Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/jun/2013, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Ah caraças... boas notícias!!! B-)

Fosfatos...

Nas últimas duas semanas:
09 Junho: PO4 = 0.20ppm
13 Junho: PO4 = 0.21ppm
16 Junho: PO4 = 0.19ppm

Entretanto esta terça-feira substituí a mídia anti-fosfatos que já estava em utilização há coisa de 2 meses, por 1000ml fresquinhos da mesma marca.

Resultado, hoje:
20 Junho: PO4 = 0.10ppm :ymparty:

KH...

Nos últimos quase 2 meses estou a dosear Balling Light da Fauna Marin:
Ca: 1ml/dia
Kh: 4ml/dia
Mg: 1ml/semana

E o histórico de Kh nas últimas duas semanas:
09 Junho: Kh = 7.896ºd
13 Junho: Kh = 7.896ºd
16 Junho: Kh = 7.952ºd

Porém, após esta recente substituição da mídia anti-fosfatos, medido hoje:
20 Junho: Kh = 7.448ºd (ou seja, os consumos aumentaram e já estão praticamente ao nível dos consumos quando o reef estava em crescimento bom, que era de aproximadamente 1ºd/semana!) B-)

E por fim os Nitratos...

16 Junho 2013: NO3 = 0ppm! B-)

Portanto, se estes valores no geral se mantiverem, e os Fosfatos reduzirem ainda mais (idealmente para os 0.03ppm), parece que já vai ficar pronto para manter até SPS! B-) :ymparty:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/jun/2013, 02:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Mensagem 25/jun/2013, 02:15

Testes da semana... 23 Junho 2013

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.07ppm B-) :ympray:
NO3 (Sera) = 5ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1350ppm
Kh (HC) = 127ppm (= 7.112ºd)

Agora com consumos bem mais significativos, amanhã começo a bombar o Balling Light à medida dos novos consumos de Ca, Kh e Mg.

Espero esta semana retirar a prateleira e todo o eggcrate do aquário principal. Melhorar o layout em geral, e colar as actuais Montiporas ao vidro traseiro.

Se as coisas continuarem a correr bem assim, em breve poderei conseguir ter o reef à maneira. :)
Imagem

Mensagem 25/jun/2013, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Artur,

Parece-me cedo para sps... Numa semana os nitratos aumentaram 5mgl...deixa estabilizar.

Ab.

Mensagem 25/jun/2013, 21:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Nuno Dinis Escreveu:
Boas Artur,

Parece-me cedo para sps... Numa semana os nitratos aumentaram 5mgl...deixa estabilizar.

Ab.

Desde quando 5 ppm de nitratos é mau !!!??? não me parece!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 25/jun/2013, 23:02

Ricardo eu não sou adepto de lns ou ulns mas um incremento de 5mgl numa semana, na minha opinião seria de vigiar... mas eu pouco percebo disto tanto é que ainda há 2 semanas tinha o meu tanque com 25mgl...

Mensagem 25/jun/2013, 23:05

Boas,

Nas últimas duas semanas os Nitratos têm oscilado entre os 0 e os 5 ppm. Quando falei nos SPS era basicamente nas actuais Montiporas e nas Pocilloporas que já tive, ou seja, dos SPS relativamente simples de manter. Por enquanto Acroporas estão fora de questão. ;)
Imagem

Mensagem 25/jun/2013, 23:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Nuno Dinis Escreveu:
Ricardo eu não sou adepto de lns ou ulns mas um incremento de 5mgl numa semana, na minha opinião seria de vigiar... mas eu pouco percebo disto tanto é que ainda há 2 semanas tinha o meu tanque com 25mgl...

Nuno

sempre podes ter esse valor de oxcilação de nitratos, garanto que se depender só desse factor não ha problema. :D
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 26/jun/2013, 16:47

Pois... eu entendo mas pelo histórico do aquario do Artur, pessoalmente eu esperaria mais umas semanas.

Artur,

Dizes que as Pocilloporas são mais "fáceis"? Por acaso não tenho nada essa opinião, já experimentei várias e em minha casa, nem chegam a abrir... já experimentei com Leds, com t5(em calha ati e lampadas ati), de todas as maneiras! Com muitos nitratos, com poucos nitratos... e confesso que em minha casa, nunca tive sorte...
Já as Acroporas, tive um azar aqui há uns tempos e morreram-me duas, mas o coral mais antigo que tenho neste tanque é inclusivê uma acropora e as ultimas que trouxe de casa do Cesar estão bem boas! mesmo com leds.

Que especie é essa que tens por aí, para ver se consigo tentar mais uma experiência? damnicornis normal, ou alguma outra?

Abraço.

Mensagem 26/jun/2013, 20:31

Boas Nuno,

Já tive duas Pocilloporas Damicornis que chegaram em frags pequenos, entretanto cresceram e duraram bastante tempo.

