajudou a fazer uns ajustes mt importantes
que foi saber em varios pontos do aquario qual era o PAR que existia .(Gracias João Tomas por trazeres o aparelho e o Marco Madeira que andou com as mãos dentro do aquario.....

mt Obrigado)
Mesmo para a colocação de corais é sempre bom medir antes o local/area onde o pretendemos colocar, claro dependendo da especie!!
- Com estes focos tu podes muito facilmente "matar" corais no queimar por excesso, ou por falta, daí eu fazer esta sugestão.
O Marco Madeira explicou-me mt bem esta materia
Quanto o teu aquario João, existe ainda mais factores que eu penso que seja importante, layout e o tipo de vivos que queres manter,
corais!
O ideal mesmo para esse teu aquario que é talvez 500 litros eu sugeria 3 Kessil para teres um aquario forte em corais SPS,
mas sempre podes iniciar com as 2 kessil e depois se assim o justificar colocas um outro Kessil .
Inicia isso e coloca aqui no forum para todos nós te poder-mos ajudar!
Parabéns pela iniciativa
Espero ter ajudado....
Neste momento tenho 100% azul e 80% brancos.

Cumprimentos.
Ricardo Prata