Primeiro esta (verde amarelada):
Imagem
Imagem

E depois esta, a mais bonita (verde e violeta):
Imagem
Imagem

Mensagem 26/jun/2013, 23:40

Hum... Ok, vou ver se consigo mais um frag para ultima experiência.

Obrigado!
Abraço.

Mensagem 27/jun/2013, 01:40

Boas... 26 Junho 2013

Hoje a prateleira de eggcrate foi de vela... retirei os corais e remeti as Xénias para o refúgio :)

Imagem

Imagem

O próximo passo será simultâneamente colar os corais soltos e afinar o layout da rocha.
Imagem

Mensagem 29/jun/2013, 19:46

Boas,

Ontem em conversa com um amigo lojista já percebi por que razão tive aqueles resultados marados do Potássio há algumas semanas. Na verdade o Potássio, tal como o Cálcio, o KH e o Magnésio têm de estar em equilíbrio, e na semana em que o Potássio deu uns 240ppm, quando na semana anterior tinha dado 300ppm, o que aconteceu foi que o Magnésio nessa semana subiu de uns 1275ppm para uns 1365ppm. Ou seja, para manter o nível de Potássio ideal (390 a 400ppm), o Cálcio terá de estar abaixo dos 430ppm e o Magnésio abaixo dos 1300ppm, e o KH também abaixo dos 7.5 a 8ºd. Portanto afinal o teste K Salifert não estava mau mesmo. hehe.. Agora tenho de deixar o Magnésio descer e depois nunca deixá-lo subir de uns 1280 a 1300ppm. :)
Concluindo: burrice minha. :ymblushing:
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 30/jun/2013, 02:00, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 30/jun/2013, 02:00

A substituição do areão por 9kg de areão sugar-size novo não foi lá muito feliz (ainda por cima avisaram-me :ymblushing: ). Como podem ver pela foto, a Vortech "aspira" o areão para o lado debaixo da bomba, e a parte direita do fundo ficou "deserta" de areão...

Artur Fonseca Escreveu:
Imagem

A dúvida: corrigir isto adicionando mais uns kgs de areão (com granulometria acima do sugar-size), de forma a sobrepor-se ao areão fininho e assim não levantar facilmente? colocar uma bomba mais forte na lateral direita para compensar a Vortech? ou ambas? ou nenhuma? :)
Imagem

Mensagem 01/jul/2013, 01:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Mensagem 01/jul/2013, 03:02

Pedro Sousa Escreveu:
puxa a bomba mais pra cima.... :-B

Vou experimentar. :) Se bem que actualmente já está bem elevada. Em tempos coloquei-a próximo da superfície e aspirava ar (criava um pequeno remoínho). :)

Entrentanto lembrei-me de mudar a bomba de lado, para o vidro direito. Uma hipótese a considerar.
Imagem

Mensagem 01/jul/2013, 03:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Se chupa ar de cima , roda a parte fechada a volta da bomba para cima que vais ver que ja nao chupa ar ...

Abração ...

Ps. Isso sem parteleiras fica logo com outro ar .. agora era ajeitares o layout

Abraço

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/jul/2013, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá.

Uma ajudinha se quiseres ajeitar o layout:

https://www.youtube.com/watch?v=8BdOqC_6ykU

continuação:

https://www.youtube.com/watch?v=4kiJ5bcHvr8

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 01/jul/2013, 18:51

Paulo Oliveira Escreveu:
Se chupa ar de cima , roda a parte fechada a volta da bomba para cima que vais ver que ja nao chupa ar ...

Ps. Isso sem parteleiras fica logo com outro ar .. agora era ajeitares o layout

Boas Paulo,

Foi nos primeiros tempos que arranjei a Vortech. Tenho ideia que essa parte fechada estava virada para cima. Mas a bomba estaria tão próxima da superfície que na velocidade máxima criava o tal remoínho/vórtice. Mas vou experimentar subir ligeiramente. Pode ser que funcione e até estorve menos a observação pela lateral. :)

Realmente não há nada mais inestético que egg crate... hehe... foi uma boa opção. Entretanto colei alguns dos frags das Montiporas no vidro traseiro e na "coluna seca". Um ou dois acabaram por cair (desperdício de epoxy) mas uns 3 ainda se mantêm. Agora basta crescerem e agarrarem ao vidro, devem ficar bem seguros. B-)

Pois, agora é melhorar o layout da rocha.

Adérito Pereira Escreveu:

Boas Adérito,

Muito bons esses vídeos. A ver se aprendo umas coisas para colocar em prática. B-)
Imagem

Mensagem 02/jul/2013, 01:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá Artur,

Andamos todos sempre a aprender... faz parte do hobby !

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros